Sala do Empreendedor em Pontal do Paraná será inaugurada no dia 15 de abril

banner-sebraeA prefeitura de Pontal do Paraná, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE – PR, está implementando no município o programa Cidade Empreendedora, que tem por objetivo a valorização das MEIs (Microempreendedor Individual), Micro e Pequenas Empresas.

Uma das ações da implantação do programa no município de Pontal do Paraná foi a reunião com o Comitê Gestor.

A Prefeitura de Pontal do Paraná está montando em sua sede, a Sala do Empreendedor, que será um espaço destinado para atendimento e orientação na abertura, fechamento de empresas e ao acesso ao credito. Neste local será possível esclarecer duvidas e obter informações relacionadas a empreendedorismo. A inauguração da Sala do Empreendedor está marcada para o dia 15 de abril.

Concurso Cultural “Novo olhar para a saúde” 3o Congresso Paranaense de Saúde Pública.

Fase de habilitação e entrega acontece até o dia 20 de Abril

      O 3o Congresso Paranaense de Saúde Pública, que ocorrerá no período de 27 a 30 de Julho de 2016, na cidade de Matinhos e sua Comissão Organizadora torna público que realizará um Concurso, de acordo com as exigências estabelecidas em Edital disponível no site  http://inesco.org.br/noticiasg.asp?id=123.

Este concurso tem como objetivo selecionar uma imagem que servirá como elemento ilustrativo do material gráfico do 3° Congresso Paranaense de Saúde Pública. Esta imagem será divulgada em todo material do evento, que por sua vez tem divulgação nacional e internacional (através das parcerias e colaborações das Instituições Participantes). O crédito do autor da obra selecionada será igualmentedivulgado e apresentado ao público no primeiro dia do congresso 27 de Julho de 2016. O objetivo desta seleção é difundir a riqueza cultural paranaense.

A necessidade de selecionar um trabalho artístico decorre do interesse da Comissão Organizadora na divulgação da cultura de moradores do litoral do Paraná em um evento de porte nacional, que terá enorme visibilidade.

O objetivo é de encontrar olhares diferenciados de artistas locais sobre o litoral do Paraná. Contamos com a colaboração de todas e todos.

Fase de seleção      08 de Maio de 2015

Fase de divulgação Maio de 2015 a Julho de 2016

APRESENTAÇÃO DO ARTISTA      27 de Julho de 2016 (Oficialmente no Congresso)

REBIMAR realiza pescarias experimentais

????????????????????????O REBIMAR (Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha), realizado pela Associação MarBrasil e patrocinado pela Petrobras, através do componente de Pesca, realiza pescarias experimentais em Pontal do Paraná. A ação faz parte da segunda fase do Programa e tem como objetivo monitorar os recifes artificiais instalados de 2011 a 2013.

A atividade tem a participação direta de pescadores artesanais do município e dá continuidade às análises de captura dos desembarques de pesca.

O acompanhamento de desembarque pesqueiro é outra ação realizada pela equipe do REBIMAR, no qual é aplicado um questionário aos pescadores com o intuito de abordar questões referentes a espécies capturadas, quantidade de pescado, áreas que pescam etc.

Gabriela Perecin, Associação MarBrasil

Litoral tinha uma vaga para terceira chamada do Mais Médicos

5.1-medico-com-prancheta-divulgação4444O Paraná tinha 35 vagas disponíveis em 25 municípios para terceira chamada do edital 2015 do Programa Mais Médicos. Os profissionais com CRM Brasil inscritos tinham até a última quarta-feira para fazer a inscrição.

No Litoral do Paraná estava disponível uma vaga, no município de Guaratuba. O município de Guaraqueçaba foi o primeiro a receber médicos cubanos do programa Mais Médicos. O município recebeu três profissionais em dezembro de 2013. O primeiro foi o médico Oscar  Gams Cavallero, de 29 anos.

Em 2013, as sete cidades da região solicitaram médicos ao programa: Antonina (6), Guaraqueçaba (3), Guaratuba (6), Matinhos (1), Morretes (4), Pontal do Paraná (4) e Paranaguá (8).

Em 2014, Paranaguá recebeu 7 médicos cubanos e um tempo depois, mais uma médica argentina para atuar no  programa Saúde da Família.

Última edição do Mais Médicos

Como regras para a classificação do médico na concorrência das vagas será levado em conta título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade; experiência comprovada na Estratégia Saúde da Família; ter participado do Programa de Educação pelo Trabalho – PET (Vigilância, Saúde, Saúde da Família e Saúde Indígena); VER-SUS; do ProUni ou FIES. Como critérios de desempate serão considerados a maior proximidade entre o município desejado e o de nascimento e ter maior idade. Data e horário da inscrição não serão mais considerados.

Litoral tinha uma vaga para terceira chamada do Mais Médicos

5.1-medico-com-prancheta-divulgação4444O Paraná tinha 35 vagas disponíveis em 25 municípios para terceira chamada do edital 2015 do Programa Mais Médicos. Os profissionais com CRM Brasil inscritos tinham até a última quarta-feira para fazer a inscrição.

No Litoral do Paraná estava disponível uma vaga, no município de Guaratuba. O município de Guaraqueçaba foi o primeiro a receber médicos cubanos do programa Mais Médicos. O município recebeu três profissionais em dezembro de 2013. O primeiro foi o médico Oscar  Gams Cavallero, de 29 anos.

Em 2013, as sete cidades da região solicitaram médicos ao programa: Antonina (6), Guaraqueçaba (3), Guaratuba (6), Matinhos (1), Morretes (4), Pontal do Paraná (4) e Paranaguá (8).

Em 2014, Paranaguá recebeu 7 médicos cubanos e um tempo depois, mais uma médica argentina para atuar no  programa Saúde da Família.

Prefeito de Morretes representará o Brasil em Barcelona

APREFEESO prefeito municipal de Morretes, Helder Teófilo dos Santos, representará o Brasil no curso “Internacionalizacion de Ciudades” a ser realizado no período de 09 a 12 de Março na cidade de Barcelona na Espanha, desde já salientamos que o prefeito foi o único selecionado entre os 5.570 prefeitos do Brasil e estará entre os 15 gestores latino-americanos. O curso tem por objetivo aprofundar as dimensões de internacionalização de cidades exitosas nesse âmbito, América Latina-Europa, e trará uma excelente oportunidade para que os governos locais conheçam os processos de internacionalização que impactam de forma positiva no desenvolvimento dos municípios.

As despesas (passagem aérea, hotel) e toda logística do evento ocorreram por parte da própria organização. No período do curso, Arildo Greboggy (vice-prefeito) compromete-se a exercer o cargo de Prefeito Municipal de 07 a 20 de março, quando está previsto o retorno do titular, cumprindo todas as normas legais e constitucionais.

Fonte: Comunicação e Assessoria de Morretes

Aberta seleção de espetáculos do Festival de Inverno

25-Fest-620x287Aberta a seleção de espetáculos para o 25º Festival de Inverno da UFPR, que acontece entre os dias 11 e 18 de julho em Antonina.
As propostas devem seguir as regras do edital publicado na página do evento. As inscrições estão abertas desde o dia 2 de março e vão até as 18h do dia 30 de abril.
Há espaço para apresentações de rua, no Theatro Municipal de Antonina, em uma igreja local e no palco principal do evento.
Outras informações na página do evento
http://www.proec.ufpr.br/festival2015/index.html

e no edital de seleção:

 
Fonte: Correio do Litoral

Veículos roubados em Curitiba e na Lapa foram encontrados em Morretes

armasNa última terça-feira, policiais militares de Morretes receberam a informação de que um indivíduo em atitude suspeita estaria próximo ao areal no trevo da Marta ocupando um veículo VW Parati de cor branca, placas APL 0193. O rádio operador da central 190 de Morretes verificou que o veículo era objeto de roubo, ocorrido no dia 8 de janeiro na cidade da Lapa.

Equipes Policias Militares deslocaram até o local apontado e após verificarem o veículo saindo de uma residência realizaram a abordagem e identificaram um rapaz de 24 anos que dirigia a Parati e outro de39 anos, caseiro do local.

Com as informações que no roubo praticado na Lapa, a equipe policial realizou buscas e localizou um revólver Taurus cal. 22 com quatro munições intactas e também duas munições cal. 32.

Para verificar informações repassadas por um dos rapazes, a polícia realizou outra abordagem a um homem de 43 anos que estava com um voyage que foi tomado de assalto no dia 15 de janeiro, em Curitiba. Fazendo buscas, encontraram mais uma espingarda calibre 28 sem munições.

Todos receberam voz de prisão e foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Morretes para providências.

GREVE – Atendimentos no Detran podem ser suspensos hoje em Paranaguá e Guaratuba

DETRAN GPÚAVA LOBOA greve dos funcionários do Detran Paraná já dura 13 dias, e segundo o Sisdep – Sindicato dos Servidores da autarquia, hoje as lideranças da greve estarão nas CIRETRANs de Guaratuba e Paranaguá, o que pode causar a interrupção dos atendimentos para os exames de habilitação nos municípios.
Ontem houve uma reunião entre os diretores do Detran e os representantes do Sindicato, porém não houve acordo e a greve dos servidores segue por tempo indeterminado. Além das reivindicações gerais do funcionalismo estadual contra o pacote de medidas do Governo, os servidores do Detran pedem a criação de um quadro próprio, a contratação de mais servidores e qualificação dos funcionários.
Segundo o portal Paraná Online uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Paraná proibiu os grevistas de ocuparem as sedes do Detran-PR. A decisão prevê multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento. O Sisdep diz que não foi notificado oficialmente da decisão. “Repudiamos esta ação, que fere a garantia do direito constitucional de greve, bem como direito de ir e vir”, diz nota divulgada pelo sindicato, ressaltando que a greve continua.

O Sisdep deve marcar uma assembléia com a categoria ainda esta semana para discutir o fim da paralisação.

Fonte: Jornalismo da Ilha

Pista dupla da PR-407 até Praia de Leste começa a ganhar forma no Litoral

unnamed (1)A duplicação da PR-407, que liga a BR-277 a Praia de Leste, no Litoral, segue em ritmo acelerado. A obra, prevista para começar em 2016, foi antecipada depois de negociação entre o Governo do Paraná e a concessionária Ecovia.

Além das pistas duplas, a rodovia vai ganhar vias marginais e passarelas. Nesta primeira etapa as equipes trabalham na implantação e pavimentação das marginais, em cerca de 3,5 quilômetros (km 0 ao 3,5). Em seguida serão alargados o viaduto da BR-277 com a PR-407 e a ponte sobre o rio da Vila. Nas marginais do rio da Vila serão construídas duas pontes (lados direito e esquerdo).

Além das novas pistas também serão construídas três passarelas (km 02, km 2,6 e km 3,38) e uma alça de acesso na BR-277, sentido PR-407. O investimento nesta obra será de R$ 57 milhões.

“O Litoral paranaense se desenvolverá ainda mais com esta grande obra, que traz segurança e conforto aos usuários”, afirma o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), Nelson Leal Junior. A previsão é que a obra seja concluída em abril de 2016.

OBRAS – Entre as obras negociadas e incluídas no contrato da Ecovia está a ciclovia da PR-508, em Matinhos, entre o km 28 e o 30,8. A obra já foi concluída, ganhando também sinalização e paisagismo. O investimento foi R$ 1,1 milhão.