Cemitério abandonado provoca polêmica no Litoral

3.4- cemitérioEm Pontal do Paraná, o município mais novo do Litoral, há uma polêmica por causa de um cemitério abandonado onde há túmulos quebrados e imagens religiosas destruídas, além do mato que tomou conta do cemitério no balneário da Praia de Leste.

Muitos túmulos estão abertos e alguns por decisão dos familiares que transferiram os mortos para o cemitério de Pontal do Sul. Segundo moradores, a polícia já teve que ser chamada para “botar pra correr” pessoas que estavam fazendo uso de drogas ou atrás de bandidos enquanto pais e mães estavam com seus filhos dentro de casa. “Quase teve tiroteio dentro do cemitério”, disse a dona Rosa Fabris.

Com o abandono, o local passou a ser ponto de encontro de usuários de drogas e moradores de rua. Um mendigo usava um dos caixões abertos como cama. Pelo menos há 10 anos, ninguém é enterrado na Praia de Leste. O terreno é particular e a limpeza é responsabilidade da prefeitura.. De acordo com a Prefeitura de Pontal do Paraná, assim que o translado dos mortos for concluída, a prefeitura vai desapropriar a área que será transformada numa praça.

Polêmica

Uma praça pública sobre o que já foi um cemitério está causando polêmica entre os moradores. Muitos não pensam nem em usar o local. “Eu não frequentaria.. Acho que quando a gente morre quer o descanso eterno”, disse uma moradora. Para outro morador de Praia de Leste “um lugar de tristeza vai voltar a ser um lugar de alegria. Eu frequentaria”. “Acho que durante o dia eu até frequentaria, mas á noite não”, diz uma senhora que mora próximo ao local.

Boa notícia para os funcionários do SAMU

Ontem à tarde, os funcionários não tinham qualquer informação sobre os pagamentos

Ontem à tarde, os funcionários não tinham qualquer informação sobre os pagamentos

Nova manifestação foi realizada ontem e, na semana passada, os funcionários do SAMU protocolaram denúncia junto ao Ministério do Trabalho e no Ministério Público por falta de pagamento dos salários.

Hoje, pela manhã, o secretário municipal de Saúde de Antonina, representando o prefeito João Domero que, também assumiu o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral (Cislipa) disse que o salário de dezembro deve ser pago ainda hoje (07).

Hoje também acontece uma sessão na Câmara de Paranaguá onde será votado um documento que refere-se à liberação do salário de novembro. Agora, com certeza, os funcionários ficarão na expectativa do pagamento

“A manifestação dos funcionários é legítima. Nós entendemos a situação grave, mas estamos nos esforçando para equacionar essa situação que é muito delicada”, disse o secretário de Saúde de Antonina.

Prefeito vai a Brasília pelo desenvolvimento de Morretes

Prefeito de Morretes, Helder Teófilo dos Santos

Prefeito de Morretes, Helder Teófilo dos Santos

Para ampliar ainda mais as relações com o Governo Federal, em benefício da cidade de Morretes, o prefeito, Helder Teófilo dos Santos, participou do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em Brasília.

Para o atual prefeito, a cidade perdeu muito sem buscar recursos do governo federal.
“Muitos programas oferecidos pelo Governo Federal não foram buscados nesses últimos anos, devido à falta representatividade. Lamentavelmente, a visão que temos é de que, comparando com outros municípios de igual porte, temos um resultado negativo de desenvolvimento, pois o governo ofereceu muitos programas nesses últimos anos e eles não foram aproveitados pelo município”, disse.