Prefeito consulta a população antes de definir gastos com o carnaval

‘Desperdício gastar R$ 300 mil com o carnaval’, diz prefeito de Matinhos, PR. Eduardo Dalmora pretende reduzir número de dias com trios elétricos.
Bibiana Dionísio
Do G1 PR
Eduardo Dalmora (PDT), prefeito de Matinhos, é favorável a um carnaval mais familiar (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Matinhos)
O prefeito de Matinhos, no litoral do Paraná, Eduardo Dalmora (PDT), decidiu consultar a população para verificar se os moradores querem o carnaval deste ano com os tradicionais trios elétricos. A pesquisa é realizada por uma página na internet e foi criada após duas tentativas de licitação frustradas para a contratação dos trios. Para o Dalmora, o dinheiro necessário para levar os caminhões de som para as ruas da praia – cerca de R$ 300 mil – é mal empregado.
O carnaval de Matinhos é tradicional no estado. Anualmente, a “Caiobanda” e a “Matinbanda” reúnem milhares de foliões na Avenida Atlântica, nos quatro dias de festa. Mas, a programação pode ser diferente este ano.
“É uma experiência nova que nós estamos fazendo porque eu, particularmente, acho um desperdício muito grande gastar R$ 300 mil para fazer um carnaval. Eu acho um exagero e um valor exorbitante”, disse o prefeito. Segundo ele, com este montante é possível comprar cinco ambulâncias de pequeno porte.
Na pesquisa, a prefeitura dá quatro opções para os matinhenses: um carnaval com trios elétricos todos os dias; carnaval sem trios elétricos; apenas um dia de “Caiobanda” e um carnaval mais familiar com bandinhas e blocos. Por enquanto, disse o prefeito, 150 pessoas votaram no carnaval com bandinhas e blocos e 78 moradores preferem que o carnaval tenha trios elétricos todos os dias. Outras 50 pessoas acham melhor eliminar os caminhões de som do carnaval de Matinhos e 18 avaliam que a melhor opção é apenas um dia de “Caiobanda”. Conforme o Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 29.279 pessoas residem no em Matinhos. A consulta popular estará disponível por mais dez dias.
Pesquisa da Prefeitura de Matinhos é realizada pela internet (Foto: Reprodução)
O prefeito pretende mudar a concepção de carnaval e concretizar o feriado como uma opção de lazer para familiar. “O pessoal sai de sua cidade, chega à praia e acha que tudo pode. É som alto, é bebedeira e bagunça. As pessoas abrem o cano de escape dos carros, das motos. E as famílias, os veranistas que estão nos apartamentos para descansar sofrem com isso (…). A nossa ideia é fazer um carnaval calmo, tranquilo, trazendo as famílias para a nossa praia, para Matinhos e Caiobá. O carnaval dá muita bagunça, briga e confusão”. Sobre os aspectos econômicos envolvidos, segundo o prefeito Dalmora, o carnaval é benéfico, porém, não muito.
Dalmora, contudo, reconhece o peso da tradição dos trios elétricos, e tudo indica que, independentemente da consulta popular, pelo menos um dia do carnaval contará com trio elétrico. “Nós achamos que pelo menos um dia tem que ter porque a “Caiobanda” é tradicional do nosso município. E a ideia principal é ver o que o povo quer, preservar a família e não ter gasto para o município”. Ele complementa ao dizer que, se for o caso, poderá fazer um dia de carnaval com trio elétrico e os demais com bandinhas e blocos. “A Caiobanda é tradicional no nosso município, então, vamos fazer a “Caiobanda” em um dia e as pessoas. Depois, nós fazemos bandinhas e os blocos, que é aquele carnaval antigo que nós tínhamos que saia lá o Iate Clube e vinha para Caiobá”, argumentou o prefeito.
Problemas e mudanças na licitação
A prefeitura de Matinhos chegou a abrir duas licitações para contratar os trios elétricos para os quatro dias de carnaval, por cerca de R$ 300 mil. Ambas foram canceladas porque, de acordo com o prefeito Dalmora, as empresas participantes não cumpriram requisitos previstos no edital. “Eles [vencedores da licitação] tinham prazo para mostrar os trios elétricos aqui e não trouxeram”, explicou.
Diante das tentativas frustradas, o prefeito decidiu mudar a modalidade da licitação. Agora, as empresas interessadas em promover o carnaval de Matinhos terão que pagar por utilização do espaço público. “Estamos fazendo uma licitação, na qual vamos vender o espaço publicitário do caminhão e de onde o pessoal vai passar na rua. Então, em vez de nós pagarmos para os trios elétricos virem para cá, os trios que vão pagar para fazer o carnaval”, explicou o prefeito. Dalmora afirma que três empresas estão interessadas e já retiraram o edital na prefeitura. A licitação deve ser divulgada no dia 17 de fevereiro.

3 mil atendimentos foram realizados no HRL

Hospital Nossa Senhora dos Navegantes em MatinhosNesta temporada de verão, o Governo do Paraná reforçou o atendimento em hospitais e prontos-socorros do Litoral. A retaguarda organizada inclui a contratação de 6,4 mil plantões extras de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além da ampliação do sistema de resgate e transporte médico com mais sete ambulâncias e um helicóptero.

O Hospital Regional do Litoral é a principal referência de atendimento para casos de urgência e emergência na região. Por conta do aumento na demanda, a unidade é a que recebe o maior número de plantões extras. Somente neste primeiro mês de Operação Verão, três mil atendimentos já foram realizados.

A esteticista Fernanda Pecorari, moradora de Londrina, aprovou o reforço nos serviços de saúde do Litoral. Ela passa férias com a família em Matinhos e teve que levar sua filha Maissa, de 6 anos, ao hospital da cidade para tratar uma virose. “Ela teve vômito e optamos por procurar um médico. Aqui no hospital tudo foi muito rápido e em menos de 30 minutos já tínhamos sido atendidas”, contou.

CARNAVAL

Segundo o secretário estadual da saúde, o reforço nos serviços de saúde e no sistema de resgate continua até o Carnaval. “Com a experiência de outras temporadas, concentramos mais plantões extras nos finais de semana e feriados. Por isso, montamos uma estrutura ainda maior para o carnaval”, informou Caputo Neto.

Tromba d’água acaba provocando morte de mulher

Walter Alves/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Walter Alves/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Nadar pelos rios de Morretes é uma das melhores diversões do Litoral. Mas assim como no mar, também é preciso tomar cuidado.

Uma mulher foi levada pela correnteza e morreu no último sábado, em Morretes.

De acordo com o trabalhador autônomo Valdelino Alves Pontes, que estava no local, o volume do rio aumentou depois de uma tromba d’água se formar na região, por volta das 18h30. Além dela, o marido, o filho e o sobrinho foram arrastados pela água, mas todos sobreviveram ao incidente.

O Corpo de Bombeiros afirmou que ao receber a informação do aumento do volume do rio, a região foi interditada para os banhistas após o acidente. Segundo a corporação, a mulher foi resgatada às 13h deste domingo (26). Valdelino afirmou que por causa do calor havia muitos banhistas na região durante a tarde, mas que na hora do incidente o número já era menor. O rio fica a oito quilômetros de Morretes e é próximo à Estrada da Graciosa.

Vice-governador estará no Litoral amanhã

_flavioO vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, estará no Litoral nesta terça-feira, dia 21. Confira agenda:

Pontal do Paraná com visitas nos colégios

08h- Colégio Estadual Prof Sully da Rosa Vilarinho, em Pontal do Sul.

09h- Colégio Estadual Maria Helena Luciano, balneário de Shangri-lá

10h- Colégio Estadual Renne Carvalho de Amorin, Balneário de Ipanema.

11h- Colégio Estadual Hélio Antonio de Souza, em Praia de Leste

12h- Colégio Paulo Freire, em Praia de Leste.

Matinhos

13h- Visita no Colégio Estadual Mustafa Salomão, no balneário de Curraes.

14h- Visita na Apae de Matinhos.

Guaratuba

16h- Visita na Apae de Guaratuba

17h- Colégio Estadual Joaquim da S. Mafra

18h- Visita na Escola Estadual Aníbal Khury, Coroados.

 

Festa em Morretes

IgrejadessebastiãoportodecimaAcontece neste final de semana o encerramento da tradicional Festa de São Sebastião de Porto de Cima, em Morretes.

Hoje, após a novena haverá queima de fogos e em seguida será servido churrasco, pastel e bebidas. Às 21 horas haverá bingo.

No domingo, às 11 horas, missa solene (que ocorrerá com qualquer tempo), almoço e às 14 horas um sensacional bingo com muitos prêmios. A realização é da Comunidade Católica de Porto de Cima. Participe!

Teste seletivo com inscrições abertas para agente educativo

Estão abertas as inscrições para teste seletivo de agente educativo para a Prefeitura de Pontal do Paraná.

As inscrições devem ser feitas na sede Secretaria Municipal de Educação, no período de 15 a 17 de janeiro de 2014, das 09h às 16h.

A sede da Secretaria Municipal de Educação de Pontal do Paraná fica na rua dos Corais, s/nº, no balneário de Shangri-Lá.

Sebrae/PR terá atendimento nas praias durante a temporada

O Sebrae/PR  irá disponibilizar atendimento aos turistas e moradores do Litoral que queiram tirar dúvidas e obter informações sobre empreendedorismo durante a temporada de verão. A partir de 14 de janeiro entra em funcionamento a Unidade Móvel do Sebrae/PR, que irá visitar os principais balneários de Pontal do Paraná, em parceria com a Prefeitura da cidade. O projeto é piloto e também deve passar pelas principais praias de Matinhos e Guaratuba até o dia 28 de fevereiro.

A Unidade Móvel será como uma espécie de escritório do Sebrae/PR, onde os interessados poderão buscar informações, obter orientações sobre empreendedorismo e, até mesmo, iniciar seus processos de formalização.

Em Pontal do Paraná, serão visitados os balneários de Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Shangrilá e Pontal do Sul. Keserle explica que os locais foram escolhidos por apresentarem maior movimento durante a temporada de verão. “São os principais balneários e nosso objetivo é atender o maior número possível de pessoas”, conta.

A primeira visita da Unidade Móvel do Sebrae/PR no Litoral será à Praia de Leste, no dia 14 de fevereiro, no calçadão, que fica na área central do balneário. O horário de atendimento será das 9 às 18 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800.

Pontal do Paraná informa sobre datas do IPTU

iptuA Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná confirmou que o IPTU de Pontal do Paraná, ano base 2.014 foi reajustado em 3.85%.

Além do reajuste no valor do imposto, o Município definiu a data limite para o contribuinte obter o desconto de 10% em cota única, sendo o primeiro vencimento em 14/02/2014, o segundo vencimento com desconto de 5% em 07/03/2014, ocasião em que estará vencendo a 1ª parcela do parcelamento.

Pontal do Paraná recebe a Exposição Itinerante da SOS Mata Atlântica

Quem estiver curtindo as férias no Litoral tem uma boa alternativa de passeio educativo e socioambiental. Amanhã, a Fundação SOS Mata Atlântica visita Pontal do Paraná com o projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”. Um caminhão da ONG adaptado estará na Praça Central de Ipanema, Praia de Ipanema, até o dia 19 de janeiro, com diversas atrações gratuitas realizadas por uma equipe de educadores ambientais para o público de todas as faixas etárias. A programação (completa abaixo) acontece todo dia das 15h às 21h, exceto no domingo (19/01), quando será das 12h às 18h.

Durante a visita, a SOS Mata Atlântica e as instituições parceiras locais promovem palestras, oficinas, exibição de vídeos, jogos educativos e exposições, no caminhão da ONG, transformado em uma sala de aula.

Esta é a primeira vez que o projeto itinerante passa por Pontal do Paraná. Escolas e grupos interessados poderão realizar visitas monitoradas. O caminhão conta, ainda, com estrutura própria para receber deficientes físicos. Além disso, quem tiver interesse em se tornar um voluntário também poderá participar. Em caso de dúvidas sobre qualquer uma das atividades ou agendamento de grupos para visitas monitoradas, é preciso entrar em contato pelo e-mail projeto.itinerante@sosma.org.br. Mais informações em www.sosma.org.br/projeto/a-mata-atlantica-e-aqui-exposicao-itinerante-do-cidadao-atuante.

Monitoramento da qualidade da água

Em cada cidade visitada, a Fundação SOS Mata Atlântica realiza a análise de qualidade da água de um rio, córrego ou lago local. Para isso, a ONG faz a coleta de água usando um kit de monitoramento desenvolvido pelo programa Rede das Águas, da própria Fundação, que possibilita uma análise que engloba 14 parâmetros físico-químicos, entre eles transparência da água, lixo e odor. O kit classifica a qualidade das águas em cinco níveis de pontuação: péssimo, ruim, regular, bom e ótimo.

Em Pontal do Paraná, haverá uma coleta de água no dia 11 de janeiro, às 15h, no Rio Perequê. A coleta será realizada no ponto mais próximo e acessível do local onde o projeto estará estacionado. O resultado será divulgado no blog da ONG: www.sosma.org.br/blog/.