O deputado estadual Alceu Maron Filho (PSDB) apresentou no inicio do mês de junho, um projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) que concede o título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná à Dom Alfredo Ernest Novak (foto), Bispo Emérito de Paranaguá. O projeto foi aprovado e a entrega da honraria deve acontecer no mês de agosto.
“Neste período de dezessete anos que ficou à frente da Diocese de Paranaguá, Dom Alfredo, afora sua participação desenvolta no espargimento de religiosidade entre as 14 cidades que compõem a nossa diocese, revelou-se um grande comunicador social, ajudando em muito, principalmente os jovens, mas também despertou entre os paranaenses o sentimento de amor ao próximo, independente de credo específico, sempre concitando a todos a necessidade do respeito ao semelhante, através da fraternidade entre os seres, ressaltando o espírito humanitário que cada cidadão deve nutrir”, enfatiza o parlamentar.
Arquivo da categoria: Litoral
Moradores carentes terão direito a exames no DAPI
Moradores carentes de Pontal do Paraná terão direito a exames de diagnóstico por imagem como tomografia computadorizada e ressonância magnética gratuitos.
A ação é resultado da parceria firmada entre a Prefeitura de Pontal do Paraná, a Liga Das Senhoras Católicas de Curitiba e o Diagnósticos Avançados por Imagem- DAPI.
A secretária municipal de Saúde de Pontal do Paraná fará os agendamentos através das solicitações médicas no TFD (Tratamento Fora de Domicílio) localizado em Shangrilá. O usuário deve levar a solicitação médica, os documentos pessoais, comprovante de endereço e de renda.
As marcações de exames de alta complexidade têm longas filas de espera no estado. Atualmente a Prefeitura usa recursos próprios, mensalmente, para custeio de exames deste tipo. De acordo com o Município, a economia a ser feita gira em torno de cinco milhões de reais em três anos e meio de admministração.
O DAPI – Diagnóstico Avançado Por Imagem – presta serviços de diagnóstico há mais de 30 anos em Curitiba, sempre colocando à disposição dos médicos e de seus pacientes um atendimento de qualidade, fundamentado na modernização de seus equipamentos e na excelência de seu corpo técnico.
Escola Naval terá Aspirantes femininas a partir de 2014
Dentro do espírito de atualização e de aprimoramento da administração do pessoal da Marinha, em 2014 será admitida a primeira turma de Aspirantes femininas no 1º ano da Escola Naval, no Corpo de Intendentes.
Serão disponibilizadas 12 vagas específicas para candidatas com 18 anos completos e menos de 23 anos (no dia 1º de Janeiro de 2014), e que concluíram o ensino médio.
Além da formação profissional-militar, as Aspirantes receberão aulas de Educação Física, com a prática de esportes que poderão levá-las a pertencer às várias equipes, como esgrima, vela, remo, vôlei, basquete, orientação, atletismo, judô e tiro, entre outras, e de também fazer parte dos vários grêmios, como os de línguas, xadrez, comunicações, aviação, mergulho, música, fotografia, etc.
Ao final do curso de quatro anos na Escola Naval, as Aspirantes serão declaradas Guardas-Marinha, ocasião em que farão o 2º ciclo de instrução embarcadas no Navio Escola, e nesse período, de cerca de 6 meses, terão a oportunidade de visitar países das Américas, Europa, percorrendo os Oceanos Atlântico, Pacífico, e Mar Mediterrâneo, entre outros.
Após o regresso da Viagem de Instrução, as Guardas-Marinha Intendentes (IM) serão nomeadas 2º Tenentes, e designadas para exercerem atividades de Tenentes (IM) nas diversas Organizações Militares do País, como os Centros de Intendência, Bases Navais e Fuzileiros Navais, entre outros.
A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) está elaborando o Edital do Concurso Público de Admissão à Escola Naval, que em breve será divulgado, com os detalhes inerentes às etapas como provas, inspeção de saúde, testes psicofísicos e verificação de documentos, incluindo vagas exclusivas para candidatas do sexo feminino, especificamente para o Corpo de Intendentes da Marinha.
Tombamento é registrado na BR 277
Tombamento de caminhão interdita parcialmente o tráfego no km 41 da BR-277 (sentido Paranaguá) – trecho de Serra do Mar.
A foto é do site da ecovia, de uma das câmeras instaladas, justamente, no Km 41 da rodovia. Enquanto isso, o tráfego segue alternado no km 9 da BR-277 por conta de obra de reconstrução da ponte sobre o Rio Vermelho.
Manifestantes no pedágio da ecovia
Tráfego interrompido na BR 277, sentido Paranaguá, km 68, devido à manifestação. Sentido Curitiba, tráfego normal com fluxo alto. Esta foi a informação da Ecovia sobre a situação da BR 277.
Mas, por volta das 8h desta quinta-feira, os manifestantes encontravam-se perto da Renault, dirigindo-se para o pedágio.
Manifestantes bloquearam rodovias e liberam a passagem de veículos em diversas praças de pedágio do Paraná na manhã desta quinta-feira (11), em um protesto organizado por diversas centrais sindicais e quese repete em diversas cidades do País, com bloqueios em rodovias de mais cinco estados. Desde o começo da manhã, ruas e rodovias de Curitiba e região, entre elas o Contorno Sul, estiveram bloqueadas.
Acessando o site da Ecovia, o internauta pode conferir várias câmeras, mas a que fica na altura do pedágio, no KM 60, está em manutenção.
Informações extra-oficiais dão conta que os carros estariam passando sem pagar.
Atualmente, um veículo pequeno paga R$ 14,60 cada vez que passa pelo pedágio entre o Litoral e Curitiba.
Conferência do Meio Ambiente em Pontal do Paraná
Grupo de Apoio ao Litoral realizará encontro nesta semana
Marcado o 3º Encontro do GALP – Grupo de Apoio ao Litoral do Paraná. O encontro
será realizado em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Pontal do Paraná, Associação Comercial de Matinhos e a Associação Comercial de Guaratuba.
A reunião será realizada no dia 12 de julho (sexta-feira), às 16 horas, no Auditório da Secretaria de Desenvolvimento de Pontal do Paraná, (Rua Tom Jobim, 308 – Balneário Primavera).
O presidente do GALP é o deputado estadual, Ney Leprevost. Segundo ele a pauta deste encontro envolve a modificação do Decreto 2722/2008; o Plano Diretor dos Municípios; Delegacia de Pontal do Paraná e constituição dos Conselhos de Segurança.
CPI do Pedágio é instalada na Assembleia
Deputado do Litoral, Alceu Maron Filho, faz parte da comissão
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar a concessão dos pedágios no Paraná foi instalada hoje na Assembleia Legislativa. De acordo com a proposta do autor, deputado Nelson Luersen (PDT), ela será composta por nove deputados indicados pelos líderes dos partidos, de acordo com o cálculo do quociente das bancadas previsto no Regimento Interno (Art 31).
Os partidos indicaram os seguintes nomes: PMDB – Nereu Moura e Artagão Júnior; PSDB: Alceu Maron Filho; Democratas (abriu mão da vaga e cedeu ao PSDB): Bernardo Carli; PT: Péricles de Mello; PDT: Nelson Luersen; PSB: Wilson Quinteiro; MD: Douglas Fabrício e o bloco PP/PV/PTB/PSL: Adelino Ribeiro.
Pouco antes da instalação da CPI, a maioria dos integrantes se reuniu para definir os nomes que ocupariam a presidência, vice-presidência e relatoria. Eles foram anunciados, mas dois deputados discordaram das indicações por não terem participado da reunião.
O deputado Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Alep, revelou que foi chamado à sala onde estavam os integrantes da CPI e informado sobre a decisão deles. “Eles haviam chegado a um acordo para dar a presidência para quem propôs a CPI e também definiram o nome do relator. Eu achei que a decisão era de todos os deputados”, disse.
Ele então ponderou de que não seria pelo desentendimento que o trabalho seria prejudicado. “Não cabe ao presidente da Assembleia participar da escolha. Eles mesmos vão tomar a decisão para que os trabalhos sejam iniciados.”
Os deputados que integram a comissão se reunirão hoje, às 14 horas no Plenarinho. Definirão quem será o presidente, o vice e o relator da CPI. Rossoni reafirmou que todas as condições serão dadas para o pleno funcionamento da Comissão. “Espero que ela dê uma boa resposta aos anseios da sociedade paranaense”, afirmou.
Projeto Minha Ilha tem Escola é realizado em Guaraqueçaba
O evento Minha ilha tem escola acontecerá de 03 a 05 de julho no município de Guaraqueçaba. O objetivo deste programa para o ano de 2013 é oportunizar a formação continuada aos professores das escolas da rede estadual de ensino que receberam a Biblioteca Móvel no ano de 2012.
A utilização desta biblioteca de forma adequada por alunos e professores é a nossa meta. Professores das 10 ilhas do município de Guaraqueçaba (Sibuí, Superaguí, Peças, Rasa, Tibicanga) e as de Paranaguá (Ilha do Mel – Brasília e Encantadas, Amparo, São Miguel e Piaçaguera) estarão nestes três dias refletindo com os docentes através das oficinas ofertadas.
Programação:
Abertura dos exames do EJA no Paraná
As inscrições para realização dos Exames da Escolarização de Jovens e Adultos (EJA) no Paraná, estão abertas, mas o prazo está se esgotando.
O exame é feito anualmente com objetivo de avaliar conhecimentos adquiridos na escola ou fora dela. E quem tem interesse em garantir esta avaliação deve fazer inscrição até a próxima terça-feira, dia 25 de junho.
Os candidatos que atingirem a pontuação mínima de 6,0 em todas as disciplinas terão direito à certificação do Ensino Fundamental e ou Ensino Médio, podendo inclusive prosseguir seus estudos no Ensino Superior. As inscrições são gratuitas para todos.
Podem se inscrever candidatos que comprovem na data da inscrição:
– 15 anos completos para certificação do Ensino Fundamental ou
– 18 anos completos para certificação do Ensino Médio.
As inscrições devem ser realizadas nos estabelecimentos de Ensino autorizados pela Secretaria Estadual de Educação/DEB/EJA, com quantidade de vagas limitadas conforme tabela nesta matéria.
Os documentos necessários à inscrição são:
– Original e fotocopia de Documento Oficial de Identificação com foto;
– Requerimento de solicitação de inscrição preenchido e assinado pelo examinando (disponível nos locais de inscrição).
Importante:
A inscrição é presencial e deverá ser feita pelo próprio examinando ou pessoa indicada, mediante apresentação de procuração.
Cronograma de execução:
12 a 25/06/3 – período de realização de inscrição de forma presencial
21/09/13 exames convencionais, ou seja provas são feitas de modo tradicional, nos locais autorizados pela SEED/EJA
18/09 e 19/09/13 para examinandos privados de liberdade;
26/11 e 27/11/13 provas On Line realizadas nos estabelecimentos de Ensino autorizados e conforme disponibilidade de vagas.
É importante destacar que os adultos privados de liberdade e adolescentes em medida socieducativa, também podem se inscrever.
Manifestando interesse em participar dos exames, suas inscrições, quando possíveis, serão realizadas pelo coordenador local da unidade penal ou socioeducativa.

