Elísio Júnior terá entrevista com executivos da Sportv em outubro

1618612_566364143459023_2141044369_nA grande final do Concurso Talentos da Narração do Sportv está marcada.

Será no dia 14 de outubro, quando 16 participantes estarão passando por entrevistas individuais com executivos da emissora. E Elísio Júnior, hoje trabalhando na Rádio Difusora de Paranaguá, é um deles.

Foram 11.513 inscritos, duas fases eliminatórias para chegar aos 16 concorrentes na final.

“Conto ainda mais com a torcida de vocês nesse momento e muito obrigado pelas manifestações que me deixam ainda mais otimista para realizar esse grande sonho de criança”, disse Elísio no facebook.

A torcida do Blog da Luciane continua firme. Elísio Júnior é um verdadeiro talento e conseguiu chegar à grande final por isso!

ISULPAR oferece, amanhã, serviços gratuitos no “Dia da Responsabilidade Social”

10622702_4474866486342_7582201441781825171_nO Núcleo de Práticas Jurídicas do Instituto Superior do Litoral do Paraná – ISULPAR realiza amanhã, das 9h às 18h, o “Dia da Responsabilidade Social”.

De acordo com  a advogada e coordenadora do evento, Dra. Vanessa Fransozi, serão oferecidos à população atendimento e consultoria jurídica, recreação infantil, atendimento odontológico, orientação de violência doméstica, conscientização sobre proteção animal, serviços de saúde, entre outros serviços.

O evento será realizado no Núcleo de Práticas Jurídicas do ISULPAR, que fica na Avenida Coronel José Lobo, 800 – em frente ao Muffato Max Paranaguá.

Rio Branco aprova seis atletas em avaliação

Dentre os seis aprovados, três são jogadores de Paranaguá

image001Pensando no Paranaense de 2015, o Departamento de Futebol Profissional do Rio Branco Sport Club realizou no último final de semana uma primeira avaliação técnica de jogadores que poderão disputar o Estadual pelo clube. Com um alto nível técnico, mais de 40 atletas participaram do processo seletivo, que foi aberto a todos os jogadores que julgam ter condições de vestir a camisa alvirrubra, e seis foram aprovados.

Entre os atletas selecionados, quatro serão integrados, nesta quarta-feira, ao grupo que realiza uma grande campanha no Campeonato Paranaense sub-20. Os outros dois jogadores iniciarão os treinamentos na Estradinha juntamente com o elenco profissional no início da pré-temporada. Dentre os seis aprovados, três são jogadores de Paranaguá. São eles: Adonias Xavier da Silva, 20 anos, lateral direito; Igor Nunes da Silva, 18 anos, lateral-direito e Melksedeque Alves Lopes, 26 anos, meia-atacante. Completam a lista Matheus Machado, 19 anos, volante; Eduardo Prestes Alagasso, 23 anos, meio campista, ambos de Curitiba e Jonathan Marttim Rodrigues de Souza, 20 anos, meia-atacante, residente em Almirante Tamandaré.

“Tivemos uma avaliação excelente e conseguimos um resultado até melhor do que esperávamos. Quatro Jogadores com idade para disputar o sub-20 já estão chegando e vão reforçar ainda mais a nossa equipe que está em plena atividade e os outros dois vão se somar a equipe na pré- temporada para trabalhar com a comissão técnica do Paranaense de 2015”, ratificou o gerente de futebol do Rio Branco, Edson Neguinho.

O dirigente adiantou que outra avaliação deverá acontecer no próximo mês. “Foi muito bom, tivemos mais de 40 atletas e tenho certeza que entre os aprovados teremos gratas surpresas no Paranaense, por isso, vamos realizar outros testes para tentarmos achar alguns talentos que muitas vezes não tem oportunidades. Sem contar, que entre os que não foram aprovados também vimos jogadores com potencial, mas que pela condição física não chegaram ao ápice, eles também terão novas chances”, explicou o dirigente.

Os atletas foram avaliados durante três dias por Edson Neguinho, responsável pela captação de atletas para o Paranaense de 2015; Erminho, técnico da equipe do sub-20; Felipe Augusto e Otavio, preparadores físicos, Valdemar Lobumba, preparador de goleiros e Capitão Zé Carlos. Além deles, uma equipe de monitores auxiliou nas atividades realizadas. Os jogadores aprovados no teste serão apresentados nesta quarta-feira, às 14:30h na Estradinha.

Artesãos participam de parte técnica do projeto de Artesanato de Paranaguá

Mais de 20 artesãos estarão reunidos na Casa Cecy nos dias 10, 12 e 13 na Casa Cecy

13732

Oficina acontece na Casa Cecy

O projeto Artesanato de Paranaguá foi iniciado há alguns meses com o objetivo de estudar os problemas e buscar soluções para a área do artesanato e dos artesãos da cidade. Em fevereiro foi iniciado um diagnóstico do setor que incluiu uma visita na Ilha do Mel. Os artesãos foram até a Ilha como turistas, visitaram os pontos turísticos da cidade no ônibus da Linha Turismo, como se fossem turistas e agora vão começar a parte técnica na oficina que será iniciada hoje na Casa Cecy.

“Com as visitas nos locais, os artesãos puderam avaliar o que o turista vê, o que imagina, espera e procura”, lembrou Beni Moura, diretora de Ação Cultural da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) da Prefeitura de Paranaguá.

Entre o grupo que visitou os pontos turísticos e até a Ilha do Mel estava dona Maria das Dores Arantes Viana, de 85 anos. Ela faz parte do grupo de 26 artesãos que confirmou presença na oficina técnica que começa nesta tarde.

A oficina será realizada nos dias 10, 12 e 13, divididos em dois grupos que trabalharão nos períodos da tarde e da noite. A consultora do Sebrae, Izamara Carniatto, vai colaborar na criação de novos produtos seguindo o diagnóstico. O documento dá subsídios para o planejamento de ações que vise a dinamização da produção artesanal local, através de uma intervenção consciente e direcionada para a geração de oportunidade de negócios.

A oficina poderá colaborar na produção de novos produtos e de uma identidade para o artesanato local para aproveitar a Festa do Rocio como uma vitrine para mostrar o resultado do trabalho. “Tudo dependerá do andamento da oficina”, destacou Beni. Segundo ela, ainda pretende-se ampliar a venda do artesanato parnanguara em novos mercados como os municípios vizinhos e estender as fronteiras.

Para isso, há uma parceria com o Sebrae, com o Sesc, todo o sistema Fecomércio, juntamente com a Fundação Municipal de Cultura.

Para a presidente da Fumcul, Maria Angélica Lobo Leomil, o artesanato é outra vertente da cultura parnanguara que necessita do apoio da Fundação. “E vamos colaborar com todos os segmentos, assim como estamos fazendo com o fandango, os corais da cidade, as bandas de música, os escritores, e tudo isso seguindo as determinações do prefeito Edison Kersten que vê no fortalecimento da cultura o crescimento do seu povo, a retirada de jovens das ruas e das drogas, uma alternativa de entretenimento desde as crianças até os mais experientes”, destacou Maria Angélica.

Porto monitora animais marinhos na Baía de Paranaguá

Foto do Pesquisador1Esta semana, o biólogo, especializado em biologia marinha, e doutor em Engenharia Ambiental, Fernando A. S. Hardt está em campo na área dos Portos Organizados de Paranaguá e Antonina. Em um trabalho minucioso, ele observa e analisa a presença e o comportamento dos golfinhos e tartarugas. Hardt é consultor da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), no Programa de Monitoramento da Biota Aquática, do Plano de Controle Ambiental.

 Foto do PesquisadorEsta é a quinta campanha de monitoramento de cetáceos e quelônios (como são chamados esses grupos de golfinhos e tartarugas) realizada pela equipe de Meio Ambiente da Appa. Segundo o especialista, apesar de ainda ser cedo para ter dados consolidados sobre a quantidade desses animais, já dá para se ter ideia de que eles estão presentes em grande número e em áreas bem próximas aos portos.

 

“O que a gente verificou ao longo dessas cinco campanhas é que os animais – em especial o boto cinza, única espécie de golfinho avistada até o momento – têm utilizado a área do porto frequentemente. Nesta área os animais foram observados em atividade de pesca: quando eles encurralam os peixes contra os cascos dos navios para facilitar a captura”, conta o pesquisador.

 O monitoramento abrange toda a Baía de Paranaguá – desde as proximidades da Ilha da Galheta até o Porto de Antonina. Nessa área, segundo Hardt, foram observados golfinhos em vários pontos de concentração. “O Porto é uma dessas áreas de concentração, mas a gente também os observa perto do baixio da Ilha do Mel, perto da Ilha das Cobras, na ponta do Teixeira e na frente da Baía de Antonina, por exemplo. Eles utilizam a baía de uma forma bem espalhada. Encontramos inclusive na parte interna do canal da Ilha da Cotinga, que também monitoramos”, revela.

Elísio Júnior passou para próxima fase do Concurso de Talentos da Sportv

elisioEram 11 mil inscritos. Passou pela primeira fase junto com 5 mil pessoas e, por último constava de um seleto grupo de 113 nomes.

E, hoje, ele recebeu a boa notícia de que passou para a última fase com mais 14 pessoas.

De acordo com o colega Diogo Monteiro, Elísio Júnior foi muito elogiado por Milton Leite e Jáder Rocha. A próxima fase inclui um treinamento no Rio de Janeiro com transmissão ao vivo de algum jogo como teste para, quem sabe, assinar contrato com uma das redes de televisão mais conceituadas do Brasil.

Elísio Carlos da Silva Mendes entrou no Concurso Talentos da Narração da Sportv e agora prepara-se para a grande final. Ele é narrador esportivo há 4 anos, mas há 10 anos já trabalha em rádio.

Neste ano, uma das grandes notícias foi saber que seria pai. O Eduardo nasceu recentemente, em meio às expectativas do resultado do concurso. Agora chega esta boa notícia de que ele é um dos grandes finalistas do Concurso Talentos da Narração e, realmente, ele é um talento da narração brasileira.

E, como já disse, o Blog da Luciane, continua nesta torcida. Agora, rumo à assinatura deste contrato com o canal global.

Imprensa escolhe Maranhão como Melhor Vereador

Maranhão comemora escolha feita pelos profissionais da imprensa de Paranaguá

maranhao na tribunaEm mais uma edição do Troféu Imprensa, editado pelo Jornal dos Bairros, em Paranaguá, os profissionais da imprensa, receberam a incumbência de escolher os melhores em vários segmentos.

Um deles foi de melhor vereador e, neste quesito, representantes dos veículos de comunicação da cidade não tiveram dúvida de escolher o vereador Arnaldo Maranhão.

“Fiquei muito feliz com a escolha e por receber este prêmio que vem da opinião dos profissionais que acompanham o trabalho da cidade”, enfatizou o vereador Maranhão.

Maranhão está no seu quarto mandato como vereador e acredita que o reconhecimento do seu trabalho se deve pela determinação que ele tem na defesa dos interesses da população.

“Quando tenho um problema em mãos, ou sei de algumas situações na cidade que precisam ser resolvidas pelo bem comum. Eu corro atrás mesmo”, lembra Maranhão.

A premiação do troféu de Melhor Vereador será entregue no dia 04 de dezembro, em solenidade a ser realizada no Teatro Rachel Costa.

Mais Atuante

O vereador Maranhão também recebeu o prêmio de Vereador Mais Atuante há alguns meses. Seu nome foi escolhido numa pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto de Pesquisas Braslopes.

O Instituto realiza a pesquisa todos os anos, quando faz o levantamento das personalidades, empresas e veículos de comunicação que são destaque na cidade.

Gleisi recebe apoio de moradores de Matinhos e Guaratuba

unnamedA candidata ao governo estadual Gleisi Hoffmann (PT) participou neste domingo (7) de duas grandes caminhadas de campanha em Matinhos e Guaratuba. A candidata da coligação Paraná Olhando Pra Frente foi recebida com abraços e manifestações de apoio pelos moradores do litoral. Ela esteve acompanhada do candidato ao Senado, Ricardo Gomyde.

Em Matinhos, a caminhada Agora é Gleisi, Agora é 13, aconteceu na Avenida Prefeito Dr. Roque Vernalha e seguiu até o Calçadão Central. Durante o trajeto, a candidata da coligação Paraná Olhando Pra Frente conversou com comerciantes, moradores e turistas.

O comerciante José Assunção de Freitas fez questão de convidar Gleisi para conhecer sua loja de confecções. Ele destacou que, mesmo tendo mais de 80 anos, faz questão de votar em Gleisi. “Ela vai trazer mais segurança e educação para nossos filhos e netos.”

A autônoma Luciana Dionísio, que vende bombons para a comunidade e turistas no Calçadão Central, destacou a atuação de Gleisi como senadora e também como ministra-chefa da Casa Civil em favor do Paraná. “Por tudo o que a Gleisi tem feito pelo Paraná, e também porque ela vai melhorar o sistema de saúde para a população do litoral, eu voto e apoio a Gleisi.”

Já a manicure Maria Luiza Dantas disse que o trabalho de Gleisi inspira confiança. “Por ser mulher, ela tem sensibilidade para entender as necessidades da população e competência para conseguir melhorar a vida do povo.”

Em Guaratuba, a caminhada foi realizada na Avenida 29 de Abril, no centro da cidade. A auxiliar de serviços gerais Isaura Carneiro expressou o sentimento de mudança que é compartilhado por muitos paranaenses.  “Tem que ter mudança e a Gleisi é a candidata com mais competência e experiência para governar o Paraná.”

A fiscal de caixa Marliza Moreira Paz estava com o filho Daniel no colo quando abordou Gleisi. “Assisto a propaganda eleitoral na TV e a Gleisi é a candidata que tem as melhores propostas para o Paraná.”

Já o servidor público José Alvides enfatizou o trabalho de Gleisi em favor das pessoas com deficiência.  “Tenho um filho portador de deficiência. No governo federal, a Gleisi idealizou o programa Viver Sem Limites, que melhorou muito o atendimento para as pessoas com deficiência.”

Gleisi garantiu que irá olhar com muito cuidado para o litoral e todas as regiões do Estado. “A Casa Civil me deu uma visão geral dos desafios que este país impõe e vou colocar toda esta experiência, todo esse trabalho, a favor do Paraná.” 

Moradores de Paranaguá vão à Justiça contra valor de contas de água

Casa que tinha consumo médio de R$ 60 recebeu fatura de R$ 7 mil.
Empresa que opera o serviço diz não haver irregularidades nas cobranças.

QuickThumbnailMoradores de Paranaguá, vem questionando a cobrança de contas de água muito acima da média de consumo mensal. Em alguns casos, a tarifa que custava em média R$ 60 chegou a R$ 7 mil para um único mês. Casas fechadas há anos também registraram valores acima de R$ 1 mil. Elas cobram na Justiça a revisão dos valores pela empresa CAB Águas de Paranaguá.

A empresa privada atende o município há quase 20 anos, e, segundo o Procon, responde por metade das reclamações junto ao órgão em Paranaguá. Ela é fiscalizada pela Companhia de Água e Esgoto do município (Cagepar), que tem recebido diversas queixas. “Todos aqueles que têm problemas com a CAB Águas de Paranaguá, que acham que sua tarifa está alta, antes de cortar a água procurem o diálogo junto à empresa. Se não resolver, procurem a Cagepar”, afirmou o diretor técnico do órgão, Luciano Salmon.

Fonte: G1

Vacina contra hepatite A está nos postos de saúde

Crianças na faixa etária de 1 ano até 1 ano, 11 meses e 29 dias poderão ser imunizadas contra a doença

3.3-vacinaA rede municipal de Saúde conta com uma nova vacina permanente em seu calendário básico de imunização. Desde a segunda-feira (1º), todas as crianças na faixa etária de 1 ano até 1 ano, 11 meses e 29 dias poderão ser imunizadas contra a hepatite A em qualquer unidade básica de saúde (UBS). “É importante lembrar que a criança pode ser vacinada até um dia antes de completar dois anos”, frisou a servidora de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Luciane da Cunha Tavares .

Esta faixa etária é priorizada por ser mais suscetível ao contágio. “A hepatite A costuma ser mais grave para as crianças. Segundo o Ministério da Saúde, a idade indicada para que o paciente possa tomar a vacina é a partir de um ano”, explicou a coordenadora de imunização.

Inicialmente, a previsão é de que cada paciente receba uma dose única da vacina. A imunização pode ser aplicada concomitantemente com outras vacinas, não havendo qualquer risco.

A hepatite A é uma doença infecciosa, causada pelo vírus VHA, que se não for tratada pode evoluir para um quadro negativo. Apesar de ser considerada a mais benigna das hepatites, há ocasiões em que a doença pode levar à internação ou ao óbito, avisam alguns médicos.
O contágio da hepatite A é realizado pela via fecal-oral. Ou seja, se uma pessoa contaminada não realiza a higiene de suas mãos corretamente e entra em contato com água ou alimentos, pode acabar passando o vírus para alguém. Entre os sintomas da doença incluem-se febre, náusea, vômitos, urina escura, fezes esbranquiçadas e icterícia (pigmentação amarelada na epiderme e tecido conjuntivo dos olhos).

O vírus VHA pode sobreviver por até quatro horas na pele das mãos e dos dedos. Além disso, é resistente a mudanças ambientais e pode resistir durante anos a temperaturas de até 20ºC negativos. Após passar por uma infecção, a pessoa desenvolve imunidade contra a hepatite A pelo resto da vida. No entanto, caso nunca tenha sido infectado pelo vírus VHA, o contágio pode ocorrer na idade adulta, razão pela qual a imunização das crianças também é importante para proteger as pessoas ao seu redor. A vacina é segura e eficaz na prevenção da doença, garantem os técnicos da área.