Capitania dos Portos do Paraná e entidades colaboradoras realizam projeto Rede Cidadã

Oferecer informações ligadas aos direitos e deveres dos pescadores das cidades de Pontal do Paraná e Matinhos (PR). Este é um dos objetivos do Projeto Rede Cidadã, que será realizado neste sábado, dia 31 de agosto, em Pontal do Paraná, na Escola Municipal “Luiz Antonio Amatuzzi de Pinho”.

 O projeto é uma iniciativa da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) em parceria com a Justiça Federal Seção Judiciária do Paraná e a Faculdade ISEPE de Guaratuba, com a colaboração do INSS, do Instituto Guaju, da ONG Case Paraná, da Aquaplan Consultoria Ambiental e do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).

Este é o segundo ano de realização do Rede Cidadã. No ano passado, as comunidades pesqueiras das cidades de Antonina e Guaraqueçaba e de Ilhas localizadas na Baía de Paranaguá receberam edições do evento.

No evento deste sábado serão apresentadas palestras sobre saúde, meio ambiente, ingresso na Marinha do Brasil, previdência social, cadastro de embarcações, segurança no tráfego aquaviário e ensino profissional marítimo, além de disponibilizar orientação jurídica ao público-alvo.

No total, perto de 120 pessoas estão envolvidas no Rede Cidadã, sendo 80 delas ligadas diretamente à realização do projeto, que inclui a logística, o transporte e a montagem de equipamentos de telemática e de Internet, além do material para exposições e atendimento à população.

Prefeitos do litoral montam agenda de reivindicações para infraestrutura

Ligação entre Antonina e Paranaguá para desviar tráfego de caminhões poderá estar na pauta de revindicações do prefeito de Morretes para o governador Beto Richa
27082013-prefeitosPrefeitos do Litoral estiveram reunidos em Morretes para mais uma reunião da Associação dos Municípios do Litoral (Amlipa). De acordo com a assessoria de imprensa de Morretes, os prefeitos transformaram  uma “pauta de problemas”  que assolam as cidades do Litoral, em uma “agenda de reivindicações”, que será apresentada ao governador do Estado, Beto Richa.
Na opinião dos prefeitos, o principal entrave para o desenvolvimento das cidades da região litorânea está na falta de infraestrutura viária. A primeira manifestação partiu da prefeita de Guaratuba, Evani Justus, presidente da Amlipa. A opinião foi avalizada pelo prefeito de Paranaguá, Edison Oliveira Kersten, que lamentou o grave estado da rodovia BR-277 na entrada da cidade, por onde circulam seis mil caminhões por dia.
A prefeita de Guaraqueçaba, Liliam Ramos, voltou a pedir o empenho dos prefeitos junto ao governador Beto Richa para a pavimentação da estrada de Guaraqueçaba. “Como podemos ter um IDH avançado, se não temos infraestrutura para nada. No nosso município falta tudo”, queixou-se a prefeita. Para o prefeito de Pontal do Paraná, Edgar Rossi, “já começamos a enxergar uma pequena luz no fundo do túnel, com a promessa de pavimentação do acostamento da ligação de Praia de Leste a Pontal, por onde circulam perto de mil alunos e mais de 50 ônibus que transportam trabalhadores naquela perigosa via”. Já o prefeito de Morretes, Helder Teófilo dos Santos defende a construção de um viaduto no quilômetro 29 da BR-277 e a ampliação do número de ciclovias.
Helder  também disse que levará ao governador Beto Richa a necessidade da construção de uma nova ligação entre Antonina e Paranaguá, para desviar o tráfego pesado de caminhões que passa dentro da cidade.

Boa notícia para os morretenses: maternidade será reaberta

hospital15Dia 31 de outubro, data do aniversário de cidade, a Prefeitura vai reabrir a Maternidade do Hospital de Morretes, fechada há quatro anos  A partir dessa data, “novamente poderemos assistir ao nascimento de novos morretenses”, disse o prefeito Helder Teófilo dos Santos, ao anunciar a reabertura. “Este grande sonho, apagado pela gestão anterior, será possível agora com o apoio do governador Beto Richa que, através da Secretaria de Estado da Saúde doou móveis e equipamentos modernos para que a Maternidade volte a funcionar”, completou.
Morretes tem oito médicos atendendo nos Postos de Saúde do município. O prefeito espera que haja interesse de novos profissionais com o salário oferecido de R$ 12,8 mil. Helder dos Santos lamentou a desorganização contábil deixada pela administração anterior onde foram manipulados R$ 24,4 milhões sem qualquer documentação, o que gerou processo no Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Isso não nos esmorece, pelo contrário, nos dá mais força para buscar saídas, principalmente junto ao Governo do Estado que vem mostrando grande interesse em ajudar nossa cidade”, enfatizou.

Festival de Turismo mostra como tornar atrativo o Litoral do Paraná

Com 29 espaços de exposição, evento traz diversas oportunidades para empreender na região, como opções de produtos, serviços e crédito

Gruta das Encantadas, na Ilha do Mel

Gruta das Encantadas, na Ilha do Mel

Vinte e nove expositores vão participar do 3º Festival de Turismo do Litoral, nos dias 29, 30 e 31 de agosto, lotando o espaço reservado na UFPR Litoral, em Matinhos. São empresas que operam na região, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais que, nos três dias, discutirão o desenvolvimento econômico e social do litoral paranaense através do turismo, bem como as oportunidades e formas de negócios na região.

Nos stands, o visitante terá informações sobre produtos e serviços já ofertados no litoral, novidades lançadas pelos empresários que atuam no local, projetos do poder público para o desenvolvimento da região, oferta de cursos para capacitação de empresários e funcionários, consultoria para a viabilização de um novo negócio e até oportunidade de crédito para quem quer investir no turismo, uma vez que uma equipe da Fomento Paraná estará atendendo os interessados dentro da feira.

Para o presidente da Rede Empresarial da Ilha do Mel, que representa os proprietários de pousadas e restaurantes da região, Marcos Gamper, o Festival é uma excelente oportunidade para: “além de expor seus produtos e serviços, conhecer o que outros empresários estão fazendo e até formalizar parcerias”. Proprietário de uma pousada na Ilha, Gamper conta que está muito interessado em auxiliar empreendedores que queiram, por exemplo, investir em passeios ou esportes: “Isso pode trazer maior procura para o meu negócio também”. Para o empresário, a Ilha do Mel precisa tornar-se destino turístico também fora da temporada de verão. “Há potencial para isso, por conta do ecoturismo, dos esportes náuticos, do voo livre, do surf, da possibilidade de organizarmos eventos e viagens para grupos de empresas, por exemplo”.

Antonina vai receber R$ 36 milhões do PAC

imagesFoi feito o anúncio de que Antonina será contemplada com R$ 36 milhões do PAC Cidades Históricas do Governo Federal. Os recursos serão aplicados na restauração de oito prédios históricos do município – três igrejas e cinco imóveis que fazem parte da história de Antonina e da região litorânea do Paraná.

Os projetos e municípios escolhidos para receber recursos do programa foram anunciados no início da semana passada pela presidente Dilma Roussef. A cidade litorânea de 19 mil habitantes foi a única contemplada pelo programa no Estado.

“Nessa primeira etapa teremos R$ 17 milhões e posteriormente receberemos o restante. A primeira obra a ser executada será o restauro do Santuário de Nossa Senhora do Pilar, escolha que foi definida pela prefeitura em conjunto com o Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacio­­nal e o Ministério da Cul­­tu­­ra”, informa o prefeito João Domero.

Nesta semana a prefeitura de Antonina deve fazer uma reunião para elencar o cronograma de obras do programa e a entrega do projeto executivo.

Governador entrega obras no Litoral hoje

downloadO governador do Paraná Beto Richa estará em duas cidades do Litoral.

Primeiro em Pontal do Paraná e depois em Antonina. Em Pontal do Paraná, Richa assina uma resolução que estabelece critérios para o licenciamento ambiental dos empreendimentos náuticos no Paraná, como marinas, garagens náuticas, plataformas de pesca e outros que contemplem estruturas como atracadouros, trapiches, rampas, docas, píeres e flutuantes.

Em Antonina, às 11h30, Richa entrega mais 53 casas para famílias vítimas de enchentes. O investimento total é R$ 4,5 milhões na construção das casas e obras de infraestrutura, como drenagem, pavimentação e terraplenagem.

Às 12h30, em Antonina, o governador inaugura o novo prédio administrativo do Porto de Antonina. Após 40 anos sem investimentos em infraestrutura, o terminal público passou por uma ampla reforma.

Empreendimentos náuticos ambientalmente corretos

a02O governador Beto Richa e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, assinam na próxima segunda-feira (26), às 10h00, no Iate Clube de Pontal do Paraná, uma resolução inédita no Estado que estabelece critérios e procedimentos para o licenciamento ambiental dos empreendimentos náuticos localizados às margens de águas interiores e costeiras do Paraná.

De acordo com a Resolução 027/2013 são considerados empreendimentos náuticos edificações como marinas, garagens náuticas, plataformas de pesca e outras que contemplem estruturas como atracadouros, trapiches, rampas, docas, píeres e flutuantes.

O objetivo da resolução não é apenas regularizar, mas garantir que todos os atuais e futuros empreendimentos estejam ambientalmente adequados, com medidas de controle e proteção ambiental. No Paraná, estes empreendimentos são encontrados no Litoral e em diversas regiões do Estado onde existem represas, rios e canais liberados para a navegação.

Projeto Jovens Lideranças no Litoral

Paranaguá, Antonina e Pontal do Paraná receberam o projeto

Mais de 400 jovens com idade 15 e 18 anos participaram das palestras promovidas pela Assessoria Especial de Juventude (AEJ), do Governo do Estado, entre os dias 19 e 20, nas escolas estaduais Moyses Lupion, em Antonina, Paulo Freire, em Pontal do Paraná, e José Bonifácio, em Paranaguá, que fazem parte do projeto Jovens Lideranças.

O projeto Jovens Lideranças tem por objetivo despertar nos estudantes do ensino médio das escolas da rede estadual de ensino a importância do protagonismo juvenil, além de informa-los sobre os temas importantes do cotidiano deles, como educação, segurança, empreendedorismo, esporte, sexualidade, política, cultura e saúde.

Inicialmente, o projeto é colocado em prática com a realização destas palestras em 30 escolas de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. Em uma segunda etapa, a Assessoria da Juventude fará o acompanhamento contínuo com grupos e a organização de estudantes para o desenvolvimento de ações no interior das escolas.

O coordenador do projeto, Allan Kolodzieiski, explica que o Jovens Lideranças procura fortalecer e incentivar a participação do estudante na comunidade escolar e conscientizar o jovem sobre a sua importância no desenvolvimento da sua cidade, estado e país como um agente transformador.

Proposta de ampliar serviços do CME para o Litoral foi feito ela ministra, Gleisi Hoffman

A justificativa é que poderão ser pleiteados recursos e médicos através do Consórcio

saude_cmeA deliberação para os R$ 2 milhões para que o Centro Municipal de Especialidades (CME) seja reformado e equipado para atender o Cislipa foi feita pela ministra Gleisi Hoffmann.

Na opinião do prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, a iniciativa é boa, pois quando já houver a instalação será pleiteado custeio para trazer mais profissionais médicos ao Litoral. Será revista a atuação também para o Centro Municipal de Diagnóstico João Paulo II, para que especialidades sejam passadas ao Cislipa.

Com a condução do deputado federal, Ângelo Vanhoni, o prefeito Edison conversou com o responsável pela liberação de recursos para, até dia 30 deste mês, encaminhar relação ao Ministério da Saúde para que 19 postos de saúde sejam revitalizados e equipados, de preferência os que funcionem 24 horas. A intenção da Prefeitura de Paranaguá é transformar a unidade Rodrigo Gomes, da Ilha dos Valadares, em 24 horas, em breve. Recentemente, o atendimento foi estendido das 17h30 às 23h. “Estamos trabalhando também para atender em breve aos sábados, domingos e feriados, enquanto não conseguimos colocar para funcionar 24 horas. Está sendo providenciada a contratação de mais médicos”, declarou o prefeito.