Começam obras para permitir passagem na Estrada da Graciosa

normal_DSCN4121Começou nesta quarta-feira (23) a concretagem das vigas de sustentação da ponte que vai permitir a passagem, em meia pista, de veículos na Estrada da Graciosa. As equipes contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) estão construindo as vigas no próprio local onde houve o desabamento da rodovia e também concluindo a sondagem do solo das cabeceiras, que sustentará a ponte.

Sebrae realiza cursos de capacitação em Paranaguá e em Morretes

aula“Minha ideia é um bom negócio?” é tema de capacitação em Paranaguá

O Sebrae/PR promove no dia 23 de abril a oficina “Minha ideia é um bom negócio?”. Ministrada por Ingrid Cristina Robaszkievicz, a capacitação visa demonstrar aos empreendedores que querem abrir uma empresa, como analisar a proposta de valor de uma ideia de negócio ou produto, por meio do Business Model Canvas. Esta ferramenta de gerenciamento estratégico permite esboçar modelos de negócios, por meio de um mapa visual composto por nove blocos que devem ser preenchidos com informações sobre o empreendimento. A oficina terá quatro horas de duração, com início a partir das 19 horas, e será realizada no escritório do 

Sebrae/PR e ACIAM promovem, em Morretes, curso “Gestão de visual de loja”

Entre os dias 22 e 25 de abril, os empresários do comércio varejista de Morretes poderão participar da oficina “Gestão de visual de loja”, que será realizada na Associação Comercial, Industrial e Agrícola da cidade (ACIAM). Com duração total de 15 horas, sendo duas horas de consultoria individual, o curso irá ensinar os empresários a incrementar suas vendas, com o uso correto de elementos na vitrine e no interior dos estabelecimentos. A capacitação será ministrada por Eliza Maria, das 19 às 23 horas, na sede da ACIAM, que fica na Rua Conselheiro Sinimbu, 221. As inscrições podem ser feitas, até o dia 21 de abril, pelo telefone (41) 3462-1660. O custo é de R$ 200.

Livro resgata a história do Porto de Antonina

Escrito pelo portuário aposentado Algacyr Morgenstern, o livro resgata a história do porto através dos estudos de historiadores antoninenses

 Escrito pelo portuário aposentado Algacyr Morgenstern, o livro resgata a história do porto através dos estudos de historiadores antoninenses.

Escrito pelo portuário aposentado Algacyr Morgenstern, o livro resgata a história do porto através dos estudos de historiadores antoninenses.

 O advogado, escritor e portuário aposentado Algacyr Morgenstern, lançou na última terça-feira (14), no Centro de Letras do Paraná, o livro “Porto de Antonina – Contribuição à História”.  A edição completa a trilogia escrita por Morgenstern, retratando a história dos portos paranaenses.

 Prestes a completar 90 anos de idade, Morgenstern resolveu contar a história do Porto de Antonina baseado no estudo de historiadores antoninenses, que se especializaram em contar a luta da população da cidade em manter o porto – sua maior riqueza – em funcionamento.

 

O diretor do Porto de Antonina, Luis Carlos de Souza, prestigiou o lançamento do livro. “É uma satisfação muito grande ter a história do Porto de Antonina contada por um funcionário do porto, que sempre se dedicou a estudar a nossa história”, disse.

 Morgenstern doou 25 exemplares da obra para a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). A Appa estuda a instalação de uma biblioteca, no Porto de Antonina, especializada na temática portuária. “Temos um espaço nobre e adequado no novo prédio administrativo em Antonina para receber uma biblioteca. O próprio Dr. Algacyr já nos doou livros de sua biblioteca pessoal e nossa intenção é tornar este rico acervo disponível para a pesquisa pública”, disse o diretor.

 Morgenstern trabalhou no Porto de Paranaguá entre 1968 e 1996. Atuou em diversos setores da empresa, sendo que sua última lotação foi na Procuradoria Jurídica da Appa.

Inscrições para Agente Educativo em Pontal do Paraná terminam hoje

O  salário para 40 horas é  de R$  1.697,00
Contratação é em regime de CLT, com 10 vagas imediatas  e  50 para reserva de cadastro

Para este segundo teste seletivo não haverá cobrança de taxa de inscrição. Elas foram abertas ontem dia 16 e se encerram nesta quinta-feira, dia 17 de abril/2014 das 09h00 às 16h00, na sede da Secretaria Municipal de Educação, situada na rua dos Coraes, S/Nº, em Shangrí-lá. O candidato precisa ter concluído o ensino médio, com habilitação em Magistério, Pedagogia ou que este esteja cursando pedagogia. Mais detalhes no site oficial da prefeitura municipal, conforme edital 001/2014.

 http://www.pontaldoparana.pr.gov.br

Prefeita de Guaratuba veta lei que dava folga a servidores no aniversário

camara_guaratuba (1)A prefeita de Guaratuba, Evani Cordeiro Justus, vetou o projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores  que concedia folga aos servidores públicos no dia do aniversário. A decisão teve como base o parecer da Procuradoria do município que apontou que a proposta é inconstitucional. O veto chegou ao legislativo na segunda-feira (14) e passa pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, antes de ser apreciado pelos vereadores.

Conforme o texto aprovado pelos legisladores da cidade, todos os 1.600 servidores, sejam efetivos ou comissionados, podem folgar no dia do aniversário. Para ter direito ao descanso extraordinário, o profissional precisa fazer um comunicado oficial ao chefe imediato, com cinco dias de antecedência.

O vice-presidente da Câmara de Guaratuba e propositor do projeto de lei, vereador Itamar Júnior, disse que o gestor pode se negar a conceder o benefício diante da demanda de trabalho. Neste caso, a folga seria dada no próximo dia útil. Júnior defende a medida como uma forma de valorizar o funcionalismo e argumenta que ela não implica gasto ao erário.

Ah, se a moda pega!!!!

Fonte: G1

Em andamento julgamento de dois suspeitos do assassinato do delegado Zuba

APRESENTAÇAO SUSPEITO  - CURITIBA, 14/07/10 - PARANADois suspeitos de envolvimento na morte do delegado José Antonio Zuba de Oliva, em agosto de 2010, começam a ser julgados ontem em Matinhos.

Paulo Roberto Pereira Quintal, conhecido como ‘Tutancamon’, e Francisco Diego Vidal estão presos há quatro anos, suspeitos de participação na morte do delegado, que tinha 47 anos e uma carreira de 23 anos na Polícia Civil.

Os dois respondem pelos crimes de homicídio doloso qualificado, quando há intenção de matar, porte ilegal de arma e formação de quadrilha. Os suspeitos podem pegar até 30 anos de prisão.

unnamedO crime aconteceu no dia 24 de agosto de 2010 em Pontal do Paraná. O delegado Zuba, junto com duas investigadoras e Adilson da Silva, um funcionário público que auxiliava a polícia local, foram averiguar uma denúncia de que havia homens armados em um camping da cidade. As duas policiais foram rendidas. Zuba e Adilson foram baleados. O delegado morreu na hora. O funcionário público, de 42 anos, morreu horas depois no hospital.

Quatro suspeitos do crime foram identificados ainda em 2010. Felipe “Tex” e Paulo Aparecido Alves de Abreu, o Gauchinho, morreram em confronto com policiais. Os outros dois resistiram à prisão, mas conseguiram ser detidos. Segundo a Polícia, o quarteto seria integrante do Comando Vermelho da Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.

Roberto Nascimento, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Paraná, entidade que o delegado Zuba era associado, espera que seja feita justiça no julgamento do caso. Roberto Nascimento conhecia o delegado Zuba e diz que a morte dele foi uma grande perda para a Polícia Civil.

O delegado esteve à frente das investigações de pelo menos três casos de repercussão estadual em 2010: o assassinato da psicóloga Telma Fontoura, o envolvimento do filho do ex-prefeito de Pontal do Paraná com roubo de carga de cigarro, e o incêndio no fórum da cidade. Fonte: CBN

Pontal do Paraná será segunda cidade do Litoral a receber médicos de Cuba

unnamedDe acordo com informações divulgadas em Pontal do Paraná, três médicas cubanas já estão em Curitiba. Elas descem a serra na próxima segunda-feira (14), quando serão recepcionadas pelo prefeito Edgar Rossi e pela secretária municipal de Saúde, Sandra Machado para reforçar a equipe de saúde do município mais novo do Litoral paranaense.

Pontal fica sendo o segundo município da região a receber médico de Cuba, através da adesão ao programa do governo federal Mais Médicos. O primeiro foi Guaraqueçaba.

Audiência Pública esclarece como a Estrada da Graciosa será recuperada

unnamedA população de Morretes e da Antonina conheceu na última segunda-feira (7) o cronograma de obras e as ações do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) para recuperar a Estrada da Graciosa. O vice-governador, Flávio Arns, e técnicos do DER explicaram como será a construção da ponte, feita em concreto, e que permitirá a liberação do tráfego na região. Um trecho da rodovia foi destruído em 13 de março por conta das fortes chuvas.

O diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior, disse que a obra terá duas etapas. Ele explicou a comerciantes e lideranças políticas locais que, até junho, será concluída meia-pista da Estrada da Graciosa, liberado o trânsito de veículos leves. Após essa fase, o DER estima que até o início do segundo semestre de 2014 toda a obra será concluída. “O DER trabalha contra o tempo para que essas obras sejam feitas da maneira mais eficaz e segura para que a população possa transitar pelo local, movimentando o comércio e turismo da região”, disse Leal Junior.

O diretor-geral do DER explicou que a melhor solução é uma estrutura definitiva, porque o local do desastre é estreito e cheio de curvas. “Não há como colocar uma ponte provisória neste ponto, como as usadas pelo Exército”, disse.

Para construir a ponte será preciso fazer antes fazer o trabalho de fundação, para colocação dos pilares e das cabeceiras. Depois, peças de concretos serão montadas para dar sustentação à ponte. Na etapa seguinte serão colocados os paralelepípedos em cima da estrada, recuperando as características originais da Graciosa.

Para o prefeito de Antonina, João Ubirajara Lopes, com a explicação do DER a população pôde entender o que realmente será feito pelo Governo do Paraná. “As explicações foram claras e a população compreendeu a situação. Com isso, todos têm condições de se programar até que a obra seja feita para minimizar os danos”, explicou.

Além das explicações técnicas da obra, foram discutidas ações conjuntas entre prefeituras, comerciantes e o Governo do Paraná para atrair os turistas e visitantes para Morretes e Antonina. “Tanto governo como as prefeituras vão apoiar toda ação que promova uma divulgação positiva para alavancar a economia da região. O Governo do Paraná vai trabalhar para promover atividades nas áreas de cultura, turismo e esporte para apoiar a população”, disse o vice-governador, Flávio Arns.

Shopping na região do Jardim Esperança é confirmado

200 lojas, cinco salas de cinema e Praça de Alimentação

BO empresário José Carlos Possas, proprietário do Centro de Esporte Olímpio Possas, esteve com o presidente da Associação Comercial de Paranaguá, Arquimedes Anastacio ontem, confirmando investimento do grupo do Shopping Jardim das Américas em construir no próprio Centro esportivo, que é uma área de 48 mil m², próximo ao Jardim Esperança (PR 407).

O objetivo dos empreendedores é construir um Shopping com 53 mil m² de área construída, descontando área de estacionamento que deve comportar, aproximadamente, 800 veículos.

O empreendimento terá 200 lojas com área 100 m², podendo sofrer alteração dependendo do tipo de loja; cinco salas de cinema e praça de alimentação.

Os primeiros documentos já foram entregues na Prefeitura de Paranaguá para avaliação técnica.

A previsão é de que, no máximo, em seis meses todas as licenças estejam aprovadas. A partir daí, dois anos para a inauguração.

Os empreendedores garantem que fizeram pesquisa para escolha da localização, verificaram o fluxo de veículos e os projetos apresentados pelo DER e já anunciados na cidade, além de perceberem que o crescimento da cidade está concentrado naquela região de Paranaguá e que a mesma situação tem sido constatada por outros investidores como o próprio Bavaresco que, nesta semana, inaugura nova unidade.