Contêineres vão liberar salas de aula em Pontal do Paraná

Todos serão usados nas escolas como almoxarifado e arquivo morto. Desta forma desafogam salas para atender mais alunos

GEDSC DIGITAL CAMERAA prefeitura de Pontal do Paraná recebeu da Empresa Techint sete containeres que serão usados pela Secretaria Municipal de Educação em escolas. A entrega foi feita oficialmente na Escola Municipal Luiz Antonio Amatuzzi com representantes da empresa, o vice-prefeito Danilo Garbelotti, o secretário municipal de Educação, Marcos Pacheco, o engenheiro da prefeitura Rivalcir Rosa Sans e do diretor da escola Amatuzzi, Adriano Dina Crispin.

Segundo o Gerente administrativo e financeiro da Techint, José Carlos Sá, a entrega destes containeres serve como uma compensação para o município pelo impacto que a empresa gera trazendo muitas pessoas de fora para trabalhar e usufruir da cidade.  “É uma forma de ajudarmos nas questões sociais, sendo que nossa empresa possui este compromisso e em Pontal, temos muitos trabalhadores que usam a cidade e geram impactos”.

Para o secretário de Educação Marcos Pacheco, esta iniciativa vai liberar novas salas de aula e cerca de 80 alunos a mais poderão usar novas salas. Os contêineres serão usados para almoxarifado e arquivo morto. “Estamos muitos satisfeitos principalmente pelo fato de abrir mais turmas nas escolas”.

Guarda-vida do Litoral completa 50 anos

GEDSC DIGITAL CAMERAGuarda-vida do Litoral completou 50 anos de trabalho. O Jubileu de Ouro foi comemorado com cerimônia realizada em Guaratuba, no Centro de Treinamento Aquático do 3º SGB/8º.

A cerimônia contou com a presença de autoridades civis, militares, bombeiros e de outros destacamentos. O vice-prefeito de Pontal do Paraná, Danilo Garbelotti, prestigiou o evento, assim como o Cel. QOPM Roberson Luiz Bondaruk; do Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Cel. Luiz Henrique Pombo do Nascimento e do Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros Major, Paulo Henrique de Souza.

Durante o evento foi realizada a entrega de uma condecoração para a primeira turma de guarda-vidas de 1962 e todos estiveram presentes juntamente com seus familiares para receber esta honraria.

Etapa do Campeonato Metropolitano de Mountain Bike acontece em Morretes

Atletas mais experientes dizem que percurso no município é um dos mais difíceis do circuito

 Foto: Lucas Miara (Jacusdeduasrodas)

Foto: Lucas Miara (Jacusdeduasrodas)

A Prefeitura Municipal de Morretes, por meio das Secretarias de Turismo e Cultura e Educação e Esporte, apoia a 2ª Etapa do Campeonato Metropolitano de Mountain Bike, que acontece no município no dia 24 de fevereiro, com concentração no Centro de Eventos (em frente a Estação Ferroviária) onde será dada largada às 9h. O evento tem também o apoio da Federação Paranaense de Ciclismo. Premiação acontece às 13h30.

Os ciclistas sairão do Centro e percorrerão áreas rurais do município em um caminho com muitos desafios, trilhas e travessia de rios, uma verdadeira aventura. A prova conta ainda com um seguro de vida para os participantes.

Para o diretor de Esportes, Mozart Santos Batista Júnior, o evento é de grande importância para o município. “Estamos apoiando esta prova de ciclismo e sempre vamos dar incentivos para eventos esportivos realizados no município. Vamos trazer muitas novidades para o esporte local, por isso contamos com a presença da população e a participação de atletas de nossa cidade nesta etapa do Campeonato Metropolitanos de Mountain Bike. Vamos prestigiar os eventos realizados no município”, disse Mozart.

José Leonardo Mendes, Secretário Municipal de Turismo e Cultura, participará da prova, correndo na categoria Sub 30. Para ele, quem vier até o município, não pode deixar de conhecer as belezas naturais, a qual atrai turistas do mundo inteiro.  “A cidade naturalmente tem aptidão no turismo de aventura, sendo a prática do Mountain Bike uma modalidade já conhecida por muitos atletas e entusiastas que transitam pelo município. Desejamos que os participantes cheguem com pelo menos um dia de antecedência e tragam suas famílias, assim todos poderão aproveitar os atrativos que a cidade tem a oferecer. Morretes está sempre de braços abertos para receber as pessoas que queiram desfrutar dos encantos e das belezas naturais. “, disse Leonardo.

Inscrições
Até o dia 19, as inscrições serão no valor é de R$ 40,00 e pode ser feita nas seguintes lojas: Baron Bikes, Cicles Langner, Bike Brothers e Aro Action Sports e também através da internet, no site da Federação Paranaense de Ciclismo (www.fpciclismo.com.br).

Premiação:
Os atletas que ficarem entre a 1ª e a 5ª colocação, de cada categoria, receberão troféus. Na categoria Elite, o 1º, 2º e 3º colocados receberão uma premiação em dinheiro e o 1º colocado em cada uma das demais categorias, também. Os participantes que completarem a prova receberão medalha de participação. As categorias, Iniciantes e Estreantes não tem premiação em dinheiro.  Para esta etapa, as medalhas de participação do campeonato serão no formato tipo “mandala”, onde em cada etapa o atleta recebe uma medalha correspondente a um pedaço do desenho, completando o desenho com 8 medalhas no final do campeonato.

A organização alerta sobre a importância de que os participantes leiam o regulamento da prova, que está disponível no site da Federação Paranaense de Ciclismo, onde estão também os detalhes referente cada Categoria.

Chefe do Núcleo faz pedido de terreno para construção de escolas em Matinhos

Chefe do Núcleo com prefeito de Matinhos e os secretários de Educação e Administração do Município

Chefe do Núcleo com prefeito de Matinhos e os secretários de Educação e Administração do Município

A parceria entre Estado e municípios está garantindo o crescimento da educação da Rede Estadual no litoral. Esta é a opinião da Chefe do Núcleo de Educação de Paranaguá, Selma Camargo Meira que, na última semana, esteve fazendo visita de cortesia ao prefeito reeleito de Matinhos, Eduardo Dalmora.

Na ocasião, a Chefe do Núcleo fez o pedido de dois terrenos para construção de duas escolas que irá atender  a implantação  e expansão do Ensino Médio em Matinhos.

“O número de alunos  procurando pelo ensino fundamental anos finais e ensino médio vem crescendo dia a dia .As escolas  estaduais  precisam estar  preparados para atender esta nova demanda”, destacou a professora.

O prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, se prontificou a verificar as possibilidades existentes e agradeceu a visita.

O encontro foi acompanhado pelos secretários municipais da Educação, Alcides Benato e da Administração, Miriam Zaramella que solicitou ao Núcleo a implantação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para  atender os funcionários municipais e aumentar a escolarização da comunidade matinhense. Atualmente, a  Escola Estadual Tereza Ramos localizada no  bairro doTabuleiro oferta a modalidade .

Na ocasião, a professora Selma também explicou da possibilidade do município estender esta oferta através  das APEDs (Ação Pedagógicas Descentralizadas) que consiste na utilização de salas de aulas de escolas  municipais, porém com recursos humanos da rede estadual.

Outra a reivindicação foi a  de implantação de cursos profissionalizantes, a professora Selma orientou que o pedido seja oficializado,pois  podemos ofertar de duas formas os cursos profissionalizantes: Curso Técnicos e  de Qualificação para o Trabalho “este último através do Pronatec que são  curso de curta e média duração e são  executados pelo Sistema S”.    Aproveitou a oportunidade para comunicar que uma das reivindicações do prefeito foi a implantação do Curso de Formação de Docentes, sendo que este terá inicio  em agosto no Colégio Estadual Sertãozinho.

39 mil alunos voltam às aulas nos Colégios Estaduais do Litoral

5.1-FOTOS 031Cerca de 39 mil  alunos da rede estadual de educação voltam às salas de aula nesta quinta-feira (14). O retorno promete ser tranquilo na avaliação da Chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, Selma Camargo Meira.

O Litoral está recebendo novas salas de aula, além de já ter recebido a confirmação da construção de duas novas escolas, bem como foi criado novas escolas em dualidade administrativa com o município, especialmente em ilhas da região.

Apenas o Colégio Estadual Carmem Costa inicia às aulas com revezamento de turmas, por estar passando por reforma, em virtude do vendaval ocorrido no último mês o qual assolou a escola.

Os Colégios Estaduais do Litoral também receberam conjuntos escolares novos, e nos próximos dias algumas escolas receberão aparelhos de ar condicionado.
A distribuição das aulas ocorreu em dezembro no ano passado, o que colaborou na organização do início das aulas. Ao final do ano, tanto professores como funcionários já sabiam em qual escola iriam trabalhar.

Esta situação também foi destacada pelo secretário de Estado da Educação, Flávio Arns.
Arns destaca que há muitos avanços para todo o Estado, além das escolas e salas de aula do Litoral.

“No transporte escolar, nós tínhamos um repasse as prefeituras  no valor R$ 28 milhões em dezembro de 2010.. Era uma grande reclamação das prefeituras. Hoje o valor é R$ 80 milhões do Governo do Estado e 20 milhões do governo federal. Nós temos 1.800 obras em todo o Paraná entre reformas, construções e ampliações. Desde pequenas reformas, médias, grandes, construções, ampliações. É um canteiro de obras no Paraná. A tudo isso tem que se somar uma boa atuação pedagógica. Temos muitos desafios pela frente, sem dúvida alguma. Mas vamos trabalhar juntos para caprichar e fazer com que a educação do Paraná sempre seja destaque, referência para o Brasil”, disse o secretário.

Durante a semana pedagógica, no Litoral, os diretores e professores foram informados  da chegada de novos equipamentos escolares, de novos vestuários as merendeiras, bem como além de novos itens da merenda escolar.

Um novo programa foi implantado no Litoral que é a Agricultura Familiar. “Este programa fomenta a produção dos pequenos produtores que vêm em sua produção a garantia de venda. São legumes, hortaliças e outros produtos diretamente do produtor para as escolas”, destaca a professora Selma.

Chefe do Núcleo visita prefeita reeleita de Guaratuba

Na oportunidade falaram sobre novas salas de aula que devem ser construídas numa das escolas estaduais do município

Guaratuba (1)A Chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, Selma Camargo Meira, esteve fazendo visita de cortesia à prefeita reeleita de Guaratuba, Evani Justus.

Na ocasião, a prefeita falou sobre o encontro que vai manter com a Secretária de Estado da Família, Fernanda Richa, quando deverá expor algumas situações da área de assistência social do município e destacou que está buscando parcerias para capacitar os guaratubanos para o concurso público que deve realizar em breve.

Participaram da audiência o diretor do Colégio Estadual “Joaquim Mafra”, Wesley Oliveira do Prado e a professora Marli Carneiro Radzinski. Juntos, eles pediram a intercessão da prefeita junto a um processo que tramita no Estado e que irá culminar na construção de novas quatro salas de aula no mesmo colégio. As salas de aula serão construídas com recursos do programa Renova Escola, do Ministério da Educação e Cultura.

A intercessão da prefeitura deve ajudar na agilização do processo e, consequentemente, na educação dos moradores de Guaratuba. Com novas salas de aula, o Colégio aumenta sua capacidade para atender a demanda existente.

“Nós desejamos à prefeita reeleita mais uma gestão de sucesso e muita parceria porque trabalhamos em prol da educação da população de todo o Litoral”, destacou a professora Selma.

Guaratuba (2)

Caiobanda arrasta multidão

tn_600_430_Caiobanda_wa_(6) A tradicional Caiobanda reuniu aproximadamente 500 mil pessoas na noite de domingo que dançaram e curtiram o Carnaval com os dois trios elétricos maiores do Sul do país, o Canibal e o Avassalador.
A chuva fina que caia foram ingredientes para refrescar e animar os foliões que seguiam os trios ao som do repertório das bandas com muito axé, música sertaneja, com o hit “arroxa” e sucessos de outros carnavais como “Dança da Manivela”.
Sábado (16), tem a tradicional festa com o Ressacão.

Baile do Vermelho e Branco Centenário superou expectativas

arnaldo-jaborO baile de carnaval Vermelho e Branco Centenário promovido pelo Clube Litterário, O Coronel e Rio Branco Sport Club, na noite de sexta-feita (8), reuniu aproximadamente três mil pessoas.

Decoração especial nos dois ambientes, segurança, organização, bebida gelada, pessoas fantasiadas, camarote, piscina liberada e altas gatas foram os destaques da festa que não aconteceia há quase duas décadas e animou os foliões até o amanhecer.

A Banda Vitória comandou a pista 1 com muita maestria e talento com o samba e as tradicionais marchinhas carnavalescas.

elis19No palco da piscina, as duplas Marcos e Ricardo agitaram os foliões com o melhor do sertanejo universitário. E Kauã e Rafael levarão o público até o amanhecer com muita diversão na micareta sertaneja e axé.

“Estamos felizes com o sucesso dessa festa, pois resgatar a tradição de um Clube que tem história na sociedade e que há anos não fazia o seu baile de Carnaval, só foi possível pois contei com grandes parceiros e amigos como o Osmaerte do O Coronel que acreditou no projeto e o Fabiano Elias do Rio Branco e aos nossos sócios, que vieram prestigiar essa festa que já ficou para a história do Carnaval de Paranaguá”, destacou o Presidente do Clube Literário, Samuel Aisenmann.

“Quando soubemos que ia ter esse baile, nos programamos e viemos, somos de Santos e temos familiares aqui. Parabéns aos organizadores está tudo muito lindo e bonito”, disse o casal Cristian e Renata.

elis211“É muito bom ter um carnaval com um lugar especial para dançarmos ao som das marchinhas carnavalescas e a Banda Vitória tá animando muito, estou muito feliz”, afirmou Maria José dos Santos.

 Musa

Durante o baile as candidatas a Musa do Rio Branco Jucy Barreto, Vanessa Nascimento, Bruna de Félix, Géssica e Renata Meduna foram apresentadas ao público.

Matimbanda reúne cerca de 25 mil pessoas

tn_600_430_Matinbanda-15dcA chuva fraca que caiu durante a noite não desanimou os foliões que esperavam os desfile dos trios elétricos.
A estrutura de camarote contou com animação da banda que agitou os foliões até a passagem dos trios. O repertório das bandas teve muito axé, música sertaneja, com o hit “arroxa” e pop rock, com as músicas de maior sucesso no verão.
Conforme levantamento da Polícia Militar, cerca de 25 mil pessoas acompanharam a Matimbanda e curtiram na noite de sábado (09).
Um dos momentos mais esperados da noite foi a passagem do trio Canibal, o maior do Sul do País, a banda e o grupo de dançarinos agitaram os foliões que o seguiam e os que se encontravam no camarote.
tn_600_430_Matinbanda_familia_pedrita-19dc
Alguns aderiram às fantasias para se divertir. “Uma mar de gente, está lindo, adoro vir seguindo o trio, é muita emoção”, disse a estudante de Londrina, Ana Clara Patriota.
Até quem estava dentro dos apartamentos à beira mar não resistiu ao som dos trios. O que se via eram varandas lotadas de pessoas acenando e dançando ao som das bandas de carnaval.

Carnaval em Guaraqueçaba

Em Guaraqueçaba, a folia está garantida.
Conforme informações da Secretaria de Turismo e Cultura, organizadora do evento, o feriado promete muita alegria e a cidade aguarda a chegada de muitos visitantes.
A programação está assim elaborada:

Domingo:
17:00 h Baile infatil na Praça Willian Michaud
21:00 h Concentração na Praça Willian Michaud
24:00 h Desfile com o trio eletrico “Guarafolia”

Segunda e Terça
21:00 h Concentração na Praça Willian Michaud
24:00 h Desfile com Trio Elétrico “Guarafolia” pela Avenida Ararapira