DER intensifica fiscalização de ônibus intermunicipais no Paraná

Durante a Operação Verão, que segue até março, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) vai intensificar a fiscalização do transporte coletivo rodoviário em função do grande fluxo de veículos que passam pelo Litoral paranaense. A ação acontece nas rodovias estaduais e conta com o apoio das policias rodoviárias estadual e federal. O objetivo é impedir a circulação de ônibus clandestinos nas rodovias, sem registro ou licença.

O coordenador de Transporte Rodoviário Comercial do DER-PR, Sérgio Bonato Cardozo, explica que a fiscalização é feita o ano todo, mas é intensificada durante o verão e nos feriados prolongados. “Nesse período, os fiscais do DER trabalham de forma fixa nos postos das polícias, fazendo uma fiscalização geral para verificar itens de segurança, a documentação e o registro junto ao DER”.

A inspeção é concentrada nos principais acessos rodoviários ao Litoral, as rodovias PR 412 (Guaratuba), PR 508 (Alexandra-Matinhos), PR 410 (Graciosa) e PR 407 (Pontal do Paraná), além do acesso às praias de Guaratuba pela estrada de Garuva (SC).

FISCALIZAÇÃO – A intensificação da fiscalização busca aumentar a segurança dos passageiros que viajam não só para o Litoral, mas também para outras regiões do Paraná. Cardozo alerta que o usuário deve evitar ser atraído pelas ofertas de serviços irregulares de transporte porque as desvantagens são muitas.

O principal problema é a falta de segurança dos veículos clandestinos que circulam no litoral nesse período. Outras irregularidades comuns são o atraso no início das viagens, emissão de bilhetes duplicados e defeitos nos equipamentos de segurança. O transporte de passageiros superior à capacidade permitida e os preços irregulares de passagens também são punidos.

As empresas de transporte coletivo legalizadas são inspecionadas regularmente pelo DER-PR, que faz o controle do tempo de uso dos veículos e dos equipamentos básicos, além de verificar itens como rotas e o cumprimento dos horários. “Em caso de irregularidade, são aplicadas multas que variam de R$ 376,40 a R$ 3.764,00. As penalidades podem incluir até a apreensão do veículo”, disse Cardozo.

Câmara de Guaratuba retomará sessões em 2014 com um mês de antecedência

SAMSUNG CSCCaso não haja nenhum encaminhamento em regime de urgência em janeiro, as sessões na Câmara de Vereadores de Guaratuba retornam com um mês de antecedência.

A primeira sessão ordinária de 2014 acontecerá no dia 3 de fevereiro – a primeira segunda-feira do mês. A redução dos recessos fez parte das mudanças na Lei Orgânica e no Regimento Interno da Câmara aprovados neste início de legislatura. No dia 1º de janeiro entram em vigor as alterações.

Anteriormente, as sessões ordinárias aconteciam de 1º de março a 30 de junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro. A partir do próximo ano serão de 1º de fevereiro a 7 de julho e de 20 de julho a 20 de dezembro.

A revisão também inclui um novo dispositivo de participação social através das Emendas à Lei Orgânica de Iniciativa Popular. Outra mudança é o fim do voto secreto.

Criança de um ano é atropelada por caminhonete no Litoral

Crianca02Uma menina de um ano de cinco meses foi atropelada às 23h40 de terça-feira (31) na PR-412, balneário Carmery, em Pontal do Paraná, por uma caminhonete Frontier, de Paranaguá.

A criança foi atendida pelo Siate e encaminhada ao Pronto Atendimento da Praia de Leste. Durante a madrugada desta quarta-feira (1º) ela foi levada até Paranaguá por um helicóptero do Grupamento Aéreo, e pela manhã foi transferida para o Hospital do Trabalhador, de Curitiba, com apio de um avião da Casa Militar. O estado do bebê é grave.

Entre queimados do Hospital Evangélico, criança de 2 anos de Paranaguá

Desde as 7 horas desta terça-feira até as 9 horas de ontem, 41 pessoas deram entrada no setor de queimados do Hospital Evangélico. Destas, 18 foram feridas por fogos de artifício na festa da virada de 2013 para 2014. Entre, elas cinco são crianças. Segundo as informações da assessoria do Evangélico, destas 18 pessoas, duas permaneciam internadas em estado grave, mas sem risco de morte.

Uma das vítimas internadas para tratamento era uma criança de 2 anos e 7 meses, vinda de Paranaguá. A criança teria se ferido enquanto brincava com o irmão, de 10 anos, soltando bombinhas. O acidente ocorreu porque eles estavam próximos a uma garrafa de álcool que explodiu. A criança teve queimaduras no rosto, braços, tórax e pernas, apresentando queimadura de segundo e terceiro graus. Ela ficará internada para tratamento, mas não corre risco de morte.

A outra vítima grave é um engenheiro eletricista de 27 anos de Curitiba, que corre o risco de ficar cego de um olho. Segundo a assessoria, o jovem estava com os pais em Guaratuba quando, na tentativa de acender três baterias de fogos, feriu o rosto e os dois olhos, sendo que um foi perfurado. Ontem, ele passou por uma cirurgia com um oftalmologista para tentar salvar a visão.

Policiais militares da Operação Verão Paraná apreendem arpão e redes em locais proibidos para pesca no Litoral

Um rapaz de 28 anos foi preso por policiais militares ambientais integrantes da “Operação Verão Paraná 2013/2014” no fim da manhã de segunda-feira (30/12) praticando pesca subaquática no Parque Nacional Marinho da Ilha dos Currais, na região litorânea do Paraná, local protegido por lei em que é proibida a pesca e mergulho. Um peixe abatido foi apreendido com o rapaz, juntamente com um arpão. Em outra ação, uma rede com cerca de 500 peixes foi encontrada pelos policiais na praia da Barra do Saí, em Guaratuba (PR).

Por volta das 11h, os policiais realizavam o patrulhamento marítimo pelas ilhas que formam o parque, quando avistaram o homem praticando o delito. “O parque foi criado há pouco tempo e é proibida a pesca ou mergulho, já que se trata de uma reserva ambiental”, explica o capitão Durval Tavares Junior, que coordenou a ação.

O homem foi preso e encaminhado até a Delegacia da Polícia Federal de Paranaguá, para que as medidas legais a caso fossem tomadas.

Em Guaratuba outra equipe que fazia o patrulhamento pela orla da Barra do Saí encontrou uma rede de 600 metros, que estava armada em um local proibido. “Havia aproximadamente 500 peixes ainda vivos, que foram devolvidos à natureza pelos policiais”, disse o capitão Tavares.

O oficial da PM alerta a população para que respeite os locais proibidos para mergulho e pesca, para preservar a fauna e flora paranaense. “Pedimos para que as pessoas tomem cuidado com atividades em locais proibidos, pois isso pode resultar em penalidades”, afirma.

Nova orla representa ganho de R$ 550 milhões para Matinhos

Resaca Matinhos 10.02.12. Foto Chuniti Kawamura/AENoticias.A recuperação da orla de Matinhos pode representar um ganho econômico e de arrecadação de R$ 550 milhões para o município. Este é o resultado do estudo de uma consultoria contratada pela prefeitura local para avaliar os prejuízos da cidade em razão da deterioração de uma grande extensão da faixa de praia.

O presidente da Associação Comercial de Matinhos, Milton Araújo, defende a realização do projeto de recuperação da praia. “Nos últimos dois anos, o problema já não é apenas econômico, mas de segurança também. É uma obra emergencial”, declarou.

Segundo ele, os comerciantes da região já deixaram de investir nos negócios há muito tempo. “Os comércios que ficam no trecho degradado não conseguiram mais se desenvolver e paralisaram os investimentos”, completou Araújo.

DEFINITIVO – Com o intuito de reverter o quadro o Governo do Paraná, por meio do Instituto das Águas do Paraná – autarquia da Secretaria do Meio Ambiente – contratou uma empresa especializada para a elaboração de um projeto executivo de engenharia para recuperação e proteção permanente da orla de Matinhos.

O objetivo é reconstruir oito quilômetros da orla do município, no trecho de praia que vai do Morro do Boi até o balneário de Sant’ Etiene. Comumente conhecido como “engorda da praia” o projeto contratado pelo Estado é o único até agora que detalhou as intervenções necessárias para resolver definitivamente o problema em Matinhos.

 

Entrega dos novos postos guarda-vidas será finalizada neste fim de semana

A estrutura finalizada para os novos postos guarda-vidas no Litoral do Estado será entregue pela empresa responsável pela construção neste fim de semana, o que inclui pintura e outros detalhes de acabamento, cumprindo o contrato previsto em licitação. Ao todo, são 30 postos que estão sendo instalados pelo Governo do Estado, nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná e mais três na Ilha do Mel. As obras vão aumentar a segurança de banhistas durante a temporada de verão.

A base das estruturas já estava pronta e, nos últimos dias, o Corpo de Bombeiros terminou de instalar escadas removíveis para a utilização durante o período de trabalho dos guarda-vidas. “O projeto inicial não contempla uma escada fixa nos postos, para evitar usos indevidos da estrutura e afastar atos de vandalismo”, explica o subcomandante do Corpo de Bombeiros na Operação Verão, major Edson Oliveira Ávila. Desta forma, as escadas são retiradas ao final de cada turno dos guarda-vidas.

Caso de estupro em Antonina gera protestos de moradores

Uma menina de 14 anos saía da igreja quando foi abordada por um homem. Ela foi encontrada morta depois de ter sido abusada sexualmente e estrangulada.

O caso aconteceu em Antonina e chocou os moradores. Assustados e indignados com a falta de policiais, os moradores fizeram um protesto ontem. Cerca de 200 pessoas participaram da manifestação que percorreu ruas de Antonina e parou na frente da delegacia e da polícia militar.

Um homem de 33 anos, suspeito de cometer o crime, foi preso e trazido para a delegacia de Paranaguá.

Turista encontra golfinho morto em areia de praia de Pontal do Paraná

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Guarapari, em Pontal do Paraná. Quem o encontrou foi Antônio Carlos Silva, que contou que estava passeando pela praia por volta das 6h30 desta sexta-feira (20) quando viu o animal.  “Ele tinha vários ferimentos nas nadadeiras. É triste ver uma cena como essa”, lamentou Silva. Ainda durante a manhã, o golfinho foi recolhido por moradores.
De acordo com a bióloga Camila Domit, do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), as principais causas de morte de golfinhos no litoral do Paraná são os ferimentos causados por redes de pesca e pneumonia. Por isso, a orientação da bióloga é para que as pessoas não toquem nos animais encalhados na areia. “Muitos animais estão doentes e podem contaminar o ser humano”, disse Camila. A pesquisadora também pede para a população avisar o Centro de Estudos do Mar quando encontrar um animal marinho ferido ou morto. No caso dos animais feridos, eles são encaminhados para tratamento no centro.
Já os animais mortos auxiliam em pesquisas que medem a qualidade ambiental do litoral. “Os golfinhos são ótimos sentinelas. Eles se alimentam dos mesmos peixes que nós. Se há algum tipo de contaminação química na água, conseguimos saber estudando os corpos deles”, complementou.
Quem encontrar um animal marinho ferido ou morto nas praias do Paraná pode ligar para o número (41) 3511-8600  ou (41) 9854-3710 do Centro de Estudos do Mar da UFPR.
Fonte: site G1