Audiência para discutir Plano de Educação acontece em Paranaguá amanhã

Audiência Pública do Núcleo de Paranaguá acontecerá no Teatro Rachel Costa

Audiência Pública do Núcleo de Paranaguá acontecerá no Teatro Rachel Costa10

Para conferir transparência e assegurar a ampla participação popular, a Secretaria da Educação do Paraná convida toda a comunidade a participar das audiências públicas de discussão sobre o Plano Estadual de Educação (PEE-PR). Serão 32 audiências regionais e uma estadual.

O Núcleo Regional de Educação de Paranaguá vai realizar sua audiência no próximo dia 23 de abril, às 8h, no Cine Teatro Rachel Costa. Cada Núcleo de Educação fará suas audiências, também nesta data, nas cidades pólos de cada região.

A audiência estadual será realizada no dia 27 de abril, no auditório Poty Lazarotto, Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, das 9h às 17h.

Plano

O Plano Estadual de Educação é decenal e está alinhado ao Plano Nacional de Educação. A finalidade do Plano Estadual é traçar metas e estratégias para atender todos os níveis e modalidades de ensino.

Os interessados em participar das audiências públicas devem imprimir o formulário para redigir as contribuições e entregá-lo aos responsáveis durante a audiência, o que permitirá maior agilidade e organização. Todas as contribuições serão posteriormente analisadas pelo Grupo Técnico de Apoio e Consolidação do Plano Estadual de Educação e validadas pelo Comitê Gestor.

PARTICIPAÇÃO – É importante que você, cidadão, participe e contribua para escrever a história dos próximos dez anos da educação paranaense. Acesse: http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/PEE/NRE_formulario.pdf

http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/PEE/documento_base_PEE_PR.pdf

Dia do Livro terá programação na Biblioteca Mário Lobo

dia-do-livro-infantil_004Amanhã (23), serão realizadas várias atividades para marcar o Dia Nacional do Livro Infantil em Paranaguá. As atividades foram programadas na Biblioteca Mário Lobo.

# 8h- Dramatização do livro “O Livro que queria ser brinquedo”, com alunos da Escola Municipal Iná Xavier

Dramatização do livro “O Brejo que canta”, com alunos da Escola Municipal Joaquim Tramujas.

# 10h às 10h30- Oficina “Como confeccionar um livreto”

# 10h30 às 11h- Oficina “Colorir”

# 11h às 11h30- Oficina de Desenhos em quadrinhos

# 14h às 16h- reapresentação da dramatização ‘O Livro que queria ser brinquedo” e dança de Hip Hop com os alunos da Escola Municipal Graciela Almada Diaz.

Durante todo o dia haverá troca e quem quiser doar, também poderá levar livros e gibis para doação.

A Fundação Municipal de Cultura estará com a Palhacinha Kika, haverá distribuição de pipoca, algodão doce e pintura no rosto.

As programações acontecerão tanto no interior, quanto na parte exterior do prédio.

A Biblioteca Mário Lobo fica na rua dos Expedicionários.

Estudantes disputam os Jogos Escolares de Paranaguá

São oito dias de competição envolvendo 21 escolas da cidade. Álbum de fotos, você pode encontrar na fanpage do Blog no link: https://www.facebook.com/blogdaluciane/posts/1021792567849013

17211532171_7d3dc4227e_zEm torno de 1.500 alunos de 21 escolas municipais, estaduais e particulares estão participando da nova edição dos Jogos Escolares de Paranaguá. São oito dias de competição que começaram no último dia 17 e movimentam ginásios, entre outros locais da cidade.

Darlan Janes Macedo, presidente da Fundação Municipal de Esportes, que representou o prefeito em exercício Jozias Ramos, declarou aberto os jogos escolares na ocasião.

Participaram da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares de Paranaguá: o vereador Arnaldo Maranhão Júnior, presidente em exercício da Câmara de Vereadores que hasteou o pavilhão nacional durante a execução do Hino Nacional, Selma Camargo Meira, chefe do Núcleo Regional de Educação que hasteou o pavilhão estadual, Hilda Werner, secretária municipal de Educação e Ensino Integral que hasteou o pavilhão municipal, o vereador Ivan da Fafipar, entre outros representantes da Prefeitura e do Núcleo Regional de Educação.

Os jogos acontecem até o dia 25 deste mês, com as seguintes modalidades: basquetebol, futebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia e os atletas são divididos em categoria A (até 17 anos) e B (até 14 anos).

Pira olímpica

17211588721_74c99dfbfc_zO ponto alto da cerimônia de abertura foi o atleta Vinícius Forigo do Carmo, da seleção parnanguara de Handebol de Areia dar a volta com a pira olímpica em todo o ginásio. Ao final do evento a atleta Lorena Carvalho Olmo fez o juramento dos atletas para a competição.

Cavaleiros vão descer a Serra do Mar, até o Porto de Antonina

Tropeada de 2014

Tropeada de 2014

Um grupo de cavaleiros vai descer esta semana a Serra do Mar, até o Porto de Antonina. Eles participam da última etapa da Tropeada da Integração Transparaná, que começa às 7h30 da manhã desta terça-feira (21), em frente a Igreja da comunidade do Tamanduá, na área rural de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba e termina no domingo (26), em no Litoral.

A Transparaná é um desafio lançado pela Federação dos Tropeiros do Paraná, em percorrer 1,1 mil quilômetros de Foz do Iguaçu, até o litoral. Nesta última etapa, serão cinco de dias de andanças, “inclusive, iremos descer a Serra do Mar, por um caminho inóspito, por onde Dom Pedro II andou, quando veio pela primeira vez a Curitiba”, informa o deputado Nereu Moura, praticante e incentivador da cultura do tropeirismo.

             “Estamos recuperando um pouco da história do nosso Estado. Passando por lugares que os nossos ancestrais, passaram. Conhecendo como se deu a colonização”, reforça Nereu Moura. De Campo Largo até o Porto de Antonina, serão percorridos aproximadamente 160 quilômetros, passando por trilhas históricas do tropeirismo paranaense.

             A Transparaná é organizada pela Federação dos Tropeiros do Paraná, com apoio do Grupo Muladeiros Casco Duro. “Sem dúvida é uma tropeada histórica de resgate e oportunidade de fazer novos amigos, mostrando para nossas crianças o valor cultural que nossos antepassados nos legaram”, afirma o presidente da Federação, Jeferson Pelizzari.

Maio é mês do Troféu Litoral Music

Muita música com os melhores no palco do teatro Rachel Costa

3.3-  troféuMais uma edição do Troféu Litoral Music acontece no próximo  mês de maio. Será no dia 23, no teatro Rachel Costa com apresentações de artistas que são destaque na região litorânea como Edu Chociay e Renne Fernandes, entre outros.

Os ingressos podem ser adquiridos na Casa do Pão Caseiro, loja R. Guttierres, Lauri´s Center do centro, Renova Instrumentos Musicais, no Boliche e pelo fone 041 9769 7693 com o organizador do evento José.

O ingresso para poltronas é de R$ 30,00, para camarote de R$ 50 e ingresso VIP será de R$ 60.

Irmãos Rocha

Esta edição também contará com a presentação dos irmãos Rocha. Eles são gêmeos e acabaram de completar 18 anos.

Os irmãos que são naturais de Três Lagoas, cidade no interior do Mato Grosso do Sul, começaram fazendo sucesso no Vine [um aplicativo de vídeos] e depois o negócio estourou no instagram, e agora até canal no youtube.

Os rapazes cursam engenharia civil.

O sucesso bateu na porta graças aos vídeos das dancinhas que cativam o público adolescente e as meninas, pois os meninos fazem, quase sempre sem camisa.

Entre curtidas, likes e compartilhamentos, os moços ficaram famosos e acumulam juntos mais de 1 milhão de seguidores.

Baleia de 15 metros foi encontrada em Matinhos

20484_1616591558581592_669774992423632710_nQuem veio passar o feriado no Litoral paranaense tomou um susto na manhã deste sábado (18). Uma baleia morta, da espécie Jubarte, foi encontrada no Balneário Costa Azul, em Matinhos. O animal tem cerca de 15 metros e pesa mais de 40 toneladas. O corpo, em estado de decomposição, foi recolhido no começo da tarde por um trator da prefeitura do município.
Estima-se que, em todo o mundo, existam cerca de 40 mil animais da espécie. As baleias-jubarte costumam ser solitárias ou vivem em pequenos grupos. Com a aproximação do inverno, elas seguem das regiões polares em direção ao litoral brasileiro, se aproximam da costa e os casos de encalhe são mais comuns. Vários casos foram registrados nos últimos anos no Litoral do Paraná.
1514587_1616591545248260_4952505686242368541_nSegundo o Instituto Ecológico Aqualung, a frequência teria relação com o aumento das populações de baleia nesta região. Além do crescimento da população, o Instituto Baleia Jubarte atribui os casos também a desorientação dos animais provocada por doenças, ferimentos em redes de pesca e choques com embarcações.
Fonte: PARANAPORTAL
FOTOS: Comunica Matinhos- Douglas Gerasom

Campanha para Paranaguá Mais Limpa começa amanhã

 Grupo organiza campanha no facebook para manter a cidade mais limpa

PARANAGUÁ-MAIS-LIMPA-442x620Acontecerá em Paranaguá uma semana inteira dedicada ao lixo. Este problema não é novo, assim como a necessidade de solucioná-lo também não é. Por isso, a comunidade parnanguara está sendo convidada a participar das atividades que serão realizadas em diferentes pontos da cidade, na próxima semana.

Esta é uma iniciativa da Rede Paranaguá Criativa e do Juventude Lixo Zero Brasil. Além de Paranaguá, outras cidades em todo o País também realizarão atividades durante este mês, promovendo a conscientização e ações de mudança.

O grupo mobiliza as pessoas através da rede social Facebook, com o objetivo de mudar a cultura da cidade e preservar o meio ambiente com uma campanha que visa manter a cidade mais limpa.
A campanha denominada “Fazendo nossa Paranaguá mais limpa!” acontecerá na cidade de Paranaguá a partir do dia 20 de abril, será uma semana inteira dedicada a conscientização do lixo para os cidadãos parnanguaras.

“Será um verdadeiro “festival” de conhecimento através de palestras, oficinas, dinâmicas, amostras, mutirões, feiras,entre outras ações”, destaca o material divulgado na internet..

Menor de idade conhece parceiro de furto em terminal de ônibus

E o casal vai para estabelecimento comercial, mas acabou sendo detidos por funcionários

normal_0089Denise Silva estava no terminal de ônibus de Paranaguá quando conheceu Paulo Pereira. Ela é menor de idade, mas sua intenção não é das boas.

Eles se conheceram e, no mesmo dia, resolvem ir até um supermercado para furtar.

Mas a tentativa não acabou bem.

Eles já estavam no estacionamento do supermercado, com uma garrafa de bebida na mochila, quando foram abordados pelos seguranças do estabelecimento comercial.

A Polícia Militar foi acionada.

Segundo a solicitante, durante a abordagem do casal, o homem tentou correr do supermercado caindo no chão e ferindo levemente o joelho.

A jovem, menor de 18 anos, informou a equipe que conheceu o seu parceiro do furto no terminal urbano, e juntos combinaram de ir ao supermercado realizar o ato. Diante dos fatos, ambas as partes e garrafa de bebida, foram conduzidos até a 1° subdivisão Policial de Paranaguá para providências. Procurados, os pais da menor infratora não foram encontrados por esta equipe, logo a equipe de plantão do conselho tutelar foi acionada.

CISLIPA divulga edital de Concurso Público

GEDSC DIGITAL CAMERAAs inscrições para o concurso público do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná – CISLIPA estão abertas até às 23h59min do dia 05 de maio de 2015, através do site:www.fundacaofafipa.org.br.

São ofertadas 103 vagas e ainda têm oportunidades para Cadastro de Reserva. A remuneração inicial vai de R$ 920,00 (nível fundamental) chegando até R$ 8.400,00 (nível superior).

A Prova Objetiva será aplicada no município de Paranaguá, Estado do Paraná, na data provável de 24 de maio de 2015, em horário e local ainda a ser confirmado pela Fundação de Apoio à Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí.

As vagas ofertadas neste certame serão para os seguintes cargos:Auxiliar de serviços gerais, assistente administrativo (técnico em gestão pública), condutor de veículo de emergência terrestre e aquático, rádio operador, técnico auxiliar de regulação médica (TARM) – concomitante, técnico de enfermagem – concomitante, técnico em informática, enfermeiro, farmacêutico, médico intervencionista – concomitante, médico regulador – concomitante.

Para maiores informações, segue o link de acesso ao edital:

http://www.fafipa.org/concurso/concurso.xhtml       

Mulher espancada pelo filho continua em tratamento

Imagem1No dia 7 de abril aconteceu uma ocorrência policial que deixou, não só os moradores da Vila Itiberê, mas de toda a cidade, horrorizados. A Polícia Militar foi acionada para atender a um caso que envolveu a dona Rute Barbosa, de 47 anos, que foi agredida pelo próprio filho, identificado por Carlos Barbosa, de 30 anos.
Segundo informações após fazer uso de entorpecentes, Carlos chegou em casa e as agressões começaram.
Os vizinhos escutaram os gritos e pedidos de socorro, e ao chegarem na residência encontraram a mulher com vários hematomas no rosto e na cabeça.
A vítima foi encaminhada para o hospital onde recebeu cuidados médicos. Já o acusado pela agressão foi levado à Delegacia e liberado por não ter sido preso em flagrante.
As últimas notícias davam conta de que a vítima se encontrava em estado grave no Hospital Regional.