Paranaguá é única cidade do Paraná que realiza 4 corridas de rua por ano e gratuitas

400 atletas se inscreveram para a Corrida Rústica de 7 de Setembro

9926As pessoas estão correndo cada vez mais. E não é só na vida, no dia-a-dia, mas colocando o tênis e buscando desafios. E por isso, o resultado das inscrições para a Corrida Rústica de 7 de Setembro tenha alcançado um resultado tão bom, em tão pouco tempo.

Em seis dias, as inscrições foram encerradas com 400 atletas inscritos. “É mais um sucesso na modalidade de corrida de rua”, destacou o presidente da Fundação Municipal de Esporte, Darlan Janes de Macedo.

Ele lembrou que Paranaguá é a única cidade no Paraná que realiza quatro corridas de rua por ano sem cobrar valores em dinheiro pela inscrição. Em Paranaguá a inscrição é feita mediante a entrega de 1 quilo de alimento não-perecível. Os alimentos são repassados para instituições filantrópicas da cidade.

Darlan ainda lembra que o trajeto será feito pelo Centro Histórico como forma de mostrar a cidade para participantes que também vêm de outras cidades. O evento é feito em parceria com o Sesc.

Handebol de Areia parnanguara conquista Prata e Bronze no JOJUP’s

31/08 Handebol de Areia - Jogos da JuventudeO handebol de areia parnanguara conquistou, neste domingo (31), a medalha de prata no masculino e o bronze no feminino, no Torneio de apresentação da modalidade na Fase Final do 28º Jogos da Juventude do Paraná – Divisão “B”, que foi realizado no município de Apucarana.

Na primeira fase do naipe masculino foram três vitórias em três confrontos, enfrentados contra Paranavaí, Saudade do Iguaçu e Alto Paraná. Na semi-final vitória sobre Arapongas por 2 sets a 1.

Na grande final um clássico do Handebol de Areia Estadual: Paranaguá e Antonina que fizeram as finais do Circuito Paranaense de Handebol de Areia e do Jogos Abertos do Paraná, mas dessa vez ao contrário das outras duas, melhor para os antoninenses que venceram por 2 sets a 0.

31/08 Handebol de Areia - Jogos da JuventudeWilson, atleta da equipe parnanguara, comentou que “os três primeiros colocados na competição tinham condições de conquistar o título. Nós, Antonina e Alto Paraná estávamos bem preparados, mas dessa vez a equipe de Antonina se portou melhor na final, errando menos que nossa equipe e conseguiu a vitória. Ficamos contentes pela prata, mas nas próximas edições queremos o ouro”.

No feminino foram dois jogos na 1ª fase, uma vitória por 2 sets a 0 contra Arapongas e uma derrota por 2 sets a 0 frente a equipe de Alto Paraná.

Com o segundo lugar no grupo, a equipe parnanguara enfrentou Paranavaí na semi-final, com melhor resultado para a equipe adversária que venceu por 2 sets a 0.

Na briga pelo bronze contra as donas da casa, a equipe de Paranaguá se recuperou e venceu Apucanara por 2 sets a 0 e assim ficou com o bronze.

A atleta da equipe parnanguara, Sanndy disse que toda a equipe ficou feliz com a conquista. “A equipe não foi bem na semi, mas conseguimos nos recuperar e conquistar essa medalha”.

Mais informações sobre o Torneio de Apresentação de Handebol de Areia na Fase Final do 28º Jogos da Juventude do Paraná – Divisão “B” podem ser acessadas através do site da Liga de Handebol do Paraná, no linkhttp://www.paranahandebollhpr.com/ ou no site do evento, no link http://www.jogosdajuventude.pr.gov.br/.

A Associação de Handebol de Paranaguá é incentivada pela Prefeitura Municipal de Paranaguá através da Fundesportes e patrocinada pela MDA Agência de Turismo, Chefe Lanches e Pizzaria, Extra Credi Empréstimos e Lago Azul Transportes e Turismo.

Acredito que é importante divulgar os patrocinadores, pois eles contribuem para que estes atletas possam representar o município de Paranaguá e alcançar boas colocações com o apoio que garantem.

Pousada promove 1º Festival de Jazz na Ilha do Mel

5.2-black cherryEste final de semana marca o encerramento do 1º Festival de Jazz promovido na Ilha do Mel pelo proprietário da pousada Astral da Ilha, Luiz Guilherme Tizzot.

O evento foi realizado nos finais de semana deste mês de agosto com grupos de Curitiba e do Rio de Janeiro.

Cada apresentação ganhou uma participação especial com pintores fazendo quadros durante a apresentação da banda.

Neste final de semana, o pintor português, Carlos Trincheira, voltou a ser uma das atrações do Festival que tem reunido mais de 100 pessoas em cada edição. Além dos pintores, artistas de malabares também se apresentam.

O 1º Festival de Jazz da Ilha do Mel contou com a apresentação do grupo Sotak Brasil de Curitiba com participação especial de Paulinho Branco. No segundo final de semana foi a vez do grupo Verocai, do Rio de Janeiro, com participação especial da cantora curitibana, Kátia Drummond. Depois foi  a vez dos Samurindios e Trio Tropical.

Neste final de semana o grupo Black Cherry Jazz vai estar se apresentando. Junto com eles, o pintor Carlos Trincheira. Muitos querem ver a performance do pintor que, na primeira noite, tomou um gole de água, colocou uma tinta laranja na ponta dos lábios e borrifou o quadro que, ao ser finalizado, mostrava uma linda águia.

“O objetivo é fomentar o turismo na Ilha do Mel, mesmo durante o inverno. Temos um cenário maravilhoso nesta época do ano”, lembrou Guilherme Tizzot.

Boa gastronomia, boa música e um lindo cenário fazem parte do 1º Festival de Jazz da Ilha do Mel.

A Pousada Astral da Ilha fica em Nova Brasília e tem estacionamento próprio para barcos, no Farol das Conchas.

Coluna do Vadico do Itiberê

Estreia hoje a coluna do Vadico do Itiberê. Um texto leve, f4-canoadivertido e bem ao modo caiçara….

Fiz o convite e fiquei muito contente por uma pessoa tão simples e clara, vir contribuir com o Blog da Luciane.

Com vocês: Vadico….do Itiberê!

 Candidato

Primeiro obrigado a essa moça que me deu a oportunidade de fala do que mais gosto nessa vida…. Paranaguá…… a minha Paranaguá…. a nossa Paranaguá….. não sou letrado….. sou apenas um caiçara que não gosta de ser enganado… na verdade essa moça me disse que vai publicar o que tô escrevendo no “BLOG” dela….. não sei bem porque eles chama de “BLOG”….

minha sabedoria não consegue entender esse nome… BLOG…. Blogueiro…. qunndo essa menina falo “seo” Vadico escreve no meu BLOG… eu já disse …”sou casado” nem quero “sem vergonhice”….. aí ela me explicou…. que era um tipo de diário sei lá…. porque complicam tanto esses jovens???…….

Bem já que é para eu falar o que penso… queria perguntar uma coisa para vocês:

“ por que esses candidatos de fora se lembram da gente uns dois meses antes das eleições????”,,…. aí eu penso mais…… “ por que os caras de Curitiba ou os pévermeio de Londrina não votam nos candidatos de Paranaguá??? A resposta é clara …porque eles não conhecem…. aí eu te pergunto: você vai votar em quem não conhece???? Só porque ele tem um amigo importante que pode ser teu amigo… e pede o voto para ele….. o que esta pessoa que pede voto para candidato de fora ganha??? Pensa bem!!!!…. e você …o que você ganha??   Aí eu faço uma pergunta maior: e Paranaguá o que ganha????? Como o senhor ou a senhora vão cobrar alguém que o senhor não sabe nem aonde mora????

Okay….não é fácil escolher um candidato local…. mas eles são daqui…… todo mundo se conhece aqui…. tem que ser daqui….

eu nunca morei em apartamento…..aqui no Vala não tem “esses” arranha-céu, mas tava pensando…. se você morasse num apartamento você elegeria um sindico que morasse em outro edifício??? Você acha que ele cuidaria dos interesses do teu edifício???…. ele iria ajudar quem??…..é assim que Paranaguá vive…. sem ter ninguém defendendo seus interesses…..

Então….só estudei até a segunda série do primário….. sou pescador aposentado… mas nenhum forasteiro vai ganhar meu voto…. sou de Paranaguá…luto por Paranaguá e por isso

Voto em candidato de Paranaguá´…. !!!!! mas só para deixar claro…vou participar de todas as “linguiçadas” com pão que estes candidatos ricos de fora estão pagando………me convidem hein “seo” merdo!!!!!

Atleta de Paranaguá é contratado por clube do Handebol Paulista

8.4 atletaO atleta e funcionário da AHPA/Fundesportes, Vinicius Forigo do Carmo (Forigo), embarcou no último domingo (17) para a cidade de Marília onde se apresentou ao seu novo clube.

O atleta recebeu a proposta da equipe paulista após participar dos Jogos Regionais de São Paulo, onde teve atuação destacada e conquistou o segundo lugar da competição e também uma das vagas para a fase estadual do evento.

Forigo, que fez parte da equipe parnanguara de handebol de areia que conquistou o título dos Jogos Abertos do Paraná no último dia 10, ainda atuará pela equipe da AHPA/Fundesportes nas competições de handebol de areia. Esse ano a equipe parnanguara participa do Circuito Brasileiro de Handebol de Areia e no começo de 2015 participa do Circuito Paranaense de Handebol de Areia.

Maickon Cordeiro, presidente da AHPA, falou sobre a oportunidade que o atleta terá. “Infelizmente hoje não temos condições de manter um atleta deste nível em nossa equipe, a proposta de Marília foi muito boa e tenho certeza que o Forigo vai saber aproveitar essa oportunidade que está batendo à sua porta. Fico feliz que ainda poderemos contar com ele para a disputa do Brasileiro de Handebol de Areia. Desejo a ele toda a sorte do Mundo e que possa ser mais um atleta que levará o nome de Paranaguá para todo o Brasil”.

Forigo agradeceu todo o apoio. “Agradeço a Associação de Handebol de Paranaguá, a Fundesportes e aos meus colegas de clube por todo apoio que me deram, foi graças a esse apoio que hoje estou tendo essa oportunidade de atuar em um dos grandes centros do handebol nacional. Vocês estarão sempre em meu coração e em breve estamos aí para trazer, se Deus quiser, mais um título para Paranaguá”.

II Fórum Municipal de Acessibilidade acontecerá em Paranaguá

Cartaz_Acessibilidade[1]O Núcleo Regional de Educação e a Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá junto com as escolas especiais promovem o II Fórum Municipal de Acessibilidade no dia 22 de agosto.

O encontro será realizado no Colégio Estadual José Bonifácio, das 13h às 18h, com representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Associação de Colaboradores da Escola de Deficientes Auditivos (ACEDA) que estarão expondo as situações enfrentadas pelos seus alunos.

O trabalho em parceria com esses órgãos vai propiciar novas idéias com o objetivo de atender aos portadores de necessidades especiais como surdos, pessoas com deficiência visual ou deficiência física, assim como portadores de deficiência intelectual, entre outras.

Pais, mães e professores estão sendo convidados para discutir as questões voltadas à acessibilidade neste Fórum.

TRE-PR indefere o registro do candidato de José Baka Filho

Candidato diz que vai recorrer ao TSE

dff7873b-4e9a-4847-9d2c-e580391dbbbaA Corte do TRE-PR, nesta terça-feira (19), por unanimidade, indeferiu o registro de candidatura do candidato a deputado federal José Baka Filho para concorrer ao cargo de Deputado Federal, pela Coligação “Paraná Sempre Em Frente (PT/PDT/PRB/PTN/PC do B)”.

Para o relator, Dr. Josafá Antonio Lemes (foto), “A irregularidade consubstanciada na ausência de licitação (ou sua dispensa) para compra de combustível reflete violação grave que configura ato de improbidade administrativa doloso. O fato de o administrador satisfazer a multa imposta e recolher os valores devidos ao Tribunal de Contas não afasta a inelegibilidade prevista no artigo 1º, inciso I, alínea g, da Lei Complementar nº 64/1990, porque não exclui o caráter insanável das suas contas”. Para o relator, ainda, em relação à preexistência de causa de inelegibilidade, fundamenta que “está viva uma causa que levou a declaração de inelegibilidade do pré-candidato, que persiste não só naquele momento (pedido de registro), mas por todo o período que a lei impõe (oito anos), diga-se, decorrente de conduta sua que já foi reprovada por meio de decisão colegiada administrativa ou judicial”. Em relação à ausência de quitação eleitoral, o Dr. Josafá Lemes traz na motivação que “não há como confundir a falta de uma das condições de elegibilidade com as causas de inelegibilidade, vez que na primeira situação (condições de elegibilidade) o pré-candidato mesmo sem apresentar um dos documentos elementares para o deferimento de sua candidatura, permanece elegível, apenas não tem o seu pedido de registro de candidatura deferido”.

O Ministério Público Eleitoral, a Coligação “Paraná Por Você” e Marcelo Elias Roque impugnaram o pedido de registro de candidatura de José Baka Filho sob a alegação de que o candidato – ex-prefeito de Paranaguá – estaria inelegível em razão da reprovação de suas contas por irregularidades insanáveis reconhecidas por decisões irrecorríveis do Tribunal de Contas do Paraná e da União (convênios), configurando ato doloso de improbidade administrativa e hipóteses da inelegibilidade. Verificou-se, também – de ofício – a falta de quitação eleitoral, cuja apresentação é obrigatória pelo pré-candidato até o prazo final para solicitação de seu registro de candidatura e havia a pendência de multa de 42,5 mil reais aplicada em representação eleitoral (Registro de candidatura 925-55.2014.6.16.0000). (Fonte: TRE/PR)

Defesa

Em nota oficial, o candidato Baka Filho diz que vê com “normalidade e tranquilidade o indeferimento provisório do registro, pois durante o julgamento ficou claro que existem divergências entre a interpretação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e os novos posicionamentos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”.

E por conta disso, a assessoria jurídica do candidato José Baka Filho irá recorrer ao TSE para manter seu direito e disputar as eleições de 2014. “Há jurisprudência de outros tribunais eleitorais com precedentes favoráveis que confirmam a manutenção do registro de candidatura. Nossa campanha segue normalmente. Reforçamos o compromisso de José Baka com a transparência e o bom andamento das eleições. Vamos provar que isso não passa de perseguição política. O próximo julgamento deve ocorrer em breve e temos a confiança de que confirmará o que já vem sendo decidido pelo TSE, em casos semelhantes ao de Baka”, declara a assessoria.

Curiosidade lotou Câmara de Vereadores

10509684_794628580559335_8867025680979313078_n

Foto: Edye Fernandes

A sessão da Câmara de Vereadores de ontem estava lotada. A curiosidade foi o principal motivo de casa cheia. Desde a segunda-feira, o vereador Adalberto Araújo vinha anunciando que ia fazer declarações fortes e esclarecer “tudo”.

Esse “tudo” referia-se ao fato de ter seu nome citado no caso denominado Operação Tarrafa que resultou na prisão de advogados, juiz, entre outras pessoas envolvidas na situação.

O vereador se pronunciou na Câmara lembrando que o anúncio do seu nome ocorreu poucos dias depois de ele ter retomado a idéia original de se lançar candidato a deputado federal “em respeito à população que acompanha meu esforço pela transparência na administração pública, denunciando funcionários e estagiários fantasmas, defendendo o servidor público e a valorização dos professores, combatendo os desmandos e abusos da CAB e Viação Rocio, pedindo exoneração de fichas sujas, propondo os projetos da ficha limpa municipal, fim do voto secreto, tribuna cidadã (que irá permitir ao povo falar nas nossas sessões), entre outros”.

10389489_515716838560388_5435234659126696181_nA investigação corre em “segredo de justiça”, mas o vereador procurou o promotor de justiça, Thiago Cava, que o teria informado de que não havia no inquérito contra o próprio vereador e nem contra os advogados associados ao seu escritório.

Adalberto confirmou que deixou à disposição do Ministério Público os seus sigilos bancário, telefônico, fiscal e eletrônico;

“Com respeito à afirmação maldosa, forçada, de que em meu escritório funcionaria a “contabilidade da quadrilha” ou de que ali poderia ter ocorrido qualquer tipo de ilícito, reitero que a quem caberia acusar, ou seja, ao Ministério Público, este em momento algum sequer deduziu essa possibilidade; (isso me aguça a curiosidade: se nem o Poder Judiciário nem o Ministério Público estão me acusando, por que fazer-se uma acusação pública tão pesada, tão contundente, tão nociva, a um vereador que, modéstia a parte, já demonstrou através de sua fala e de suas ações, estar ao lado do povo, e não dos poderosos?”, questiona Adalberto.

“Aos meus caluniadores, aos que me julgaram ou continuam julgando mesmo após eu trazer a verdade com base em documentos, eu tenho a dizer que os perdôo. Todavia, não poderei deixar de buscar a proteção e punição de culpados, nos termos da lei”, finalizou o vereador e candidato a deputado federal.

Portos do Paraná intensificam alerta para o vírus Ebola

normal_IMG_3901A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em Paranaguá, fará nesta segunda-feira (18) uma reunião para tratar com mais detalhes sobre o tema com toda a comunidade portuária local. No entanto, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) optou por se adiantar e ampliar a divulgação sobre a doença, para garantir a segurança de quem trabalha na atividade.

Segundo o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, apesar do controle sanitário ser de responsabilidade da Anvisa (em relação às pessoas) e ao Vigiagro/Ministério da Agricultura (quanto à carga), esse trabalho de propagação da informação é fundamental em situações como a que se apresenta, em relação à doença.

“Para operar pelos portos paranaenses, os navios devem estar com a documentação e situação sanitária de acordo com as exigências desses órgãos. A nossa contribuição está sendo em divulgar os comunicados das agências nacionais e dados sobre o vírus e a transmissão para evitar que esse contato dos trabalhadores locais com os tripulantes do navio, que podem vir dessas regiões africanas mais afetadas, seja porta de entrada para o Ebola”, afirma.

CONTATO – Até julho, os portos do Paraná receberam 1.393 navios – 34 de carga geral, 405 de contêineres, nove de derivados de petróleo, 260 de outros granéis líquidos, 586 e granéis sólidos e 99 de veículos (Ro-Ro). Considerando que, em média, cada navio traz 20 tripulantes, são 27.860 trabalhadores de diversas origens que passaram pelo Porto nos sete primeiros meses deste ano.

Esses tripulantes podem chegar a descer do navio e sair do porto (dependendo da liberação da Polícia Federal e do tempo de operação do navio) e ainda têm contato com os trabalhadores locais – Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs) – que também vão a bordo durante as operações.

Ao capitão do navio, em caso de algum tripulante apresentar os sintomas, e que tenha circulado nos últimos 30 dias nas regiões africanas já citadas, a Anvisa orienta que se notifique a situação imediatamente às autoridades de saúde brasileiras e que se isole o doente na cabine, oferecendo todo suporte de água e alimentação necessários. Orienta-se ainda que apenas um tripulante designado (médico ou outro designado) passe a se comunicar e servi-lo até sua remoção ou liberação conforme instruções das equipes de saúde no solo. Seguir as recomendações locais da autoridade sanitária quanto à limpeza, retirada de resíduos, etc.

Reunião– Nos portos paranaenses não chegou até agora nenhum navio nestas condições. Na próxima segunda-feira (18), às 14h, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), a Anvisa Paranaguá vai realizar uma reunião mais detalhada com a comunidade portuária local.

Fonte: Appa

Agradecimento aos órgãos de imprensa

LC_7Como jornalista há 20 anos em Paranaguá e há pouco mais de 2 anos no Blog da Luciane, quero agradecer a todos os órgãos de comunicação de Paranaguá e da região pela repercussão das matérias divulgadas neste espaço.

Aos parceiros que, de forma capacitada e justa, dão os créditos quando da veiculação destas notícias, meu muito obrigada!

Os fatos pertencem à comunidade e os órgãos são parceiros da comunidade.

Obrigada!