Informe 08.02.13

Assalto?
Vou repetir a frase do prefeito  Mário Manoel das Dores Roque ao final da sessão da Câmara na última terça-feira: “Paranaguá foi assaltada!”
Ele fazia referência a milhões em dívidas que, segundo ele, foram deixadas pela administração anterior.
Disse também que a cidade “vai passar um ano castigado”.

100 dias?
Por outro lado, o ex-prefeito, José Baka Filho, está quieto. Não responde nada, não pede direito de resposta, nem faz comentários.
Trata-se de uma posição assumida no final do ano passado.
Na última entrevista coletiva, disse que ficaria 100 dias sem fazer qualquer pronunciamento sobre a nova administração.
Será que continuará calado?

Investigação
Pelas palavras de Mário Roque, os secretários municipais não são mais secretários, mas investigadores em função de dificuldades que estariam tendo no início dos trabalhos. Mas aí vale ressaltar que é preciso ter muito cuidado. Muitos ex-secretários também são funcionários públicos, mães e pais de família, pessoas com nome na cidade e com competência.
Muita calma nessa hora!

Exemplo
Todo mundo fala em milhões em dívidas. E isso acontece na maioria dos municípios do país. De Cascavel vem um exemplo. Para conter gastos, o prefeito de Cascavel reduziu o próprio salário. O pacote, inclui também corte nos vencimentos de todos os secretários e os postos de saúde vão fechar mais cedo.

Popular
Não foi à toa que o atual prefeito de Paranaguá conseguiu sua vitória.
Com seu jeito popular de ser, ele conseguiu mais de 35 mil votos.
Eleito com boa votação, o prefeito Roque tende a ganhar pontos com a população, principalmente, depois do puxão de orelha que ele deu na empresa Águas de Paranaguá, responsável pelo abastecimento de água e esgoto na cidade.
Ele deu seis meses para que a empresa resolva problemas que a população reclama e que transformaram-se em questões de palanque eleitoral como água barrenta (leia-se concentração de manganês na água, embora essa leitura não seja do gosto do povo), ruas com buracos depois das obras da empresa, além da cobrança de esgoto de usuários que não tem coleta ou tratamento, ainda, no seu bairro.

Novela
E o pagamento dos salários dos funcionários do SAMU está virando uma novela.
Ontem, o secretário de Saúde de Antonina, fez pronunciamento confirmando pagamento de um dos três meses de salário atrasado para ontem mesmo.
E para as próximas semanas, os demais pagamentos.
O presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Saúde do Litoral, Jaime Ferreira, estava desacreditando da informação. Tudo porque o pagamento já tinha sido prometido antes e não foi cumprido.
Vamos aguardar.
Ah! o secretário de Antonina se pronunciou em nome do prefeito da cidade, João Domero que assumiu ao final de janeiro a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral( Cislipa), o qual deve fazer o repasse dos pagamentos.

Carnaval
E vamos para o carnaval….
Uns para festar…. outros para descansar.
Faço parte do grupo da segunda opção. Bom feriado a todos.

CAB Águas de Paranaguá investe em melhorias no abastecimento

Já estão em fase de teste o novo decantador e o equipamento que vai aperfeiçoar o controle de qualidade da água tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Colônia. Esses equipamentos, mais a ampliação da captação do Ribeirão, fazem parte do conjunto de providências da CAB Águas de Paranaguá para readequar a Estação Colônia depois do desastre ambiental provocado pelas chuvas em março de 2011. A devastação dos mananciais que abastecem Paranaguá alterou completamente as características da água bruta captada na Serra do Mar, obrigando a CAB a investir R$ 6 milhões para adequar a ETA para tratar uma água mais barrenta. De acordo com Sérgio Bovo, gerente-geral da CAB Águas de Paranaguá, as ações transcendem a adequação da ETA.

Ricardo Mattos, engenheiro responsável pela obra, diz que os testes foram iniciados em janeiro. O novo decantador deve entrar em operação em março. A captação de água no Rio Ribeirão vem sendo ampliada para garantir o aumento da produção de água potável. As obras devem ser finalizadas em abril.

Cemitério abandonado provoca polêmica no Litoral

3.4- cemitérioEm Pontal do Paraná, o município mais novo do Litoral, há uma polêmica por causa de um cemitério abandonado onde há túmulos quebrados e imagens religiosas destruídas, além do mato que tomou conta do cemitério no balneário da Praia de Leste.

Muitos túmulos estão abertos e alguns por decisão dos familiares que transferiram os mortos para o cemitério de Pontal do Sul. Segundo moradores, a polícia já teve que ser chamada para “botar pra correr” pessoas que estavam fazendo uso de drogas ou atrás de bandidos enquanto pais e mães estavam com seus filhos dentro de casa. “Quase teve tiroteio dentro do cemitério”, disse a dona Rosa Fabris.

Com o abandono, o local passou a ser ponto de encontro de usuários de drogas e moradores de rua. Um mendigo usava um dos caixões abertos como cama. Pelo menos há 10 anos, ninguém é enterrado na Praia de Leste. O terreno é particular e a limpeza é responsabilidade da prefeitura.. De acordo com a Prefeitura de Pontal do Paraná, assim que o translado dos mortos for concluída, a prefeitura vai desapropriar a área que será transformada numa praça.

Polêmica

Uma praça pública sobre o que já foi um cemitério está causando polêmica entre os moradores. Muitos não pensam nem em usar o local. “Eu não frequentaria.. Acho que quando a gente morre quer o descanso eterno”, disse uma moradora. Para outro morador de Praia de Leste “um lugar de tristeza vai voltar a ser um lugar de alegria. Eu frequentaria”. “Acho que durante o dia eu até frequentaria, mas á noite não”, diz uma senhora que mora próximo ao local.

Novela: Funcionários do SAMU procuram Ministério do Trabalho e Ministério Público

3.1- SAMU (1)Cansados da falta de solução para seus problemas, os funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), protocolaram, na última semana, denúncia no Ministério do Trabalho e no Ministério Público.
Além dos salários atrasados, os funcionários estão preocupados com a falta de manutenção nas ambulâncias que são usadas para os atendimentos de emergência.
De acordo com o coordenador do SAMU no Litoral, Dr. Élcio Ruiz, hoje a frota tem 40% de capacidade de atendimento. “Não há repasse dos recursos para os salários, nem para arrumar as ambulâncias”, disse ele.
Em audiência com a promotora Ana Paula Gaio, no Ministério Público, eles receberam a orientação de não paralisar os serviços, evitando assim que sejam responsabilizados por falta de socorro ou negligência.
“É uma situação insustentável”, disse o presidente do Sindicato dos funcionários de Saúde do Litoral, Jaime Ferreira. Segundo ele, os funcionários estão há meses sem salários, sem recolhimento do FGTS, sem repasse do INSS. “As carteiras dos trabalhadores estão retidas desde que começaram a trabalhar e as condições de trabalho são péssimas. Não há água, nem ambiente para descanso e tentamos falar com as autoridades”, disse. Mas, de acordo com o presidente, eles não obtiveram respostas de nenhum dos prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral, Cislipa.
“Estamos preocupados porque ninguém diz nada e não há nenhuma previsão de pagamento. Trabalhar meses e não ter dinheiro durante todo esse período? Tem profissionais cujo único sustento vem do SAMU, e isso quer dizer que não conseguem pagar as contas, nem comprar comida para suas famílias”, desabafou Jaime.
De acordo com o Sindicato dos Servidores de Estabelecimentos de Saúde do Litoral do Paraná (Sindeesp), a situação se arrasta desde o ano passado e a nova administração tem que resolver porque a preocupação maior é com o atendimento. “Talvez tenha que acontecer uma tragédia e sem atendimento para que a população e as autoridades acordem e vejam que o SAMU é algo bom. É algo bom apenas para as autoridades fazerem mídia, mas os trabalhadores estão abandonados”, reforçou o presidente do Sindeesp.
Extrema necessidade
Os funcionários do SAMU pedem a compreensão da população e alertam para que façam a ligação em casos de extrema necessidade.
“Talvez a gente demore para chegar ao local ou talvez nem possamos ir por questões operacionais. Não temos ambulância suficiente para atender a quatro chamados de uma só vez, por exemplo”, disse Elcio Ruiz.

Teste seletivo para médicos está aberto

Edital está disponível no site da prefeitura. 

A Prefeitura de Paranaguá está abrindo teste seletivo para a contratação de novos médicos. Os interessados em participar da seleção podem entrar no site da prefeitura (www.paranagua.pr.gov.br) para a realização da inscrição.
De acordo com a Secretaria Municipal de Recursos Humanos, os médicos devem fazer a inscrição até o dia 15 deste mês, as fichas de inscrições já se encontram disponíveis,aqueles que tiverem interesse devem imprimir sua ficha e trazer junto com o currículo.
O edital para o teste seletivo já está disponível no site da prefeitura.Os interessados encontrarão todas as informações necessárias no link concursos públicos – edital 001/2013.
Vale destacar que a sede da prefeitura está com suas portas abertas das 13h às 18h.

Compartilhando Notícias

http://www.youtube.com/watch?v=hpY3umA3Xq4&feature=youtu.be

Operação Polvo e pedido da Promotoria quanto a fechamento de casas noturnas foram comentadas no programa Rede Notícias, da Rádio Ilha do Mel FM na última sexta-feira, dia 01 de fevereiro.
Na coluna Informe eu falo sobre a notícia sem graça do aumento da gasolina e sobre a decisão dos atuais prefeitos de responsabilizarem os ex-gestores quanto às dívidas do SAMU no Litoral.
Falo sobre as pessoas que são notícia na coluna Conexão Social como Solange Pesch e sua filha, Flávia; Luciene Ribeiro, o prefeito de Pontal do Paraná e o Bazar da Apae que, por sinal, termina neste domingo, dia 03. Enfim, uma geral sobre o que foi notícia no jornal Diário do Comércio.
Ah! não posso me esquecer, uma das matérias é sobre a imprudencia dos ciclistas que andam nas ruas, mesmo onde tem ciclovia e sobre a necessidade de um trabalho de conscientização das autoridades junto aos ciclistas.

Informe- parte 2

Sem graça!Foto Luciane op2
Pensei que teria mais tempo para falar sobre o assunto, mas de uma hora pra outra, eis que o combustível aumentou mesmo!
Eu ia falar sobre isso quando vi o pronunciamento da presidente Dilma falando sobre a redução da tarifa de luz.
Agora, a preocupação sobre a possibilidade de outros aumentos também cresce. Ou você acha que o  transporte coletivo circula sem combustível? Logo, logo, os moradores do Litoral podem verificar o aumento da passagem de ônibus para quem vai a Curitiba e por ai vai….
Não há salário que aguente!!!

Aleluia!
E Paranaguá tornou-se Comarca de Entrância Final. Com isso espera-se mais agilidade nos processos, além de mais auxiliares para isso.
O anúncio foi feito na última quarta-feira, pelo desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Miguel Kfouri Neto.