Sensação térmica passou dos 50ºC no Litoral

A sensação térmica em Antonina, ontem (28) foi de 54ºC, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. Os termômetros do município marcaram 39,9º por volta das 14h30 – a maior do estado. Em Paranaguá, a sensação térmica foi de 51ºC no mesmo horário, segundo o Simepar, com temperatura de 36ºC.

O último domingo de 2014 começou com poucas nuvens no céu e sol forte em todo o Litoral. Porém, no fim da tarde, pancadas de chuva atingiram a região.

Conforme o Simepar, as condições climáticas devem continuar nos próximos dias: sol forte ao longo do dia com pancadas de chuva nos fins de tarde.

Por volta das 17h, após a chuva, as temperaturas caíram nas duas cidades litorâneas. Paranaguá registrou 26°C, e Antonina teve queda de mais de 10ºC – marcando 25°C, também de acordo com o instituto.

Vento forte
Ventos de 80 km/h atingiram Morretes, também no litoral, segundo o Simepar. Por causa da chuva e do vento, uma árvore caiu no município, no km 24 da BR-277, rodovia que liga o Litoral do Paraná a Curitiba.

O incidente deixou a pista sentido Curitiba parcialmente interditada por uma hora e meia, conforme a concessionária Ecovia. Com a interdição, um congestionamento de aproximadamente dois quilômetros foi formado no local na tarde deste domingo. Às 17h, a estrada foi liberada, ainda de acordo com a administradora do trecho.

Árvores também caíram na PR-508, conhecida como Alexandra Matinhos, que dá acesso às praias do Paraná. Por volta das 17h30, havia pontos de lentidão no sentido Matinhos.

Previsão do tempo
A previsão do Simepar para os próximos dias no Litoral do Paraná é de sol com pancadas isoladas de chuva no fim da tarde. Até sábado (3), em Antonina, os termômetros devem marcar máxima de 33°C e mínima de 22°C. Em Matinhos, as temperaturas ficam entre 21°C e 31°C. Já Paranaguá terá máxima de 33°C e mínima de 21°C.

E as fortes chuvas caíram mais uma vez em Paranaguá. Ventos fortes, somente nos primeiros minutos, e depois acalmou. Agora, às 14h, só chuva!

Fonte: G1

Confira o horário de funcionamento dos órgãos estaduais no fim de ano

As repartições públicas do governo estadual terão escalas especiais de funcionamento no fim de ano. As medidas não abrangem serviços essenciais que não admitem paralisação. Os dias 24 e 31 de dezembro, vésperas do Natal e do Ano Novo, serão considerados ponto facultativo.

Será considerado ponto facultativo o dia 2 de janeiro de 2015.

Palácio das Araucárias. Foto: Fernanda Castro/ANPrOs servidores estaduais deverão compensar, com uma hora a mais de trabalho, no dia  31 de dezembro e o dia 2 de janeiro. As atividades são normais nos dias 29 e 30 de dezembro.

Confira o funcionamento das repartições nos feriados e pontos facultativos:

HOSPITAIS – Funcionarão normalmente todos os dias

HEMEPAR – As unidades de coleta não funcionarão nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Já nos demais dias funcionam normalmente.

RECEITA ESTADUAL – Não haverá atendimento nos dias 31 de dezembro e 2 de janeiro. O funcionamento é normal nos dias 29 e 30 de dezembro.

POLÍCIA CIVIL – Delegacias que possuem carceragens funcionarão normalmente. Nas demais o funcionamento será em escala de plantão nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

PROCON – Não haverá atendimento dias 31 de dezembro de 2014 e nos dias 1 e 2 de janeiro de 2015. O atendimento dos Procons municipais fica a critério da administração municipal.

COPEL –  27 e 31 de dezembro- atendimento especial somente em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba

1º de janeiro – todos os postos de atendimentos estarão fechados

02 de janeiro –  atendimento é normal no Estado. Em Curitiba, somente as agências do Centro e do Sítio Cercado estarão abertas

SANEPAR NO LITORAL

31 de dezembro – atendimento em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná das 8h30 às 12h

02 de janeiro – atendimento das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h

03 de janeiro – das 8h30 às 13h.

Endereço das centrais de relacionamento do Litoral:

Guaratuba – Avenida Sete de Setembro, 19 – Centro

Matinhos – Rua da Fonte, 264 – Centro (ao lado da Caixa)

Pontal do Paraná – PR-412, 6.330 – Ipanema (ao lado do Ipamat – Materiais de Construção)

Polícia Militar distribui pulseirinhas de identificação para crianças

normal_DSC_4223Começou nesta terça-feira (22), a distribuição pulseirinhas de identificação para as crianças, feita por policiais militares fardados, nas areias das praias paranaenses. Em duplas, os policiais percorrem a orla à procura de crianças sem identificação. As pulseiras também são entregues nos módulos móveis e viaturas da Polícia Militar.

Na temporada passada, foram distribuídas 30 mil pulseirinhas. “É comum em grandes aglomerações de pessoas, as crianças se perderem, por isso nosso trabalho é importante”, diz a tenente Caroline Costa, uma das Porta-Vozes da Operação Verão Paraná pela PM.

Este é o terceiro ano consecutivo da distribuição, que tem agradado os paranaenses. “Mesmo para os pais que não costumam deixar as crianças saírem de perto, é importante apanhar a pulseirinha. Cuidado nunca é demais”, lembra a tenente.

CONTATO – Inicialmente, a dupla de policiais conversa com os pais e identifica as crianças. Eles também explicam a meninos e meninas como identificar o policial militar, o bombeiro e outros profissionais que podem ajudá-los, caso se percam. “É um trabalho que aproxima a polícia da comunidade, temos um contato maior com as pessoas e elas veem com bons olhos o serviço”, diz a tenente Caroline.

Nas pulseiras, são colocados o nome do pai ou da mãe, o da criança e o número de telefone. Ao chegar à praia, os pais devem procurar o posto mais próximo ou os policiais que caminham pelas areias, pedir a pulseira e fazer as anotações. “A pulseira pode não garantir que a criança se perca, mais vai facilitar a procura com mais facilidade, caso ocorra”, orienta a tenente Caroline Costa.

As crianças que se perdem devem ser encaminhadas até um dos postos de guarda-vidas ou da Polícia Militar instalados nas praias.

Justiça determina que a Prefeitura de Morretes adapte prédios públicos

prefeitura_morretes_1801trezeAs pessoas com dificuldade de locomoção obtiveram uma importante vitória judicial neste mês.
O Juiz Substituto Adriano Vieira de Lima, da Comarca de Morretes, Litoral do Paraná, julgou procedente Ação Civil Pública ajuizada pela Asbracide (Associação voltada à defesa do consumidor, meio ambiente e deficientes). A ação, que se iniciou em setembro de 2006, tem por objetivo obrigar o Município de Morretes a adequar seus prédios públicos às normas de acessibilidade, eliminando as barreiras arquitetônicas que dificultam o acesso das pessoas portadoras de necessidades especiais. A Prefeitura de Morretes pode recorrer da decisão.

Após anos de discussão judicial e uma perícia onde restou demonstrado que praticamente nenhum prédio público do Município estava adaptado às normas de acessibilidade – dentre eles a Rodoviária da Cidade; a APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais; o Posto de Saúde da Cidade; Escolas Municipais, Quadra de Esportes, Cemitério e Capela Mortuária do Município.
A sentença determinou que a Prefeitura, dentro de um cronograma pré-estabelecido, a fazer as adequações nos seguintes prédios públicos:
A) No prazo de 90 dias: apresentar projetos e iniciar as obras referentes a primeira ordem de prioridade, que compreende os posto de saúde, à rodoviária e à APAE do município;
B) No prazo de 180 dias: apresentar projetos e iniciar as obras de acessibilidade nos locais determinados na segunda ordem estabelecida, que compreende aos prédios de
atendimento do município e instituições de ensino; e
C) No prazo de 240 dias: apresentar projetos e iniciar as obras referentes aos imóveis descritos na terceira ordem de prioridade estabelecida, sendo estes as quadras e ginásios de esporte, cemitério e capela mortuária do município.
As obras devem iniciar a partir do trânsito em julgado da sentença, ou seja, a partir do momento em que não couber mais recurso. Destaca-se, desta forma, que muito lentamente – e não sem muita luta – os direitos das pessoas portadoras de deficiência vão ganhando o merecido respeito.
Processo: Ação Civil Pública 0000134-36.2006.8.16.0118.

Mergulho do Papai Noel é atração do Aquário Marinho de Paranaguá

10882213_774165149320201_2349154091120963473_nO Aquário Marinho de Paranaguá preparou mais atrativos para a temporada de verão. Até esta quarta-feira (24), os visitantes podem ver o mergulho do Papai Noel, feito às 15 horas.

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????Vestido de Papai Noel, um funcionário capacitado do Aquário mergulha com os peixes do tanque Oceano, o maior do local, com 280 toneladas de água. “As pessoas estão gostando bastante do atrativo. São visitantes de várias faixas etárias que interagem com o mergulhador, tiram fotos e filmam o mergulho com os animais”, explica a responsável pela educação ambiental do Aquário, Carolina Meira.

Além de acompanhar o mergulho, os visitantes também podem ver a alimentação dos pinguins, que acontece todos os dias, às 11 e às 17 horas.

INFRAESTRUTURA – O Aquário também fez inovações na infraestrutura. O local ganhou um novo ambiente chamado de “aquário plantado” onde é possível observar o desenvolvimento de plantas naturais de água doce e pequenos peixes ornamentais.

“O objetivo é mostrar para o público o crescimento das plantas no ambiente aquático. A cenografia dos outros ambientes é artificial”, explica Maysa Veronese, administradora do Aquário.

Outro local que sofreu melhorias e passa a ficar disponível para o público infantil é o mirante do Aquário. Meninos e meninas de 2 a 8 anos também podem freqüentar o Espaço Criança, equipado com diversos brinquedos infláveis que podem ser utilizados por um período determinado, dependendo da movimentação do ambiente.

VISITAÇÃO – Desde a inauguração, em janeiro de 2014, o Aquário de Paranaguá já recebeu mais de 80 mil visitantes. No mês de novembro, foram 9180 pagantes e mil visitantes não pagantes. Em dezembro (até o dia 16) o local já recebeu mais de 3.400 pessoas.

HORÁRIOS – Nesta temporada o Aquário Marinho vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 19 horas.

Nos dias 24 e 31 de dezembro, o local abrirá das 10 às 16 horas. Nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro, estará fechado.

Os ingressos custam R$ 20 para adultos, R$ 15 para crianças de 5 a 14 anos e R$10 para pessoas a cima de 60 anos.

Moradores de Paranaguá têm 50% de desconto não-cumulativo mediante apresentação de IPTU, conta de água ou de luz, nominal e paga em dia. É obrigatório apresentação de documento oficial com foto.

O recurso da visitação é utilizado para manutenção do local.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 

Temporada deve movimentar R$ 3 bilhões no Litoral do Paraná

1912 litoral paranaA temporada oficial de verão, que inicia nesse domingo (21), deve movimentar até R$ 3 bilhões, de acordo com projeção da Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia e Entretenimento do Estado do Paraná (Feturismo) e da Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral). A expectativa é que o faturamento cresça 20% em relação à temporada anterior, quando a região movimentou R$ 2,5 bilhões. As informações são da Gazeta do Povo.

Comerciantes e empresários acreditam que a temporada mais curta, de 50 dias, beneficie a região. “Temos expectativa de maior faturamento por ser uma temporada mais enxuta. Na temporada de 2013-2014, tivemos uma temporada estendida porque o carnaval aconteceu em março, mas o comércio ficou praticamente três semanas de braços cruzados”, explica Carlos Alberto Freire, presidente da Assindilitoral.

A movimentação intensa típica do verão altera a rotina do Litoral paranaense. Cerca de 300 mil pessoas vivem nas cidades litorâneas; durante os três meses de calor, a estimativa da Polícia Militar (PM) é que até 9 milhões de pessoas passem pelas praias. Para atender essa demanda, devem ser criados em torno de 25 mil empregos em todo o Litoral.

Saiba quais são os melhores horários para travessia do ferryboat

unnamedO Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) irá distribuir 60 mil panfletos na descida para as praias, orientando os motoristas sobre os melhores horários para a travessia do ferryboat durante os feriados de Natal e Ano Novo.

O material, entregue pela Ecovia e a Concessionária Travessia de Guaratuba, informará aos motoristas os horários com menor movimento e, consequentemente, com menor tempo de espera. A operação conta ainda com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Militar, que ajudam na organização do trânsito para evitar que motoristas tentem “furar” a fila.

“No fim do ano a tendência dos veranistas é sair em um mesmo horário, em geral no final da tarde, o que acaba congestionando as rodovias e o ferryboat. Por isso criamos esse material”, disse o superintendente do DER-PR, Gilberto Loyola.

MELHORIAS NO FERRYBOAT – O Governo do Paraná investiu cerca de R$ 6,7 milhões em melhorias nas travessias, pontes e flutuantes. Os ferryboat Piquiri, Guaraguaçu e o Nhundiaquara foram ampliados na área de veículos. Também foram ampliadas as áreas de passageiros das embarcações Piquiri, Sônica e Rainha de Guaratuba. As duas últimas ganharam assentos e coberturas.

Os quatro flutuantes e as quatro pontes também foram recuperados. Todos os flutuantes funcionam com sistema de células independentes, o que inibe a quase zero a possibilidade de afundamento.

As reformas são sempre acompanhadas e supervisionadas pela Marinha, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e representantes do setor ambiental. Sob neblina, a travessia fica suspensa.

CAMPANHA – O DER-PR preparou para a Operação Verão 2014/2015 uma campanha de conscientização para que os usuários não joguem lixo na rodovia e nas faixas de domínio.

Para agilizar a travessia, algumas ações foram colocadas em prática.

Entre dezembro a março, o tráfego de caminhões fica restrito a veículos com até 14 metros, dois eixos e limite de peso 26 toneladas; inflamáveis cruzam sozinhos no ferryboat, ônibus três eixos de turismo são autorizados fazer a travessia.

DER-PR autoriza início dos estudos ambientais da faixa de infraestrutura no Litoral

nova-pr-412-pontal2014b-400x282O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) autorizou o início do estudo de impacto ambiental da nova faixa de infraestrutura no Litoral do Paraná. A nova faixa terá 24 quilômetros, entre o entroncamento da PR-407 (Alexandra-Matinhos) e Ponta do Poço, em Pontal do Paraná. A faixa terá cerca de 220 metros de largura, ficando entre a área de proteção ambiental e o antigo canal da Suderhsa. Dentro da faixa, que protegerá também as áreas de preservação da mata atlântica da região litorânea, serão construídas uma nova rodovia, um ramal ferroviário, gasoduto, rede elétrica, o canal de drenagem e redes de saneamento.

O prazo para a conclusão dos estudos de impacto ambiental é de dois anos. Somente depois dessa etapa, de audiências com a população local e aprovação pelo Instituto ambiental do Paraná, o Estado começará o projeto executivo da nova rodovia duplicada e também da urbanização da atual rodovia PR-412.

“A nova faixa de infraestrutura irá modernizar o Litoral, além de ajudar na urbanização dos balneários e promover o desenvolvimento econômico da região”, disse o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

DUPLICADA – A nova rodovia será construída cerca de dois quilômetros antes do atual traçado da PR-412, que dá acessos aos balneários entre Praia de Leste e Pontal do Sul. A estrada será duplicada com quatro faixas e prevê a construção de quatro conectoras, que darão acesso aos balneários.

Já a PR-412 será totalmente remodelada, tornando-se urbana. O projeto a ser elaborado prevê a restauração e duplicação da via existente, implantação de vias marginais, em ambos os lados da rodovia para calçadas para pedestres e ciclistas.

A urbanização prevê, ainda, a implantação de nova via paralela à PR 412, com cerca 1.750 metros, saindo da PR 407, formando um binário. O projeto vai definir nova iluminação para esta rua e sinalização, além de readequação das redes de água, luz e concessionárias de telefonia e televisão.

Ladrões levam quase meio milhão de Banco em Antonina

bb-antonina-gbO assalto começou ontem à noite quando os assaltantes renderam uma família onde um dos membros era o gerente do Banco do Brasil.

O gerente da agência do Banco do Brasil do centro de Antonina, foi rendido por doze bandidos dentro de casa na noite ontem. Ao lado de outras duas pessoas da família, ele foi mantido refém até a agência e obrigado a ceder o código de abertura dos cofres. As informações foram confirmadas pela Polícia Militar (PM) na manhã de hoje. Três pessoas da família foram mantidas reféns, mesmo após a fuga da quadrilha, e liberadas por volta das 11 horas.

A família foi rendida dentro de casa e foi mantida refém por cerca de 12 horas. Eles estavam armados com quatro fuzis, duas metralhadoras, uma pistola e uma arma calibre 12. O gerente, a esposa, os filhos, a cunhada, o cunhado e os sobrinhos que estavam na casa também foram mantidos reféns. Por volta das 8 horas, os suspeitos se deslocaram até o banco para fazer a retirada do dinheiro.

O alarme da agência teria disparado, mas policiais que foram até lá foram informados pelo gerente – que estava sob domínio dos bandidos – que estava tudo bem. “O gerente saiu do banco e informou aos policiais que estava tudo bem. A equipe saiu e pouco tempo depois foi informada que um roubo havia ocorrido naquele endereço”, explica o capitão Stocco Rosa. Cerca de R$ 460 mil de agência bancária foram levados. Após roubarem dinheiro dos cofres, eles fugiram em um carro Ford Fiesta, na cor preta, e no veículo do gerente do banco, um Sendra, na cor preto, levando duas pessoas da família.

Várias viaturas da Polícia Militar (PM), do Serviço Reservado (P2) e um helicóptero oficial fizeram um cerco no local para tentar encontrar o paradeiro dos bandidos. As duas liberadas em seguida na Estrada da Graciosa e encaminhadas, juntamente com o carro recuperado, à delegacia. Os suspeitos não foram localizados.

Com informações da Rádio Banda B

PR inicia Operação Verão no dia 20 de dezembro

0212 OPERAÇÃO VERÃO PARANAA Operação Verão do Governo do Paraná terá início no próximo dia 20 de dezembro. A data, já confirmada pelo governador Beto Richa, marcará a abertura da temporada de verão 2014/2015, nos sete municípios do Litoral paranaense e terá duração de 61 dias.

O coordenador geral da Operação Verão pelo Governo do Estado, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Caetano de Paula Júnior, reuniu-se em Matinhos, com os comandos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar definir o local onde vai funcionar a base geral da operação verão. O espaço reunirá representantes de todos os órgãos envolvidos nas ações do governo no Litoral.

Até o dia 18 de fevereiro os municípios receberão o reforço de órgãos estaduais, principalmente para ampliar os serviços de saúde, coleta de lixo e limpeza das praias e segurança. “A Operação Verão é uma ação integrada de governo para garantir a melhoria da qualidade de vida dos moradores do Litoral e dos veranistas que visitam as praias paranaenses neste período” declarou, Caetano de Paula Junior.