MP ajuíza ações contra gestores públicos

Ministério Público do Paraná ajuizou ações contra gestores públicos por contratação irregular de servidores na saúde

A 1ª Promotoria de Justiça de Antonina ajuizou duas ações civis públicas por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de Antonina, os dois últimos secretários municipais de Saúde e o procurador do Município, devido à terceirização dos serviços de saúde pública no município nos anos de 2012 e 2013. Na ação, a Promotoria requer à Justiça a indisponibilidade de bens dos requeridos.
A Promotoria aponta que a Prefeitura contratou profissionais particulares, por meio de credenciamento, para atuação nos serviços de saúde do CAPS I nos anos de 2012 e 2013, burlando o concurso necessário para a contratação dos novos profissionais. O ato teve a anuência do procurador do município, que autorizou a inexigibilidade da concorrência para o preenchimento das vagas, sequer considerando a necessidade de concurso público.
O Ministério Público argumenta que a terceirização de serviços de saúde e sua respectiva administração para entidades do setor privado só poderia ser realizada de maneira excepcional e complementar, uma vez que o Estado tem o dever de fazer a prestação desses serviços. Segundo as ações, a prática viola a Constituição Federal e a Lei 8.080/90.
Segundo a Promotoria, todos os profissionais foram “credenciados” e contratados sem concurso público, configurando-se uma terceirização ilegal dos serviços de saúde no município e a prática de improbidade administrativa (Lei nº 8.429/92). (Da Assessoria)

CRAS em Antonina é anunciado por Fernanda Richa

normal_normal_CRAS4Fernanda Richa, secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, anunciou a construção de 27 novos Cras – estruturas voltadas ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade que vão beneficiar mais de 72,5 mil famílias. O investimento, do tesouro estadual, será de R$ 14,8 milhões. “A expansão da rede estadual de assistência social é um compromisso do nosso governo. Estamos garantindo um atendimento de qualidade às famílias que necessitam da nossa atenção”, disse Fernanda.

O Litoral será beneficiado com uma unidade no município de Antonina.

Fernanda Richa, explica que a escolha dos primeiros 27 Cras, que terão suas obras iniciadas ainda este ano, atende critérios técnicos aprovados pelo Conselho Estadual de Assistência Social. Cada novo Cras terá 206 m² e capacidade de atender 2,5 mil famílias

Manifestação marca retomada das sessões do Legislativo em Guaratuba

cmg-05082013A Câmara Municipal de Guaratuba iniciou, na semana passada, o segundo período legislativo de 2013. Durante o recesso, os vereadores realizaram votações, atenderam a população e reuniram as comissões permanentes para analisar projetos encaminhados pelo Executivo.

O presidente da Câmara, Mordecai Magalhães de Oliveira, iniciou a sessão solene com o hino nacional. Oliveira também pediu um minuto de silêncio em homenagem a José Marcos Casseta, funcionário da Câmara que faleceu em julho.

Foram convidados a participar da mesa o vice-prefeito Vandir Esmaniotto e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guaratuba, Vilmar Faria Silva. A prefeita Evani Justus não pode comparecer, mas enviou uma mensagem que foi lida em plenário.

Também estiveram presentes os secretários municipais Nilsa Borges (Bem Estar e Promoção Social), Regina Torres (Educação), Carlos Carvalho (Governo, Infraestrutura e Urbanismo), Jean Colbert Dias (Assuntos Jurídicos e Segurança Pública), Antenor Santos (Administração), Paulo Pinna (Pesca e Agricultura) e Alberto Milléo (Esporte e Lazer).

Uma manifestação pacífica marcou a primeira sessão do semestre. Pais, crianças e o diretor da Creche Criança Feliz portavam faixas pedindo recursos públicos à instituição, que é mantida por uma rede de supermercados e por particulares.

Notícias de Pontal do Paraná

TERMINAL DE EMBARQUE PARA A ILHA DO MEL

ilha_do_mel_-_chegada_ao_embarque_5Os secretários do Desenvolvimento e Assuntos Fundiários da Prefeitura de Paranaguá estiveram reunidos com os técnicos da Eco Paraná na Secretaria de Turismo do Estado, para definirem o encaminhamento da transferência do Terminal de Embarque em Pontal do Sul para o Município. O primeiro encontro aconteceu em julho.
Foram definidos os próximos passos para que o Terminal seja repassado para a Prefeitura. Ficou agendada uma próxima reunião com o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Ainda devem participar do próximo encontro o secretário de Estado do Turismo, o prefeito de Pontal do Paraná, representante da Eco Paraná e da Adetur.

2ª CONFERENCIA DA CULTURA DE PONTAL DO PARANÁ
No dia 10 de agosto acontecerá a 2ª Conferência Municipal da Cultura em Pontal do Paraná. O tema é o mesmo de Paranaguá e da 3a Conferência Nacional que acontece neste semestre, em Brasília que é “Uma Política de estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”.
O evento acontecerá no auditório que fica no Balneário Primavera, a partir das 14h.
Você que tem na arte e no artesanato a sua profissão, você que valoriza a importância da cultura na formação das nossas crianças, você que vê a necessidade da criação de uma identidade cultural para o município e você que se preocupa com o direito garantido que todo cidadão tem de acesso à cultura, pode e deve participar.

Samu ganha reforço para atendimento no Litoral

9972O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto esteve em Morretes na última sexta-feira, dia 02, para a entrega de uma ambulância aparelhada para funcionar como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), sediado em Paranaguá e que atende os demais municípios do Litoral.

A entrega ocorreu no município de Morretes, já que o prefeito da cidade, Hélder Teófilo dos Santos, assumiu a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa), que administra o Samu. O prefeito de Paranaguá, Dr Kersten, comemorou a conquista e agradeceu ao secretário estadual de Saúde. “Nos momentos mais difíceis do Samu e do Cislipa no primeiro semestre deste ano, quando iniciamos a busca por soluções para os problemas deixados pela administração que terminou em 2012, o secretário Michele Caputo sempre esteve conosco”, disse Kersten.

Feira mostra como tornar lucrativo o turismo no Litoral

Foto: Filipi Oliveira

Foto: Filipi Oliveira

Empresários, autoridades e moradores do Litoral do Paraná vão discutir, entre os dias 29 e 31 de agosto, em Matinhos, os rumos e as oportunidades de negócios no turismo nos sete municípios litorâneos. O 3º Festival de Turismo do Litoral do Paraná promoverá o acesso a diversas ferramentas de desenvolvimento econômico, social e ambiental através do turismo na região.

Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral), Adalto Mendes Luders, o festival pretende reunir em um único espaço todas as informações que o empreendedor precisa para desenvolver seu negócio no Litoral do Paraná. “Ofereceremos a nossos visitantes desde orientações sobre crédito, até estudos com as melhores opções de investimentos”, contou.

Na programação, estão previstas a Feira de Negócios, a Arena Abrasel (com exposição dos restaurantes e bares da região), o 3º Colóquio Turismo e Comunidades, o Workshop Turismo e o Crédito Orientado, Reunião do Conselho Estadual de Turismo, Encontro dos Associados da ABIH Paraná, reunião do GT Náutico Estadual, um painel sobre a abordagem da mídia, entre outras ações.

O evento busca também integrar os municípios, demonstrando a regionalização do espaço. “Vamos incentivar a qualificação, capacitação e desenvolvimento de novos negócios para empresários que pretendem investir no Litoral do Paraná”, diz o executivo da Adetur Rafael Andreguetto.

Prefeito pede ao governador abertura do aquário marinho durante inauguração

9818“Precisamos do governo para operacionalizar o nosso aquário e revitalizar a área em seu entorno, contemplando a Praça 29 de Julho e a Rua da Praia”, destacou o prefeito de Paranaguá, Dr. Edison Kersten durante a inauguração da revitalização do Palacete Mathias Böhn, importante prédio do Centro Histórico de Paranaguá.

O evento aconteceu no dia 29 de Julho, dia do aniversário da cidade, com a presença do governador Beto Richa. No primeiro contato com o prefeito, Richa lembrou que há urgência na9817 abertura do aquário. Três licitações foram feitas e as três deram deserta, termo usado para definir que não houve concorrentes ou que as propostas foram abaixo do estipulado pelo edital de licitação.
Os Chefes de Executivo participaram da comemoração pelos 365 anos de da inauguração do escritório da Secretaria Estadual do Turismo no Litoral do Paraná. O escritório fica no Palacete Mathias Böhn, um dos cartões postais do Litoral, e atenderá, além de Paranaguá, também Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba.
Na ocasião, o prefeito de Paranaguá, também agradeceu os encaminhamentos feitos para construção de um novo posto de saúde na Ilha do Mel, um dos pontos turísticos mais conhecidos no Paraná, no Brasil e no Mundo.

Turismo no Litoral
O governador explicou que o novo escritório vai executar vários projetos de infraestrutura turística, com investimento previsto de R$ 10 milhões. Entre os projetos estão ações do programa Navega Paraná, como a implantação de trapiches na Ilha do Mel, Ilha das Peças e em Superaguí; a readequação do terminal de embarque e desembarque de Pontal do Paraná; construção da base náutica de Guaratuba, o sistema cicloviário na orla dos balneários e as obras do entorno do aquário de Paranaguá.

O escritório do Turismo no Litoral tem espaço para atendimento à comunidade, aos turistas e para exposições diversas (artesanato, pinturas, fotografias). O espaço também poderá ser utilizado para coordenar o Terminal de Embarque, fiscalizar embarcações e passageiros, cadastrar visitantes para a Ilha do Mel e vendas de passagens.

No pavimento superior, com entrada independente, além da Secretaria do e da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, há sala para a Secretaria da Cultura e para a prefeitura de Paranaguá, além do escritório da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur).

Paranaguá melhora no desenvolvimento municipal (IDH-M)

Cidade está entre aquelas que são consideradas com “alto desenvolvimento humano”. Índice estabelece de muito baixo a muito alto, passando por baixo e médio desenvolvimento

3.1- cidadeO IDH-M é um índice desenvolvido pelo Programa das Nações Unidades para o Desenvolvimento Humano (Pnud) que visa mostrar a realidade social dos municípios brasileiros. Serve de alternativa a indicadores baseados apenas sob a perspectiva de desenvolvimento econômico.
Mede o desenvolvimento das áreas de saúde (longevidade), educação e renda. Para chegar ao índice geral, os três componentes são agrupados por média geométrica, a partir das contagem da:
– Longevidade: esperança de vida ao nascer;
– Educação: é dividida em dois componentes com pesos diferentes. Um é a população com mais de 18 anos com ensino superior (peso 1) e outro é a população de 5 e 6 anos na escola, população de 11 a 13 anos nas séries finais do ensino fundamental, população de 15 a 17 anos com ensino fundamental completo; e população de 18 a 20 anos com ensino médio completo (peso 2).
– Renda: renda mensal per capita
O IDH-M vai de 0 a 1: quanto mais próximo de 0, pior o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de 1, melhor. E Paranaguá está com índice geral de 0,750, número considerado de alto desenvolvimento humano.
Quanto ao número alcançado para cada indicador, o programa mostra que Paranaguá teve 0,852 no indicador longevidade (saúde); 0,733 no indicador renda e 0,676 no indicador educação.

Litoral
Paranaguá tem, também, o mais alto índice entre os municípios do Litoral.
Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos tiveram índices de alto desenvolvimento humano, enquanto Antonina e Morretes ficaram com médio desenvolvimento e Guaraqueçaba ficou com baixo desenvolvimento humano.
Lembrando que o cálculo do IDH-M gera um número de 0 a 1, as avaliações são divididas em cinco faixas: muito baixo (0 a 0,499); baixo (0,5 a 0,599); médio (0,6 a 0,699), alto (0.7 a 0,799) e muito alto (0,8 a 1). Pontal do Paraná ficou com 0,738. Guaratuba está com 0,717 e Matinhos com 0,743. Morretes e Antonina tiveram, praticamente um empate com 0,686 para Morretes e 0,687 para Antonina. A maior diferença está no indicador ‘renda’ onde Morretes tem maior renda que é de 0,710 e Antonina ficou com 0,686. Os demais indicadores são similares. Guaraqueçaba ficou com índice total de 0,587, considerado baixo. Longevidade de 0,792; renda com 0,587 e educação com 0,434.

Novidades
Esta é a terceira vez que é medido o IDH-M. Os indicadores utilizados mudaram em relação à última versão do estudo, de 2003, o que não permite fazer comparações com o material antigo. Também é incorreto fazer comparações com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), dado também apurado pelo PNUD dentro de outros indicadores.
Apesar de não ser comparável com o último IDHM, o estudo atual traz evoluções com três análises temporais dos municípios – 1991, 2000 e 2010. Fonte: Pnud.

Morretes faz PSS para contratação de médicos

 

 

 

 

img_medicosestrangeiros_brasil

O Município de Morretes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará Processo Seletivo Simplificado para contratação de médicos para o Programa Saúde da Família.

O PSS está sendo lançado, também, para contratação de farmacêuticos, enfermeiros, técnico em enfermagem, técnico em higiene dental, técnico em radiologia, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde.

A contratação será por tempo determinado para atender a necessidade temporária de  interesse público na área de saúde para as funções citadas acima.

Morretes não é o único município do Litoral, do Paraná e até do Brasil a recorrer ao já famoso PSS para contratação de profissionais na área de saúde.

Paranaguá, por exemplo, está realizando o terceiro PSS, mas até agora não conseguiu resolver o problema.

A inscrição para o PSS de Morretes deverá ser efetuada mediante ficha de inscrição (fornecida no local da  inscrição), devidamente preenchida e assinada, acompanhada de currículo (atualizado e com os documentos comprobatórios), no período de 05 a 09 de agosto de 2013, no horário das 09h às 12h e 14h às 17h, na sede da Prefeitura
Municipal, Rua Conselheiro Sinimbú, 62,Centro, Morretes/PR. Edital está no site da prefeitura que é www.morretes.pr.gov.br.

A remuneração será de R$ 8 mil por 40 horas

Copel conclui nova linha de energia no Litoral

normal_P1130129

A Copel concluiu a energização da linha de transmissão que vai aumentar a confiabilidade e a segurança operacional da distribuição de energia no Litoral paranaense, especialmente durante a próxima temporada de verão. Foram investidos R$ 2,4 milhões nas obras, incluindo a instalação da rede de alta tensão em 138 kV e adequações na subestação Posto Fiscal, em Paranaguá.

“A conexão direta dos balneários à subestação de Paranaguá evitará sobrecarga nas redes em caso de desligamentos não programados nas regiões de Praia de Leste e Guaratuba”, explica o diretor de Engenharia da Copel, Jorge Andriguetto Junior.