A convenção do PMDB está marcada para o dia 20 de junho com o objetivo de definir entre candidatura própria para as eleições deste ano ou uma coligação.
Arquivo da tag: Litoral do Paraná
Construção do Hotel Ibis começa em Paranaguá
Homens e máquina começaram terraplanagem no terreno na última sexta-feira (30)
O tão esperado investimento da rede Accor foi iniciado. Trata-se da construção de um hotel da bandeira Ibis, com 88 apartamentos, em um investimento de R$ 8,8 milhões. Pelo menos, estes são os números divulgados inicialmente.
O alvará de funcionamento já havia sido liberado pela Prefeitura de Paranaguá há alguns meses, mas informações extra-oficiais davam conta de que havia uma dependência da liberação do financiamento do BNDES.
De acordo com a Fundação Municipal de Turismo, Paranaguá tem em torno de 20 hotéis classificados. Quando há realização de grandes eventos como o Paranaguá Motos que acontece em agosto, é comum verificar a falta de leitos e o uso de hotéis nos municípios vizinhos e até campings e motéis para estadia de turistas.
Há alguns anos, a Fumtur realizou o projeto Pousada Solidária que incentiva pessoas da comunidade a abrirem suas casas para receber pessoas, proporcionando a geração de renda e a permanência de pessoas no próprio município. Tudo isso em função da carência de leitos na cidade.
Desde que o anúncio de um novo hotel foi feito, moradores e turistas aguardam com ansiedade o começo da obra. Agora, com o começo da construção do novo hotel, fica o aguardo para a sua conclusão.
Marquinhos Roque confirma pré-candidatura a deputado estadual
Marquinhos Roque confirmou a possibilidade de ser candidato a deputado estadual. Não foi novidade. O Blog da Luciane divulgou o nome na lista em nota divulgada na última quarta-feira.
Ele esteve como presidente do PMDB estadual, Osmar Serraglio, quando recebeu a notícia de que seu nome vai para a convenção no dia 20 de junho.
Marquinhos Roque é presidente do PMDB de Paranaguá e é também um dos quatro delegados que o partido tem para votar na convenção que acontecerá no dia 20 de junho e que definirá se o PMDB vai com candidato próprio disputar estas eleições ou vai fazer coligação.
As declarações foram feitas durante entrevista coletiva promovida no gabinete do presidente, na Câmara de Vereadores, pouco antes da sessão, onde ele também se pronunciou a respeito da sua possível candidatura à uma vaga na Assembleia Legislativa.
“Paranaguá, neste ano, volta a ter uma campanha por candidatos locais e isso é muito bom”, lembrou Roque. Ele defende que a cidade precisa de um representante próprio. Ele defende um consenso, mas sabe que é difícil.
Prefeito
Sobre o prefeito, Marquinhos disse que ele tem boas intenções, mas as pessoas atrapalham. O discurso já foi usado até na tribuna da Câmara há semanas atrás quando ele disparou dizendo que o prefeito tem assessores que “estão atrapalhando a sua administração”.
Não quis se estender em críticas e que em outro momento trataria disso. “As pessoas estão indo às ruas e mostrando as deficiências”, completou. “Acredito que é necessário mexer numas peças”, disse.
E quando questionado sobre apoio do prefeito à sua candidatura a deputado estadual, acenou positivamente e que espera contar, especialmente pela questão partidária. Tanto Marquinhos Roque, quanto o prefeito Edison Kersten são do PMDB.
Superagui vai para as 12 Fan Fests durante a Copa do Mundo
A produtora curitibana GP7 Cinema foi a única empresa da região sul do Brasil a ser selecionada pelo edital Cultura 2014 e irá produzir um vídeo que será exibido durante a Copa, nas 12 cidades-sede do Mundial.
A GP7 irá produzir um documentário sobre a ilha de Superagui, e assim divulgará parte da riqueza do Litoral paranaense.
O proprietário da GP7 Filmes, Guto Pasko, explica por que escolheu produzir um filme sobre Superagui. “Eu quero mostrar aos turistas da Copa que o Paraná também possui muitas belezas naturais. A ilha é um paraíso, praticamente, intocado, com 700 habitantes, que preserva uma cultura centenária, algo que vale a pena ser documentado”, afirma.
Os filmes serão exibidos nas Fan Fests, evento que acontecerão nas 12 cidades que irão sediar os jogos da Copa do Mundo no Brasil. Pasko terá R$ 95 mil para produzir o vídeo que terá 26 minutos de duração.
Grupo de trabalho deve discutir soluções para tráfego de caminhões na cidade
Luis do Nascimento, caminhoneiro associado à Coopadubo, acredita que o resultado da reunião realizada com o prefeito, ontem, foi satisfatório. “Esperamos que a comissão que será formada, resolva a situação”, disse.
Ele se refere ao grupo de trabalho – formados por técnicos da Prefeitura, empresas geradoras de tráfego, cooperativas de transporte e representantes dos caminhoneiros – que irá discutir uma solução conjunta para o problema e que foi proposto pelo prefeito Edison Kersten.
Ainda segundo o prefeito, a intensificação da fiscalização – que aconteceu a partir da deflagração da Operação Impacto, na quinta-feira (22) – decorre de uma recomendação do Ministério Público. Sob o número 0003/2014, assinado pela promotora Priscila da Mata Cavalcante, o documento exige que a Prefeitura cumpra os ditames da legislação de 1995, que proíbe o estacionamento e tráfego de caminhões em zonas residenciais da cidade.
Transportadoras sem alvará de localização e funcionamento também sofrerão intensificação da fiscalização, visto que contribuem para o acúmulo de caminhões estacionados em áreas residenciais.
O secretário municipal de Segurança, Cícero Alves Fernandes, informou que, segundo dados do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), neste ano foram notificados 2887 caminhões. Deste total, 2044 eram caminhões de fora e apenas 843 eram de Paranaguá.
Protesto, pré-candidato a deputado, hotel Ibis e mais no DC de hoje
Moradores do Porto Seguro se queixam do transporte coletivo
Depois das 23 horas, o ônibus não entra no bairro Porto Seguro. Quem precisa se deslocar através do transporte coletivo deve se deslocar até a PR-407 para ter acesso ao ônibus.
A reclamação foi feita pelos moradores ao vereador Benedito Nagel que se comprometeu em levar a reclamação à Prefeitura e com o objetivo de solicitar que o ônibus faça o mesmo itinerário em todos os horários.
Os moradores também cobram um módulo policial e posto de saúde e foram informados que os pedidos já foram feitos.O bairro tem sido o destino de realocação dos moradores da Vila Becker.
Quantos pré-candidatos Paranaguá tem hoje?
Neste ano Paranaguá contará, de novo, com uma campanha que incentivará os eleitores a votarem em candidatos locais.
Aliás, estes candidatos, assim como os demais candidatos em todo o Estado terão um obstáculo a mais que é a redução de cadeiras tanto na Assembleia Legislativa, quanto na Câmara Federal.
Mas quantos candidatos nós vamos ter em Paranaguá?
Nomes que vem sendo comentados como pré-candidatos:
Pré-candidatos a deputados estaduais: André Pioli (PT), Alceu Maron Filho (PSDB) (que teve seu nome recentemente divulgado para Federal), Vera Telles (PRTB), Márcio Costa (PRP), Marquinhos Roque (PMDB)
Pré-candidatos a deputados federais: Marcelo Roque (PV), José Baka Filho (PDT), Adalberto Araújo (PSB), Waldir Leite (PSC), Fabiano Jamanta (PPS)
Caminhoneiros fazem manifestação em Paranaguá
Eles dizem que não aguentam mais levar multas
Caminhoneiros de Paranaguá resolveram fazer manifestação hoje, começando na frente do Porto e seguindo em direção da Prefeitura. Eles disseram que não aguem mais levar multas.
Esta, inclusive, parece ser a principal reivindicação. Sem levantar bandeira de qualquer cooperativa ou sindicato, os manifestantes soltaram foguetes, entraram na contramão na rua Júlia da Costa (vão levar multa por isso?) e pararam o trânsito.
Logo que chegaram na frente da Prefeitura, um grupo de seis pessoas foi recebido pelo secretário municipal de Segurança, Cícero Fernandes que ouviu uma série de reclamações.
Por outro lado, o secretário pontuou que a Prefeitura vem notificando e multando, seguindo recomendações do Ministério Público. Mais informações durante o dia com notas da Prefeitura de Paranaguá e do Porto, onde eles obstruíram a entrada e provocaram filas.
O prefeito de Paranaguá vai receber lideranças do movimento, ainda hoje.
I Fórum Municipal de Prevenção do uso indevido de drogas é realizado em Antonina
Aconteceu no município de Antonina, no Teatro Municipal Profº Drº Roberto Cristiano Plassmann, o I Fórum Municipal de Prevenção do Uso Indevido de Drogas.
A ideia deste encontro foi da Promotora Izabella Demeterco em parceria com o Núcleo Regional de Educação.
Estiveram presentes 500 alunos da rede pública, equipe diretiva e pedagógica.
O evento contou com a participação da Brasilian Brass Band, do Centro de Educação Profissional Brasílio Machado.

O assunto foi abordado por meio do depoimento da aluna, Liara Diniz da Silva do Colégio Estadual Maria Helena T. Luciano e de Marcelo Fortunato.
