Nova edição da Festa Feira de Morretes acontece neste mês

603777_599880556781120_2010537151242872272_nA 32ª edição da Festa Feira Agrícola e Artesanal de Morretes deve atrair mais de 100 mil turistas nos 11 dias de festa.

O evento, que começa na quinta-feira, dia 30 de abril e vai até 10 de maio, é um dos maiores destaques do Litoral paranaense e conta com dezenas de barracas com alimentos e produtos típicos da região como frutas, verduras, compotas, balas de banana e de gengibre, chips de aipim, barreado, entre outros.

A festa também terá uma repleta agenda de shows, palestras, oficinas e dança típica, Morretes é a terceira cidade paranaense que mais recebe turistas em todo o estado.

Morretes também conta com muitos restaurantes, lindas pousadas e hotéis que enriquecem o setor turístico da região.

1º Antonina Blues Festival acontece na próxima semana

11080427_1598247620387238_4338729176369327560_oO “1º Antonina Blues Festival” já tem data pra acontecer. Será nos dias 18, 19 e 20 de abril.
O evento começará no sábado, às 20h no restaurante Cantina Casa Verde e um pouco mais tarde, às 22h o blues rola solto no bar do Hotel Camboa, com o quarteto Red Floor Blues Band.
No domingo, 20h, no Teatro Municipal de Antonina, o público contará com a presença de Adrian Flores, o Howling’ Wolf argentino acompanhado do gaitista Bene Chireia e do Emerson Caruso Trio.
E pra finalizar, na segunda-feira (20) a apresentação da banda Emerson Caruso Trio tocando nas ruínas do Hotel Camboa, às 21h00.
A entrada é franca.

Sesc Caiobá recebe inscrições para Jogos Comerciários do Paraná

O Sesc Paraná realiza há 11 anos competições esportivas voltadas exclusivamente para os comerciários e seus dependentes. Em 2015, serão três etapas dos Jogos Comerciários do Paraná, oito modalidades, integração e qualidade de vida

unnamed Comerciários de Caiobá e região têm até o dia 3 de abril para realizar as inscrições da modalidade de basquetebol masculino da 11ª edição dos Jogos Comerciários do Paraná (Jocom). Os primeiros jogos de basquetebol ocorrem no dia 10 de abril, no ginásio de esportes do Sesc Caiobá.

Além dessa modalidade, os comerciários poderão realizar a inscrição para as provas de futsal, xadrez, tênis de mesa, vôlei de praia, basquetebol e truco. Neste ano, as modalidades de vôlei de quadra feminino e o futebol masculino em grama sintética são as novidades do Jocom.

“A competição é a única realizada no Paraná exclusivamente para os comerciários e a intensão é promover o acesso ao esporte e estimular a prática regular da atividade física. Além disso, os jogos são uma oportunidade de entretenimento, exercício da ética na competição, autossuperação e respeito ao adversário”, pontua a coordenadora estadual dos jogos, Amaralina Puzipe Bomfim.

Na primeira fase da competição, os jogos serão disputados localmente em 26 unidades do Sesc e, na etapa regional, as cidades de Londrina, Curitiba, Toledo e Maringá serão as sedes dos jogos. Os campeões estaduais dos Jocom 2015, serão conhecidos nas disputas finais que ocorrerão nos dias 17 e 18 de outubro, no Sesc Caiobá, em Matinhos.

Para que mais comerciários possam participar, as competições das duas últimas fases são realizadas aos fins de semana para não prejudicar o andamento das empresas.

As inscrições e o regulamento do Jocom 2015 estão disponíveis no site www.sescpr.com.br/jogoscomerciarios.

Medicamento inovador para hepatite C tem registro liberado pela Anvisa

Sofosbuvir completa lista do novo tratamento para a doença aprovado pela agência este ano. Os medicamentos devem ser disponibilizados no SUS até o final deste ano

Cartaz_hepatite_C_46x64_29072013A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu nesta segunda-feira (30) o registro do sofosbuvir, indicado para o tratamento da hepatite C crônica. Este é o terceiro medicamento aprovado pela agência em 2015, após o registro do daclatasvir – em janeiro –, e do simeprevir – em março. Juntos, eles compõem um novo e eficiente tratamento para a doença disponível no mundo, com um percentual de cura de cerca de 90%. A expectativa é que os medicamentos sejam disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS) até o final deste ano. O Brasil será um dos primeiros países a adotar as novas tecnologias na rede pública de saúde.

As novas opções terapêuticas proporcionam tempo reduzido de tratamento – de um ano, em média, para três meses –, redução da quantidade de comprimidos, além da vantagem de serem de uso oral. A expectativa é que o novo tratamento beneficie 60 mil pessoas nos próximos dois anos.

A DOENÇA – A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV). A transmissão ocorre, dentre outras formas, por meio de transfusão de sangue, compartilhamento de material para preparo e uso de drogas, objetos de higiene pessoal – como lâminas de barbear e depilar -, alicates de unha, além de  outros objetos contaminados com o vírus utilizados na confecção de tatuagem e colocação de piercings. Há também transmissão vertical (de mãe para filho) e sexual.

Estimativas indicam que cerca de 3% da população mundial pode ter sido exposta ao vírus e desenvolvido infecção crônica, o que corresponde a 185 milhões de pessoas.

Prêmio Gestor Público Paraná será lançado em 31 de março

A iniciativa, que está em sua terceira edição, é um incentivo para as administrações públicas municipais desenvolverem projetos inovadores no cenário estadual

Tema PGP-PR 2015-01Em 31 de março, às 14h30, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), será realizada a cerimônia de lançamento do 3º Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). Com isso, os gestores paranaenses poderão inscrever seus projetos na premiação e mostrar o que está sendo feito de bom pelo estado.

O principal objetivo do Prêmio é incentivar as administrações públicas municipais a desenvolverem ações integradas por meio de projetos que tragam benefícios à população paranaense.

Além disso, é uma forma de estímulo para os gestores adotarem metodologias de planejamento, execução e controle de projetos, e a respectiva mensuração dos resultados. O reconhecimento incita ações governamentais inovadoras, criativas e passíveis de reprodução em outras regiões.

Neste ano, o tema escolhido é Meio Ambiente: Não temos tempo. O futuro é agora, recorrente nas discussões atuais sobre sustentabilidade e preservação.

Porém, os projetos inscritos para a premiação podem ser de outras áreas, como agricultura, assistência social, administração, cultura, educação, gestão ambiental e segurança pública, conforme portaria 42/1999 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Os administradores municipais poderão inscrever até cinco projetos – em plena execução – pelo site do PGP-PR (www.pgp-pr.com.br). Em seguida, será feita a análise dos projetos para verificar se estão dentro das normas previstas no regulamento.

Os avaliadores – Auditores Fiscais da receita do estado do Paraná – percorrem as cidades participantes verificando a documentação e a efetiva execução dos projetos.

Após essa etapa, o Comitê Técnico e os avaliadores darão pontos conforme os requisitos regulamentares. Como parte final do processo, a Comissão Julgadora fará última avaliação, definindo os vencedores. A solenidade de entrega dos prêmios – que conta com a presença de diversas autoridades do estado – é realizada na Alep.

O Prêmio Gestor Público Paraná é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) com patrocínio da Celepar, da Fomento Paraná, da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e da Universidade Positivo (UP), por meio de sua Escola de Comunicação e Negócios, e com participação especial da Alep.

Motorista embriagado que atropelou ciclista é denunciado por homicídio doloso qualificado

A 1.ª Promotoria de Justiça da Comarca de Matinhos, no Litoral paranaense, apresentou denúncia por homicídio doloso qualificado contra um motorista embriagado que atropelou um ciclista. Além do homicídio, o MP denunciou o acusado por condução de veículo sem habilitação, omissão de socorro à vítima e embriaguez ao volante.

 O crime, que teve grande repercussão em Matinhos, aconteceu no dia 14 de março, na rodovia PR-412, onde o ciclista trafegava pelo acostamento. O denunciado foi detido em flagrante, logo após o atropelamento, e continua preso preventivamente.

Quadrilha que explodiu caixas eletrônicos é presa

11083595_1606326302941451_8604989451944350066_nAção da Policia Civil através do COPE em parceria com a Polícia Militar localizou e prendeu a quadrilha e armamentos usados no assalto a caixas eletrônicos em Caiobá.

A prisão ocorreu ontem à tarde e a explosão nos caixas aconteceu no mesmo dia de madrugada. A quadrilha estava numa casa da rua Jardim Alegre, no bairro Tabuleiro, em Matinhos.

11081380_1606326309608117_8449758288767244885_n

11102878_344806249052813_3640937154405170289_n

11068076_1606326299608118_8252349860766153057_n

Fotos- Comunica Matinhos

Bandidos explodem caixas eletrônicos no Litoral

IMG_0613Por volta de 4h da madrugada desta sexta-feira, indivíduos armados com pistolas de calibre 40, 380, 5.56 e 7.62, em Matinhos, impediram a saída das viaturas e espalharam vários ‘miguelitos’ nas ruas próximas do quartel.

Até uma viatura teve três pneus furados quando chegava no apoio, no registro de uma ocorrência que provocou a explosão de caixas eletrônicos dos bancos HSBC, Santander e Banco do Brasil situados na Av. Augusto Blitzkow, no Município de Matinhos, na praia de Caiobá.

Na ação foram visualizados cinco homens encapuzados com coletes balísticos que chegaram no local dos caixas com um veículo VW/Golf de cor preta e rodas cromadas.

IMG_0616No caixa do Banco do Brasil não houve sucesso, mas parte do explosivo utilizado e não detonado ficou no local.

A ação durou cerca de oito minutos.

Os homens efetuaram diversos disparos de arma de fogo para intimidar pessoas e vigilantes que se aproximavam do local.

IMG_0617Eles explodiram dois caixas em Caiobá.