Antaq deve divulgar edital de concurso com 143 vagas até 21 de julho

Segundo o site CorreioWeb, haverá vagas para Brasília (sede), Belém, Manaus, Porto Velho, Fortaleza, Recife, Salvador, São Luís, Santos, Vitória, Florianópolis, PARANAGUÁ e Porto Alegre.

concurso-antaq-atepassarA Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) deve lançar edital de concurso público com 143 vagas até o dia 21 de julho. A informação foi divulgada ontem, pelo site CorreioWeb.

De acordo com a publicação, haverá vagas para Brasília (sede), Belém, Manaus, Porto Velho, Fortaleza, Recife, Salvador, São Luís, Santos, Vitória, Florianópolis, PARANAGUÁ e Porto Alegre.

A banca organizadora ainda não foi contratada, mas, segundo o CorreioWeb, as vagas serão distribuídas da seguinte maneira: 52 para especialista em regulação de serviços de transporte aquaviários, 17 para analista administrativo, 55 para técnico em regulação de serviços de transporte aquaviários e 19 para técnico administrativo.

Os próximos dias devem confirmar se a informação é “quente”.

O último concurso realizado pelo órgão teve seu resultado divulgado em dezembro de 2009. Na ocasião, foram 140 vagas e a remuneração oferecida foi de R$ 8.389,60 para especialista, R$ 8.389,60 para analista, R$ 4.205 para técnico em regulação e R$ 4.190 para técnico administrativo.

Empresa amplia capacidade de recebimento de fertilizantes em Paranaguá

photoComo parte de seu projeto de investimento e expansão no País, a Mosaic Fertilizantes, maior produtora global de fosfatados e potássio combinados, anunciou ontem, o início das operações do novo guindaste no terminal portuário da Fospar, em Paranaguá.

A expectativa é que esta nova aquisição aumente a confiabilidade e eficiência no recebimento de fertilizantes no terminal. Além disso, a previsão é de que o equipamento apresente uma maior produtividade comparado ao guindaste anterior. A partir de agora a Fospar, unidade administrada pela Mosaic, conta com dois equipamentos de ponta.

“Este é um investimento muito importante para a otimização das atividades do terminal portuário da Fospar e reflete o comprometimento da empresa com o desenvolvimento do país”, afirma o gerente de porto da Mosaic, Ronaldo Sapateiro.

Em fevereiro deste ano, a Fospar anunciou a chegada do milésimo navio ao seu terminal. O porto de Paranaguá é o principal ponto de descarga de fertilizantes do Brasil, recebendo 42% das importações desse produto. No terminal da Fospar atracam de sete a dez navios por mês, sendo que cada embarcação transporta em média 30 mil toneladas de fertilizantes.

Despejo ilegal de lixo é denunciado

Denúncias podem ser registradas pelos telefones 156, 153 ou 3420-2967

12701Numa demonstração de apoio da população, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), tem recebido denúncias sobre despejo de lixo e entulho – sobras de material de construção, móveis e podas de árvore – em terrenos baldios ou sobre as calçadas.

Esse tipo de comportamento vem sendo alvo de intensa fiscalização da Semma desde que o novo secretário, Antônio Ricardo dos Santos (foto), assumiu a pasta.

Segundo ele, as denúncias podem ser registradas pelos telefones 153, 156 ou 3420-2967.

“Faço um alerta a quem está despejando lixo nestes locais, inclusive indo até lá de carro, pois os moradores estão atentos e estão anotando as placas. Com essa informação, temos como descobrir o endereço do dono do veículo e vamos notificar os infratores”, salientou Ricardo.

Fonte: Secom/PMP

Promotoria denuncia preso por homicídio

5.1-jo__3148A 1.ª Vara Criminal de Paranaguá recebeu, no último dia 20, a denúncia criminal oferecida pelo Ministério Público da comarca contra um marceneiro, acusado de matar um detento da Carceragem Temporária da 1.ª Subdivisão Policial da cidade. O denunciado e a vítima teriam brigado na cela, na madrugada de 23 de abril deste ano. A vítima morreu após receber vários golpes de estoque (espécie de arma cortante improvisada).

O homem foi assassinado poucas horas depois de ser detido. Ele havia ido até o Fórum para participar como testemunha em uma audiência de um amigo que estava preso e, ao se apresentar, foi constatado que havia um mandado de prisão contra ele. Foi, então, levado à 1.ª Subdivisão Policial, onde já estava detido o agressor.

Segundo a denúncia apresentada pela Promotoria de Justiça, o denunciado agiu com o intuito de desforra, para satisfazer “ódio vingativo” que sentia pela vítima, com quem teve anteriormente uma desavença. O promotor de Justiça Rodrigo Otávio Mazur Casagrande destaca que o acusado agiu “com extrema violência e crueldade, tendo causado sofrimento atroz e desnecessário à vítima”.

A Promotoria de Justiça obteve um vídeo que supostamente seria do crime denunciado e irá requerer a juntada desse material aos autos do processo, a fim de que seja encaminhado ao Instituto de Criminalística (IC), para comprovação da veracidade ou não das imagens.

Porto de Paranaguá lança a exposição “As Riquezas da Mata Atlântica”

normal__MG_2255A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) abre nesta terça-feira (27) a exposição “Riquezas da Mata Atlântica”. A ação, realizada em parceria com o Museu de História Natural de Curitiba, abre a programação especial desenvolvida para comemorar o Dia da Mata Atlântica e o Dia Internacional do Meio Ambiente.

Na ocasião, a diretora administrativa-financeira da Appa, Jacqueline Wendpap, fará o lançamento oficial da programação que inclui um concurso fotográfico com o tema “Porto e Sustentabilidade”; sessões de cinema para estudantes, com a exibição de curtas metragens com a temática ambiental e um passeio ciclístico no dia 8 de junho.

As ações culminam com a Semana do Meio Ambiente promovida pela Prefeitura de Paranaguá, no Aeroparque. O secretário Municipal de Meio Ambiente, Antonio Ricardo dos Santos, também participará do evento, para apresentar a programação desenvolvida pela prefeitura.

 Serviço

Abertura da exposição “Riquezas da Mata Atlântica”

Quando: 27/05 (terça-feira), às 10h.

Local: Hall de entrada da sede administrativa do Porto de Paranaguá (Ayrton Senna da Silva, 161)

AHPA/Fundesportes inaugura novo núcleo do Projeto 7 Metros

1 (1)A Associação de Handebol de Paranaguá em parceria com a Fundesportes inaugurou mais um núcleo do Projeto 7 Metros.

Dessa vez o local escolhido para receber as atividades foi o Colégio Estadual José Bonifácio que abriu suas portas para realização das atividades com muita tranquilidade devido a boa divulgação do Projeto na cidade.

As atividades do novo núcleo acontecem na quadra coberta do Colégio, às terças e quintas, das 17h30 às 19h, na faixa etária dos 10 aos 13 anos, nos naipes masculino e feminino.

A professora Katiane Martins Besch, que conta com o auxílio do monitor Vinicius Forigo do Carmo, é a responsável pelas atividades do núcleo.

Katiane, falou sobre o início das atividades. “Começamos com atividades recreativas e já tivemos uma ótima aceitação por parte da juventude local, nos dois primeiros treinos já participaram das atividades 23 alunos”.

Liberação de passagens de nível exige mudança de direção em ruas próximas

Orientação está sendo repassada. Caminhoneiros estão gostando

Orientação está sendo repassada. Caminhoneiros estão gostando

Atenção para as alterações conforme estabelece o decreto 1571: fica alterado o sentido da Rua Tufi Maron, que passará a ter mão única, a partir da Rua Samuel Pires de Melo, em direção e até o cruzamento com a Avenida Roque Vernalha.

Também fica autorizada a transposição de veículos sobre a linha férrea, através de passagem de nível, na continuação da Rua Samuel Pires de Melo, até a BR 277, na avenida Ayrton Senna.

Importante lembrar, também, que a partir da Rua Tufi Maron, inclusive na transposição de veículos sobre a linha férrea, a Rua Samuel Pires de Melo, terá sentido único, em direção e até a BR 277.

A Rua Paulo Canhola também terá sentido único, a partir da Avenida Roque Vernalha, em direção a Rua Ildefonso Munhoz da Rocha. Estas, entre as outras mudanças, estarão sendo orientadas aos motoristas com a ajuda de guardas municipais que estarão fazendo a segurança nos locais.

As mudanças começaram no sábado, dia 24, quando as passagens de nível foram abertas na Samuel Pires de Mello e Estrada Velha dos Correia.

Renomado doutor em educação, Miguel Arroyo, estará em Paranaguá na próxima semana

Evento é uma promoção do Núcleo Regional de Educação que acontecerá no dia 02 de junho, no Teatro Rachel Costa, a partir das 18h

MIGUEL ARROYO (3)O doutor em Educação pela Stanford University na Califórnia- Estados Unidos, Miguel Arroyo, estará em Paranaguá na próxima semana.
Ele é professor Titular Emérito da Faculdade de Educação da UFMG.
Autor de vários livros, todos voltados para Formação Humana na atual conjuntura, tem como um de seus pensamentos: “A educação se faz na interação entre professores e professores, alunos e alunos, e professores e estudantes.”
Os livros de Arroyo são base para a reorganização constante de todas as instituições educacionais, bem como deveriam compor a biblioteca de cada profissional da educação que acredita na escola pública.

Para trazer uma pessoa tão renomeada à Paranaguá, sem condições financeiras para tal, A Unespar, em parceria com o Núcleo Regional de Educação conseguiu uma parceria da Editora Vozes, que concordou em trazê-lo até Paranaguá, para uma noite de autógrafos e na sequência a palestra “Educação e Formação Humana”, inseridos no IV EDEPE da UNESPAR.

Miguel Arroyo estará em Paranaguá no dia 02 de junho, autografando seus livros, no Teatro Rachel Costa, às 18h.