Alceu Maron quer estender isenção do transporte coletivo a cidades com mais de 140 mil habitantes

3.2-0204maronAs cidades paranaenses com mais de 140 mil habitantes poderão ser beneficiadas com a isenção do ICMS do óleo diesel, combustível utilizado no transporte público. A ideia é do deputado estadual Alceu Maron Filho (PSDB), que apresentou uma emenda ao Projeto de Lei 070/2013, enviado à Assembleia Legislativa no início de março pelo Governo do Paraná.

A medida vai contemplar os usuários do transporte coletivo de Paranaguá, maior cidade do litoral paranaense e base de representação de Alceu Maron. De acordo com o último Censo do IBGE, o município tem 140,4 mil habitantes, sendo a décima cidade mais populosa do Paraná e a trigésima primeira do sul do país.

“Essa medida vai beneficiar especialmente a cidade de Paranaguá, que até por ter a importância do Porto e de seus trabalhadores, não pode ficar de fora desta isenção”,  lembrou o deputado.

Contribuinte que pagar IPTU até 5 de abril terá desconto de 5%

8876Os contribuintes que pretendem aproveitar o desconto de 10% no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) devem pagar à vista até o dia 5 de abril. Os carnês devem ser retirados no Fácil Municipal, localizado na entrada da Prefeitura. Outra opção é acessar o site da Prefeitura (www.paranagua.pr.gov.br) e imprimir o carnê. O desconto é composto por 5% para o pagamento à vista e outros 5% de abono por assiduidade, concedido a quem pagou o IPTU em dia nos exercícios anteriores.

Parcelamento
Que optar pelo pagamento parcelado em oito vezes também deve pagar a primeira parcela no dia 5 de abril. Nesse caso, a última das oito parcelas terá vencimento em 8 de novembro e o valor mínimo da parcela não deverá ser menor que R$ 50,00.

Serviço

A entrega dos carnês de IPTU é feita no Fácil Municipal localizado no Palácio São José, sede da Prefeitura, à Rua Júlia da Costa Nº 322, no Centro de Paranaguá, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas.

Cargill e SESI oferecem curso gratuito sobre alimentação em Paranaguá

De 01 a 04 de abril, a Fundação Cargill promoverá em Paranaguá o curso “Básico de Educação Alimentar”, um treinamento gratuito do programa desenvolvido pelo SESI intitulado “SESI – Cozinha  Brasil”. Com o objetivo de orientar e estimular a população a adquirir hábitos alimentares saudáveis, a iniciativa atenderá cerca de 150 pessoas. O curso tem caráter prático e os participantes acompanharão a preparação das receitas em uma unidade móvel, que ficará instalada no Aeroparque (Av. Bento Munhoz, s/nr). Os interessados podem se inscrever até o dia 01, na Escola Municipal Takeshi Oishi, na Rede de Farmácias Nissei ou na unidade da Cargill no município.
O tema “alimentação” faz parte do foco de trabalho das atividades realizadas pela Fundação Cargill. “É muito importante propiciar o conhecimento para garantir o futuro das novas gerações. Para isso é preciso haver qualidade de vida, e a alimentação adequada é uma etapa primordial nesse processo”, explica Valéria Militelli, Presidente da Fundação Cargill.
O curso “Básico de Educação Alimentar” tem carga horária de 10 horas e é direcionado a todos da comunidade, aos funcionários da Cargill e seus familiares. De forma prática, as nutricionistas do SESI abordarão informações sobre como melhorar os hábitos alimentares, ensinando receitas com aproveitamento integral dos alimentos e dicas sobre planejamento de compras, armazenamento e higiene dos alimentos. Os alunos receberão um kit didático (apostila, avental, touca, caneta e pasta), certificado de participação e um livro de receitas mediante frequência mínima de 75% das aulas.
Serviço:
Turma 1 (08h30 às 11h50)
Turma 2 (13h30 às 16h50)
Turma 3 (17h30 às 20h00)* Obs.: esta turma iniciará no dia 01/04. Local do curso: Aeroparque (Av. Bento Munhoz, s/nr).
Requisitos:
– Idade mínima 16 anos; CPF ou RG e endereço completo;
– Alunos que faltarem no primeiro dia de aula deverão ser substituídos no segundo dia, conforme a lista de espera.

Projeto Leitores da Luz em Paranaguá

DSC00235O Rotary Club de Paranaguá – Rocio iniciou, oficialmente, em Paranaguá a implantação do Projeto Leitores de Luz, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Núcleo Regional de Educação, Escola Municipal Tiradentes e Fundação Itaú que fez a doação dos livros.
Na visão da diretora da escola Tiradentes, Professora Cleina, é uma imensa alegria para a escola ser contemplada com o projeto, “contribuindo significativamente para a formação dos alunos e desenvolvimento da comunidade da Alexandra, onde está situado o estabelecimento de ensino, disse.
O presidente do Rotary Club de Paranaguá – Rocio, Welington Frandji, ressalta que é uma satisfação para o clube realizar um projeto como este, que vem modificando a vida de muitas pessoas em várias regiões do Brasil, “irradiando muita luz no coração das pessoas e incentivando gestos de paz, amor e união. São ações que fortalecem a educação voltada para valores sociais”, completa.
O projeto Leitores de Luz visa desenvolver nos educandos o amor pela leitura em geral e repartir as beneficies desse ato com crianças de orfanatos, idosos em asilos e pessoas adoentadas em hospitais, desenvolvendo assim a solidariedade e a cidadania.
Thais Faria Professora (Mestranda) de Português, Inglês e Espanhol de Santo André-SP é a Coordenadora do projeto e brevemente estará em Paranaguá palestrando para profissionais do magistério a convite do Rotary Paranaguá – Rocio.

Crônica do Dia, por Kátia Muniz

 537177_250360158430555_1992762965_n

Para você que vai chegar
Kátia Muniz
Doze semanas. Foi essa a resposta que sua mãe me deu quanto ao tempo de gestação. Analisei sua foto no ultrassom. Pequenino ser em formação. Menino ou menina? Sei, sei, ainda é cedo para saber. Mulheres geralmente são curiosas, e eu não seria a exceção.
Você se prepara para vir ao mundo. Aqui fora, cada um já tem seu papel garantido: mãe, pai, vovó, vovô, primo, tio e a mim, tia. Sinceramente, acho que não levo muito jeito, mas prometo: me esforçarei para fazer tudo direitinho, de maneira alguma quero lhe decepcionar.
Você já tem um coração. Use-o. Aí dentro e principalmente aqui fora. Mantenha-o preenchido e ocupado. Não economize nos gestos, nas atitudes e aprenda a amar. Faça a diferença, em tempos tão superficiais.
Chore o quanto for preciso, e quando aprender a sorrir, distribua. Não custa absolutamente nada e faz um bem imensurável.
Bem mais para frente, você vai aprender a falar. É possível que sua primeira palavra seja mamãe ou papai, não necessariamente nessa ordem. Se você der para seguir seu primo dirá “luz”, que na época ninguém compreendeu, mas ele só queria nos dizer o quanto é iluminado. Teu primo carrega luz dentro dele. Não esqueça: acenda a sua!
É importante também que você aprenda a dizer “te amo”.
Te amo abre portas e espaços. Te amo desarma, cicatriza e cura. Te amo provoca beijos, abraços e acaricia. Te amo traz conforto, leveza e paz.
Você vai se surpreender, mas tem muita gente que passa a vida toda sem saber o que fazer com o coração que carrega dentro do peito.
Juro, a minha intenção era escrever um bilhetinho de boas-vindas para você, mas olha só no que deu! É bom ir se acostumando desde já, a tia aqui costuma falar pouco, mas anda com gosto em escrever.
É preciso que saibas: aqui fora se vive de tudo, emoções, frustrações, perdas, ganhos, conquistas, culpas, arrependimentos, risos, choros, alegrias, tristezas. A vida é assim, bem cheia de contradições. Ora alternamos momentos fáceis e difíceis, mas um sorriso no rosto e uma maneira mais tranquila de enxergar os fatos podem ajudar muito a aliviar as tensões.
Recado dado. Agora, só me resta esperar o dia em que você vai começar a escrever a sua história.

Appa cria comissão para reunir e organizar documentos históricos 

Leandro Klaus, Fernando Severo, Samar Razzak e Celso Lück Jr.

Leandro Klaus, Fernando Severo, Samar Razzak e Celso Lück Jr.

Através da portaria 020/2013, a superintendência da Appa formou uma comissão que está reunindo e organizando registros históricos dos Portos de Paranaguá e Antonina.
Parte do material será disponibilizado num portal na internet do projeto “Memórias Portuárias” ligado à Secretaria dos Portos. Além disso, um espaço apropriado será preparado no Centro administrativo da Appa, para guardar o material e disponibilizá-lo para pesquisas.
Representantes da comissão de levantamento de documentos históricos dos Portos de Paranaguá e Antonina estiveram no Museu da Imagem e do Som (MIS), para uma reunião com o diretor do museu, Fernando Severo.
O objetivo do grupo foi conhecer o material relativo aos Portos paranaenses existentes no MIS, verificando quais farão parte do acervo que será restaurado no Porto de Paranaguá.
A comissão é formada pelo Celso Lück Júnior (presidente), Leandro Klaus da diretoria empresarial, Samar Razzak e Giolete Babinski da Assessoria de Comunicação.