Abertas inscrições para o I Fórum Regional de Cidades Digitais do Litoral Paranaense

Evento é articulado pela Rede Cidade Digital, em parceria com a Associação dos Municípios do Litoral do Paraná e Prefeitura de Morretes, sede do evento.

Estão abertas as inscrições para o I Fórum Regional de Cidades Digitais do Litoral Paranaense, marcado para o dia 26 de fevereiro, no Theatro Municipal de Morretes. O evento é articulado pela Rede Cidade Digital (RCD), Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (AMLIPA) e Prefeitura de Morretes, e conta ainda com o patrocínio da Exati Tecnologia e apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PR).

As inscrições são gratuitas para gestores públicos e podem feitas através do site http://forum.redecidadedigital.com.br/.

A ideia, segundo o diretor da RCD, José Marinho, será discutir as necessidades e apresentar soluções tecnológicas de gestão aos sete municípios do Litoral, região com 100 km de extensão e que atrai milhões de turistas anualmente. “O foco é a melhoria da gestão pública e que, cada vez mais, as prefeituras possam oferecer serviços online aos cidadãos, fomentar a inclusão digital e, principalmente, dar mais agilidade e eficiência à máquina pública através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)”, destacou Marinho.

O I Fórum Regional de Cidades Digitais do Litoral é destinado aos prefeitos, gestores públicos e interessados no tema, especialmente aos municípios que integram a AMPLIPA: Morretes, Antonina, Guaraqueçaba, Paranaguá, Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos.

Guaratuba, destaca o diretor da RCD, é um dos municípios a frente no uso da tecnologia na gestão pública e deve servir de inspiração às localidades que pretendem ser Cidade Digital. Com recursos oriundos do BNDES, Guaratuba investe no projeto de rede inteligente para melhoria em setores como iluminação pública, controle de energia e água e frota de veículos, por exemplo. Com o projeto tecnológico, o município interligou os prédios públicos e planeja a distribuição do sinal de internet em determinados pontos.

O Theatro Municipal de Morretes fica na Rua XV de Novembro, s/n.

É hoje-PR-407 terá sentido único na volta do feriado

PR 407Para melhorar o trânsito, pois o fluxo de volta foi avaliado como intenso na volta do feriado de Carnaval, a PR-407 terá o tráfego em mão única hoje, Quarta-Feira de Cinzas (18), das 8h às 13h, no sentido Praia de Leste à BR-277. Durante o período de inversão, o motorista que descer ao Litoral deve utilizar a rodovia Alexandra-Matinhos (PR-508).

Movimento alto na BR 277

Operação Mão Única será realizada na quarta-feira de Cinzas na PR 407

maounicaA movimentação nas estradas que ligam Curitiba ao Litoral Paranaense foi alta nesta sexta-feira, 13 de fevereiro. De acordo com a Ecovia, concessionária que administra o trecho entre a capital paranaense e as praias, até o fechamento deste boletim mais de 18 mil veículos circularam em direção às PRs 407 e 508, que dão acesso a Pontal do Paraná e Matinhos, respectivamente, apesar do tempo chuvoso na rodovia.

Para este sábado, 14, a previsão é de que mais de 37 mil veículos sigam rumo às praias paranaenses. A tendência é que o fluxo seja intenso já a partir das 06h da manhã, horário em que está previsto o maior pico do dia, com mais de 2,2 mil veículos circulando no sentido Litoral. Ainda de acordo com a Ecovia, o tráfego seguirá alto até as 21h.

Operação Retorno

Na quarta-feira de cinzas, a PRF (Polícia Rodoviária Federal), a PRE (Polícia Rodoviária Estadual) e DER/PR, em conjunto com a Ecovia, realizarão a Operação Mão Única na rodovia PR-407, que liga os Balneários de Pontal do Paraná à BR-277. Entre 8h e 13h, a rodovia terá sentido único, de Praia de Leste à BR-277, no sentido capital.

GUARAQUEÇABA: Justiça determina que Estado e Município ofereçam transporte escolar a estudantes

guaraO Juízo da Vara da Infância e da Juventude de Antonina, na Região Litorânea, determinou que o Governo do Paraná e o Município de Guaraqueçaba continuem fornecendo, de forma ininterrupta, o transporte público escolar aos estudantes da rede pública municipal e estadual de ensino. A liminar foi concedida, no dia 7 de fevereiro, em reposta à ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Paraná, no fim da última semana.

 A 2ª Promotoria de Justiça de Antonina ajuizou a ação por conta de um desacordo entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba. O município alegava que, apesar de ter recebido parte do dinheiro do Programa Estadual de Transporte Escolar (PETE), fechou o ano de 2014 com um déficit de R$ 157 mil, gastos com o custeio do transporte dos estudantes e que, portanto, o Estado deveria arcar com a totalidade dessas despesas a partir do início do ano letivo de 2015 (previsto para 9 de fevereiro). Ao fazer essa declaração, a municipalidade afirmou que suspenderia os serviços de condução, o que prejudicaria todos os alunos matriculados na rede estadual de ensino público.

  O juiz da Vara da Infância e da Juventude concluiu que o acesso à escola e a facilitação das condições para se chegar às instituições de ensino, tanto municipais como estaduais, são responsabilidades conjuntas do Estado e do Município, devendo ambos arcar com tais despesas. De acordo com a decisão, o Estado do Paraná deve realizar o pagamento das parcelas atrasadas referentes ao PETE no prazo de 30 dias, sob pena de multa diária, no valor de 20 salários mínimos. Já o município de Guaraqueçaba deve continuar fornecendo o serviço aos alunos da rede pública, a fim de evitar uma elevação no já alarmante índice de abandono escolar da cidade (6,5%, sendo a média do Estado 2,8%).

 

Falta menos de um mês para o Sesc Triathlon Caiobá

unnamedMil e duzentos triatletas de todo o Brasil participam, no dia 8 de março, da 27ª edição do Sesc Triathlon Circuito Nacional, etapa Caiobá – a prova mais tradicional e ininterrupta do Brasil.

A competição abre o calendário do Sesc Triathlon Circuito Nacional, e pretende incentivar e dar a oportunidade da prática de atividades físicas por meio de uma prova de qualidade técnica e segura, que engloba as modalidades de natação, ciclismo e corrida. “Este evento é referência e marca o Sesc como uma instituição que prima em excelência na organização com qualidade e segurança aos participantes. Neste ano, mantivemos o número máximo de atletas que a prova comporta”, enfatiza o diretor da Divisão de Esportes e Lazer, Marcus Vinícius de Mello.

Serviço:

Evento: Sesc Triathlon Circuito Nacional, etapa Caiobá
Data: 8 de março, domingo
Local: Praça Central de Caiobá, na Praia Mansa
Horário: a partir das 7h

Cigarro contrabandeado é tirado de circulação

cigarros_fumo_020409O rapaz com a moto pretendia fazer a entrega dos 15 pacotes de cigarro contrabandeado em estabelecimentos comerciais de Antonina.

Porém, no início da tarde deste domingo, policiais militares atuantes na Operação Verão 2014/2015, fizeram a abordagem deste rapaz. Para eles, o motociclista estava em atitude suspeita.

Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado na documentação do condutor bem como na do veículo, porém, no bagageiro da moto havia um saco preto com 15 pacotes de cigarro contrabandeado.

O condutor da moto informou que comprou de uma pessoa para revender nos estabelecimentos comerciais de Antonina, porém não soube informar dados deste distribuidor. Foi encaminhado à delegacia para as providências cabíveis.

Entidades de Guaratuba receberam doação de alimento não perecível

DSC01498Cerca de 700 latas de leite foram arrecadas durante a 5ª Corrida Noturna e a 11ª Volta de Guaratuba, evento esportivo organizado pelo Grupo RIC Paraná juntamente com a Polícia Militar do Paraná. O alimento foi doado nesta segunda-feira (02) a três instituições de Guaratuba, no litoral do paranaense.

As instituições Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a Associação Paulo Sexto e a Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais de Guaratuba (Apadvg) receberão a doação, que é uma parceria entre Grupo RIC Paraná, Instituto RIC e Polícia Militar do Paraná. “As doações das latas de leite em pó foram feitas durante a retirada do kit da Corrida Noturna e reiteram o compromisso do Grupo RIC com a população e principalmente com aqueles que mais precisam”, afirma a coordenadora de projetos do Grupo RIC Paraná, Carolina Correia da Silva.

Uma das entidades beneficiadas, a Associação Paulo Sexto atende 180 crianças e pré-adolescentes com atividades de educação infantil e contraturno escolar. Há 40 anos a instituição atua em Guaratuba por meio da ação das missionárias claretianas. “Para nós, o gesto é muito significativo visto que nossa entidade é comunitária e depende dos membros da comunidade para se manter e prestar seus serviços. A doação demonstra o interesse e compromisso com uma obra missionária e social”, afirmou a presidente da Associação Paulo Sexto, a irmã Luzia Aparecida dos Reis.

Desembargador do TRE quer biometria em quatro cidades do Litoral

TRE quer expansão da biometria para 40% dos eleitores em 2016

3.2-jucimarO TRE-PR pretende ampliar o uso das urnas biométricas que já atende 25% do eleitorado no Estado para 40% nas eleições municipais de 2016. A meta é do desembargador Jucimar Novochadlo, que assumiu a presidência do tribunal na última segunda-feira, 2. Hoje, dos oito milhões de eleitores paranaenses, apenas dois milhões têm suas digitais cadastradas no sistema. “Já estamos realizando biometria na região metropolitana de Curitiba, especialmente em Colombo, São José dos Pinhais, Bocaiúva do Sul e Pinhais. Também nas cidades do Litoral, como Paranaguá, Antonina, Guaratuba e Matinhos”, afirmou Novochadlo.

A votação biométrica ocorre ainda em Curitiba, Londrina, Maringá, Tamarana, Doutor Camargo, Floresta, Ivatuba, Paiçandu, Campo Largo e Balsa Nova. A expansão para outras regiões depende do TSE que define sobre o tipo de cadastro a ser efetuado. “No sistema fechado, o Tribunal faz a convocação dos eleitores, com um prazo. Já no aberto, na medida em que ele (eleitor) precisa de um documento, vai até o cartório eleitoral e lá são coletados os dados para a biometria, que é o que vem acontecendo.” O custo para a realização de um único cadastro é de R$ 6.

Outra meta de Novochadlo é concluir, até o fim do ano, as obras do novo fórum de Cascavel e a reforma do de Foz do Iguaçu, os dois na região Oeste. Conforme o TRE, o Paraná possui hoje 206 zonas eleitorais e 139 fóruns inaugurados, restando 15 em fase de construção. O magistrado informou, ainda, que nos próximos pleitos mais duas cidades paranaenses devem contar com segundo turno: Foz e São José dos Pinhais, ambas próximas de atingir o número mínimo de 200 mil eleitores.

Morretes busca tecnologia para melhorar serviços públicos

Município “investe”em software livre e prevê economia de R$300 mil a cada ano
Morretes,_BrazilPossibilitar ao cidadão, em um click, retirar certidões ou um simples carnê de IPTU pela internet. A atual gestão de Morretes, importante município turístico do litoral paranaense, planeja diversas ações que resultem em maior conectividade e melhoria da gestão pública, gerando economia e ao mesmo tempo suprindo diversas demandas.A interligação dos prédios públicos é uma das principais necessidades, conforme conta o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Morretes, Tacio Walace Barros, que assumiu o cargo em 2013 e a missão de implantar o setor, antes terceirizado.

Na opinião dele, investir em tecnologia requer estudos e precisa ser gradativo. Somente com a criação do setor de Informática na prefeitura, segundo Barros, a economia aos cofres públicos é de R$12.500 por mês, isso sem falar na “a segurança dos dados do município”, reforçado por ele.

Atualmente, a equipe, composta por quatro técnicos, passa por treinamentos oferecidos gratuitamente pela Confederação Nacional dos Municípios para uso da plataforma Urbem, sistema que apresenta uma série de recursos para modernização da gestão municipal e de gerenciamento de setores Administrativo, Tributário, Recursos Humanos e Patrimonial. A estimativa é que com o uso do software livre sejam economizados cerca de R$300 mil por ano.

Investimentos no ferryboat melhoram serviços na travessia

unnamed (1)O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER -PR) registrou alta no movimento de veículos transportados pelo ferryboat no primeiro mês da Operação Verão. De 15 de dezembro a 15 de janeiro, passaram mais de 448 mil veículos pelas seis balsas que fazem a travessia entre Matinhos e Guaratuba. São 4,7 mil veículos a mais que na temporada passada.

“Mesmo com o aumento do tráfego, não houve registros de filas e também não ocorreram problemas nos transportes de veículos”, afirma o superintendente do DER-PR, Gilberto Loyola. O superintendente atribuiu a melhoria aos investimentos feitos pelo Governo do Estado, que permitiram a modernização da travessia.

Foram aplicados R$ 6,7 milhões na ampliação de embarcações, com aumento da capacidade de transporte, e na recuperação de flutuantes e de pontes. Os recursos são da Concessionária Travessia de Guaratuba, que antecipou os investimentos após acordo firmado com o DER.

MUDANÇAS – As balsas Piquiri, Guaraguaçu e Nhundiaquara foram ampliadas na área de veículos. Também foram ampliadas as áreas de passageiros das embarcações Piquiri, Sônica e Rainha de Guaratuba. As duas últimas ganharam assentos e coberturas.

Os quatro flutuantes e as quatro pontes foram recuperados. Todos os flutuantes funcionam com sistema de células independentes, o que inibe a quase zero a possibilidade de afundamento.

Outra ação feita para deixar o serviço mais rápido foi a proibição de tráfego de caminhões pesados. De dezembro a março, a travessia está restrita a caminhões com até 14 metros, dois eixos e limite de peso de 26 toneladas.