Unespar abre seleção para Professores Temporários

Os interessados devem se inscrever na Secretaria da Unespar de Paranaguá, mediante entrega dos documentos exigidos em edital, até o dia 6 de junho de 2014, com taxa no valor de R$ 80,00.Essa documentação também pode ser enviada por Sedex, para a Comissão de Processo Seletivo da Unespar –Campus de Paranaguá, Rua Comendador Corrêa Júnior, nº 117, Centro, CEP: 83203-560, Paranaguá – Paraná.

Confira as oportunidades:

Há uma vaga para a área de Administração Financeira no Departamento de Administração, que requer Bacharelado em Administração e especialização em curso. As outras duas vagas são para a área de Fundamentos da Educação e Prática de Ensino no Departamento de Educação, cuja exigência é licenciatura plena em Pedagogia e especialização em curso.

Os profissionais irão atuar em regime de 40 horas semanais, com remunerações que variam de R$ 2.469,80 a R$ 6.246,03 conforme a titulação apresentada.

Prova 

Os candidatos serão avalidos por meio de prova didática com arguição e prova de títulos.A aplicação da prova está prevista para os dias 16 e 17 de junho de 2014, em horário e local divulgados posteriormente.
O processo seletivo terá validade de um ano. Mais informações podem ser consultadas pelo site

Você sabe se prevenir da dengue?

350 armadilhas foram instaladas nesta semana

350 armadilhas foram instaladas nesta semana

A Semsa alerta para que a população siga atenta às recomendações de combate à dengue, evitando o acúmulo de água limpa – que pode servir de depósito para larvas do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.

Paralelamente, a Semsa informa que, mesmo antes da confirmação do resultado, foram realizadas visitas nos quarteirões próximos à casa do paciente, para que se pudesse localizar outras possíveis infecções.

Paranaguá, juntamente com o Governo do Estado, executa uma série de ações pelo Programa de Controle da Dengue, com a visita de agentes de endemia em todo o município. Mesmo antes da confirmação do caso, a 1ª Regional de Saúde e a Prefeitura executam um trabalho de colocação de 350 armadilhas para o mosquito em todo o município. O resultado da pesquisa servirá como base para as ações de controle e combate à Dengue no município.

A Semsa instalou a ‘Sala de Situação para a Dengue’, na própria sede da secretaria, destinada a fazer o controle das notificações de todos os casos suspeitos, mostrando um panorama dinâmico dos casos na cidade.

Paranaguá terá mais 15 táxis, com 2 para a Ilha dos Valadares e 1 aos cadeirantes

12661Paranaguá terá em breve 15 novos táxis circulando pelas ruas. O sorteio dos 8 novos pontos onde os permissionários vão atuar foi feito na tarde de ontem (quinta-feira), na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu). A novidade é que a Ilha dos Valadares será beneficiada com dois veículos e que os cadeirantes também poderão contar com um carro adaptado, equipado com elevador para colocação da cadeira de rodas.

Paranaguá conta atualmente com 137 táxis, distribuídos em 20 pontos.

NOVOS PONTOS

12664Os locais dos novos pontos de táxi foram definidos para atender a demanda reprimida. São eles: Rua Presidente Getúlio Vargas, na Estradinha, próximo ao Hospital Regional do Litoral (uma vaga – carro adaptado para cadeirantes); Rua 2, ao lado da Praça Ciro Abalém, na Ilha dos Valadares (duas vagas), Rua das Araras, no Jardim Esperança, próximo à Escola Municipal Francisca Pessoa Mendes (duas vagas); Rua Antonio Carlos Rodrigues, no Jardim Porto Seguro, próximo ao Instituto Federal Tecnológico do Paraná (IFPR) (duas vagas); Rua dos Jatobás, no Jardim Iguaçu, próximo ao posto de saúde (três vagas); Rua Barão do Amazonas, no bairro Serraria do Rocha, próximo ao posto de saúde (duas vagas); Rua Belmiro Sebastião Marques, na Vila Divinéia, em frente ao Hospital João Paulo II (uma vaga – idéia era oferecer um veículo adaptado, mas não houve habilitado, então será veículo comum); Rua Maneco Viana, na Vila Horizonte, próximo à Escola Municipal Castello Branco (duas vagas).

Fonte: Secom/ PMP

Internauta faz observação interessante sobre conversão à esquerda. E o pronto socorro? Entre a vida e a multa, fica a vida!!!

10348707_531485406960119_8896611547493905810_oEu já vou adiantando que concordo com as conversões à esquerda no trânsito de Paranaguá, mas uma internauta e leitora do Blog da Luciane fez uma observação inteligente, interessante e importante que as autoridades deviam levar em consideração.

O número de carros foi aumentando ao longo dos anos consideravelmente. De acordo com o último censo do IBGE, que é de 2012, Paranaguá tem 27.298 automóveis, mais 13.401 motocicletas, sem contar ônibus, micro-ônibus, caminhonetes e caminhões.

Este número já deve ser um pouco maior, sabendo que a indústria automobilística só parou de crescer nos primeiros meses deste ano. Por isso, as autoridades de trânsito utilizam-se de estratégias como essa de proibições de conversões para garantir mais segurança no trânsito.

Porém, a internauta Ana Carla Patriota fez um comentário na nota que fiz no início desta semana que vale a pena repercutir, pois achei muito interessante, além de inteligente como já mencionei aqui e que merece a atenção das autoridades de trânsito da cidade.

Ela lembra que na esquina entre as ruas Nestor Victor e Manoel Corrêa existe o Pronto Socorro da Clínica São Paulo “… e, na hora do desespero quem vai lembrar que é proibido??” questiona com razão. “Entre uma multa e a vida…”, continua ela.

“Por isso que se faz necessário o estudo do trânsito ‘in loco’ o qual deve levar em consideração as questões relacionadas ao fato de ter dois Prontos Socorros naquele cruzamento – Hospital Paranaguá e Clínica São Paulo’, completa a advogada.

Fiz questão de fazer o registro mesmo sendo favorável às conversões, pois é dando espaço para as opiniões e observações sagazes que podemos ajudar a melhorar nossa cidade.

Curso gratuito de jardinagem está com inscrições abertas

12613 (1)Curso gratuito de minijardins e jardinagem, com Ademar Brasileiro (Mago Jardineiro) será oferecido em Paranaguá no dia 05 de junho que é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Serão duas turmas. Uma pela manhã, das 9h às 13h e outra das 14 às 18h.

Os interessados devem se inscrever no Sesc levando documentos pessoais e comprovante de residência. A taxa de inscrição é de R$ 5 para comerciários e dependentes R$ 30 para demais usuários. São 30 vagas por turma.

O curso oportuniza a observação e o entendimento dos ciclos da natureza. Os minijardins podem ser feitos em quaisquer recipientes ou ambientes disponíveis, por mínimos que sejam. A atividade também combate ao stress, depressão, ansiedade, consumismo, dentre outros.

No decorrer do dia 6 de junho, alunos e professores farão uma revitalização em jardins e minijardins do Centro Histórico de Paranaguá. A ação vai das 9h às 18h.

O evento é uma promoção da Prefeitura, por meio da Fundação de turismo e o Sesc Paranaguá.

Reunião sobre campanha para candidatos locais acontece hoje

Encontro acontecerá na Câmara de Vereadores hoje à noite. O assunto já promoveu um forte debate na sessão de ontem

3.2-DSC03588Depois de muito debate entre os vereadores, foi aprovado a cessão do espaço da Câmara de Vereadores para discutir uma campanha que visa incentivar o voto em candidatos locais neste ano eleitoral.
O encontro acontecerá hoje, a partir das 19h no auditório da própria Câmara numa iniciativa tomada pela União Municipal das Associações de Moradores de Paranaguá (UMAMP).
A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) foi convidada porque é uma das instituições que já vem discutindo uma campanha neste sentido, além de outras instituições.
O assunto já promoveu um forte debate entre os vereadores na sessão realizada ontem à noite. O vereador Benedito Nagel, por exemplo, disse que seu partido pediu que ele fosse candidato, mas ele já abriu mão porque sabe que há muitos candidatos.
O vereador Arnaldo Maranhão propôs um comitê suprapartidário conversar com aqueles candidatos que não têm condições e que podem estar lançando seus nomes, apenas, para prejudicar outros e atrapalhar a cidade de ter a representatividade na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados.
Todos os vereadores que usaram da palavra concordaram que a cidade precisa de representantes e que Paranaguá tem condições de eleger até dois deputados estaduais. Sem contar que a cidade também tem um eleitorado suficiente para eleger, pelo menos, um deputado federal.
Com representantes políticos, a cidade tem melhores condições de conseguir recursos e programas que atendam a população.
Há cidades e regiões com um eleitorado menor que Paranaguá com representatividade mais forte e estas situações também foram comentadas pelos vereadores durante a sessão ontem.
Todas estas situações também devem ser discutidas durante o encontro na noite de hoje. Muitos pré-candidatos também devem participar da reunião.

Demolição no centro de Paranaguá gera polêmica

33 depois

 

 

 

Um espaço que há muito tempo já não vinha sendo ocupado na rua Marechal Deodoro e que, apenas uma fachada de material impedia o acesso ao terreno, foi demolido de uma vez.

A demolição provocou polêmica, principalmente, por causa da localização do terreno. O espaço fica na rua Marechal Deodoro, dentro do próprio centro histórico de Paranaguá.

A pedido da reportagem do Diário do Comércio, a Secretaria de Comunicação encaminhou uma nota sobre a situação informando que não há problema nenhum quanto à demolição porque o imóvel não estava no setor histórico, mas de proteção.
Confira a nota da Prefeitura de Paranaguá:
“Quanto ao imóvel que foi demolido no centro de Paranaguá, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento informa que os técnicos, baseados na Lei Complementar 62/2007 que institui o Zoneamento de uso e ocupação do solo do Município de Paranaguá, na seção II, artigo 113, inciso 1º diz que é considerado unidade de interesse de preservação todo imóvel no setor histórico e área envoltória.
Levando em consideração este item da Lei, a Secretaria informa que o imóvel em questão está no setor de proteção, e não no setor histórico. Além disso, todo o processo relacionado ao imóvel em questão ocorreu conforme os procedimentos requeridos pela Prefeitura de Paranaguá, passando pela análise e verificação necessárias”.

203 anos de Independência do Paraguai é comemorado em alto estilo pela comunidade parnanguara

essaOs 203 anos da Independência do Paraguai foram comemorados pela comunidade paraguaia em Paranaguá num evento em alto estilo realizado no Teatro Municipal Rachel Costa.

O prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, participou da comemoração lembrando do decreto que selou a amizade entre os portos de Paranaguá e o Paraguai e que, desde então, são 60 anos da assinatura do documento “e amizade que perduram”.

Em espanhol e em guarani, língua-mãe dos paraguaios, o Cônsul do Paraguai, ministro Justi Apodacas Paredes, destacou o trabalho frutífero com todas as instituições brasileiras e as raízes comuns e o intenso intercâmbio que aconteceu naquela noite.

essa cantoresEle se referia às apresentações de artistas que vieram do Paraguai como os bailarinos do Ballet Municipal da cidade de Capiatá; dos acadêmicos e artistas da Faculdade de Direito de Assunção com conserto em violão e arpa paraguaia e a apresentação do conjunto musical Marangatu formado por paraguaios que hoje moram em Paranaguá e um parnanguara que adotou o grupo, a música e a cultura e se apresentou junto mostrando que o intercâmbio acontece de fato.

A cônsul adjunto, Teresa Gauto e a consulesa, Rosa Apodaca fizeram a entrega de um artesanato paraguaio e um ramalhete de flores à primeira dama do município de Paranaguá, Dra. Terezinha Kersten que por sua vez, fez a entrega de livros sobre Paranaguá e ofereceu a cada uma das mães presentes no Teatro, pois a homenagem foi feita porque no dia 15 de maio é comemorado o Dia das Mães no Paraguai.

12601O evento foi bem prestigiado com um Teatro bem movimentado no último sábado (17), quando por mais de duas horas, o público percebeu a emoção das autoridades, se encantou com a sincronia dos bailarinos, viu a festa dos músicos, conheceu a força da música paraguaia e a alegria de parte do povo vizinho.