Previsão de tempestades para o Litoral

A região que teve estragos por causa da chuva na semana passada também tem previsão de tempestades para os próximos dias. A partir de quarta-feira (9) há possibilidade de temporais com formação de raios no período da tarde no Litoral do Paraná. As temperaturas máximas diminuem gradativamente de terça, quando deve fazer 32ºC, a sexta, dia que deve ter máxima de 29ºC. As mínimas variam de 19ºC a 23ºC até o fim da semana.

Amanhã tem interrupção de energia elétrica. Vai ser no seu bairro?

corte_energia_eletricaAmanhã, dia 08, das 10h às 15h, a Copel estará interrompendo fornecimento de energia elétrica em Paranaguá e Guaraqueçaba nas regiões de Amparo, Piaçaguera, São Miguel, Praia do Ubá, Praia da Ponta do Ubá e Fazenda Borges.

Em Guaraqueçaba: em Itaqui, Engenho, Povoado de Ilha Rasa, Catanduva, Massarapuã e Medeiros.

Tráfego na Estrada da Graciosa será liberado dentro de 60 dias

O Departamento e Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) estima que dentro de 60 dias seja liberado o tráfego da Estrada da Graciosa (PR-410), no Litoral do Estado. O DER-PR está começou a convidar empresas para executar os projetos e obras para restaurar a rodovia desde a última quarta-feira, dia 02. O convite é feito em forma de caráter definitivo – dispensável de licitação – em função do grau emergencial. A rodovia foi destruída por causa das fortes chuvas do dia 13 de março.

Neste primeiro momento, será feito uma estrutura definitiva de concreto em meia pista, no km10, para que veículos leves possam trafegar dentro de 60 dias. “Essa medida emergencial possibilitará que moradores e comerciantes, que estão isolados, possam transitar pelo local. Além de retomar o turismo da região por meio da reabertura dos comércios”, disse o diretor-geral do DER-PR, Nelson Leal Junior.

A estrutura, que terá 3,5 metros, será feita em concreto devido as condições do solo e alteração da rocha. Com isso, o tráfego para os usuários ficará mais seguro e evitará que futuros desmoronamentos possam ocorrer no local. A medida atende orientações de geólogos da Mineropar e de representantes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

A restauração total da rodovia tem previsão para ser finalizada até setembro deste ano. A estimativa é que sejam investidos R$ 5 milhões em projetos e obras. Além da ação emergencial, as equipes estudam a colocação de muros nas encostas do km12, onde ocorreu desabamento da barreira, e obras complementares. Os muros vão evitar que as pedras do morro desabem novamente.

INTERDIÇÃO – Até que a liberação do tráfego de meia pista seja feita, a rodovia continuará totalmente interditada. A operação é para que as equipes possam trabalhar na construção da estrutura. Até lá, os usuários que queiram chegar a Morretes deverão usar a rodovia BR 277.

Grupo de Apoio ao Litoral promove nova reunião

O deputado estadual, Ney Leprevost, coordenador do GALP – Grupo de Apoio ao Litoral Paranaense, está convidando lideranças da região para um novo encontro que vai acontecer amanhã, em Guaratuba.

O encontro tem a finalidade de dar continuidade aos assuntos relacionados ao desenvolvimento do Litoral Paranaense.

A reunião vai acontecer na Faculdade do Litoral Paranaense-ISEPE, em Guaratuba, às 18h.
Confira os assuntos que devem ser tratados neste encontro:
1 – Duplicação da PR-412.
2 – Construção da estrada que fará a ligação até o porto de Pontal do Paraná.
3 – Ramal BR 101 – acesso Litoral.
4 – Ponte entre Caiobá e Guaratuba.
5 – Turismo de Inverno no Litoral.
6 – Programa Estadual – descentralizado para reforma de escolas no litoral.
7 – Base Náutica em Guaratuba.

A faculdade fica na rua Joaquim Meleni de Almeida Torres n° 101 Bairro Piçarras – Guaratuba

Estrada da Graciosa terá ponte provisória, afirma deputado

ObrasO diretor geral do DER-PR (Departamento de Estradas e Rodagem), Nelson Leal Junior, disse que será instalada uma ponte provisória no km 10 da Estrada da Graciosa, que vai permitir a reabertura da rodovia temporariamente até o período após a Copa do Mundo. A obra terá caráter emergencial e depois será substituída por um viaduto definitivo no local.
“Esta é uma boa notícia para os moradores de Morretes, Antonina e, principalmente, para a comunidade de São João da Graciosa, que poderão reabrir seus comércios e voltar às atividades turísticas. Eles poderão aproveitar o calendário de eventos da Copa do Mundo. Uma oportunidade única de faturar com o turismo gerado por este evento, além do tradicional turismo popular de final de semana tão importante para o comércio local”, disse o Deputado Rasca Rodrigues, no Plenário da Assembleia Legislativa.
Segundo o deputado, o governo vai construir um viaduto na Estrada da Graciosa, para recuperar a rodovia, que foi destruída por causa das fortes chuvas no dia 13 de março. Técnicos do DER-PR, geólogos da Mineropar e representantes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) vão definir o cronograma de obras e também os custos necessários para a recuperação da rodovia. A previsão é ter o projeto no prazo máximo de um mês e fazer a obra em até quatro meses. (Fonte: Blog da Joice)

Câmara de Antonina faz concurso público com duas vagas

camara-antonina-arquivo2010A Câmara Municipal de Antonina realiza concurso público com duas vagas: advogado e atendente de serviços legislativos.

Para o cargo de atendente é exigido apenas a conclusão do ensino médio e o salário inicial é de R$ 1.929,00. O salário de advogado é R$ 2.916,00. Para o primeiro caso, a inscrição custa R$ 30,00; para o segundo, R$ 50,00.
As inscrições começaram na sexta-feira (28) e vão até o dia 16 de abril, apenas pela Internet, no site da empresa contratada, a Objetiva Concursos Ltda., de Porto Alegre – http://www.objetivas.com.br/site/concurso/1158/antonina-2014-camara-de-vereadores
No endereço acima também é possível acessar o edital.
As provas objetivas serão aplicadas no dia 18 de maio. Para o cargo de advogado ainda haverá uma prova de títulos.

Polícia procura fugitivos da Delegacia de Pontal do Sul

Foto: Miro Ferraz

Foto: Miro Ferraz

A Polícia  faz  um  cerco  em  todo  o  Litoral  do  Paraná  para  recapturar  cinco  dos  oito  presos  que  fugiram  da  delegacia  de  Pontal  na  tarde  desta  segunda-feira (31).  Durante a coleta do lixo, realizada diariamente nas celas, os detentos renderam o auxiliar  de  carceragem com uma arma improvisada – conhecida como estoque. Na sequência, eles tomaram a pistola da investigadora que estava de plantão e em seguida, fugiram em direção a um matagal nas proximidades. Logo em seguida, 3 fugitivos  foram recapturados.

Cinco outros presos continuam foragidos. São eles: Paulo Roberto Pereira, Rafael Soares da Silva, Wilian Matos da Costa, Erlon André de Franca Souza e Anael Fabiano Dias Cabral.
A Polícia pede a colaboração da população caso verifiquem algo suspeito e acionem a corporação pelo telefone 190, especialmente se reconhecerem algum fugitivo.

Mais Médicos reforçam Saúde da Família em Guaratuba

065778b27d599bd855aa89b36cd0904b_XLCinco argentinos e uma brasileira formada no país vizinho, todos do programa Mais Médicos, já estão atuando em Guaratuba na atenção básica (Estratégia Saúde da Família). Eles cumprirão turnos de 40 horas semanais.

Aos médicos enviados pelo governo federal se somam sete profissionais do quadro do município, sendo dois contratados este ano através do concurso público, e ainda aos especialistas que atendem no centro de Especialidades.

O secretário de Saúde, Alex Elias Antum, explicou que como em todos os municípios, Guaratuba banca apenas um auxílio-moradia e um auxílio-alimentação, o que representa uma despesa de R$ 2.500,00 por mês para cada. O governo federal paga R$ 10 mil de salário. Para os médicos aprovados em concurso que estão sendo chamados e os que foram contratados em regime temporário em 2013, os salários são um pouco acima de R$ 12 mil iniciais.

Fonte: Correio do Litoral

PCdoB lança “cara nova” no Litoral

Ricardo Gomyde Presidente Estadual do PCdoB e Marcelo Elisio   O Litoral esteve presente no ato político em comemoração aos 92 anos do PCdoB no último dia 25.

Acreditando que o PCdoB precisa de uma candidatura no Litoral, levando em conta pautas populares, e a luta da população pela melhoria por serviços principalmente de infraestrutura, o PCdoB Paraná, pela primeira vez lança candidatura no Litoral.

De acordo com a assessoria do partido, o nome é novo. Trata-se de Marcelo Elisio que deve disputar a eleição deste ano para o cargo de deputado estadual.

Ele é líder político em Pontal do Paraná, Presidente de Associação dos Moradores de Pontal, colunista do Jornal Voz do Litoral, Folha de Paranaguá e Correspondente – Repórter da Massa FM Litoral. No currículo ainda consta que é formado em Gestão Pública e atualmente é acadêmico do Curso de Artes na UFPR –Litoral.

Elisio aparece como surpresa para alguns, mas para outros nem tanto, afinal quem acompanha a carreira do rapaz já podia desconfiar desta indicação.

Além desta, uma das surpresas é o nome de Ricardo Gomyde, presidente estadual do partido ao Senado. Gomyde já foi presidente da Paraná Esporte no governo Requião e atualmente é Diretor de Futebol Profissional do Ministério do Esporte.

Ex-prefeito de Guaratuba terá que devolver R$ 2,8 milhões aos cofres do município

prefeito191108O ex-prefeito de Guaratuba, Miguel Jamur, vai ter que devolver R$ 2,8 milhões aos cofres do município. Isso porque o Tribunal de Contas do Paraná identificou sete irregularidades nas contas do convênio assinado em 2007 entre o município e o Instituto Brasileiro Pró-Cidadão de Santa Catarina para a limpeza pública da cidade. A decisão saiu após uma fiscalização realizada pela Diretoria de Análise de Transferências do TCE nos repasses entre a Prefeitura e o Instituto.

De acordo com o órgão, a contratação de pessoal por intermédio do Instituto burlou a Lei de Responsabilidade Fiscal em relação ao índice de gastos com pessoal. Além disso, o convênio constitui contratação irregular de serviço municipal por não ter sido feito o processo de licitação.

Segundo o Tribunal de Contas, além do ex-prefeito Miguel Jamur, o pagamento do ressarcimento é solidário com o próprio Instituto e o presidente Wagner Daniel Dutra Mattos.

Ainda cabe recurso da decisão.

Miguel Jamur foi o prefeito mais jovem e mais velho de Guaratuba.