Arquivo da categoria: Diário do Comércio
Muda o comando da Capitania dos Portos do Paraná
Capitania dos Portos do Paraná é a primeira Capitania, no Brasil, a cumprir digitalização de documentos
O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão-de-Mar-e-Guerra, José Henrique Corbage Rabello, foi exonerado do cargo e segue, depois de dois anos em Paranaguá, para o Ministério da Defesa, em Brasília.
Assume em seu lugar o Capitão-de-Mar-e-Guerra, Francisco Dantas de Almeida Filho.
A cerimônia de passagem de comando aconteceu ontem com a presença de autoridades do Governo do Paraná e do Município. O vice-governador, Flávio Arns esteve presente, assim como o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa filho; presidentes de sindicatos locais; prefeito de Paranaguá, Mário Roque; prefeita de Guaratuba, Evani Justus; superintendente da Administração Portuária, Luiz Henrique Dividino, entre tantas autoridades e envolvidos no meio portuário que acompanharam a cerimônia militar.
Ao deixar o cargo, o Capitão Corbage Rabello destacou os avanços obtidos dentro da Capitania do Paraná citando readequação de espaços e a busca de soluções para resolver o imbróglio jurídico referente a uma área na Vila São Vicente, que poderá ser utilizada para resolver o déficit de moradias para a tripulação.
Falou ainda sobre a nova enfermaria, com aparelhos odontológicos feita em 45 dias e informou que a Capitania do Paraná é a primeira Capitania do Brasil a terminar o processo de digitalização. Quanto ao arquivo cartorial, foram digitalizados mais de 250 mil documentos nos últimos cinco meses. “Somos a primeira Capitania do Brasil a cumprir tal tarefa”, disse em seu discurso o Capitão Corbage Rabello.
Lembrou dos trabalhos realizados nas chuvas de março de 2011 e destacou as autorizações dadas pela Capitania dos Portos para a movimentação de navios na Baía de Paranaguá, seguindo todas as condições de segurança da navegação.
Rabello agradeceu às autoridades locais pelo apoio e pelas parcerias firmadas, à família pelo afastamento prolongado, mas necessário e principalmente à sua tripulação. “A vocês o meu reconhecimento formal pelo trabalho realizado”.
Assume
O novo Capitão dos Portos do Paraná, Francisco Dantas de Almeida Filho, falou da alegria em assumir tão importante cargo. Disse que sabe da responsabilidade ao assumir a Capitania do Paraná e destacou que pretende continuar elevando o nome da Marinha do Brasil “ao mais alto patamar”.
Prefeitos do Litoral traçam estratégias para quitar dívidas do Samu
Seis dos sete prefeitos da região discutiram na manhã de ontem, na sala de reuniões da Prefeitura de Paranaguá, a situação do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa), responsável pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A dívida herdada pelo novo grupo de administradores é de R$ 1.679.566,89, incluindo vencimentos de médicos do mês de novembro e folha de pagamento de todos os funcionários de dezembro, além de encargos trabalhistas e gastos com luz, água, telefone e manutenção do prédio onde funciona a Central de Regulação e das ambulâncias.
A reunião começou com a eleição, por unanimidade, do prefeito de Antonina, João Ubirajara Lopes (Domero), como presidente da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa), tendo a prefeita Evani Justus, de Guaratuba, como vice-presidente. Ficou decidido que os mesmos cargos passam a ser ocupados por eles também no Cislipa.
O prefeito Mário Roque também esteve presente à reunião, bem como o de Pontal do Paraná, Edgar Rossi, de Morretes, Hélder Teófilo dos Santos, e a prefeita de Guaraqueçaba, Lílian Ramos. Faltou apenas o chefe do Executivo de Matinhos, Eduardo Dalmora. O vice-prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, que é médico, acompanhou o encontro e vai auxiliar a equipe do Samu.
Pelos dados apresentados por técnicos que atuam no Samu, os municípios do Litoral e os governos do Estado e federal devem cerca de R$ 1 milhão em repasses. Para que as dívidas deixem de existir haverá parcelamento de tributos federais e negociação, principalmente com os médicos, tendo em vista que houve erro no valor estabelecido que eles recebem hoje. São R$ 117 por hora trabalhada, enquanto a média no Paraná não passa de R$ 90.
“Temos que resolver isso o quanto antes. Não dá mais para esperar, porque essa dívida vai virar algo ainda muito maior”, alertou o prefeito Roque. Assim como ele, outros prefeitos acreditam que os gestores anteriores tanto do Cislipa como do Samu devem ser penalizados pelos problemas financeiros constatados.
Domero agradeceu a indicação dos outros prefeitos para assumir o cargo e adiantou que vai se empenhar para resolver essa e outras questões. “Temos que nos unir e defender uma só ideia para o melhor do litoral. Vamos colocar em dia essas questões do Samu e continuar trabalhando para melhorar ainda mais esse serviço”, afirmou ele.
Outra estratégia para melhorar o funcionamento do Samu é fazer a adequação dos repasses. Quanto aos valores compulsórios federal e estadual será criado um único fundo municipal mediante pactuação bipartite. Haverá ainda desconto dos valores de rateio diretamente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ficou definido ainda que será feito estudo para substituição de funcionários, que poderão ser cedidos pelos próprios municípios, dependendo da função, para diminuir os custos.
Mega Rocio: Vice-governador discute retomada das obras em Paranaguá
A obra de revitalização do Complexo Turístico Nossa Senhora do Rocio, mais conhecido como Mega Rocio, tem investimentos na ordem de mais de R$ 3 milhões do governo federal e municipal. O processo licitatório foi encerrado em outubro de 2011 e as obras começaram em 2012.
Mas a situação atual, mostra uma obra atrasada no seu cronograma. Para discutir a retomada da obra, foi realizada uma reunião na tarde de ontem que contou com a presença do vice-governador do Paraná, Flávio Arns.
O prefeito da cidade, Mário Manoel das Dores Roque, esteve na reunião, assim como o reitor do Santuário, Padre Sérgio Campos, engenheiros, o empreiteiro responsável pela obra, Augusto Neto, o superintendente da Administração dos Portos, Luiz Henrique Dividino, o vereador Arnaldo Maranhão Júnior, entre outros envolvidos no processo. A obra é bastante aguardada para melhorar o turismo religioso em Paranaguá. Está prevista a construção, na Praça da Fé, em frente ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, o chamado Mega Rocio que envolve uma sala multiuso, com capacidade para 2 mil pessoas, banheiros e chuveiros e uma cozinha industrial.
Com isso, vai melhorar a recepção aos cerca de 20 mil romeiros que visitam o local mensalmente. Em novembro, esse contingente salta para aproximadamente 500 mil, devido aos festejos.
O projeto de revitalização do complexo turístico de Nossa Senhora do Rocio tem recursos carimbados na ordem de R$ 1.944.150,00, do governo federal, e que foram viabilizados por meio de emendas parlamentares do, então senador, Flávio Arns e do deputado federal, Ângelo Vanhoni. Como contrapartida, a Prefeitura de Paranaguá deve investir R$ 1.292.609,07.
“Isso vai representar um crescimento do turismo religioso em Paranaguá, que vai sair bastante fortalecido. E vai ajudar na acolhida aos romeiros”, disse padre Sérgio.
O vice-governador destacou que o pólo turístico religioso já vem sendo divulado em todo o Estado. “Quem vier a Paranaguá deve encontrar um lugar bonito, acolhedor e vamos trabalhar para deixar dessa maneira”, destacou Arns.

Conexão Social 18.01.13
Informe 18.01.13
Trânsito: todo mundo tem que aprender
Não sou nem a pedestre, nem a motorista perfeita, mas o que vejo no trânsito de Paranaguá é de deixar muita gente indignada.
todo mundo tem que aprender.
Os motoristas estão aprendendo a respeitar a faixa de pedestres, por exemplo, e tem sido comum ver carros parando para deixar as pessoas passarem nas faixas.
Quando não há semáforo, esta educação pode proporcionar um trânsito com maior fluidez para todos.
Em compensação, alguns pedestres tem que aprender que onde tem semáforo, as luzes vermelha e verde orientam o fluxo do tráfego.
O que está acontecendo é que os carros aguardam o sinal verde e quando tem a liberação para seguir em frente, o pedestre se mete na faixa de pedestre e se acha na razão de passar. Sinal aberto para o carro é igual sinal fechado para o pedestre.
A questão da educação vale, especialmente, para locais onde não há semáforo para facilitar as coisas.
Tudo bem? Entendido? Vamos orientar a quem nós pudermos….
Regional de Saúde
Há muitos anos, ou desde sempre, a Regional de Saúde de Paranaguá não tem sede própria.
A situação promete ser diferente em breve.
José Renato Pinheiro, diretor da 1a Regional de Saúde de Paranaguá, disse durante uma entrevista a rádio local que o governo do Estado deve investir o valor de R$ 4 milhões para construção da sede da Regional, no espaço que era o Hospital Infantil “Antonio Fontes”.
Hoje o valor gasto com aluguel é de R$ 15 mil por mês. O prazo para início das obras não foi divulgado.
Reunião
Na tarde de ontem o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá, Arquimedes Anastacio e o presidente da Câmara Setorial de Assuntos Portuários, Cláudio Daudt, foram recebidos pelo chefe de Gabinete do governador Deonilson Roldo, para uma longa reunião.
Em pauta diversos assuntos envolvendo o município de Paranaguá, claro!
Fora de época
E o desfile das escolas de samba de Paranaguá será fora de época mesmo. Depois de uma reunião entre o atual presidente da Fundação de Turismo da cidade, Alcindito Bittencourt e os presidentes das escolas de samba, ficou acertado que os desfiles acontecerão nos dias 6 e 7 de abril.
O Bloco dos Sujos e blocos carnavalescos é que preencherão essa lacuna.
Há quem aposte num fiasco, enquanto outros acreditam que a cidade pode ganhar duas vezes: uma durante o carnaval, propriamente dito, e outra com o carnaval fora de época.
Duplicação
E o deputado estadual, Rasca Rodrigues, esteve em Pontal do Paraná para mostrar uma proposta para duplicação da PR 407 ao prefeito, Edgar Rossi.
O prefeito acredita que esta é a saída para os constantes congestionamentos que acontecem, especialmente na temporada de verão e feriados prolongados durante o ano.
Os moradores de Paranaguá, especialmente, dos bairros mais próximos à PR 407, também aprovam a ideia e não precisa nem perguntar. Já foram registrados muitos acidentes pela falta de opção para os pedestres.
Fechadíssimo
Enquanto isso, o prefeito de Morretes teve que entrar no seu gabinete na base da pancada.
Literalmente.
Teve que quebrar uma parede de tijolos que fechava a entrada do gabinete pela parte interna da prefeitura.
Fico por aqui.
Bom final de semana!
Bavaresco anuncia construção da quinta loja na PR 407
Paranaguá deve ganhar até setembro deste ano a quinta e maior loja da rede Bavaresco de supermercados. A novidade é que o supermercado atenderá consumidores de varejo e atacado num mesmo espaço, conceito conhecido como cash care, ou atacarejo. Além disso, haverá nove lojas associadas num espaço anexo que formará uma galeria de serviços. Alguns dos espaços já estão negociados, mas os nomes não foram divulgados. Os diretores do Bavaresco divulgaram apenas que estão negociando com empresas lotéricas, cafés, bancas de jornais, revistas e outros.
Com quatro lojas na cidade (Palmital, Roque Vernalha, Parque São João e Jardim Samambaia) a rede construirá sua quinta loja no KM 1 da PR 407 (Estrada das Praias), região do Jardim Paranaguá, em frente ao Jardim Esperança.
O anuncio foi feito na tarde desta quarta (16) pelo empresário Roberto Bavaresco, diretor-presidente da rede, e pelo gerente geral das lojas, Vicente Vilaça, durante reunião com o prefeito Mario Roque. “Vamos dar agilidade ao alvará e determinar ao setor de Urbanismo todo o apoio nos projetos de construção para que os empregos sejam gerados o mais rápido possível”.
Conforme informou Roberto Bavaresco, devem ser gerados pelo menos 150 empregos diretos quando a loja estiver pronta, mais os empregos dos operários durante a construção.
Prefeitura de Guaraqueçaba está de portas fechadas
Prefeita decretou recesso funcional durante todo o mês de janeiro
A nova prefeita, Lilian Ramos Narloch, assumiu a prefeitura de Guaraqueçaba e decretou recesso funcional até o dia 31 de janeiro.
Com isso estão suspensos os atendimentos ao público em geral, mantendo-se as atividades funcionais internas. Claro que, serviços de limpeza pública e atendimento de saúde, são exceções.
Ela justifica o ato por não ter tido um período de transição, previsto no artigo 103 da Lei Orgânica do Município.
O objetivo é prevenir responsabilidades e evitar o perecimento de direitos, prejuízos ao erário ou ao patrimônio público.
Em outras palavras, a prefeita precisa conhecer a realidade do município financeira e administrativamente. Saber quais os contratos vigentes, se há obras em andamento, o gasto com a folha de pagamento, entre outros itens para organizar a forma de trabalho que a atual administração vai adotar diante do quadro atual.
Segundo Lilian, há uma grande quantidade de empenhos, os quais ficaram para ser pagos. “Esses aspectos exigem análise e, por isso, tudo está sendo apurado com muito cuidado”, disse ela em entrevista a um jornal local.
Helicóptero do Estado faz socorro de recém-nascido no Litoral
Mais um transporte de emergência foi realizado pelo Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer), da Secretaria de Segurança Pública do Paraná. Na tarde de ontem, um bebê prematuro, de apenas um dia, foi transferido de helicóptero de Guaratuba, para Curitiba. A ação, que ocorreu por volta das 14h, contou com o apoio de policiais militares do Corpo de Bombeiros. “O pequeno paciente, com problemas intestinais, e pelo seu estado de saúde requer um hospital com complexidade maior, por isso realizamos esta transferência com urgência”, explica o major Julio Cesar Pucci dos Santos, do Graer. O capitão Davi Daniel Simão, do Corpo de Bombeiros, disse que o caso foi comunicado por policiais militares da Operação Verão e a criança foi levada ao Hospital Pequeno Príncipe. O transporte, que levaria duas horas, foi feito em 20 minutos. O bebê foi transportado em uma incubadora, com bateria, de helicóptero. “Levá-lo de ambulância se tornaria arriscado, pois a bateria poderia acabar no caminho colocando a vida da criança em risco”.
Gestantes terão curso gratuito em unidade de saúde de Paranaguá
Gestantes da Vila Guarani terão curso hoje na unidade de saúde localizada no bairro. Elas receberão diversas orientações, com cuidados com o corpo, vacinação de mãe e bebê, orientações de como cuidar do recém-nascido que vão desde a troca de fraldas, além de saber quais exames que serão necessários fazer. A previsão é que cerca de 50 mulheres participem do evento, que deve começar às 14h30.
Este é o primeiro curso desta natureza realizado na unidade. A partir de agora, a cada segunda sexta-feira do mês as grávidas terão oportunidade de receber as orientações que serão dadas pelo médico Daniel Nono e pelas enfermeiras Fernanda Ferreira Marques e Legiane Bortolli. “Faremos o atendimento das gestantes cadastradas no bairro, nas áreas de atuação do ESF (Estratégia Saúde da Família). Já enviamos o convite a elas e esperamos que participem”, explica Fernanda.
Durante o curso será oferecido um lanche às gestantes participantes e, após, sorteio de brindes arrecadados pelas enfermeiras especificamente aos bebês.
A unidade de saúde da Vila Guarani fica próxima ao terminal de ônibus do bairro, na rua Eugênio José de Souza, esquina com a rua Tupiniquim.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3420-2841.




