Ilha do Mel também tem Festa da Tainha até o dia 20

Programação tem prato típico e atrações culturais diversas

A Festa da Tainha, tradicional no centro de Paranaguá, também acontece na Ilha do Mel. Por lá, os festejos começaram na sexta-feira (4), em Nova Brasília, e vão até 20 de julho. Partindo de Paranaguá, há barcos diariamente saindo às 9h30 e 15h30 no Ponto de Embarque da Ilha do Mel ao preço de R$ 35 (ida e volta).

A 20ª Festa da Tainha da Ilha do Mel terá, na programação, a famosa Tainha recheada – além de variações em seu preparo – e muitas apresentações culturais, além de bingo, forró e um concurso que vai escolher a Rainha da Festa.

Nos dias 12 e 19 de julho, quem vai animar os presentes é a dupla Kauã e Rafael tocando sertanejo universitário. Para os esportistas, no dia 12 acontece a 1ª Travessia Stand Up Paddle de Brasília a Encantadas. A competição acontece nas categorias Corrida e Passeio e há premiação aos vencedores.

No dia 20, para encerrar as festividades, acontece um grande churrasco e baile de Fandango.

A festa tem o apoio da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur).

Porto de Antonina já pode receber navios com maior calado

normal_IMG_0515Uma nova ordem de serviço, publicada esta semana pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), divulga aumento na profundidade para as operações portuárias em Antonina. A partir de agora, os navios podem atracar com 7,80m de profundidade, 30 centímetros a mais do que era permitido.

“Na prática isso significa que cada embarcação poderá carregar cerca de 1.500 toneladas a mais de produto. Isso garante mais competitividade do Porto de Antonina e permitirá maior movimentação de mercadorias pelo nosso porto”, explica o diretor Luis Carlos de Souza.

O aumento da profundidade foi obtido com anuência da autoridade marítima responsável.
Outra medida anunciada pela mesma Ordem de Serviço é o aumento do comprimento dos navios permitidos na área de fundeio número três, que também atende o Porto de Antonina. Agora navios com até 200 metros de comprimento podem chegar até a bacia de evolução. Antes, o limite era para embarcações de até 180 metros.

Universidade Estadual do Paraná abre concurso para professor efetivo

Seis vagas estão sendo abertas em Paranaguá

Estão abertas, até o dia 2 de agosto, as inscrições para o concurso público para professor efetivo da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). São 22 vagas em diversas áreas para as cidades de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá e Paranavaí.

As inscrições devem ser feitas pelo site da Unespar www.unespar.edu.br. Será gerado o boleto no valor de R$ 150,00 que deve ser pago, no máximo, até o dia 4 de agosto de 2014. Para pedir a isenção do pagamento da respectiva taxa de inscrição, o candidato deverá preencher o Requerimento de Isenção, que consta no site da Unespar, até o dia 9 de julho de 2014.

Serão dois dias de provas, a escrita no dia 1º de setembro e a didática no dia 2 de setembro.

O candidato que precisar de atendimento especial para a realização das Provas, pode solicitá-lo, desde que justificada sua necessidade mediante requerimento específico constante no site www.unespar.edu.br e apresentação de laudo médico.

Para o regime de 40 horas semanais os vencimentos variam de R$ 2.469,80 para professor auxiliar graduado à R$ 6.246,03 para professor adjunto doutor.

Informações sobre o conteúdo do edital, procedimentos e resultados das provas serão fornecidas, exclusivamente, pelo e-mail cpps@unespar.edu.br.

O edital completo está disponível no site www.unespar.edu.br.

Paranaguá (1 vaga para cada área)

Área: Administração / Administração de Empresas

Área: Métodos e Técnicas de Ensino / Metodologia das áreas do conhecimento da educação infantil e anos iniciais.

Área: Educação / Fundamentos da Educação.

Área: História / Metodologia do Ensino de História.

Área: História / História do Brasil.

Área: Linguística, Letras e Artes / Linguística.

Marcelo Elísio tem candidatura confirmada como deputado estadual. Ele é de Pontal do Paraná

10531028_1449208445332819_675580590_nA candidatura do jovem político, Marcelo Elísio, foi confirmada nas convenções partidárias. Ele é de Pontal do Paraná e disputará uma cadeira na Assembleia Legislativa pelo PCdoB.

Elísio liderou algumas manifestações em Pontal do Paraná, com maior ênfase no transporte e segurança.

10529583_1449208448666152_724037966_nEle é presidente da Associação dos Moradores de Pontal do Paraná (AMPP),  secretário de Formação da UJS Paraná, colunista do Jornal Voz do Litoral, Folha de Paranaguá e correspondente da Massa FM Litoral.

Em Pontal foi chefe do departamento de Cultura e também Diretor do departamento da Juventude na gestão anterior.

Em contato com o Blog da Luciane, ele confirmou que pretende “levantar as bandeiras do povo do Litoral com sua campanha nos 7 municípios da região e algumas pautas localizadas no interior do estado”.

As fotos foram tiradas na noite do lançamento das candidaturas por Lula e Dilma.

Viaduto de Morretes já executa 60% das obras

OAs obras para construção do novo viaduto de Morretes (BR-277), no Litoral do Estado, já estão com 60% dos serviços concluídos. As equipes já concluíram a terraplenagem, fundação e base das pistas das marginais. O novo viaduto é construído no trevo de acesso ao município, no km 29. A previsão é que as obras sejam concluídas em outubro de 2014, um mês antes do prazo estabelecido no cronograma inicial.

O novo viaduto oferecerá mais segurança e tranquilidade aos usuários da região. “Muitos acidentes são registrados no local. Por isso e para agilizar o fluxo, o Governo do Paraná, em negociação com a concessionária, antecipou a construção da obra, que estava prevista para iniciar somente em 2017”, disse o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. Na alta temporada, cerca de 30 mil veículos passam pelo local diariamente.

Atualmente, as equipes trabalham na construção dos pilares de sustentação do viaduto, na montagem das placas de concreto das paredes laterais e no aterro. Além do viaduto, também serão construídas duas vias marginais (uma no sentido Curitiba e a outra no sentido Paranaguá) e trincheiras sob as pistas. O investimento nestas obras é de mais de R$ 16 milhões.

Câmara aprova reajuste dos servidores efetivos de Guaratuba

A Câmara Municipal de Guaratuba aprovou nesta segunda-feira (30), por unanimidade e em segunda votação, o reajuste de 5,385% para os servidores efetivos da Prefeitura (PL 1.357) e do Legislativo (PL 570).

Proposições – Também foram aprovados proposições dos vereadores solicitando à prefeitura obras e serviços como patrolamento e nivelamento e reparos de ruas, limpeza de valetas, colocação de lombadas e alargamento de ponte. Três requerimentos solicitam cópias de documentos do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Artur Santos) e dos contratos das empresas Guaraterra e Brifort (ambos do vereador Fabio Chaves).

O presidente da Câmara, Mordecai Magalhães de Oliveira, e os vereadores Ana Maria Correia e Fabio Chaves destacaram que a Câmara espera o envio do reajuste salarial dos professores.

Licenciamento – Oliveira comentou a autorização pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente para Guaratuba fazer o licenciamento ambiental em substituição ao IAP. Apenas 12 municípios do Paraná receberam a autorização.

Próximas sessões – O presidente marcou sessão extraordinária para a próxima sexta-feira (4), às 10h, e a última sessão antes do recesso de julho para a segunda-feira (7).

Cislipa retifica teste seletivo com vagas para o SAMU

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa), composto por sete cidades (Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná), retificou o teste seletivo 002/2014 com vagas para o SAMU. 

A seleção visa à contratação de 14 vagas e formação de cadastro reserva junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 

Os interessados devem se inscrever entre os dias 30 de junho a 4 de julho de 2014, na Subsede Administrativa do Consórcio (rua Noêmio Gabriel Sima, nº. 138, prédio do Provopar, Praia de Leste, Pontal do Paraná). Não há taxas. 

Podem participar da seletiva candidatos com ensino médio e superior. O certame oferece oportunidades nos cargos de Condutor de Veículo de Emergência, Rádio-operador, Técnico Auxiliar de Regulação Médica, Técnico de Enfermagem, Técnico de Informática, Enfermeiro e Farmacêutico. 

Os profissionais irão atuar em regime de 20, 36 e 44 horas semanais, com remunerações que variam de R$ 915,00 a R$ 1.800,00. 

Prova 

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, eliminatórias e classificatórias, na data provável de 10 de julho de 2014. O teste seletivo terá validade de um ano, com possibilidade de ser prorrogado.

Fonte: Bonde

Equipes do DER começam obras de drenagem no morro de Antonina

OBRAS RECUPERAÇÃO DE TALUDEAs equipes contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) estão colocando manilhas e recompondo o morro na Rua Leovegildo de Freitas, no Centro de Antonina. A obra está recuperando o morro, que desabou por causa de chuvas, e vai permitir a construção do talude, evitando futuros desmoronamentos no local.

A previsão é que a obra fique pronta em setembro de 2014. A recuperação do morro é uma parceria entre governo estadual, governo federal e a prefeitura do município. O investimento é de R$ 1,6 milhão.

PONTES – Também no Litoral, o Governo do Paraná está finalizando a reconstrução de 6 pontes localizadas nos municípios de Guaratuba, Morretes e Paranaguá. As pontes foram destruídas após fortes chuvas na região. Atualmente, as equipes contratadas pelo DER-PR estão concretando e finalizando os aterros das obras.

Começam as obras do aterro da ponte da Estrada da Graciosa

OBRAS ESTRADA DA GRACIOSAAs equipes contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) deram início nesta quarta-feira (25) ao aterro da ponte da Estrada da Graciosa. Além disso, foi finalizada a colocação e concretagem das 36 vigas que sustentarão a ponte. O DER-PR estima que, caso não chova novamente na região, as lajes da obra sejam concretadas até o fim da próxima semana. Após isso, a passagem de veículos em meia pista será liberada.

As fortes chuvas das últimas semanas atrapalharam e atrasaram o andamento da obra. “Mesmo assim as equipes não pararam os serviços. Além das vigas, já estão prontos os pilares e lajotas. E as equipes trabalham agora no aterro e na armação das vigas”, explica o superintendente da regional Leste do DER-PR, Gilberto Loyola.

Após a conclusão do aterro e armação das vigas, as equipes vão começar a concretar e montar as lajes da ponte. “Concluída toda a concretagem, serão necessários cinco dias para que o local seque. Depois disso, a meia pista será liberada”, disse Loyola. Para manter as características originais da Estrada da Graciosa, a ponte será coberta com paralelepípedos.

Ao todo foram construídos 16 pilares, 36 vigas, de 10 metros cada, e lajotas para sustentar a nova travessia. Para acelerar o processo, as equipes trabalham no próprio local onde houve o desabamento da rodovia.

CONCLUSÃO – A previsão é que a restauração total da estrada seja concluída até setembro. A estimativa de investimento é de R$ 5 milhões em projetos e obras. Além da ação emergencial, as equipes estudam a colocação de muros nas encostas do quilômetro 12, onde ocorreu desabamento da barreira, e obras complementares. Os muros vão evitar que as pedras do morro desabem novamente e sustentar o sistema de drenagem.

Manifestação na PR 407 fechou a rodovia nos dois sentidos em pleno retorno do feriado

O retorno do feriado foi marcado por uma manifestação de moradores dos bairros do Jardim Esperança, Vila Garcia e outros bairros próximos que bloquearam a PR 407 no km 5.

A manifestação durou quase uma hora durante este domingo, dia 22. A assessoria de imprensa da concessionária responsável pelo trecho não soube informar o motivo do protesto, mas a suspeita é que ele tenha sido causado por um atropelamento de uma criança na última quinta-feira (19) na região.

A manifestação bloqueou os dois sentidos no meio da tarde.

Retorno do litoral

Os motoristas que retornaram para Curitiba no domingo enfrentaram fluxo alto. A previsão da concessionária responsável é que mais de 15 mil veículos estariam retornando do Litoral para a capital.