Escola indígena no Litoral

ESCOLA INDÍGENA EM ESPIGÃO ALTO DO IGUAÇU.A Secretaria de Estado da Educação ampliou número de atendimento aos alunos das comunidades indígenas no Paraná. Em 2011, a rede estadual tinha 3.674 alunos matriculados e neste ano são quase 4.500 estudantes, de 35 comunidades de várias regiões do estado.

O aumento no atendimento é o resultado do investimento do Governo do Estado na construção de novas escolas e na formação de professores bilíngues em caingangue e guarani. Em dois anos e meio, foram entregues 11 novas escolas para comunidades indígenas, totalizando 37 escolas em 26 municípios.

Outras duas escolas indígenas estão sendo construídas em Inácio Martins, na região Centro-Sul, e na ilha da Cotinga, no Litoral. A previsão de conclusão das obras é no fim deste ano. “Estamos ampliando a rede, que atende com qualidade e valoriza a cultura indígena”, destaca o secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns.

ESTRUTURA – Os novos colégios tem salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, salas administrativas para professores e pedagogos, banheiros adaptados para deficientes físicos, cozinha, depósito de merenda e pátio coberto.

Moradores de Matinhos também foram às ruas para manifestações

1011722_690617827633746_2066787158_nNa última quarta-feira (19), os moradores de Matinhos foram às ruas para apoiar as ondas de protestos nacionais e, também, para reivindicar por causas locais, como Saúde, Educação, Segurança Pública, além de outras pautas como, mais agilidade na execução das obras de responsabilidade da Prefeitura da cidade.

O evento foi organizado e convocado pelo Facebook e, em menos de 12 horas, mais de 1.000 pessoas já haviam confirmado presença. A concentração dos manifestantes teve início em frente ao prédio da Universidade Federal do Paraná (UFPR-LITORAL), onde cerca de 300 pessoas chegaram a bloquear as ruas que dão acesso ao local. Em poucos minutos, o grupo foi ganhando apoio e conseguiu fechar a Avenida J.K. de Oliveira, que liga o município à Guaratuba e Santa Catarina.
Ao passar pelo Hospital Nossa senhora dos Navegantes, os manifestantes fizeram silêncio, porém, chegando próximo ao Ginásio Vicente Gurski – abandonado pelas administrações públicas há 13 anos – não faltou barulho. Entre as reclamações, o fato de o Governo do Estado ter emprestado R$ 2,8 milhões para a reforma do local. Para os líderes do manifesto, com este dinheiro, daria para construir dois ginásios.
Mais adiante, o grupo parou em frente à Prefeitura Municipal e, de mãos dadas, cercou o prédio, deu um abraço simbólico no mesmo e cantou o Hino Nacional. De lá, partiram ainda pela JK, e depois pela Rua Ernesto Postarek, até a Praça Central de Matinhos, onde todos os acessos ao local foram bloqueados pelos manifestantes. Neste momento, mais de 1.500 pessoas já haviam se juntado ao grupo. Durante os três quilômetros percorridos, não foi registrado nenhum ato de vandalismo.
Entre os cartazes carregados pelos manifestantes, havia repúdio à PEC 37, à Copa do Mundo, à corrupção em geral, à favor da liberdade de expressão, além de pedidos por ciclovias, pela revitalização da orla, pelo cumprimento da lei do piso salarial dos professores da rede municipal, por mais apoio da Prefeitura à UFPR-Litoral, entre diversos assuntos.
De acordo com os organizadores do evento, nesse momento, as causas mais importantes são o aumento no número de atendimento médico diário nas Unidades de Saúde; a ampliação no horário de funcionamento da Farmácia Básica do município; a inauguração imediata de três Centros do Idoso e do Terminal Rodoviário; mais agilidade nas obras da Pista de Skate; o piso salarial dos professores; e a implantação de ciclovias e abrigos nas paradas de ônibus dentro do município.

Guaraqueçaba recebe recursos do PAM

998366_128000467407828_357965444_nO Programa de Apoio aos Municípios (PAM) do Governo do Estado, que já destina R$ 150 milhões para municípios com menos de 50 mil habitantes, tem a aprovação dos prefeitos paranaenses, que consideram fundamental ter acesso a recursos a fundo perdido para a realização de obras e projetos.

Neste mês, a prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Ramos Narloch, esteve com o governador Beto Richa para a solenidade de autorização de novas transferências. Outros 198 municípios já se credenciaram a receber os recursos desde a semana passada. No total, R$ 90 milhões já foram destinados para as prefeituras.

Os recursos do PAM são provenientes da devolução de verbas orçamentários feita ao Executivo pela Assembleia Legislativa. As prefeituras recebem de R$ 300 mil a R$ 550 mil, de acordo o número de habitantes. Até o final de junho, todos os municípios habilitados receberão os recursos.

Capitania Itinerante é realizada no Litoral

DSC00837Equipe de Inspeção Naval da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) esteve no início deste mês na localidade de Ararapira, distante cerca de 35 milhas náuticas (aproximadamente 56 quilômetros) da cidade de Paranaguá. A operação denominada “Capitania Itinerante” durou dois dias e estendeu-se, também, às comunidades de Tibicanga, Canudal, Varadouro, Vila Fátima, Sibuí, Abacateiros e Saco de Rita.
A missão, liderada pelo Capitão dos Portos, Capitão-de-Mar-e-Guerra Francisco Dantas de Almeida Filho, teve como propósito levar à população alguns dos serviços prestados pela CPPR, como vistoria e inscrição de embarcações, segunda via de documentos, orientação sobre segurança da navegação e a carreira de aquaviários, além de informaçoes sobre os cursos oferecidos gratuitamente pela Capitania.
O trabalho realizado na operação “Capitania Itinerante” teve seus primeiros resultados na tarde desta quinta-feira (20), com a entrega de 58 Títulos de Inscrição de Embarcações (TIE) aos pescadores artesanais, moradores das comunidade visitadas.

Centro Cultural promove Semana da Cultura Italiana

Abertura das atividades acontece hoje, dia 21, às 17h, com a exposição fotográfica Passione Italia e exibição do filme Questione di Cuore

italEm parceria com a UFPR Litoral, o Consulado Geral da Itália de Curitiba apresenta a exposição Passione Italia uma seleção  de cerca de 70 fotos da obra coletiva Una Giornata Italiana, realizada na Itália em 2011 e dedicada a representar a Itália e seus cidadãos no aniversário dos 150 anos da Unificação. Organizado pela Federação Italiana Associações Fotográficas, o projeto obteve patrocínio do Ministério do Turismo, da União das Províncias Italianas e do Comitê Itália 150. As temáticas trabalhadas para o projeto são tecnologia, meio ambiente, energia, trabalho, natureza, paisagem e vida cotidiana. A seleção de fotografias que integram a exposição por feita por Silvia Pozzati, professora de Língua e Cultura Italiana, que trabalha em Curitiba junto ao Departamento de Italiano da UFPR e ao Consulado Geral da Itália. Na sexta-feira (21/06), após a abertura da exposição haverá uma apresentação musical com Dueto Novo Veneto.

MOSTRA DE CINEMA: de 21 a 26 de junho – ENTRADA FRANCA

Com curadoria de Silvia Pozzati, Professora do Ministério das Relações Exteriores Italiano que trabalha junto à Área de Italiano do Departamento de Letras da UFPR e ao Consulado Geral da Itália de Curitiba, a Mostra trará cinco filmes contemporâneos da nova safra do cinema do país. Os filmes foram traduzidos e legendados pela Professora e por um grupo de trabalho do Departamento de Letras da UFPR, especialmente para as edições 2011 e 2012 de Mia Cara Curitiba.

Dia 21/06 (sex)
19h – Questione di Cuore

Dia 22/06 (sáb)
15h – La Vita Facile
17h – Happy Family
19h – La Prima Cosa Bella
21h – Una Vita Tranquilla

Dia 24/06 (seg)
8h30 – La Vita Facile
10h30 – Happy Family

Dia 25/06 (ter)
13h – Questione Di Cuore
15h – La Prima Cosa Bella

Dia 26/06 (qua)
19h – Una Vita Tranquilla

CENTRO CULTURAL UFPR LITORAL
Av. Paraná, 550 – Tabuleiro – Matinhos/PR
Tel.: (41) 35118313
centrocultural@ufpr.br
www.centroculturalufprlitoral.blogspot.com
ENTRADA FRANCA

Paranaguá no Festival de Turismo

Degustação do barreado foi um dos atrativos do Festival quando, também aconteceu lançamento dos destinos indutores em garrafas de refrigerante 

Nelson Uberna, funcionário da Fumtur, no evento

Nelson Uberna, funcionário da Fumtur, no evento

Paranaguá foi divulgada no Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu que foi realizada de quarta (12) até esta sexta-feira (14), em Foz do Iguaçu.
O secretário estadual de Turismo, Jackson Pitombo, explica que o evento é referência e vitrine para os representantes do setor. “Vamos intensificar a atuação em cinco segmentos do turismo: religioso, negócios e eventos, cultural, ecoturismo e gastronômico”.
Paranaguá esteve representada pelo presidente da Fundação Municipal de Turismo da Prefeitura de Paranaguá, Rafael Guttierres Júnior e pelo funcionário Nelson Uberna.
A degustação do barreado chamou a atenção dos demais expositores e dos visitantes do Festival. A cachaça de Morretes e a cataia de Guaraqueçaba também foram levadas para degustação.
Também foi feito o lançamento dos três destinos indutores em parceria com a Coca-Cola Zero. Agora, os consumidores também poderão comprar o refrigerante que diz: “Quanto mais Paranaguá Melhor”, “Quanto mais Ilha do Mel, melhor”.

PMs suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas são presos em Paranaguá

Operação foi realizada na madrugada deste sábado (15), em Paranaguá. 
Cinco policiais e o irmão de um deles foram presos.

00891Após três meses de investigação, policiais civis de Paranaguá, no Litoral do Estado, deflagraram a Operação Bandalhos, no início da manhã deste sábado (15). Foram presos seis homens, dos quais cinco policiais militares, suspeitos de ligação com o tráfico de drogas na região. O quinto suspeito é irmão de um dos PMs, que também participava do esquema, segundo apontado pelas investigações.

De acordo com o delegado-adjunto da 1.ª Subdivisão Policial de Paranaguá, Cassio André Dias Conceição, os presos são acusados de extorquir traficantes. “Eles entravam dentro da casa de traficantes e levavam armas, dinheiro e drogas, sem que as pessoas ou o material fossem encaminhados para a delegacia, apropriando-se do que encontravam”, explica o delegado.

Durante o cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão, a equipe encontrou munição de uso restrito na casa de um dos PMs, que foi autuado em flagrante.

Deflagrada por policiais civis de Paranaguá, a operação foi coordenada pelos delegados Conceição e pelo delegado operacional da 1.ª Subdivisão Policial, Eduardo Krueger Costa, com o apoio do delegado titular Miguel Stadler. A ação também teve o apoio do serviço reservado do 6º e do 9º Batalhão da Polícia Militar.

Ao longo das investigações, a Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (Deam), comandada pelo delegado Alfredo Dib Junior, também contribuiu com informações. “Descobrimos que os suspeitos compravam, na forma devidamente legal, munições em Curitiba e repassavam para outras pessoas no litoral, que não poderiam estar em posse desse material”, complementou Conceição.

Outro homem também suspeito de participar do esquema, contra quem há mandado de prisão, está foragido. (Site da Polícia Civil)

Novo escritório do Sebrae/PR em Paranaguá

Espaço atenderá empresários e potenciais empresários, com cursos, palestras, consultorias e programas setoriais

Um novo escritório do Sebrae/PR começa a funcionar nesta segunda-feira, dia 17, em Paranaguá. A estrutura, para empreendedores, empresários de micro e pequenas empresas e potenciais empresários, conta com equipe própria e atenderá sete municípios do litoral paranaense: Antonina, Morretes, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Paranaguá, Matinhos e Guaratuba.

De acordo com José Ricardo Castelo Campos, gerente regional do Sebrae/PR, o Litoral tem uma importância estratégica para o Estado. “Vamos realizar ações específicas para atender as micro e pequenas empresas da região. Sobretudo por conta de novos investimentos que serão feitos, decorrentes da expansão e modernização do Porto de Paranaguá e também da exploração do pré-sal.”

Na avaliação de José Ricardo, o Sebrae/PR, com o novo escritório, vai potencializar suas ações na região. A entidade já desenvolve inúmeros projetos nas áreas de turismo local; empreendedorismo; qualificação para atender a cadeia produtiva do petróleo, gás e energia; e Lei Geral da Micro e Pequenas Empresas, legislação favorável às micro e pequenas empresas.

“Teremos uma maior capilaridade na nossa atuação, estaremos mais próximos dos nossos clientes e parceiros institucionais e podemos ‘mapear’ melhor as demandas da região. Além disso, vamos servir de forma pró-ativa o Litoral, que é tão importante para o Estado”, informa o gerente regional.

“As pessoas interessadas nos serviços prestados pelo Sebrae/PR terão mais facilidades. Os nossos técnicos já estarão em Paranaguá”, reforça José Ricardo, acrescentando que a nova sede é resultado também de uma reorganização territorial do Sebrae/PR.

“Devido ao crescimento das demandas, foi necessário redistribuir as regionais da entidade, a antiga Regional Centro-Sul, que possuía 76 municípios, foi desmembrada em duas novas regionais, a Centro, com sede em Ponta Grossa, e a Leste, com sede em Curitiba. O novo escritório no Litoral está subordinado à Regional Leste”, explica o gerente regional.

Para comunicar a presença ‘encorpada’ do Sebrae/PR no litoral paranaense, e para estimular demandas junto aos empreendedores da região, foi definida uma estratégia de divulgação. A unidade móvel e itinerante do Sebrae/PR vai visitar os sete municípios do Litoral, com o objetivo também de fazer atendimentos nas cidades.

Olhar diferenciado

Levando-se em conta o potencial turístico, o agronegócio e o artesanato no Litoral, o Sebrae/PR planeja desenvolver outras ações específicas para tais segmentos econômicos. “A região trabalha muito com frutas e produz compotas, balas, doces e cachaça. Poderemos, ainda, atuar em áreas que hoje não trabalhamos, como a aquicultura, que é bastante forte e característica na região”, afirma o consultor responsável pelo escritório do Sebrae/PR em Paranaguá, Gilberto Keserle .

“O Litoral é extremamente turístico, e a nossa ideia é potencializar essa vocação com a atuação do Sebrae/PR. Nossa ideia é dar assistência para as pequenas empresas da cadeia turística, desde as pousadas e hotéis aos restaurantes e agências de turismo, para que melhorem ainda mais o desempenho e qualidade de produtos e de serviços”, detalha.

Para Gilberto Keserle, num primeiro momento, o escritório dará continuidade aos programas que já estão em andamento na região e fará o atendimento das demandas locais. A unidade conta estrutura física que dispõe de espaços para o atendimento e realização de palestras e cursos.

“Também vamos buscar intensificar o trabalho com o comércio varejista, que já iniciamos em 2012. Nossa perspectiva é muito boa. O escritório aqui vai facilitar a proximidade com o empreendedor e aumentar as possibilidades de atuação em diferentes segmentos”, conclui o consultor. 

O escritório do Sebrae/PR no Litoral fica localizado na Avenida Gabriel de Lara, nº 1.404, Bairro Leblon. O horário de funcionamento é das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. Mais informações pelo telefone (41) 3330-5760.

SAMU não vai parar no Litoral

Prefeita de Guaratuba pede garantias que atuais gestores não serão responsabilizados por dívidas do SAMU

9498Os problemas financeiros e administrativos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) acabarão em breve. É que foi aprovado pelos prefeitos do Litoral na tarde de quarta-feira (dia 12), durante reunião da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa), na Prefeitura de Pontal do Paraná, um pacote de medidas necessárias para acabar com o déficit encontrado nas finanças do órgão e também contratação emergencial de uma empresa para recrutamento de pessoal, tendo em vista que em breve acaba o contrato com os atuais funcionários.

Além disso, foi destacada a importância de que os repasses financeiros sejam feitos rigorosamente em dia pelos municípios ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa), que administra o Samu. Ao mesmo tempo será iniciada a realização de concurso público.

Atualmente, o Samu arrecada R$ 492 mil por mês, mas as despesas somam R$ 544 mil, fora outras decorrentes que fazem o valor chegar perto de R$ 600 mil, tendo um déficit mensal superior a R$ 110 mil. Ao ano, o acúmulo de dívida seria de aproximadamente R$ 1,320 milhão, conforme projeções feitas pela empresa que realizou o levantamento. Com o novo contrato de rateio os municípios terão que dividir o valor de R$ 261.825. O Cislipa recebe de repasse R$ 96.025 do governo do Estado e mais R$ 242.150 da União.

A reunião foi tumultuada e em alguns instantes se comentou até a possibilidade de os municípios desistirem de fazer parte do Samu. Entretanto, ao final houve consenso de que o serviço deve ser mantido e que para isso é necessário dispor de mais recursos e cuidados com a área administrativa e de gestão de pessoal. O vice-prefeito de Paranaguá, o médico Dr. Edson de Oliveira Kersten, foi apontado pelo prefeito Mário Roque para coordenar os trabalhos para melhorar o Samu. Kersten foi o responsável pela apresentação de levantamento que apontou as falhas encontradas no Samu pelos novos prefeitos. As dívidas deixadas somam R$ 1.470.511,21. Estiveram presentes à reunião representantes de seis Prefeituras do Litoral, faltando apenas Matinhos.

MINISTÉRIO PÚBLICO

Quem abriu as discussões durante a reunião foi a promotora de Justiça Ana Paula Pina Gaio, que disse que o Ministério Público está preocupado com a situação e que continua sendo parceiro para que a população não seja prejudicada. “Meu interesse é que não pare o serviço. Nossa preocupação é essa. Vamos trabalhar para que a gente consiga (continuar com o Samu), tudo dentro da lei. A preocupação é para que ele funcione bem. Tomara que vocês continuem fazendo funcionar o Samu, continuem colocando em ordem”, afirmou a promotora, que depois de sua explanação se ausentou para que os prefeitos e representantes tomassem a decisão.

A prefeita Evani Justus, de Guaratuba, que preside a Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa), pediu à promotora Ana Paula Pina Gaio que o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público seja prorrogado. Entretanto, solicitou garantias da Promotoria Pública para que os atuais gestores não sejam responsabilizados. “Se houve irregularidade, nós abriremos procedimentos. Qualquer coisa que seja comprovada a gente não pode assumir esses erros, mas sim responsabilizar quem fez isso”, garantiu a presidente da Amlipa. Hoje, segundo a prefeita, a questão é matemática. “Se você ganha 300 e gasta todo mês 500 não vai aguentar muito tempo, vai falir. Não tem como trabalhar no vermelho”, destacou.

54% dos funcionários da Techint são de Paranaguá, Pontal e Matinhos

IMG_0699A distribuição de mão-de-obra na empresa Techint, que está atuando em Pontal do Paraná, apresentou um resumo ao prefeito da cidade, Edgar Rossi.

De acordo com o relatório Pontal do Paraná, Matinhos e Paranaguá são representados por 1.120 funcionários-54%.

Guaratuba, Antonina, Morretes, São José dos Pinhais, Colombo, Curitiba, Araucária e
Campo Largo são representados por 662 funcionários- 32%).

Demais localidades com 284 funcionários, representando 14 % do total de 2.066 funcionários no quadro de admissão da TECHINT.

O relatório foi apresentado pelo gerente administrativo e financeiro da Techint, José Carlos Sá ao prefeito e aos secretários municipais de Desenvolvimento, Wolnei Moroz e da Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Mademar, quando trataram de uma parceria da Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná com a TECHINT e o SENAI  para formação de mão-de-obra especializada dentro do município e com isso atender a demanda crescente das obras.

A Prefeitura vai disponibilizar um espaço com salas de aula em Pontal do Sul para suprir
parte do projeto.