Executivo oferece vaga para Assistente Social, com salário de R$ 2.630,00
No Estado do Paraná, a Prefeitura de Antonina abriu processo seletivo simplificado edital n° 01/2015, para admissão de Assistente Social, cuja remuneração ofertada é de R$ 2.630,00, em cumprimento de jornada semanal de 30 horas, para atuar na Secretaria Municipal de Administração.
As inscrições serão realizadas do dia 16 de novembro até às 16h30 do dia 23 de novembro, na Prefeitura, situada na Rua XV de Novembro n° 150, Centro das 9h00 às 16h30.
A seleção será feita através de avaliação de títulos, a serem entregues durante o período de inscrição, na Secretaria Municipal de Administração. O formulário de inscrição será disponibilizado via endereço eletrônico: www.antonina.pr.gov.br.
O resultado e demais informações referentes ao seletivo serão publicados no site da Prefeitura.
O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, contado a partir da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.
O Ibope divulgou em setembro deste ano uma pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria sobre a avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff.
Os que consideravam o governo ruim ou péssimo eram 64% em julho deste ano. Depois, 68%. E, em setembro, 69%.
Paranaguá
Nas últimas pesquisas realizadas em Paranaguá, não foi divulgada a situação da presidente e a opinião dos eleitores parnanguaras sobre o governo federal.
Mas o Blog da Luciane teve acesso à pesquisa mais recente e que foi realizada pelo Instituto Paraná Pesquisa e traz informações da “popularidade”, da presidente petista.
Em Paranaguá, Dilma Roussef não vai nada bem.
A faixa de eleitores que aprova ficou em 9%, enquanto que 88% desaprovam.
Você não está recebendo suas cartas ou encomendas? Talvez você precise arrumar a numeração da sua casa
Carteiros reclamam do cachorro solto e da falta de caixa para deixar correspondências
As novas instalações do Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) da empresa em Paranaguá foram inauguradas ontem e nas palavras do diretor regional dos Correios no Paraná, assim como nas palavras de um dos funcionários mais antigos da cidade, as pessoas precisam arrumar a numeração das suas casas e deixar os cachorros presos.
“Carteiro é sempre atacado pelos cães e gostaria de pedir para que amarre o cachorro. Um carteiro machucado pode ficar por 40 a 45 dias sob cuidados médicos”, disse o diretor.
O pedido foi reforçado pelo funcionário mais antigo dos Correios em Paranaguá, Roberto Martins. Entre suas experiências como carteiro, ele fala da falta de caixas para deixar as correspondências, além dos cachorros soltos. “Muitas vezes atrapalha. Além disso tem a falta de placas nas ruas, número visível nas casas e muita numeração fora de ordem”, confirmou.
Seu Roberto completou no último dia 3, na entrega das novas instalações, 37 anos e 72 dias como funcionário dos Correios em Paranaguá.
Autoridades alertam para necessidade de troca dos números nas residências
Mais conforto a clientes e melhores condições de trabalho aos empregados. Esse é o objetivo dos Correios com a inauguração das novas instalações do Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) da empresa em Paranaguá.
A solenidade foi realizada ontem, na nova sede que fica na Avenida Roque Vernalha, 2343, no bairro da Vila Guarani. O diretor regional dos Correios no Paraná, Areovaldo Figueiredo, esteve presente e destacou a importância de atualizar o número das residências para que os usuários não deixem de receber correspondências ou encomendas.
Nova numeração
Quem tem o talão do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano pode conferir a nova numeração no campo de endereço, mas quem ainda não tem, pode obter a nova numeração na Secretaria Municipal de Urbanismo da Prefeitura de Paranaguá.
Os endereços foram corrigidos depois de muitos anos sem atualização e todas as informações foram repassadas à Empresa de Correios e Telégrafos de Paranaguá.
“Os cidadãos podem vir até a Prefeitura para retirar o Boletim de Cadastro que é fornecido gratuitamente”, reforçou o secretário de Urbanismo, Marcos Furuzawa.
“É importante que as pessoas atualizem o número das suas casas”, completou o diretor regional dos Correios, Areovaldo Figueiredo. Além disso, ele ainda pediu para que as pessoas também deixem os cachorros presos, pois mordidas de cachorros são um dos principais problemas para entrega de correspondências ou encomendas. “O carteiro que é atingido por um animal, fica em torno de 45 dias parado até que possam voltar a trabalhar”, explicou Figueiredo.
Novo Centro
Com quase 1,2 mil metros quadrados, o novo imóvel possui o dobro da área do prédio anterior. A nova estrutura oferece estacionamento externo para clientes e empregados, sistema de climatização e amplo espaço para refeitório. Vale destacar que as instalações atendem aos padrões de acessibilidade adotados pelos Correios.
O centro, em que trabalham 46 empregados, é responsável pela entrega diária de 22,5 mil objetos postais, entre cartas e encomendas. Para a distribuição, os carteiros dividem-se em 33 rotas de entrega, sendo seis especiais para encomendas. A unidade está equipada com cinco furgões, 17 motos e dez bicicletas.
Além do CDD, os Correios mantêm em Paranaguá mais 12 pontos de atendimento, sendo uma agência própria, que oferece o serviço de Banco Postal, uma franqueada e dez comunitárias, localizadas nos distritos do município.
Empresários locais teriam encomendado a pesquisa que foi realizada de 22 a 26 de outubro
A TVCi divulgou, em primeira mão, números da mais recente pesquisa eleitoral em Paranaguá. O Instituto Paraná Pesquisa ouviu entre os dias 22 e 26 de outubro cerca de 665 eleitores em Paranaguá e apontou que se a votação fosse hoje, André Pioli seria eleito prefeito com 44% dos votos contra 15% de Marcelo Roque (SD).
Já o atual prefeito Edison Kersten, do PMDB, teria 11% das intenções de voto. O ex-deputado Alceuzinho Maron (Sem-Partido) apareceu na quinta colocação, com 5% das intenções de voto e chegou a pontuar menos que o vereador Arnaldo Maranhão, que ficou com 7%. Os vereadores Adalberto Araújo (REDE) e Edu (PSDB) ficaram empatados com 4%.
Na pesquisa com os nomes dos principais candidatos em função das últimas pesquisas como André Pioli e Marcelo Roque somando-se ao nome do prefeito da cidade que deve se candidatar à reeleição, Edison Kersten, a preferência se repete.
André Pioli aparece com 48%, Marcelo Roque com 21% e Edison Kersten com 13%.
Mas o índice de rejeição, ou seja, dos candidatos que não votariam no prefeito é um número expressivo que chegou a 55%.
A pesquisa ainda não consta no site da Paraná Pesquisa. Ainda em tempo, um grupo de empresários locais teria encomendado a pesquisa.
Projeto faz parte das propostas selecionadas no primeiro edital da Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá
Exposição será aberta na Casa da Cultura Monsenhor Celso
A Fundação Municipal de Cultura realiza a exposição Guenzai. A abertura da exposição acontecerá no próximo dia 7 de novembro, às 10h, na Casa da Cultura Monsenhor Celso.
“Guenzai” trata-se de uma exposição de arte contemporânea com treze artistas que trabalham nas mais diversas linguagens artísticas tais como a pintura, fotografia, cerâmica, poesia, intervenção, instalação, zine e desenho. Essa exposição de artistas nikkeis, no espaço Casa da Cultura “Monsenhor Celso”, Paranaguá, tem como ponto de intersecção, poéticas individuais que estão conectadas pela influência da cultura oriental, já que esses artistas paranaenses possuem laços sanguíneos com o Japão. Uma visão da arte com a conexão da cultura de origem dos artistas.
A Exposição Guenzai foi uma das propostas selecionada no primeiro Edital da Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá “Nelson de Freitas Barbosa” – FUMCUL.
“Buscamos contemplar projetos com tendências contemporâneas em suas mais variadas modalidades de manifestação que resultassem em obras inéditas para apresentação pública, que também estabelecessem um diálogo com a educação, a democratização da cultura e a promoção do acesso aos bens culturais”, destacou a presidente da Fumcul, Maria Angélica Lobo Leomil.
O projeto Guenzai será apresentado no ano em que comemora-se os 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão. Sendo assim, uma oportunidade para a integração dos artistas locais, como um grupo de importantes artistas da comunidade nipo-brasileira, que durante o período da exposição ofertarão cinco oficinas de formação artística.
Os artistas
Obra de Akiko Mileo
O encontro destes artistas da terceira geração, como Akiko Mileo, Celso Setogutte, Claudine Watanabe, Elisa Gunzi, Eliza Maruyama, Erica Kaminishi, Julia Ishida, Mai Fujimoto, Marília Kubota, Noemi Tamura, Rute Yumi, Sandra HIromoto e Sayuri Kashimura promovem uma discussão com diferentes linguagens artísticas que muitas vezes utilizam técnicas milenares (como a cerâmica) ao mesmo tempo em que preservam um diálogo com a contemporaneidade.
O evento faz parte do projeto aprovado pela Lei 1973/96 de Incentivo Fiscal para a Cultura no Município de Paranaguá.
A curadoria da exposição é de Julia Ishida.
Oficinas
Haverá, também, oficinas nos dias 14, 21 e 27 de novembro e no dia 09 de novembro, também acontece a palestra com Elisa Gunzi, sobre Arte Contemporânea para a trajetória das Artes Visuais. As inscrições para a palestra podem ser feitas na Casa de Cultura Monsenhor Celso.
Dia 14, sábado, 9h às 13h- Rute Onnoda- Artes em Nanquim
Dia 21, sábado, 9h às 13h- Eliza Maruyama- Cerâmica
Dia 21, sábado, 9h às 13h- Marília Kubota- Haiquase
Dia 27, sexta, 13h30 às 16h30- Mai Fujimoto- Wabi-Sabi.
A exposição permanecerá até 30 de janeiro de 2016.
O protesto de índios na BR-277, na saída de Curitiba sentido Paranaguá, começou às 10h e terminou por volta das 12h40 desta terça-feira (3), segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Cerca de 50 indígenas protestavam, nas proximidades do quilômetro 61, antes da praça de pedágio, no sentido Paranaguá, o que provocou filas.
De acordo com a PRF, a reivindicação dos indígenas é a demarcação de terras. Pouco antes do fim da manifestação, o grupo fez uma pequena passeata até o pedágio, onde abriu as cancelas. Até então, a fila de veículo superava cinco quilômetros.
As cancelas ficaram abertas por pouco tempo e o trânsito já voltou ao normal na região. Até a publicação desta reportagem, os índios estavam sendo escoltados por equipes da PRF pelo acostamento da pista sentido Curitiba.
Ao receber as reivindicações, o Ministro abriu espaço para que ele possa atender a Frente Intersindical com lideranças de Paranaguá em Brasília. Audiência deve ser marcada para falar sobre poligonal
O presidente da Frente Intersindical de Paranaguá, João Lozano, juntamente com a diretoria da entidade sindical, entregou ao Ministro dos Portos, Helder Barbalho documento com reivindicações.
A entrega ocorreu nesta terça-feira, dia 03 de novembro, na sede da Appa por ocasião da solenidade de assinatura do contrato para dragagem no Porto de Paranaguá.
Leia na íntegra o documento entregue ao ministro dos Portos:
“Considerando-se o anúncio de que a Appa pretende investir cerca de R$ 40 milhões na construção de cinco viadutos sobre a Avenida Ayrton Senna da Silva, principal via de acesso ao Porto e a Paranaguá;
Considerando-se a existência de Resolução específica da Antaq estabelecendo a necessidade de autorização prévia do Poder Concedente para a utilização de recursos de origem tarifária a serem aplicados nas vias externas de acesso ao porto;
Considerando-se a informação veiculada na imprensa de que “O porto de Paranaguá está no segundo lote de leilões dos portos, que devem ser realizados no primeiro semestre de 2016” e que “Dos seis terminais previstos para o porto paranaense, cinco são áreas livre e um possui um arrendatário em regime de contrato de emergência”, os quais, irão gerar conjuntamente, segundo parâmetros definidos pela legislação municipal, a movimentação adicional de aproximadamente 500 caminhões/dia;
Considerando-se a decisão do Tribunal Regional Federal que manteve a suspensão da consulta sobre as poligonais, em razão da inexistência de documentos prévia e amplamente divulgados;
Solicitamos que Vossa Excelência leve em conta as seguintes reivindicações:
a- Que seja viabilizado junto a esse Ministério e à Antaq, com a brevidade possível, o instrumento legal previsto na legislação para que esses importantes investimentos relativos aos viadutos posam ser efetivados no município;
b- Que as áreas a serem arrendadas levem em conta a necessidade da criação de espaços de estacionamento para atendimento dessa demanda;
c- Que seja realizados os estudos sobre a viabilidade econômica, social, concorrencial e ambiental decorrente da alteração das poligonais, inclusive faça à movimentação projetada para os arrendamentos já anunciados pela SEP para o Porto de Paranaguá, e, por derradeiro, em que se conformando a prefalada viabilidade;
d- Que sejam criadas cláusulas sociais assegurando o mercado de trabalho aos TPA’s”.
Assinaram o documento os representantes de 12 entidades que são: a Frente Intersindical de Paranaguá, Sindicato dos Estivadores, Sindicato dos Arrumadores, Conferentes, Vigias Portuários, Consertadores, Sindicato dos Trabalhadores do Bloco, dos Transportadores Autônomos, dos Práticos, Trabalhadores Portuários de Paranaguá, da APP Sindicato de Paranaguá e da Câmara, por meio dos vereadores Adalberto Araújo e Adriano Ramos.
Ao receber as reivindicações, o Ministro Helder Barbalho abriu espaço para que ele possa atender a Frente Intersindical com lideranças de Paranaguá em Brasília. Audiência deve ser marcada para falar sobre poligonal
Acordo estabelece direitos e deveres que irão auxiliar tanto o Município quanto a Associação
O prefeito Edgar Rossi e o presidente da Associação dos Barqueiros das Baías do Litoral Norte do Estado do Paraná (ABALINE), Ariovaldo Junior, assinaram no dia, 28, a renovação de um importante convênio para Pontal do Paraná.
Trata-se do convênio que tem por objetivo estabelecer normas e condições para a regulamentação da cobrança das taxas e tributos derivados a implantação e operacionalização dos serviços de transporte de passageiros para Ilha do Mel e demais localidades.
O convênio estabelece que será repassado ao município de Pontal do Paraná, especificamente ao Fundo Municipal de Turismo, um percentual da taxa de manutenção e conservação do terminal, feita pela ABALINE. Ainda segundo o convênio ficou estabelecido que moradores e/ ou proprietários de imóveis, estudantes e trabalhadores de Pontal do Paraná, terão desconto de 50% da taxa da ABALINE e de 100% da taxa de Embarque da Prefeitura de Pontal do Paraná no primeiro final de semana dos meses de março a agosto.
“Queremos que esse desconto seja um incentivo para os moradores e estudantes de Pontal do Paraná visitarem a Ilha do Mel, principalmente na baixa temporada”, contou Paulo Ricardo Silva, presidente do Conselho Municipal de Turismo.
Por meio deste convênio, pretende-se que novos projetos e linhas de ações sejam viabilizados, visando o desenvolvimento e incentivo ao turismo na região de Pontal do Paraná.
Para o prefeito Edgar Rossi, o convênio é um importante passo para as melhorias do Município, em especial da região de Pontal do Sul. “Esse convênio permitirá que possamos investir mais nessa região que é o principal ponto de acesso a Ilha do Mel.”
Somente no ano de 2014, no Litoral do Paraná, foram registrados 3 óbitos em ocorrências envolvendo acidentes com rede elétrica
A energia elétrica está sempre presente em nosso cotidiano e chega aos consumidores no mundo inteiro por meio de sistemas elétricos complexos, compostos de quatro etapas: geração, transmissão, distribuição e consumo.
De acordo com estudos realizados, a maioria dos acidentes com a rede elétrica é provocada por falta de conhecimento ou desatenção de quem está utilizando a energia elétrica ou trabalhando próximo à rede de eletricidade, e assim, desde que observadas às regras mínimas de segurança, a energia elétrica não oferece riscos para a população.
Com o objetivo de capacitar e atualizar o efetivo do 8º Grupamento de Bombeiros ocorreu, nos dias 26, 27 e 28 de outubro, em Paranaguá-PR, através da parceria entre as instituições Copel Geração e Transmissão de Energia e Corpo de Bombeiros, um Workshop destacando Procedimentos para Segurança em Incidentes Envolvendo Redes de Distribuição de Energia Elétrica Copel, com um total de 68 instruendos. A atividade foi ministrada pelos Engenheiros da área de segurança, transmissão e geração da Companhia Paranaense Copel, fornecendo informações e conteúdos essenciais como: incidentes quando terceiros acessam de forma não autorizada as estruturas de energia elétrica, abalroamento em postes de concreto, descargas atmosféricas e demais assuntos que envolvem o fornecimento de energia elétrica.
Somente no ano de 2014, no Litoral do Paraná, foram registrados 3 óbitos em ocorrências envolvendo acidentes com rede elétrica. A capacitação e atualização dos integrantes do 8º Grupamento de Bombeiros neste tema garante mais segurança e qualidade nos serviços prestados à comunidade.