Restrição à pesca de espécies nativas como o robalo começa no domingo

A partir desse sábado (1º), até 28 de fevereiro de 2015, a pesca de todas as espécies nativas fica restrita nos rios e reservatórios do Paraná. Curitiba, 30/10/2014. Foto: IAP

A partir desse sábado (1º), até 28 de fevereiro de 2015, a pesca de todas as espécies nativas fica restrita nos rios e reservatórios do Paraná.
Curitiba, 30/10/2014.
Foto: IAP

A partir de domingo, 1º de novembro, e até 29 de fevereiro do ano que vem, a pesca de espécies nativas está proibida nos rios de domínio do Estado do Paraná. É durante esse período, conhecido como piracema, que a maioria das espécies se reproduz.

A restrição é instruída pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama), por meio da Instrução Normativa nº 25/2009, e reforçada no estado pela portaria nº 242/2011, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Entre as espécies que estão protegidas por essa restrição estão o Bagre, o Pintado, o Lambari, o Dourado e o Jaú. A pesca fica permitida apenas para as espécies exóticas, como, por exemplo, a Carpa, a Tilápia, o Tucunaré, o Apaiari e entre outras.

MULTA – A pessoa que for flagrada pescando em desacordo com as restrições determinadas pela portaria será enquadrada na lei de crimes ambientais. A multa é de aproximadamente R$700,00 por pescador e mais de R$20,00 por quilo de peixe pescado. Além disso, os materiais de pesca como varas, redes e embarcações, poderão ser apreendidos pelos fiscais.

Corpo do Militar afogado é encontrado por bombeiros em Matinhos

Grupo veio ao Litoral do Paraná para um treinamento e o incidente ocorreu no fim do curso. Outros três militares também se afogaram

Foto: Reprodução/ RPC

Foto: Reprodução/ RPC

Os bombeiros localizaram na manhã desta sexta-feira (30) o corpo do militar do exército paraguaio que se afogou na Praia Brava de Caiobá, em Matinhos, no dia anterior. De acordo com a corporação, as equipes se preparavam para entrar no mar quando avistaram o corpo que foi levado para a areia devido à correnteza.

A vítima tinha 51 anos e estava no Litoral do Paraná para um treinamento. Na tarde de quinta-feira, ele e mais três militares se afogaram já no final do curso, em um momento de descontração. Segundo o Corpo de Bombeiros, a mar estava agitado na tarde de quinta-feira. Os outros três militares conseguiram sair da água. Eles foram levados para o hospital.

Veja o que abre e o que fecha no feriado

Serviços essenciais como segurança, saúde e limpeza urbana não param. Mercados municipais do café, do peixe e do artesanato funcionam em horário diferenciado.

3.1- feriadoNesta sexta-feira, dia 30, é ponto facultativo nas repartições públicas municipais, em virtude do feriado alusivo ao Dia do Servidor Público (nacionalmente comemorado no dia 28 de outubro). Na segunda-feira (2), é feriado nacional do Dia de Finados.

Confira o que abre e o que fecha nos serviços públicos municipais.

Mercados: O Mercado Nilton Abel de Lima (Mercado Novo) funciona normalmente na sexta e na segunda-feira até às 18h. O Mercado do Café funciona normalmente na sexta e na segunda (2), até 15h. O Mercado do Peixe funciona normalmente na sexta-feira e na segunda até 12h. O Mercado do Artesanato não tem seu horário alterado.

Cemitérios: equipes da Prefeitura efetuaram limpeza nos cemitérios municipais, que receberão reforço de segurança para o Dia de Finados.
Saúde: funcionam somente as unidades de saúde 24h João Paulo II (Divineia) e Dona Baduca-UPA(atendimento pediátrico). Unidades básicas nos bairros não funcionarão.

Segurança: Considerado serviço essencial, não para durante os feriados.

Coleta de Lixo: Mesmo caso que a Segurança. O serviço não para durante os feriados.

Reitor do Santuário do Rocio hoje na Câmara

unnamedO padre Marcos Vinícius, reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, ocupará nesta quinta-feira (29) a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Paranaguá.

A convite do vereador Arnaldo Maranhão, o reitor falará sobre a nova missão que terá, junto com sua equipe, para evangelizar e acolher os devotos da Virgem do Rocio e fieis de Deus por ocasião da 202ª Festa de Nossa Senhora do Rocio, que acontece em Paranaguá de 06 a 16 de novembro.

Servidores do município têm feriado nesta sexta e do Estado no dia 03

Dia do Servidor Público foi comemorado no dia 28, mas órgãos públicos transferiram o ponto facultativo. Prefeitura fecha dia 30 e Núcleo de Educação no dia 03 de novembro

capa-prefeitura-de-paranaguáDia 28 de outubro é Dia do Servidor Público, mas as repartições públicas tiveram expediente normal. Mas quem precisa dos serviços deve estar atento.

A Prefeitura de Paranaguá, por exemplo, vai garantir o ponto facultativo aos servidores nesta sexta-feira, dia 30. O Governo do Estado determinou ponto facultativo no dia 03 de novembro.

Projeto Artesanato Paranaguá com inscrições abertas

O projeto é voltado exclusivamente para artesãos e serve para que a classe trabalhadora aprenda novas técnicas de como gerir melhor sua renda com a venda de seus produtos

17974A Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) abre inscrições para o projeto “Artesanato de Paranaguá”. De acordo com a fundação, o projeto consiste em mostrar aos artesãos como melhorar a sua fonte de renda, englobando a comercialização de seus produtos, a comercialização de novos produtos, matéria prima entre outros.

Esta é uma segunda etapa deste projeto e artesãos que participaram da primeira terão prioridade para inscrição, o que não impede que novos interessados venham a participar.

As vagas são limitadas, e as inscrições vão de 01 a 15 de novembro de 2015, na Casa Cecy – Rua XV de Novembro, 499 – Centro Histórico, Paranaguá – PR.

As etapas do projeto serão:
1 – Seleção dos participantes
2 – Definição de produto
3 – Consultorias e encomenda
4 – Entrega de protótipo para avaliação
5 – Compra de materiais
6 – Design de embalagens para kits
7 – Foto dos produtos

O projeto é voltado exclusivamente para artesãos e para realizar a inscrição o artesão deverá dizer que produto fabrica e técnicas que utiliza. Mais informações pelo telefone 41 – 3423-5206.

Grupo Cardume promove 1ª saída fotográfica

capa da semanaAtualmente a fotografia é uma atividade recorrente em nosso dia-a-dia. A tecnologia possibilitou a grande produção fotográfica que temos hoje. A cada dia surgem novos amantes da fotografia, sejam eles profissionais amadores ou entusiastas.

No Litoral do Paraná não é diferente. O grupo Cardume Fotográfico foi criado por fotógrafos de Paranaguá que visam promover a prática fotográfica, a disseminação e consolidação da cultura através da fotografia, oferecer a troca de conhecimento e incentivar a produção fotográfica local.

A primeira ação coletiva do Cardume Fotográfico será uma saída fotográfica aberta a todos os amantes de fotografia da região.

O ponto de encontro será na Praça Nilton Deslandes, na escadaria da Rua da Praia, em frente à Igreja da Ordem, no dia 02 de novembro de 2015 a partir das 14:30.

A participação é gratuita e podem participar todos os amantes da fotografia, seja com câmera profissional ou celular. O objetivo é promover o encontro e disseminar o conhecimento.

Serão distribuídos brindes, entre eles, uma camisa oficial do grupo Cardume Fotográfico. As melhores fotos dessa saída fotográfica podem estampar a capa do grupo Cardume Fotográfico no facebook.

O Cardume

O Cardume Fotográfico surgiu do desejo de fotógrafos locais (profissionais, amadores e entusiastas) em disseminar a fotografia. O primeiro passo foi criar um grupo no facebook onde qualquer um pode participar e divulgar suas fotos, dessa maneira seria possível reunir vários fotógrafos em um só local.

Em pouco mais de um mês de atuação o grupo conta com aproximadamente 3.500 membros. Algumas regras foram colocadas visando à maior organização e experiência para os participantes, entre as regras estão o limite de três postagens ao dia, a não publicação de propaganda, o respeito mútuo entre outras. Para o próximo ano o grupo pretende expandir suas ações consolidando-se como fotoclube e realizando exposições, coletivos fotográficos, palestras e workshops.

Os fundadores do grupo são: André Alexandre Alves, Amabile Pesch Tramontini Alves, Celso Luiz Johnsson, Cibelle Mendes, Douglas Guimarães, Ebenezer Pires, Fabiane Dias, Joelcio Dunayski, Leonardo Albini Barbosa, Moyses Zanardo, Rafael Nakamura e Rodrigo Lopes. Serviço

O quê: Saída Fotográfica com Cardume Fotográfico

Quando: 02/11/2015

Onde: Praça Nilton Deslandes

Contato: André Alexandre: 8484.0652 ou 3424.2858

Cibelle Mendes: 8400.5251

Douglas Guimarães: 9767.4657

Joelcio Dunayski: 9646.8143

Leonardo Albini Barbosa: 9941.8921

Rodrigo Lopes: 9545.1159

 

Agências bancárias voltam a abrir as portas amanhã (27)

Horário de atendimento ao público permanece das 10h às 15h

3.1-bancos-2As agências bancárias de todo o Litoral voltam a abrir as portas amanhã. De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários, Samuel Ribeiro da Fonseca, os funcionários voltam a trabalhar nesta terça-feira, dia 27.

Eles aceitaram a proposta de 10% apresentada pelos banqueiros. “Houve um avanço significativo. Nós pretendíamos 16%, mas conseguimos 10%, mas foi uma luta árdua porque a proposta inicial dos banqueiros era de 5,5%”.

Ele acredita que, nos próximos dias, poderá ter uma demora no atendimento em função da procura que aguarda a finalização da greve. Samuel destaca que é importante que o aumento de funcionários também é necessário. No Paraná tem lei da fila de 30 minutos, e as pessoas têm direito a reclamar e ganharão a causa.

Campus Paranaguá da Unespar tem novos diretores

Cerimônia de posse aconteceu na última sexta-feira, dia 23

unespar com aleixoO Campus Paranaguá da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) tem novos diretores que foram empossados em cerimônia realizada no Senac de Paranaguá.

O professor Cleverson Molinari Mello tomou posse como novo Diretor do Campus de Paranaguá e a professora Danielle Marafon agora é a nova Vice-Diretora.

A solenidade contou com a presença do Reitor da Unespar, Carlos Aleixo, Pró-Reitores e Diretores de Campus da Unespar que fazem parte do Conselho de Administração, assessores da reitoria, docentes e agentes do Campus de Paranaguá, além de familiares e convidados.

A secretária municipal de Educação de Paranaguá, Hilda Werner, representou o Prefeito de Paranaguá e fez parte da mesa.

unespar públicoEstiveram presentes ainda o Gerente do SENAC, Thiago Ferreira e os vereadores Adalberto Araújo e Ivan da Fafipar.

 

Trote do sequestro por telefone chegou até minha casa

noticias-bcdeb88b7dO golpe acontece por meio de uma ligação na qual os criminosos encenam o sequestro de um familiar da vítima (principalmente filhos) e exigem como resgate dinheiro ou até cartão para crédito de telefonia celular.

A tentativa do golpe aconteceu, neste final de semana, quando ligaram para meu marido na noite de sexta-feira e, de novo na manhã de sábado.

Na primeira tentativa, os bandidos avisaram que tinham sequestrado nosso filho, mas meu marido disse que não tinha filhos. O telefonema foi desligado imediatamente.

No sábado, era uma voz falsa como se fosse o filho pedindo ajuda do pai. O telefonema foi desligado, dessa vez por meu marido. O número era desconhecido.

Dicas

Segundo o delegado de Alagoas, José Edson Freitas, a maneira como os golpistas realizam o crime é sempre a mesma. “É um golpe que não se sofisticou muito com o tempo. Normalmente ligam a cobrar, informando que algum parente da vítima foi sequestrado, e colocam a falsa vítima na linha que começa a chorar e a implorar por socorro, solicitando para que se faça o pagamento de uma quantia em dinheiro para o resgate”, esclareceu.

Segundo José Edson, a maneira como os golpistas realizam o crime é sempre a mesma. “É um golpe que não se sofisticou muito com o tempo. Normalmente ligam a cobrar, informando que algum parente da vítima foi sequestrado, e colocam a falsa vítima na linha que começa a chorar e a implorar por socorro, solicitando para que se faça o pagamento de uma quantia em dinheiro para o resgate”, esclareceu.

Para o delegado-geral é importante divulgar algumas recomendações para evitar esse tipo de crime, já que a extorsão costuma funcionar, levando pessoas de boa fé a entregar quantias em dinheiro.

Em caso de receber uma chamada, a primeira coisa é tentar manter a calma. “Não é fácil para um pai ou mãe se controlar mediante uma situação dessas, mas em todo caso a gente reforça a importância de agir friamente. E é importante lembrar que nenhum seqüestro real exige um tempo tão curto para efetuar o depósito do resgate, portanto pedidos imediatos já levantam suspeitas”, explicou.

Outro ponto é que geralmente a vítima se entrega sem notar. Ao ouvir a voz do suposto familiar capturado, acabam revelando o nome do mesmo. Então atitudes simples, como perguntar para a voz do outro lado da linha “qual o seu nome?”, “quem está falando?” podem desmascarar o golpe.

“Além disso, são ligações longas, o que as difere de contatos reais feitos por sequestradores – que segundo estatísticas, duram menos de um minuto em 90% dos casos”, disse José Edson, acrescentando ainda que as ligações são sempre provenientes de números privados ou a cobrar.

Na eventualidade de receber uma ligação dessas, o melhor é desligar e procurar a pessoa supostamente sequestrada. E não deixar de informar a polícia caso possua o número de origem da chamada; um número de conta na qual seria feito o depósito do resgate ou até mesmo o número do chip para o qual seriam colocados créditos. Assim a polícia pode identificar o criminoso.

Algumas dicas práticas também estão sendo difundidas por policias que investigam este tipo de crime, como: O uso de senhas em aparelho celular, que dificultam o acesso a agenda, em perdas e roubos; A necessidade de orientar idosos, crianças e empregados a não prolongar conversas telefônicas com desconhecidos; Desconfiar de ligações de cadastro seja elas do banco, da operadora, ou qualquer outra prestadora de serviço.