Um menino de 13 anos morreu afogado na tarde de ontem em Morretes. Ele estava com parentes no Rio Iporanga, na localidade de América de Cima, quando uma cabeça d´água se formou e arrastou 3 pessoas. Dois conseguiram chegar a margem, mas o garoto não venceu a força da correnteza e foi levado rio abaixo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e localizaram o corpo do menino preso pelas pernas em uma pedra.
Arquivo da categoria: Litoral
Mesa Executiva em Pontal do Paraná toma posse
No último dia 5, a Mesa Executiva da Câmara de Vereadores de Pontal do Paraná tomou posse.
Dos 11 vereadores, cinco não participaram da sessão e a ausência foi criticada por alguns colegas. O novo presidente da Câmara de Pontal é o vereador, vereador Oséas Leal do Partido Solidariedade.
A vice-presidente é a vereadora Rosilene Martins (PSDB), o 1º Secretário é Marcelo Ribeiro (PMDB) e o 2º Secretário é o vereador Beto Silva (SD).
Os vereadores Valdevino Simões (em viagem), Juvanete (trabalho), Osni Ceara (trabalho) e as vereadoras Nega (em viagem) e Pastora Débora não compareceram à sessão.
As ausências criticadas pelo ex-presidente do Legislativo pontalense, Beto Silva. Ele classificou o ato como falta de bom senso e ética, como foi divulgado no site Folha Pontal. Os três vereadores e as duas vereadoras integraram a chapa que perdeu a eleição para a Mesa Executiva, realizada no dia 2 de dezembro do ano passado.
O prefeito de Pontal do Paraná, Edgar Rossi, participou da sessão e discursou reforçando a integração entre Executivo e Legislativo.
O novo presidente se comprometeu em apoiar os projetos do Executivo mas criticou parte do secretariado de Rossi. Oséas agradeceu nominalmente os vereadores Beto Silva (SD), André Camargo (PV), Marcelo do Tião (PMDB) e as vereadoras Cleonice (PT) e Rosilene (PSDB) por terem, através do voto aberto, votado nele para o biênio 2015/2016.
Investimento em saneamento busca índices de primeiro mundo
O litoral do Paraná recebe de 2011 para cá mais de R$ 250 milhões de investimentos em saneamento básico. O programa, executado pela Sanepar, vai dotar a região de índices de saneamento de primeiro mundo. Com as obras, a cobertura da rede de esgoto vai chegar a 85% em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba. “A melhoria no saneamento das cidades litorâneas trará impacto direto na saúde de quem vive e trabalha na região”, afirma o governador Beto Richa.
Para Guaratuba, atualmente com 71% de cobertura, estão sendo destinados mais de R$ 41 milhões para a ampliação do sistema de esgotamento. Já estão prontas as obras nos bairros Coroados, Piçarras, Mirim, Eliana, Nereidas, Cohapar I e Cohapar II e Esperança. Em Barra do Saí e em parte do bairro de Coroados, a previsão é de que sejam finalizadas no primeiro semestre de 2015.
Para Pontal do Paraná e Matinhos serão destinados R$ 225 milhões. As obras incluem a execução de 250 quilômetros de rede coletora de esgoto em cada cidade, começam no início de 2015.
O projeto fará grande diferença para a população de Pontal do Paraná, que conta hoje com uma cobertura de 26% da rede de esgoto. Serão construídos 15 Estações Elevatórias de Esgoto, distribuídas pelos balneários de Beltrami até Pontal do Sul, e 12.500 ligações prediais.
Em Matinhos, hoje com cobertura de 52% da área urbana, serão construídas 14 Estações Elevatórias de Esgoto, de Caiobá até Monções, e 12.500 ligações prediais. Também será realizado o remanejamento de 14.500 km de redes e 979 ligações prediais.
Comerciantes da Graciosa querem recuperar prejuízos no verão
Estrada na região da Serra do Mar ficou bloqueada devido a uma cratera.
Estrada liga Curitiba ao Litoral e foi construída ainda no período do Império.
Os comerciantes da Estrada da Graciosa, que leva ao litoral do Paraná, apostam no verão para recuperar os prejuízos causados pelo bloqueio de seis meses na rodovia. A PR- 410 foi liberada totalmente em setembro, mas o movimento de turista voltou a crescer neste fim de ano. “A gente abre 6h e para 21h, 22h para tentar recuperar o prejuízo”, conta Meg Marcelino.
O trecho que foi interditado desmoronou em março de 2014 devido às fortes chuvas que caíram na região serrana. A cratera que se abriu tinha cerca de 100 metros, e, como o trânsito ficou interrompido, os comerciantes viram as vendas caírem significativamente. No local, o Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (DER-PR) construiu uma estrutura de concreto com o objetivo de evitar futuros deslizamentos.
Fotos de Cláudio Neves
Arena Mundo RIC invade as areias do litoral paranaense
As temperaturas e a diversão prometem ser altas na Praia Central de Guaratuba a partir deste sábado,dia 03. Os veranistas que passarão as férias no litoral do Paraná poderão conferira atração mais esperada da estação, a Arena Mundo RIC 2015, promovida pelo Grupo RIC Paraná. Pelo sexto ano consecutivo, o evento vai oferecer ao público um espaço de 3 mil metros quadrados com massagem, internet, fraldário, paredão de escalada, Lounge Prata Fina e experiências que farão a alegria dos participantes
Oferecendo uma série de serviços, a temporada 2015 da Arena Mundo RIC acontece entre os dias 03 de janeiro a 01 de fevereiro, das 8h30 às 19h30. Ao longo do dia, o público poderá participar de sessões de alongamento, ações recreativas, aulas de dança e aos sábados serão oferecidos das 16h às 17h, aulões de Muay Thai com o Mestre e Professor Fernando Falkenbach, o “Fefê”.
Além disso, as empresas que abraçaram o projeto vão realizar atividades com os veranistas, que poderão, por exemplo experimentar as garrafas de gelo da Coca-Cola; espaço de massagem e fraldário disponibilizado pelas Farmácias Nissei; produtos naturais da Natuclin; disponibilização de computadores com acesso à internet pelo Curso e Colégio Acesso; um paredão de escalada concebido pelo Sicredi e uma estrutura inovadora com o lounge Prata Fina, um espaço destinado para que as mulheres possam trocar de roupa.
Programação diária da Arena Mundo RIC
8h30 – Caminhada e início das atividades.
9h30 – Alongamento e dança.
10h30 – Atividades de recreação no palco.
16h00 – Atividades de recreação.
17h30 – Dança.
18h50 – Alongamento.
19h30 – Término das atividades.
Serviço
Arena Mundo RIC 2015
Data: 03/01 a 01/02
Hora: Abertura do evento às 8h30
Local: Praia Central de Guaratuba
Sofá faz a diversão de banhistas em Matinhos
Na tarde desta terça-feira (30), uma cena inusitada chamou a atenção dos veranistas na orla da praia de Matinhos. Um sofá sobre rodas puxado por uma bicicleta passeava pelo calçadão. Os inventores são os irmãos Jackson e Jhonny Scalise, de São José dos Pinhais.
“Minha mãe queria trocar o sofá da casa e a gente decidiu fazer alguma coisa pra não deixar que ela jogasse a peça fora. Então, veio a ideia de colocar as rodinhas embaixo e acoplar à bicicleta para puxar o pessoal de casa mesmo”, conta Jackson.
A ideia é ficar passeando com o sofá pela orla pelos próximos dias para divertir os veranistas. “Quem quiser sentar pra tirar foto, coisa assim, pode parar a gente”, sugere o inventor.
Matéria de Débora Mariotto Alves, especial para a Gazeta do Povo.
2015 chegou…
Morre adolescente de 17 anos que se afogou em Praia de Leste
Rapaz é a primeira vítima de afogamento desde o início da Operação Verão.
Bombeiros já realizaram 219 salvamentos nas praias do Paraná.
O adolescente de 17 anos que se afogou no balneário de Praia de Leste, em Pontal do Paraná, morreu na madrugada desta terça-feira (30), de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. O rapaz foi encaminhado para o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, após ser resgatado e reanimado pelos bombeiros. Esta é a primeira morte por afogamento desde 18 de dezembro, quando se iniciou oficialmente a Operação Verão.
O jovem entrou no mar antes do início do expediente dos guarda-vidas na segunda-feira (29), por volta das 7h40. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima foi localizada próxima à arrebentação já sem respirar e com o pulso fraco. Depois, a reanimação na beira a praia durou mais uma hora até que o rapaz fosse levado para o hospital de helicóptero.
Primeiras estatísticas
De 18 de dezembro até o início da tarde desta terça-feira, o Corpo de Bombeiros realizou 219 salvamentos. O capitão Fernando Tratch, oficial de comunicação da Operação Verão, afirmou que 203 ocorrências foram apenas resgate, ou seja, o guarda-vidas precisou ajudar o banhista a sair da água. Em 12 situações, a vítima ingeriu uma pequena quantidade de água sendo liberada ainda na praia, e quatro pessoas precisaram ser levadas para o hospital. Entre elas, o jovem que faleceu.
Os números deste início de temporada são similares aos registrados em 2013. “Com esta onda de calor, acabou aumentando o número de pessoas na praia. O movimento de banhista está grande e se continuar assim, o número de 2013 vai ser superado antes da virada do ano”, afirmou Tratch.
Mais informações com orientações do Corpo de Bombeiros no site G1, na matéria de Bibiana Dionisio.
Acesse: http://g1.globo.com/pr/parana/ferias-verao/2015/noticia/2014/12/morre-adolescente-de-17-anos-que-se-afogou-em-praia-de-leste.html
Meio Ambiente divulga rotas para a prática do cicloturismo no Litoral
A Secretaria estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos elaborou sugestões de rotas para incentivar a prática do cicloturismo no Litoral do Paraná. Inicialmente foram traçadas cinco rotas, com diferentes níveis de dificuldade e trajetos, em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.
Todas as rotas foram previamente percorridas por ciclistas que integram a Federação Paranaense de Ciclismo, Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu e projeto Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Todas as rotas estão disponíveis no site www.verao.pr.gov.br. Lá, é possível encontrar um mapa sobre cada percurso, as distâncias, sugestões de pontos de paradas, tempo médio de pedaladas e dicas sobre cada percurso.
Foram elaborados passeios em que os ciclistas poderão pedalar até a Floresta Estadual do Palmito ou até o Parque Estadual Rio da Onça. Também foram incluídas rotas gastronômicas como a visita a comunidade do Cabaraquara, em Matinhos; o turismo rural até a colônia Maria Luíza ou roteiro cultural pela orla de Matinhos, incluindo pedaladas noturnas pelos balneários.
O coordenador do Projeto Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vice-presidente da Federação Paranaense de Ciclismo e diretor de lazer da Cicloiguaçu, José Carlos Belloto, explica que o objetivo é ofertar aos veranistas opções de passeio, aliando a prática de esporte e a proximidade com a bicicleta.
Viagem até Praia de Leste levou 4 horas
Os dias de grande congestionamento começaram. No último sábado, a fila para seguir até a Praia de Leste, em Pontal do Paraná, fez com que muitos motoristas levassem até quatro horas na estrada.
Este parece ser o início de vários dias que acontecerão nos próximos meses, quando milhares de pessoas vêm para o Litoral, passar o final de ano e os finais de semana na temporada de verão.
As obras de ampliação da PR 407 já iniciaram, mas estas compreendem os três primeiros quilômetros. Com certeza, as reclamações sobre soluções para as intensas e imensas filas, devem fazer parte das rodas de conversa e autoridades nos próximos dias.





