Governador assina convênio para construção de casas em Guaraqueçaba

Beto Richa estará hoje, em Guaraqueçaba, para assinar convênio que garantirá casas para pescadores e anuncia R$ 30 milhões em investimentos no município

Pro-Tork-Beto-RichaO governador Beto Richa assina hoje, em Guaraqueçaba, o primeiro convênio para construção de 30 casas para pescadores no município. Richa também assina a ordem de serviço para a contratação de outras 24 moradias urbanas e anuncia o início do projeto de construção de nove unidades habitacionais para a comunidade indígena. Os investimentos em habitação no município superam R$ 1,8 milhão.
Além disso, o governador anuncia mais de R$30 milhões em investimentos nas áreas de infraestrutura, educação, energia e desenvolvimento social.
Os investimentos serão feitos na  construção de 22 quilômetros de cabos de energia subaquática que vão conectar Guaraqueçaba às Ilhas das Peças, Superagui e Mel, com investimento de R$ 26 milhões; na implantação de uma rede de energia solar para 369 famílias que vivem em comunidades de Guaraqueçaba e Ilha do Mel; ainda na inclusão de Guaraqueçaba no programa Família Paranaense; na autorização de reforma e mudança da rede elétrica no Colégio Estadual de Tagaçaba Porto da Linha, com investimento de R$ 120 mil e, também no processo de licitação para estudos de impacto ambiental visando a pavimentação de 76,6 km da PR 405 – entre Cacatu e Guaraqueçaba.

Solenidade está marcada para às 11h.

tn_600_580_GUARAQUECABA

 

Prefeitura de Pontal do Paraná divulga descontos e prazos do IPTU

O índice de reajuste de IPTU em Pontal do Paraná para este ano ficou em 7,72%

3.2-prefeituraContribuinte de Pontal do Paraná terá 15% no pagamento à vista de IPTU e ainda há a opção de dividir em 10 vezes o valor do imóvel.
O contribuinte de Pontal do Paraná já pode passar no prédio da prefeitura e pegar seu carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
O índice de reajuste de IPTU em Pontal do Paraná para este ano ficou em 7,72%, seguindo o índice geral de preços do mercado (IGPM). Segundo o departamento de finanças do município, o vencimento do carnê, tanto para pagamento à vista, como parcelado é dia 15 de fevereiro.
O contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá um desconto de 15% de desconto. Para o contribuinte que não mora em Pontal do Paraná, os carnês serão postados pelos Correios hoje.
Quem fizer a opção do parcelamento, poderá dividir em até 10 vezes com parcela mínima de 70,00.
Serviço
O atendimento da prefeitura de Pontal do Paraná á das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Chuva atrasa obras emergenciais no Porto de Paranaguá

Cerca de 90% dos reparos necessários no Porto de Paranaguá já foram concluídos nas áreas atingidas por um temporal no final de dezembro de 2012. Apesar disso, as obras estão atrasadas por causa do excesso de chuvas no Litoral do Paraná, segundo a Administração dos Portos (Appa).
A previsão da Appa era que as obras emergenciais, que fariam os reparos em áreas como o Silão e a Moega, que foram destelhados por causa do vendaval que ocorreu no dia 26 de dezembro, terminassem no início desta semana. Agora, segundo a Appa, a nova previsão é de que os reparos terminem nos próximos sete dias.
Com as obras emergenciais completadas, segundo a Appa não haverá mais risco de perda de produtos com a chegada da produção ao Porto de Paranaguá. Os trabalhos são realizados em setores considerados essenciais para o armazenamento e transporte de carga.
A próxima fase de reparos para recuperar as áreas atingidas pelo temporal será licitada. A Appa depende da burocracia do Estado para saber qual será o orçamento da obra, que vai incluir trabalhos no novo prédio administrativo, no pátio do porto e no antigo prédio da administração. Não há previsão para lançamento do edital.
O temporal do final do ano de 2012 trouxe fortes ventos para o Porto e vários setores ficaram danificados, com o destelhamento de galpões.

Prefeitos do Litoral discutem sobre Cislipa e Samu

Consórcio pode ser extinto, mas população questiona como ficam os serviços do SAMU

Prefeitos estiveram reunidos e ainda não chegaram a um consenso

Prefeitos estiveram reunidos e ainda não chegaram a um consenso

“Tudo o que nós pudermos fazer para salvar uma vida é pouco e temos que entender que o dinheiro público é pouco, e deve ser bem aplicado”, disse o prefeito de Morretes durante a reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral, Hélder Teófilo dos Santos.
A reunião aconteceu na última quarta-feira. O Consórcio é formado pelos sete prefeitos do Litoral que, aliás, não conseguiram chegar a um consenso sobre o futuro do próprio Cislipa e da presidência do consórcio.
O prefeito de Paranaguá, Mário Roque, disse que os prefeitos não conseguiram chegar a um consenso porque a situação é complexa.
A reunião se baseou sobre o funcionamento da Central de Regulação de Urgência e Emergência, o SAMU que existe nos sete municípios do litoral desde o mês de julho de 2012 e dá suporte através de ambulâncias e uma rede de profissionais especializados neste tipo de atendimento de saúde.  A rede está passando por dificuldades e uma nova reunião será marcada para novas definições. Segundo a secretária municipal de saúde de Pontal do Paraná, Sandra Machado, os problemas enfrentados pelo consórcio serão novamente conversados e cada prefeito e secretário vai apresentar uma proposta para melhorar a qualidade do serviço oferecido à população. “Temos que pensar sempre em salvar vidas e melhorar a qualidade da saúde e oferecer sempre um melhor serviço”.

3.1-DSC_0006
O prefeito de Paranaguá lembrou que a cidade polo tem os maiores encargos assumidos no processo. “Caso Paranaguá pare, os outros municípios não terão condições de continuar”. Na próxima terça-feira, dia 22, nova reunião acontecerá para definir a situação.
Até lá, os prefeitos devem buscar orientação dos departamentos jurídicos. Mário Roque disse que Paranaguá continuará com atendimento do SAMU, mas acredita que deve rever a participação da cidade no Consórcio.

Morretes: prefeito novo teve que quebrar parede para ter acesso ao gabinete

Parede fechava acesso ao gabinete do prefeito pela parte interna da prefeitura“A situação em que encontramos a Prefeitura é no mínimo vergonhosa, pois até o gabinete do Prefeito estava fechado com uma parede de tijolos isolando a porta e bloqueando totalmente o acesso à sala pela parte interna da Prefeitura”, disse Helder Teófilo dos Santos.

Desde que assumiu, o prefeito passou por todas as secretarias para conhecer a situação. Na secretaria de obras encontrou ambulâncias, ônibus e automóveis, que eram para estar servindo à população, viraram dezenas de sucatas, jogadas no pátio. “Alguns deles, precisavam apenas de pequenos reparos e foram abandonados”, destacou o prefeito.

O prefeito informa que estão sendo tomadas todas as providências para cada situação e que a Prefeitura voltará a atender dignamente “Já reabrimos o gabinete, estamos trabalhando muito e concentrando esforços neste início de gestão. Vamos solucionar cada problema que encontramos, peço apenas um pouco de paciência a todos, porque na nossa gestão, a Prefeitura vai atender dignamente e com qualidade cada cidadão. Vamos colocar em ordem a Prefeitura”, finalizou o prefeito de Morretes, Helder Teófilo dos Santos que pela terceira vez exerce o cargo de prefeito da cidade.

 

Prefeito de Morretes avalia situação do município

Helder Teófilo dos Santos foi empossado no dia 1º de janeiro e para saber a situação do município, já na manhã do dia 2, reuniu o novo secretariado municipal e determinou uma avaliação completa na Prefeitura, pois a administração anterior não permitiu que fosse feita transição de governo no município.

 Prefeito reunido com secretários

Prefeito reunido com secretários

Durante a primeira reunião o prefeito pediu uma avaliação completa, com relatório e fotografias, da situação de cada uma das secretarias municipais e em todos os prédios de atendimento público, como unidades básicas de saúde e escolas. Helder, também solicitou levantamento da situação financeira e da frota de veículos do município.

Matagal envolve sucata de ambulância que foi abandonada no pátio da Secretaria de Obras de Morretes

Matagal envolve sucata de ambulância. Sucatas de veículos tornam-se problemas para todas as administrações. Recente história de Paranaguá, mostra que uma das soluções é o leilão de peças

Com 15 dias à frente do Executivo municipal, o atual prefeito define como vergonhosa e lamentável a situação em que encontrou a Prefeitura. “Encontramos problemas como no aterro sanitário, aonde o lixo não vinha sendo coberto há semanas devido problemas no trator de esteira; no Centro de Eventos está com o sistema elétrico danificado, pois cabos de energia foram arrancados e também não estavam sendo feitas a manutenção e a limpeza do prédio. Na Secretaria de Saúde, encontramos uma sala de consulta mofada, com infiltrações e goteiras. Na educação, os servidores trabalhando sem microcomputadores e o ambiente de trabalho também é precário, como em todas as outras secretarias”, disse Helder.

Vigilantes de Paranaguá ameaçam fazer greve

O piso salarial de um vigilante é de R$ 1.140 e os trabalhadores dizem que se, até o dia 1o de fevereiro- a data base da classe- não houver o aumento do salário, será decretada a greve. A categoria reivindica um reajuste salarial de 30% referente ao adicional de periculosidade.
E já houve um reajuste salarial da classe que foi sancionado no dia  08 de dezembro de 2012 pela Presidente, Dilma Roussef, mas já faz uma década que os vigilantes lutam por esse direito.
“Nós reinvindicávamos há 10 anos que essa lei fosse sancionada. E agora que isso aconteceu, os patrões ignoraram a lei e não estão aplicando. A classe entende que tem direitos e deveres e o patrão só quer arrecadar pela ganância de algumas empresas”, disse o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Paranaguá, Edson Davi Coelho.
Para o vigilante, João Rodrigues, o reajuste viria em boa hora. “Faz tempo que a gente tá esperando e é um direito nosso e vai ajudar muitos vigilantes. Vai ajudar muito o nosso orçamento”, destacou.

Começou a dragagem no Porto de Antonina

IMG_3767Já está em Antonina a draga que irá realizar os trabalhos do segundo lote da dragagem dos pontos críticos do Canal da Galheta. Também chinesa e com capacidade de cisterna para cinco mil metros cúbicos, o equipamento irá dragar o trecho que compreende o canal de acesso até o Porto de Antonina. O lote dois prevê a retirada de 1 milhão de metros cúbicos de resíduos num período estimado de cinco meses de trabalho.
“Com a dragagem do canal de acesso ao Porto de Antonina vamos conseguir ampliar a profundidade no local que deverá ser superior a 8 metros, melhorando consideravelmente as condições de navegação em Antonina”, explica o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) já concluiu o primeiro trecho da dragagem dos pontos críticos do Canal da Galheta, que compreende o trecho desde a entrada do canal até o Porto de Paranaguá. Os trabalhos, que tiveram início em julho do ano passado, concentraram-se em diferentes pontos do canal onde o assoreamento é mais intenso, devolvendo o traçado original da Galheta, com 15 metros de profundidade e 200 metros de largura.
No ponto onde há o registro de assoreamento mais constante, foi realizado um trabalho que ampliou a sobrelargura do canal. São 1.650 metros que passaram de 200 para 225 metros de largura. “Estamos cumprindo a determinação do governador Beto Richa de oferecer aos usuários maior segurança na navegação e permitir que o Porto seja mais competitivo. A conclusão desta primeira etapa dos trabalhos já apresentou resultados como a ampliação do tamanho dos navios que podem trafegar em Paranaguá. E com a dragagem em Antonina, estamos cumprindo o compromisso do governador com Antonina, que há 15 anos não recebia uma obra de dragagem”, destacou Dividino.
A batimetria final dos trabalhos mostrou que, nesta primeira fase da dragagem, foram retirados do canal cerca 2,7 milhões de metros cúbicos de sedimentos. A draga chinesa que realizou os trabalhos já deixou o Porto de Paranaguá.
A dragagem dos pontos críticos do Canal da Galheta tem custo total de R$ 37 milhões e está sendo paga com recursos próprios da Appa.

Novos secretários foram nomeados em Paranaguá

3.3-arquivo_2396O prefeito de Paranaguá começou a nova gestão com secretários acumulando funções e algumas pastas sem titular ou interino.
É o caso de secretarias como da Assistência Social e Agricultura.
Recentemente foi confirmado o nome de Marilene Zilse como a nova secretária Municipal de Assistência  Social. Ela é assistente social, por formação profissional e deve dar atenção a questões como o cuidado com as casas lares onde há meninos e meninas em situação de risco abrigados.
Por meio da pasta, a prefeitura também mantém convênios com entidades assistenciais da cidade.
Lis Gracieli Alberti foi nomeada como coordenadora da Unidade de Gerenciamento do Programa que atua diretamente nas obras autorizadas com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Na Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, foi confirmado o nome de Cíntia dos Santos que ocupou a pasta da Ilha dos Valadares na administração anterior. A servidora Jussimara Nascimento Fanini assumiu, interinamente, a Controladoria.
Ainda não foi publicado decreto, mas informações extra oficiais dão conta que Silviani da Silva deixou a Controladoria para assumir a Secretaria da Fazenda.