Vereador quer informações do Hospital Regional e Regional de Saúde

Vereador Jacizinho

Vereador Jacizinho

O vereador Jacir de Oliveira Morais, mais conhecido como Jacizinho, apresentou um requerimento na Câmara de Paranaguá, pedindo informações ao diretor do Hospital Regional e à 1ª Regional de Saúde. Foi um caso envolvendo uma grávida que perdeu o bebê, num atendimento no Hospital Regional que provocou a iniciativa do vereador.
O objetivo da manifestação na Câmara foi, segundo o vereador, de buscar informações para viabilizar um plano para que encaminhe a parturiente para escolha do parto normal ou cesariana e não ficar exigindo que seja de parto normal. “A falta de cuidado ou a insistência num determinado tipo de parto pode provocar sequelas e até a própria morte”, alertou o edil.
Para a 1ª Regional de Saúde, o vereador solicita um levantamento do número de nascimentos e mortalidade materna e infantil, além de informações de parto que tenham resultado numa criança portadora de necessidade especial.
O vereador ainda quer saber se o Hospital Regional possui protocolo para o atendimento da gestante. “Nós queremos promover um melhor atendimento à gestante no referido Hospital, assim como poderemos encaminhar projeto de lei que a gestante possa escolher qual tipo de parto lhe convém. Ao mesmo tempo as informações solicitadas evitarão mais crianças nas escolas especiais, digo isto, porque quando a criança nasce com uma doença genética a causa não decorre de erro humano, mas quando vemos crianças com sequela de paralisia cerebral, próprio de um parto mal encaminhado temos que reavaliar o fato e evitar. Tenho certeza que nosso encaminhamento será de enorme valia à população parnanguara”, disse durante defesa do requerimento antes da votação que, aliás, foi aprovada.
Jacizinho também adiantou que estará encaminhando anteprojeto de Lei para que seja iniciada uma Feira de Gastronomia e Artesanato na Praça Ciro Abalém, na Ilha dos Valadares, bairro no qual o vereador mora e onde teve uma expressiva votação. A ideia é contribuir para a geração de renda para as senhoras da comunidade que fazem bolo, tortas e outras que se dedicam ao artesanato. Com uma feira aos sábados e domingos, como pretende propor o vereador, os produtos que elas fazem poderão ser comercializados. “E ainda vão ajudar na renda familiar”, reforça. Ele prometeu protocolar o anteprojeto na última segunda-feira, dia 29.

Reta final para fazer declaração do Imposto de Renda

imposto-de-renda-Faltando cinco dias para o fim do prazo de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF, os contribuintes devem se apressar para enviar a declaração até 30 de abril de 2013. Quem perder o prazo terá que pagar multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar até 20% do imposto devido.
O tributarista, Edino Garcia, alerta: “Os contribuintes que deixarem para enviar a declaração nos últimos dias podem ter problemas devido ao acúmulo de acessos ao site da Receita Federal do Brasil – RFB, visto que mais de 10 milhões de pessoas ainda não cumpriram com a obrigação”, comenta Garcia.

Feira de adoção programada para 05 de maio

Muitas pessoas têm evitado gastar dinheiro na compra de um animal, mas quando a vontade de ter um animal de estimação aumenta, uma das opções pode ser a adoção.
Muita gente já experimentou e aprovou. O resultado da primeira campanha de adoção foi tão boa que uma segunda edição está sendo organizada.
O grupo Amigos Protetores de Paranaguá estará realizando a segunda campanha de adoação de cães e gatos.
Será no dia 05 de maio, na sede do Moto Clube Robalos Rebeldes, no aeroparque das 10h às 18h.

Cidade recebe exposição itinerante com obras do MAC

Paranagux_Centro_Histxrico_640x480Paranaguá recebe 34 gravuras do acervo do Museu de Arte Contemporânea. A exposição itinerante faz parte do programa Museus Paraná, da Secretaria de Estado da Cultura e fica na Casa de Cultura Monsenhor Celso (Largo Monsenhor Celso, 23 – Centro Histórico de Paranaguá), de sexta-feira (26) até 2 de junho. A entrada é grátis.
As obras são de autores consagrados na técnica da gravura e na história da arte, como Maciej Babinski, Guido Viaro, Antônio Mir, Poty Lazzarotto, Domício Pedroso, Orlando da Silva, Newton Cavalcanti.

A abertura da exposição “Gravuras no acervo MAC” será às 19h de sexta-feira e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

Obras devem beneficiar 15 mil moradores em bairro de Paranaguá

Conclusão da primeira etapa das obras de esgotamento da região deve ser finalizada este ano

A empresa de abastecimento de água de Paranaguá vem investindo, desde meados de 2012, em obras do Sistema de Tratamento de Esgoto na Ilha dos Valadares. Serão implantados 37 quilômetros de rede coletora necessária para atender os 15 mil moradores da região. Até o momento, 17 quilômetros já foram instalados e a conclusão deve ocorrer até dezembro deste ano.
Os investimentos não param por aí. Outras duas obras estão previstas para iniciar ainda em 2013: construção de Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Valadares.
Segundo Sergio Bovo, gerente geral da CAB Águas de Paranaguá, a ETE Ilha dos Valadares será do tipo compacta, uma tecnologia nova no mercado. “Tais obras são necessárias para levar desenvolvimento ao local e qualidade de vida aos moradores”, ressalta.
As obras na Ilha dos Valadares somam-se a outros investimentos já realizados pela CAB com a intenção de tratar 100% dos esgotos domésticos de Paranaguá até 2016 – incluindo Alexandra e Ilha do Mel.

Qualidade
Preocupada com a qualidade das obras de saneamento na Ilha dos Valadares, a CAB Águas de Paranaguá quer estreitar o relacionamento com a comunidade e reforçar o trabalho de fiscalização das obras, realizado por fiscais das empreiteiras contratadas.
“Queremos olhar mais de perto todas as questões apontadas pelos moradores. A CAB está de olho na execução das obras, na pavimentação e na reparação dos problemas da região”, conta Bovo.
A ajuda da própria comunidade é importante nesse trabalho de qualidade e fiscalização. A CAB Águas de Paranaguá dispõe de canais pelos quais os moradores podem informar problemas, enviar críticas e sugestões e solicitar obras: e-mailouvidoria@cabaguasdeparanagua.com.br, números telefônicos 115 e 0800 6058 115, além do próprio SAC para atendimento físico.

Coluna Informe

Informe-Luciane Chiarelli

A la Zagallo!!!
“Caso o parlamentar já tenha sido afastado, determino sua recondução ao referido cargo eletivo”, despachou o Ministro Henrique Neves da Silva no documento que garantiu a permanência do deputado estadual, Alceu Maron Filho.
Quer dizer que a permanência poderia acontecer no estilo Zagallo, ou seja, “vocês vão ter que me engolir!!!” Tirando os adversários políticos do ex-vereador, ex-candidato a prefeito e deputado, Alceuzinho Maron, a notícia foi bem aceita na cidade.
Até aqueles que não votaram no candidato reconhecem que a decisão foi boa, pois é a cidade que continua tendo um representante na Assembleia Legislativa, coisa que não acontecia há muito tempo.

Habemus relatório
E o relatório da MP 595 saiu sem agradar a gregos e troianos, mas, pelo menos habemus relatório.
As partes envolvidas no processo devem, agora, avaliar as mudanças.
Os trabalhadores portuários avulsos ameaçam greve. A Estiva de Paranaguá, por exemplo, permanece em estado de greve. Nem precisa fazer assembleia pra cruzar os braços a qualquer momento.

Contratos garantidos
O relatório da MP 595, também conhecida como MP dos Portos, foi lido nesta semana. Ao todo, foram acatadas 137 emendas, dentre elas, duas do líder do PSD, Eduardo Sciarra, do Paraná.
De acordo com o texto, fica garantida por cinco anos prorrogação dos contratos de arrendamento, anteriores a 1993. A segunda emenda acatada retira do texto original o parágrafo que reverte para a União os ativos privados, inclusive terreno adquirido para abrigar as instalações, sem qualquer indenização ao investidor. E quanto aos trabalhadores portuários, a quantas andam as propostas?
De acordo com o presidente do Sindicato dos Estivadores do Porto de Santos, Rodnei Oliveira da Silva, um dos parágrafos onde diz que “os novos terminais privativos deverão usar trabalhadores registrados ou cadastrados no Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), o que garante a estiva e outras categorias”.

Mais notícias
E quem está a mil por hora é o assessor de imprensa da Prefeitura de Paranaguá, Alexandre Motta. Está no comando de programas de rádio. É o Paranaguá em Ação. Às terças e quintas na Litoral Sul FM e, às quartas e sextas na rádio Massa. Sempre a partir das 12h.

Reconhecimento
Votos de congratulações aos funcionários de carreira Gabriel Pereira das Neves e Nelson Uberna foram aprovados, por unanimidade, pela Câmara de Paranaguá.
Para quem não conhece, são pessoas que atuam na Fundação de Turismo de Paranaguá. Não lembro de outra proposta parecida e reconhecimento feito a estes dois funcionários. Por isso, fica o registro e parabenizações pela lembrança apresentada pelo vereador Carlinhos da Ilha justificando a realização do carnaval fora de época, embora eu acredite que eles merecem por muitos outros trabalhos realizados.

Mudanças no jornalismo do PR
O telejornal matinal da RICTV Record com novidades nesta semana. Sintonizando a Record, a partir das 7h30, você vai conferir o Paraná no Ar com o jornalista Herivelto Oliveira. O programa ainda conta com comentários da jornalista Joice Hasselmann, que toda sexta-feira apresentará um quadro especial de entrevistas. O âncora Herivelto também vai produz reportagens, com a finalidade de interagir e captar informações junto da comunidade paranaense.
Acompanhei o trabalho de jornalismo da TV, antes de me inteirar das notícias locais pelo Rede Notícias da rádio Ilha do Mel FM, em Paranaguá.

Paranaguá no prato
E o programa Gourmet.com que vai ar ar para quatro países da América Latina vai mostrar Paranaguá em breve. O barreado foi um dos pratos que o Chef Francisco del Piero provou. Depois seguiu viagem para a Ilha do Mel onde ficará até hoje, quando certamente provará outras iguarias da gastronomia litorânea.

Estiva de Paranaguá permanece em estado de greve

Em comunicado distribuído à imprensa na semana passada, o Sindicato dos Estivadores de Paranaguá, anunciou que a classe está em estado de greve, ou seja, não precisa de assembleia para definir uma nova paralisação e deve discutir, ainda nesta semana as mudanças na Medida Provisória 595- a MP dos Portos.
Entre os pontos positivos da nova redação da MP 595, está o fato de os portuários terem tudo encaminhado para receber aposentadoria especial e garantir o direito de renda mínima, assim como o conceito de multifuncionalidade nas operações.
Mas um parágrafo, em especial, deixou o presidente do Sindicato dos Estivadores do Porto de Santos, Rodnei Oliveira da Silva, bastante satisfeito.
“Os novos terminais privativos deverão usar trabalhadores registrados ou cadastrados no Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), o que garante a estiva e outras categorias”.
Sobre muitos pontos ainda pairam dúvidas, como por exemplo, com relação ao trabalho do pessoal de capatazia nos terminais localizados fora dos portos organizados.
Na próxima quarta-feira o relatório deverá ser votado. Depois disso os trabalhadores avaliarão os resultados e decidirão se continuarão mobilizados ou não, bem como a necessidade de novos movimentos nacionais de paralisação, caso não se obtenha êxito no resguardo do interesse trabalhadora, em todos os sentidos, especialmente o previdenciário, a proteção integral no mercado de trabalho e o tratamento igual no que se refere aos trabalhadores, quando da instalação de novos terminais.