Informe 01.02.13

Vai sobrar!   Foto Luciane op2
O Litoral do Paraná tem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência desde agosto de 2012. O serviço é ótimo e muita gente já foi atendida e até vidas foram salvas por conta deste atendimento.
Mas, segundo os atuais prefeitos, a dívida herdada é de R$ 1,6 milhão que envolvem salários dos médicos e demais funcionários, encargos trabalhistas e até gastos com luz, água, telefone e ambulâncias.
A bomba ficou na mão, principalmente, do novo prefeito de Antonina, João Domero.
Será ele o responsável por desarmar essa bomba e resolver o problema para que o serviço não seja paralisado. Ele foi eleito presidente do Consórcio Intermunicipal do Litoral do Paraná (Cislipa) e da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa).
Na última reunião realizada para resolver o assunto, os prefeitos concordaram que os gestores anteriores, tanto do Cislipa, como do Samu, devem ser penalizados pelos problemas financeiros.
Os funcionários do Samu prometeram buscar socorro junto ao Ministério Público caso não conseguissem qualquer solução para o caso.

Mais uma TV?
“Em breve mais uma TV em Paranaguá”, foi o que escreveu um dos cinegrafistas e produtores mais conhecidos de Paranaguá, Cláudio Garmatter. Aguardamos mais informações sobre o assunto.

Hoje a coluna Informe vai ser em doses homeopáticas. Aos poucos, vou atualizando durante o dia.

Paranaguá tem sido preferida para emissão de passaporte

visto_passaporteCom as facilidades para compra de uma passagem aérea e o crescimento do ganho do trabalhador, o brasileiro viaja cada vez mais. Para algumas viagens, é necessário o passaporte que, para muitos é difícil de tirar.
Mas o delegado da Polícia Federal de Paranaguá, Antonio Gabriel Lima Pucci Filho, diz que é bem simples.
“A pessoa pode entrar no site da Polícia Federal na internet e seguir os passos de fazer o cadastro e agendar o dia e hora que deseja e na delegacia que deseja comparecer, gerar a guia e na data agendada vai levar documentos e a guia paga”, destacou Pucci Filho.
Documentos: identidade, título de eleitor e comprovante da última votação, documento de alteração nome como certidão de casamento, carteira de reservista.
Em média, 18 pessoas por dia procuram a Polícia Federal para fazer passaporte em Paranaguá. 80% é da Região Metropolitana de Curitiba.
“No caso do passaporte, não existe uma limitação territorial e um morador de Curitiba, em função da proximidade pode procurar e agendar em Paranaguá”, confirmou o delegado.
O custo da emissão de passaporte normal é R$ 156,07. E quem já tem um passaporte, deve apresentar o antigo, obrigatoriamente, quando fizer o novo documento. Caso não apresente, seja por qualquer motivo, a taxa passa a ser o dobro dos 156 reais.
Serviço
No site da Polícia Federal há todas as informações para os interessados.
O site é www.dpf.gov.br. O interessado ainda pode ligar para o telefone 194, ou pode comparecer na delegacia.

Campanha de adoção de animais será amanhã

Cães e gatos poderão ser adotados, neste dia 02, das 9h às 17h, no Aeroparque

amigos-cao-e-gato-dfaffO Grupo Amigos Protetores realiza a primeira campanha de adoção de cães e gatos em Paranaguá.
Eles não têm estrutura física ou financeira para fazer o recolhimento dos animais que estão ou são deixados nas ruas de Paranaguá. “O grupo foi formado para trabalhar, justamente, na conscientização da população para não deixar animais abandonados”, disse o integrante do grupo, Gabriel Antunes.
Mas, como as denúncias começaram a ocorrer e chegar ao conhecimento do grupo, eles tomaram a decisão de recolher estes animais para fazer esta campanha. Hoje há 30 animais recém nascidos que vão pra adoção, fora cães e gatos adultos que estão sendo castrados.
Quem tem interesse tem que atender alguns critérios para o dia. Ao chegar ao local e escolher um bichinho, terá que assinar um termo de adoção, um termo de responsabilidade e ainda fazer o agendamento da castração caso o animal ainda não tenha passado por isso. A pessoa ainda deve ser maior de 18 anos, apresentar comprovante de residência e documentos pessoais.

Serviço
A campanha de adoção de animais será realizada na sede do Moto Clube Robalos Rebeldes, que fica no Aeroparque. Haverá uma médica veterinária à disposição para fazer consultas de graça. Também será feita uma palestra sobre adoção responsável.
O trabalho será realizado das 9h às 17h, neste dia 02 (sábado).

Promotoria pede interdição de cinco casas noturnas

O Ministério Público do Paraná expediu, nesta quinta-feira,31 de janeiro, recomendação administrativa à Prefeitura Municipal de Matinhos, pedindo a interdição imediata de cinco casas noturnas da região.
Segundo a Promotoria, as casas devem permanecer fechadas até que apresentem aprovação do Corpo de Bombeiros atestando que cumprem o “Código de Segurança contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros da PMPR e demais normativas de segurança aplicáveis”.
A recomendação foi assinada pela promotora de Justiça Carolina Dias Aidar de Oliveira, após reunião realizada com representantes da administração municipal e do Corpo de
Bombeiros. O documento pede à Prefeitura a interdição dos seguintes estabelecimentos: Bahf Bar e Restaurante Ltda. (Bungalow), Admir Feliciano De Arzão (Bailão Do Mica), Sea Blue Comércio de Alimentos Ltda. (Hyddra), Michele Ferreira Me (Imperium) e Sérgio Sozo (Caiobá Beach). Do total, apenas a Imperium regularizou ainda na tarde de quinta-feira (31) a situação com o Corpo de Bombeiros e pode ser reaberta.
“Embora essa postura tenha sido adotada em virtude dos últimos acontecimentos em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o trabalho de fiscalização é feito em Matinhos há anos, principalmente em locais de grande aglomeração de pessoas, que promovem shows e espetáculos. Já foram cancelados eventos e foram fechadas casas noturnas diversas vezes, ou por meio de decisão judicial, ou por termo de ajustamento
de conduta”, explicou a promotora. (Da Assessoria)

64a Banho a Fantasia acontece neste domingo

6370A 64º edição do Banho de Mar a Fantasia promete reunir milhares de pessoas pelas ruas do Centro Histórico de Paranaguá neste domingo, dia 03.  A cada ano que passa, atrai um número maior de foliões que brincam, cantam e dançam pelas ruas da cidade.
Segundo estimativas da Polícia Militar, mais de 20 mil pessoas participaram do evento sob um sol de 30 graus no ano passado. A expectativa é de que pelo menos, o mesmo número de foliões se repita. Eles devem percorrer três quilômetros com muita alegria.
A tradição do Banho de Mar a Fantasia retrata a irreverência dos foliões que se divertem com fantasias chamativas ou polêmicas e até tem aquelas que são verdadeiras críticas a problemas ou autoridades locais.
Além das sátiras, o que mais se vê é homem vestido de mulher. Para alguns, participar do evento já é uma tradição familiar. “Eu participo do banho à fantasia desde pequena, é uma tradição de família. Estou bem animada”, explicou Fabíola Coelho.
O Banho de Mar à Fantasia faz parte do calendário de carnaval da cidade e sempre acontece no domingo que antecede o período de carnaval.

Carnaval garantido
Os preparativos para o carnaval 2013, em todo o Litoral do Paraná enfrentaram entraves no repasse de verbas, mas a programação está garantida em quase todas as cidades.  Em Paranaguá, segundo a prefeitura, o repasse de R$ 180 mil deve ser encaminhado no dia 25 de fevereiro e ficou definido que o desfile das escolas só acontecerá em abril.
Em Antonina, mesmo com o atraso da verba, escolas de samba e blocos folclóricos decidiram cumprir as datas da programação. Para preparar o carnaval, contaram com investimentos de voluntários. A presidente do bloco Boi Barroso, Vera Pinto Nascimento, conta que todo o material deste ano foi doado. “Foram doações da comunidade e de outras escolas de samba”, diz.
A carnavalesca Daniele Camargo, da escola de samba Unidos do Portinho, também precisou arrumar outro jeito de preparar o desfile.
O investimento com dinheiro do próprio bolso trouxe a maior parte dos materiais. Para garantir retorno financeiro, haverá cobrança de uma taxa de R$ 10 pelo aluguel das fantasias, além da promoção de bingos e torneios.

ACIAP firma parceria para disponibilizar serviço de Nota Fiscal Eletrônica aos seus associados

DSC02072Obrigatória desde 2008, por determinação do CONFAZ – Conselho Nacional de Política Fazendária, a Nota Fiscal Eletrônica traz avanços no que diz respeito à agilidade, economia e transparência das operações fiscais. O principal objetivo é a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que substitua a emissão do documento fiscal em papel. A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, com o objetivo de documentar operações e prestações, tendo sua validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente e autorização de uso pela administração tributária da unidade federada do contribuinte (SEFAZ), antes da ocorrência do fato gerador.

A obrigatoriedade da nota fiscal eletrônica se dará para todas as empresas contribuintes do ICMS, independente do porte ou do faturamento da empresa. A informatização do processo é uma tendência irreversível, e todas as empresas deverão se adaptar a essa nova realidade.

Neste sentido, a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Paranaguá, entidade empresarial que sempre acompanha a evolução do mercado, procurou empresa especializada no assunto, com o objetivo de firmar parceria e apresentar soluções práticas e inovadoras aos seus associados.

A empresa MWork que já atua no mercado de automação comercial e empresarial desde 2002, irá disponibilizar aos associados da ACIAP, através de parceria firmada em Janeiro deste ano, um pacote de produtos chamado TotalERP, que dispõe de módulos de soluções de acordo com a necessidade e particularidade de cada empresa, como o TotalNF.e (Sistema de Nota Fiscal Eletrônica) e TotalCT.e (Sistema de Conhecimento de Transporte Eletrônico), entre outros. Os associados da ACIAP terão o benefício de redução de custos progressivo que varia de acordo com os produtos adquiridos, que podem chegar até 30% de desconto. (www.aciap.com.br)

Conscientização junto a ciclistas deve ser feita com urgência

Rua Domingos Peneda te ciclovia, mas nem todos usamParanaguá não tem muitas ciclovias. Por outro lado, o número de ciclistas é expressivo.
O uso da bicicleta não é, somente, feita por gosto, mas por necessidade. São homens, mulheres que usam a “magrela” para ir trabalhar, para passear e até para compromissos. Enfim, é um meio de transporte muito usado pelo parnanguara.
Acontece que, mesmo onde há ciclovias, os ciclistas não têm colaborado e andam disputando as vias públicas com os motoristas.
De acordo com o Código Nacional de Trânsito, os ciclistas tem deveres no tráfego, assim como nos equipamentos. Por exemplo, o Código estabelece que são obrigatórios para as bicicletas a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. Nem todo mundo cumpre com as determinações.
Há outros deveres que os ciclistas precisam cumprir como não conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação desta, ou de forma agressiva, em desacordo com o disposto no parágrafo único do art. 59 do COTRAN. De acordo com o Código a infração é considerada média e tem multa. Como medida administrativa a bicicleta pode ser removida, mediante recibo para o pagamento da multa.
Mas há anos não se vê uma fiscalização intensa junto ao ciclista e toda a forma de desrespeito e imprudência é vista nas ruas de Paranaguá. Motoristas e motociclistas pedem às autoridades competentes que façam alguma coisa. “É fácil penalizar o motorista pois o carro, ônibus ou caminhão tem placa, mas a bicicleta não tem nada e muitas vezes, os ciclistas não respeitam as leis de trânsito e nada acontece”, desabafa um motorista que prefere não se identificar.
Um dos locais mais comuns para se verificar a falta de cuidado dos ciclistas é a rua Domingos Peneda. Ali, a ciclovia passou por obras, mas agora que já pode ser utilizada, os ciclistas são vistos com frequência do outro lado da via criando confusão e perigo.

Paranaguá é elevada a Comarca de Entrância Final

Prefeito Roque, juiz Walter Ligeiri Junior e desembargador Miguel Kfouri Neto

Prefeito Roque, juiz Walter Ligeiri Junior e desembargador Miguel Kfouri Neto

A solenidade de elevação a Entrância Final da Comarca de Paranaguá e instalação da 3ª Vara Cível e Vara da Fazenda Pública foi realizada no Fórum no final da tarde de quarta-feira (30).
Na prática a elevação de Paranaguá a Comarca de Entrância Final vai possibilitar mais agilidade nos processos e facilitar o trabalho dos juízes, que ganharão mais auxiliares bacharéis em Direito. A criação das novas varas da fazenda Pública e 3ª Cível também facilitará o acesso do público aos serviços judiciais.

Reunião pública na Assembleia sobre mobilidade no Litoral

Foi convocada uma reunião pública na Assembleia Legislativa com o objetivo de promover o diálogo entre sociedade e órgãos governamentais sobre os desafios que terão que ser enfrentados para que o Litoral do Paraná possa se desenvolver com qualidade nos próximos anos.
O evento acontecerá amanhã (31), às 10h, na sala das Comissões no prédio administrativo da ALEP.
Na pauta estão questões urgentes, como a segurança nas balsas e ferry boats e temas que podem ser resolvidos a médio prazo, como a construção de uma ponte na Baía de Guaratuba e a iluminação da Serra do Mar.
Entre as entidades convidadas para o debate estão: as prefeituras do litoral, o DER, a Secretaria Estadual de Infra Estrutura e Logística, as Associações Comerciais do Litoral, o Instituto Ambiental do Paraná, o CREA, a Federação das Indústrias, as Câmaras Municipais do Litoral, o Ministério Público, dentre outras.