Câmara de Guaratuba quer mais esclarecimentos sobre o Serviço de Inspeção Municipal

cmg28072014a-siteA Comissão de Justiça e Redação (CJR) da Câmara vai solicitar esclarecimentos à Prefeitura sobre a implantação do Serviço de Inspeção Municipal de Guaratuba (SIM).

O objetivo é discutir as exigências e os prazos para adaptação das salgas – empresas que manipulam pescados e que, na maioria, são de pequeno porte.

O projeto de lei do Executivo que cria o SIM (PL nº 1.352) teve a votação suspensa na sessão do dia 21 por um pedido de vistas do vereador Itamar Junior. O vereador devolveu-o nesta segunda-feira (28), acompanhado de um requerimento para ouvir os técnicos da Prefeitura. Com nove assinaturas, o pedido nem precisou ser votado. O presidente da Câmara, Mordecai Magalhães de Oliveira, encaminhou o assunto para a CJR com o pedido de que todos os vereadores fossem informados da reunião com os técnicos.

A criação do SIM regulamenta diversas atividades que manipulam produtos de origem animal, sobretudo as relacionadas à pesca, como as salgas. A inspeção e o selo municipal buscam assegurar as boas condições sanitárias e proporcionar mais oportunidades de negócios para as empresas. A preocupação dos vereadores é com as despesas e os prazos para elas se adequarem às novas exigências.

Outro vereador a ocupar a Tribuna foi Artur Santos, que defendeu a votação de seu projeto de lei que institui eleição direta de diretores de escolas municipais e centros municipais de educação infantil. O vereador também disse que vai cobrar explicações sobre a recolocação das boias na entrada da baía, que foram retiradas para manutenção, sobre seu requerimento que pede a garantia oferecida pelas empresas que fizeram os mais de 30 quilômetros de asfalto entre 2008 e 2011.

Festival de Turismo do Litoral acontecerá em Pontal do Paraná

Quarta edição do Festival do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná será no fim de agosto em Pontal do Paraná

 Empresários, moradores, veranistas e interessados no Litoral do Paraná vão discutir quais as formas de tornar a região mais atrativa – não só para turistas, mas também para investidores. O 4º Festival de Turismo do Litoral do Paraná será realizado entre os dias 21 e 23 de agosto, na Associação Banestado de Praia de Leste, em Pontal do Paraná. A escolha do município segue um rodízio – o primeiro foi em Morretes, depois em Paranaguá e no ano passado em Matinhos.

O evento vai apresentar diversas ferramentas de desenvolvimento econômico, social e ambiental através do turismo na região. Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral), Adalto Mendes Luders, o festival pretende reunir em um único espaço todas as informações que o empreendedor precisa para desenvolver seu negócio no Litoral do Paraná.

Entre as novidades do Festival estão a Feira de Imóveis, em que imobiliárias e construtoras farão compra, venda e locação de espaços; a Arena Sabores do Litoral, que vai apresentar seis chefs de cozinha com o melhor da gastronomia local; o Fórum do Turismo Sustentável, com palestras sobre o aproveitamento do turismo náutico e das unidades de conservação; e outras atrações que ainda estão sendo mantidas em sigilo pelos organizadores.

A programação ainda conta com a Mostra Aromas e Olhares que promove o artesanato regional, o Encontro de Negócios Sebrae com orientações para investidores em potencial, a entrega do prêmio Ser Caiçara a autoridades e personalidades que trabalham em prol do desenvolvimento do Litoral do Paraná, além de apresentações culturais e artísticas.

O 4º Festival de Turismo do Litoral do Paraná é uma realização da Adetur Litoral e tem o patrocínio de Ecovia, Senac, Sebrae, Fecomércio, Fomento Paraná, além do apoio da Secretaria de Estado do Turismo, Associação Banestado e Isulpar.

Maré de Justiça faz balanço positivo de atendimentos no Litoral

DSC_0044Depois de três dias percorrendo o Litoral Paranaense, a Maré de Justiça encerrou no sábado, dia 26, contabilizando cerca de mil atendimentos a pescadores e seus familiares. A ação passou por Superagüi, Guaraqueçaba, Ilha das Peças, Ilha Rasa, Paranaguá e Antonina, levando esclarecimentos sobre os processos movidos contra a Petrobrás por danos ambientais. O foco da ação é evitar que famílias sejam lesadas no recebimento do saldo remanescente das indenizações, ampliando o nível de informação e segurança dos pescadores.

Recentes prisões de advogados, a morosidade da Justiça na liberação dos pagamentos de indenizações e a mudança de instituição financeira responsável pela administração das contas judiciais reforça a preocupação dos pescadores. Muitos deles chegaram aos postos de atendimento acreditando que o dinheiro sumiu de suas contas e exibem extratos bancários com expressões como “pago” e “valor indisponível”.

“Em uma ação como essa, que se desenvolve há 13 anos, são muitos os fatores que geram confusão, a principal é a falta de conhecimento jurídico, que deve ser prestada pelos profissionais. Mas quando se soma a ação de estelionatários, querendo se aproveitar destes pescadores e tendo amplo acesso às comunidades pesqueiras, os danos são difíceis de serem contidos”, afirma o advogado Heroldes Bahr Neto, sócio do Bahr, Neves e Mello Advogados Associados.

Lançado edital de estudo para faixa de infraestrutura no Litoral

Foto ilustrativa

Foto ilustrativa

Foi aberto na última quinta-feira (17) o edital de licitação para a elaboração do estudo de impacto ambiental da nova faixa de infraestrutura entre a PR 407 e Pontal do Sul, no Litoral do Estado. A faixa de infraestrutura vai orientar os futuros projetos executivos para a construção de rodovia duplicada, nova ferrovia entre Maracaju /Paranaguá/ Pontal do Paraná e das implantações das redes de elétrica e de gás, além de drenagem e saneamento.

O edital pode ser retirado no site www.compras.pr.gov.br. Com a elaboração do relatório e a conclusão dos estudos, o DER fará audiências com a população local. Somente depois dessa etapa e da aprovação pelo Instituto ambiental do Paraná, o Estado começará o projeto executivo da nova rodovia duplicada e também da urbanização da atual rodovia PR-412.

FAIXA DE INFRAESTRUTURA – A nova faixa de infraestrutura terá 23,2 quilômetros de comprimento, entre o entroncamento da PR 407 (Alexandra-Matinhos) e Ponta do Poço, em Pontal do Paraná.

A faixa terá cerca de 220 metros de largura, ficando entre a área de proteção ambiental e o antigo canal da Suderhsa. Dentro da faixa, que protegerá também as áreas de preservação da mata atlântica da região litorânea, serão construídas a nova rodovia, um ramal ferroviário, gasoduto, rede elétrica, o canal de drenagem e redes de saneamento.

RODOVIA – A nova rodovia será construída cerca de dois quilômetros antes do atual traçado da PR 412, que atualmente dá acessos aos balneários entre Praia de Leste e Pontal do Sul. A estrada será duplicada com quatro faixas e prevê a construção de quatro conectoras, que vão dar acesso aos balneários, evitando a entrada por Praia de Leste.

Vereadores de Guaratuba cancelam recesso para aprovar reajuste dos professores

cmg-07072014b-siteOs vereadores de Guaratuba aprovaram no início desta semana, em segunda votação, o reajuste de 8,32% para os professores municipais. O aumento é retroativo ao mês de junho e equivale ao reajuste do piso nacional da educação básica que foi estendido a toda categoria.

A votação aconteceu em sessão extraordinária para dar tempo da prefeita Evani Justus sancionar e publicar a lei.

A segunda votação acabou na prática com o recesso de junho. Na reforma do Regimento Interno realizada em 2013 e que entrou em vigor no dia 1º de janeiro, os vereadores reduziram os recessos em 51 dias. Anteriormente, as sessões ordinárias aconteciam de 1º de março a 30 de junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro. A partir este ano, elas acontecem de 1º de fevereiro a 7 de julho e de 20 de julho a 20 de dezembro.

A Câmara volta a se reunir em sessão ordinária na próxima segunda-feira, dia 21, a partir das 20h.

Ibama realiza audiência pública sobre atividade de escoamento de petróleo no Litoral

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama está fazendo circular convite para audiência pública sobre atividade de produção e escoamento de petróleo e gás natural no pólo pré-sal da Bacia de Santos.

O empreendedor é a Petrobrás e a audiência pública vai acontecer no dia 19 de julho, às 14h, no Ginásio de Esportes Governador José Richa, em Guaratuba.

Haverá transporte gratuito. Informações pelo telefone 0800 77 00 112 ou comunica.uobs@petrobras.com.br.

O Ginásio de Esportes fica na rua José Nicolau Abagge, 1300, bairro Cohapar.

União de pequenas empresas fortalece turismo no Litoral

Sebrae/PR apoia redes empresariais para promover desenvolvimento coletivo; iniciativa na Ilha do Mel estimula associações em Paranaguá e Matinhos

 A união faz a força, a união faz a diferença. A citação bíblica que virou ditado popular transformou-se em uma prática comum para diversos empresários de micro e pequenas empresas instalados no litoral do Paraná. Com incentivo e apoio do Sebrae/PR, empreendedores do setor de turismo decidiram unir-se por meio de redes empresariais em busca da conquista de objetivos comuns e da melhoria da gestão e desempenho de seus negócios.

Até o momento, são quatro redes empresariais em operação, duas na Ilha do Mel, em Encantadas e Brasília; e outras duas organizadas mais recentemente, em Paranaguá e em Matinhos. Juntas, as quatro redes empresariais que constroem uma nova ‘página’ na história no empreendedorismo do litoral paranaense reúnem aproximadamente 40 empreendimentos, dentre hotéis, pousadas, restaurantes e meios de hospedagem.

“A forma mais simples de descrever uma rede empresarial é defini-la como um grupo que faz trabalhos em conjunto porque tem demandas em comum. São empreendedores que buscam o desenvolvimento de forma coletiva. Isto é, todas as empresas têm particularidades fundamentais para seu sucesso, mas também dependem de um sistema em comum para prosperar ainda mais”, explica o consultor do Sebrae/PR, Gilberto Keserle.

Número de candidatos em Paranaguá está como número de gols da Alemanha: só aumenta!

56226.86628-Entrevista-de-empregoNa quarta-feira, o DC e o Blog da Luciane divulgaram uma lista de candidatos onde figuravam nove candidatos a deputado estadual e dois a deputado federal. Numa lista de centenas de nomes, ficaram de fora, inicialmente, dois candidatos, sendo um a deputado federal e outro a estadual.

Acontece que a cada dia, e esperamos que agora pare, o número de candidatos de Paranaguá está aumentando tal qual o número de gols da Alemanha sobre o Brasil na última terça-feira!

Pois é, também não são 16 os nomes com candidatura registrada no Tribunal Regional Eleitoral como anunciado em jornal local. O número já aumentou para 18, pois mais dois nomes foram lembrados nas últimas horas.

Aliás, estes dois nomes são de mulheres. Trata-se de Gisele Libório, de Paranaguá, e candidata pelo PDT a deputada federal e Shirley Marodim, também candidata a deputada federal, mas pelo PSB.

Ainda não divulgados pelo Blog ainda constam os nomes do Pastor Elias e Luizinho Felix, ambos candidatos a deputado estadual e ambos pelo PEN, e da candidata a deputada federal pelo PSB, Maria Cirleide da Silva.

Então são 12 candidatos a deputado estadual e 6 candidatos a deputado federal. São, portanto, 18 candidatos locais. Sem contar com os nomes dos candidatos dos municípios vizinhos que também queremos divulgar.

E durma com um barulho desses!

Cilo Coelho e Edu também são candidatos

10540410_532928453495632_2424124584021326662_nAnalisando a relação divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) candidatos também devem constar da lista de Paranaguá.

São eles o empresário Marcelino Coelho, mais conhecido como Cilo Coelho que está no PSD e teve sua candidatura registrada com o número 55510 para deputado estadual e o vereador Edu com o número 4588, pelo PSDB, a deputado federal.

Com estes dois nomes e a lista anteriormente divulgada pelo jornal Diário do Comércio e Blog da Luciane, temos 10 candidatos a deputado estadual e 3 candidatos a deputado federal.

Ainda temos o deputado Ângelo Vanhoni (PT), atual deputado federal, que é parnanguara de nascença, mas tem seu currículo político desenvolvimento na capital paranaense onde foi vereador e até candidato a prefeito de Curitiba. Nunca foi candidato a vereador em Paranaguá, por isso, não constamos seu nome nesta lista específica da cidade.

Câmara aprova reajuste para os professores em regime de urgência

cmg-07072014b-siteOs vereadores aprovaram, em primeira votação, na última segunda-feira (7), o reajuste do piso nacional da educação básica, de 8,32% para todos os professores de Guaratuba.

O projeto de lei que concede reajuste aos professores municipais (PL 1.358) foi assinado e entregue pela prefeita Evani Justus no mesmo dia, em reunião realizada com os professores no auditório da prefeitura. Os 13 vereadores participaram do encontro.

Na ocasião, o presidente da Câmara, Mordecai Magalhães de Oliveira, explicou que devido ao pedido de urgência da prefeita e ao reconhecimento pelos vereadores na importância de aprovar o reajuste, a tramitação seria agilizada.

Na sessão realizada à noite, foram dispensados os interstícios (prazos) de tramitação e o Plenário  substituiu as comissões de análise do projeto. Desta forma, a proposta pode ser colocada em votação e aprovada em primeiro turno por unanimidade.

A segunda votação vai acontecer durante o período destinado ao recesso de julho, em sessão extraordinária marcada para a segunda-feira (14), às 10h. A Câmara encerra o recesso oficial no dia 21 de julho, não tendo deixado de realizar sessão em nenhuma semana.