Deputado Alceu Maron Filho inicia luta pela ponte da Ilha dos Valadares

Deputado levou a Pepe Richa reivindicação de construção da ponte, entre outras obras de infraestrutura

Deputado estadual e Secretário de Estado reunidos

Deputado estadual e Secretário de Estado reunidos

Em reunião com o Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho (Pepe Richa),  realizada na tarde de segunda-feira, dia 14, na sede da secretaria, o deputado estadual Alceu Maron Filho (PSDB) apresentou uma série de reivindicações em prol do Litoral do Estado.
Uma das reivindicações em pauta foi a construção da Ponte dos Valadares, ligando definitivamente a Ilha dos Valadares ao continente. O deputado Maron solicitou que a construção seja executada no mesmo local onde hoje está a passarela:  “A ponte é um sonho de todos nós parnanguaras. E vamos lutar por isso”.
Por sua vez, o secretário disse que irá tratar a solicitação como prioridade, assim como solicitar um projeto para o setor de engenharia para verificar se a atual estrutura permite e quais as obras de urbanização e pavimentação da Ilha que precisarão acompanhar o projeto executivo.
Ainda dentro da pauta de reivindicações Alceuzinho Maron também solicitou a construção de um viaduto na transposição da PR-407, para ligar Avenida Bento Munhoz da Rocha a bairros como Jardim Esperança, Vale do Sol, Vila Garcia e Jardim Paraná.
“Os moradores do entorno da PR-407 precisam exercer seu direito de ir e vir, o que hoje é negado aos domingos e feriados. Este é uma região onde muitas vidas foram ceifadas, devido ao grande fluxo de veículos, que aumenta em até cinco vezesna temporada”, disse o deputado estadual que também enfatizou a importância da construção da BR 101, obra esta que se torna cada vez mais relevante ao Paraná.
3.2-paranagua_foto_gilsoncamargo_parana20081“A construção além de abrir um novo acesso aos portos de Paranaguá e Antonina, facilitará a circulação de mercadorias entre os terminais marítimos paranaenses, dinamizando a nossa economia. Outro beneficio da estrada é a retirada da região metropolitana de Curitiba de milhares de caminhões por dia, que se utilizam das BRs 116 e 376, passando pelo Contorno Leste”, disse Alceu Maron Filho que também tratou de reivindicar a pavimentação da Avenida Beira Mar que liga os balneários de Praia de Leste a Ipanema.
Ao final da reunião, o secretario Pepe Richa disse: “Discuti hoje com o deputado Maron as prioridades para melhorar as condições de acesso ao nosso litoral. O nosso governo está trabalhando firme neste sentido.”
Alceu Maron Filho enfatizou que a reunião teve uma pauta extensa e foi de extrema importância. “Vou aproveitar todos os dias do meu mandato como deputado para levar aos órgãos de governo o interesse do povo litoraneo. Saio muito satisfeito desta reunião, pois o Secretário Pepe Richa demonstrou que o Governo do Estado está convicto da necessidade de investir na infraestrutura de nosso litoral”, avalia o deputado.

Coluna Informe 11.01.13

COLUNA INFORME PUBLICADA NO JORNAL DIÁRIO DO COMÉRCIO Foto Luciane op2

Extraordinários
Os vereadores estiveram reunidos ontem, e nova sessão extraordinária estava prevista para acontecer hoje para votar o orçamento do município para o exercício de 2013.
Uma das questões mais quentes foi a votação quanto a vetos que o ex-prefeito, José Baka Filho, fez a emendas orçamentárias. Aliás, todas as emendas apresentadas pelos vereadores foram vetadas por Baka.
Um dos artigos vetados é um que, segundo consta, autoriza o prefeito a movimentar as verbas sem precisar da autorização da Câmara. O artigo aumentaria de 20% para 25% esssa permissão. Esta emenda não passou e permaneceu o veto.
Em compensação, os demais vetos, caíram um a um. Alguns por maioria de votos e um por unanimidade. A sessão prevista para hoje foi cancelada porque todos os artigos foram votados ontem mesmo. Os trabalhos da Câmara, em sessão ordinária, retomam no dia 5 de fevereiro.

Duelo do Poder
O advogado entendido na área de Direito Público e Eleitoral, Rodolfo Pedro Bom, vai dar seus pitacos na rede mundial de computadores.
No site www.duelodopoder.com.br a gente pode perceber que a visão crítica deve imperar.

1o round
Na briga entre o deputado estadual empossado, Alceuzinho Maron e o PPS de Rubens Bueno, o representante do Litoral levou a melhor no primeiro round.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) entendeu que não deveria dar a tal tutela antecipada, isso porque, cabe ao acionado (leia-se Alceuzinho) a sua manifestação.
A explicação foi do advogado Guilherme Gonçalves que defende Alceuzinho Maron na ação e já defendeu outros políticos de Paranaguá.

Aprovação de plano
O diretor executivo do Órgão Gestor de Mão-de-Obra, Hemerson Costa, assina o edital de convocação dos diretores do Conselho para aprovação do plano anual de metas e do orçamento anual para o ano de 2013, entre outros assuntos.
A reunião acontecerá no auditório do OGMO, no dia 16 de janeiro, às 9h.

Parcerias
Todo mundo sabe que um prefeito que queira o melhor pra sua cidade, sai em busca de recursos de governo estadual, federal e para isso conta com os interlocutores.
Um desses interlocutores é o deputado federal, Fernando Francisquini, que esteve na região nesta semana. O prefeito de Pontal do Paraná esteve com o deputado e já apresentou alguns projetos na área de segurança pública.
O parlamentar, por sua vez, disse que terá novidades em breve sobre recursos do governo federal. É a cidade mais nova do Litoral correndo atrás….

Atraindo olhares
Com gás total, a diretoria do Rio Branco inova para atrair olhares e a participação do torcedor.
Além do ingresso “na faixa” para os sócios contribuintes para jogos em Paranaguá, foi lançado o concurso para escolha da musa do time.
Meninas (maior de idade, viu?!) que morem no Litoral poderão participar.

Novidade no futebol local
Outra novidade que o Rio Branco pretende lançar neste Campeonato Paranaense é a utilização de garotas como gândulas do time.
Quem tem interesse, deve ir até a Estradinha para conhecer as condições, horário de trabalho, etc…

Votação para presidência do Cislipa ocorrerá nesta semana

Novo presidente do Cislipa terá Samu como uma das prioridades

Secretários de Saúde se encontraram para "tomar pé da situação"

Secretários de Saúde se encontraram para “tomar pé da situação”

Foi realizada no dia 09, em Paranaguá, a primeira reunião do ano do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (CISLIPA).
Secretários de Saúde dos sete municípios do Litoral estiveram presentes, além de representantes da 1ª Regional de Saúde. Com o encontro, os secretários puderam expor as dificuldades de cada município e discutir, inclusive, sobre a atual situação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que, desde julho de 2012, está prestando socorro na região.
“Foram discutidas várias ações e as dificuldades e deficiências do SAMU e conhecemos como funciona a regulação de urgências e emergências do Litoral. Ficamos sabendo também da falta de pagamento que gestões anteriores deixaram pendentes e agora estamos nos articulando para dar continuidade nas ações”, destacou a secretária de Saúde de Pontal do Paraná, Sandra Luiza Machado.
Após a reunião, os novos secretários estiveram visitando as instalações do SAMU que tem sede aqui em Paranaguá. Observaram a forma de trabalho dos profissionais e ficaram a par de todos os atendimentos e funcionalidade dos serviços.
Na próxima quarta-feira (16) os secretários devem estar, acompanhados dos prefeitos de cada cidade para nova reunião do Cislipa e para a votação da nova presidência do consórcio. O ex-presidente era o ex-prefeito de Paranaguá, José Baka Filho que, antes de deixar o cargo tentou entregar a presidência a um dos prefeitos reeleitos, mas não obteve sucesso.

TRE nega pedido do PPS e Alceuzinho permanece deputado

5.1- alceuzinhoNo final da tarde do dia 8 de janeiro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou o pedido de liminar na ação promovida pelo PPS, dizendo não ter motivos para antecipação da tutela pretendida.
O PPS requereu a vaga, hoje ocupada pelo ex-vereador, Alceuzinho Maron por entender que a vaga é do partido e não do candidato.
Alceuzinho Maron era do PPS quando disputou a eleição para deputado estadual.
Em relação à notícia de que o PPS ajuizou pedido de cassação de mandato por infidelidade partidária, o deputado estadual Alceu Maron Filho(PSDB) disse que, embora não tenha conhecimento oficial desta ação já que não foi nem citado, entende que ela não logrará êxito porque sua transferência para o PSDB foi baseada em justa causa, o que é permitido pela legislação eleitoral.
A partir de agora, quem deverá se pronunciar sobre o caso em nome do deputado será o advogado Guilherme Salles Gonçalves, contratado para patrocinar a mencionada causa na Justiça Eleitoral.
Em contato com Guilherme Gonçalves, ele explicou que “dificilmente  a tutela antecipada seria dada, pois cabe a manifestação do contraditório”, ou seja, o deputado Alceuzinho Maron terá condições de se manifestar primeiro e por isso não caberia a cassação do mandato. “Assim que ele for citado, nós apresentaremos a defesa de sua saída que, foi por justa causa”, disse de forma sucinta o advogado.

Prefeito fala sobre segurança com deputado

Deputado Francesquini e prefeito de Pontal do Paraná

Deputado Francesquini e prefeito de Pontal do Paraná

O prefeito de Pontal do Paraná, Edgar Rossi  esteve com o deputado federal, Fernando Francischini, que esteve no Litoral nesta semana.
O deputado ouviu as reivindicações do prefeito Edgar e adiantou que em breve Pontal do Paraná terá novidades em relação a verbas do governo federal. A construção do prédio do Centro de Cidadania e Direitos Humanos, a criação da Guarda Municipal e a implantação do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), estão em primeiro plano.
O deputado elogiou os projetos para o setor de segurança pública do município e firmou uma parceria com a prefeitura.

Baile do Vermelho e Branco será dia 8 de fevereiro

O evento contará com 3 atrações musicais, camarotes, bar e palco à beira da piscina.

Após 17 anos, o Clube Litterário, em parceria com a choperia O Coronel e o Rio Branco Sport Club, resgata a tradição da festa que antecede o carnaval de Paranaguá. O tradicional baile do Vermelho e Branco está de volta e dessa vez com uma superestrutura, três atrações musicais, camarotes, bar e palco à beira da piscina. O coquetel de lançamento do evento aconteceu na noite desta quarta-feira (9), na choperia O Coronel, e contou com a presença da imprensa local, empresários e torcedores.
De acordo com a diretora de marketing, Nancyara Lima, da empresa DMN Comunicação & Marketing, responsável pela organização do evento, o baile promete agitar foliões até o amanhecer. “É um resgate da tradição de um dos primeiros carnavais de Paranaguá. Neste ano, será ainda mais especial, pois se trata da comemoração dos 100 anos do Rio Branco. Será uma noite animada com uma decoração especial, com as tradicionais marchinhas carnavalescas, além do axé, sertanejo universitário, funk, samba e pagode. Tudo em um só lugar”, ressaltou ela.
“Será uma belíssima festa com muita alegria e diversão para os jovens e as famílias de nossa cidade. Estamos resgatando e convocando os sócios e antigos sócios do Clube Litlerário para fazer parte dessa festa. Quem não pôde participar antes, terá a oportunidade de sentir o calor do verdadeiro baile de carnaval”, salientou Samuel Aisenmann, presidente do Clube Litterário. O presidente do Rio Branco, Fabiano Elias, agradeceu a parceria com o Clube Literário e a choperia O Coronel e disse que Paranaguá só tem a ganhar com eventos desse porte. “Estamos felizes em poder participar do Baile Vermelho e Branco, juntamente com o Litterário e o Coronel, como parte das comemorações do ano do Centenário do Rio Branco. Parabenizo o presidente Samuel e o empreendedor Osmaerte por acreditar que tudo é possível. Paranaguá só tem a ganhar com essa parceria”, declarou Elias.
O empresário Osmaerte garante uma festa animada do início ao fim. “Uma boa festa tem que ter organização, segurança e atração. Estamos planejando uma linda festa, digno do que a cidade merece. Excelentes atrações, seguranças, salva-vidas, decoração especial, organização no bar, tudo isso são ingredientes para garantir a festa dos foliões. Estou garantindo bebida gelada até o amanhecer”, afirmou.

ATRAÇÕES- Serão três atrações musicais. Dentro do salão, a banda Vitória comanda a festa com muito samba e as tradicionais marchinhas carnavalescas. No palco 2, à beira da piscina, a dupla Marcos e Ricardo agita os foliões com o melhor do sertanejo universitário. Em seguida, Kauã e Rafael levarão o público até altas horas com muita micareta sertaneja e axé. Nos intervalos, Dj’s comandam a festa com funk e eletromusic.
PROMOÇÕES – A fan page oficial do Rio Branco Sport Club (www.facebook.com/riobrancooficial) não irá ficar de fora da folia, além de ser atualizada em tempo real, irá sortear ingressos para quem curtir as “promo”. É importante e obrigatório, que para participar da promoção, seja confirmada a presença no evento criado na fan page.

INGRESSOS – Quem quiser adquirir ingressos para o Baile do Vermelho e Branco, pode encontrar à venda na secretaria do Rio Branco Sport Club, Clube Litterário (sede social/campestre) e na Choperia O Coronel. Informações e reservas de camarotes: (41) 3422-5044.

Ministério Público quer ressarcimento de R$ 50 milhões

3.1-normal_VICUNHA1A 2ª Promotoria de Justiça de Paranaguá ajuizou ação civil pública, por ato de improbidade administrativa, no último dia 8 de janeiro, contra a Cattalini Terminais Marítimos Ltda. e três pessoas físicas, incluindo o ex-secretário de Estado do Meio Ambiente e o ex-presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A ação, que tem por objetivo ressarcir o erário no montante de R$ 50 milhões, tramita da 1ª Vara Cível da Comarca de Paranaguá.
A Promotoria pede o ressarcimento com base no acidente ocorrido em 15 de novembro de 2004, quando duas explosões a bordo do navio Vicuña, atracado no píer da empresa Cattalini, culminaram no vazamento de quatro toneladas de metanol, o que causou sérios danos ao meio ambiente. Em decorrência do vazamento do produto, foram instaurados pelo IAP processos administrativos com a finalidade de impor sanções administrativas aos responsáveis pelo acidente. A empresa foi multada, mas o valor acabou reduzido substancialmente (de R$ 50 milhões para R$ 5 milhões), o que é irregular no entendimento da Promotoria de Justiça.
Na ação, o promotor de Justiça Alexandre Gaio destaca que, mesmo após esgotados os meios administrativos para discussão da multa – o que havia sido reconhecido pela própria Secretaria do Meio Ambiente, impedindo assim qualquer modificação de valor pela Administração -, o então secretário “decidiu, em afronta ao instituto da preclusão administrativa, rever a decisão que determinava a subsistência do auto de infração ambiental e a manutenção da multa em seu valor integral”.
A Promotoria aponta trecho do ofício dirigido à Cattalini, sob o número 384, de 18 de agosto de 2008, em que o então secretário do Meio Ambiente afirma que “ (…) quanto ao valor da multa, levou-se em conta, além da condição financeira da empresa autuada, a/ gravidade do dano ambiental, que prejudicou severamente, além da biodiversidade do local, a pesca, o veraneio e o turismo por vários meses. Lembremos que o dano ocorreu em novembro, poucos dias antes do verão, e que o turismo e a pesca são as principais fontes de geração de renda das comunidades atingidas. (…) Por fim observo que não há mais instâncias administrativas e que a multa ainda não foi recolhida. Assim, determino o recolhimento integral da multa em 05 (cinco) dias, a contar do recebimento desta, sob pena de execução judicial.”
Além da violação do processo administrativo que definiu a redução da multa à Cattalini, o promotor de Justiça também aponta, na ação, dentre outras irregularidades, desrespeito à Lei de Licitações. Segundo ele, o valor utilizado para a construção de um aquário marinho, “supostamente R$ 5 milhões, foi descontado do valor da multa administrativa, havendo, assim, verdadeira disposição do patrimônio público para a execução de obra pública, sem a devida submissão à lei de licitações”.
O Ministério Público do Paraná pede a condenação dos requeridos ao ressarcimento integral e solidário do dano causado ao patrimônio público (R$ 50 milhões), acrescido de juros e correção monetária até a data do efetivo pagamento, a perda de função pública, suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos, pagamento de multa civil, em solidariedade, de até cem vezes o valor de suas remunerações na administração pública, além de proibição de contratar com o poder público pelo prazo de três anos.

Rio Branco vai realizar jogos no Gigante do Itiberê

8425O prefeito Mário Roque autorizou, nesta semana, que o estádio Fernando Charbub Farah, também conhecido em Paranaguá como Gigante do Itiberê, seja utilizado pelo Rio Branco Sport Club nas partidas pelo Campeonato Paranaense de Futebol.

O assunto foi um dos temas da reunião realizada no gabinete do Palácio São José com o comando do Corpo de Bombeiros.

A solicitação para que os jogos ocorram no Gigante do Itiberê foi feita pelo presidente do clube, Fabiano Vicente Elias. Isso porque não haveria tempo suficiente para realizar reforma no estádio do Rio Branco, o Nelson Medrado Dias, na Estradinha, já que a competição começa no dia 21 deste mês.

O Corpo de Bombeiros fez alguns pedidos de reparos para que os jogos sejam realizados no Gigante do Itiberê com segurança.

Expectativa é de milhares de pessoas no carnaval de Caiobá

370--caiobandaO Carnaval Caiobanda 2013 promete se um dos mais concorridos dos últimos tempos.
A expectativa de presença de público é de milhares de pessoas se divertindo no acompanhamento dos Trios Elétricos e Bandas que animarão a folia.
A festa começa no sábado, dia 09 de fevereiro, com a Matimbanda, com Trio e Banda, continua no domingo, dia 10, com a tradicional Caiobanda e, com a novidade deste ano, a Mais Folia, que será realizada na 2ª feira, dia 11, com Trio Elétrico e Show no Palco Principal.
No camarote principal haverá DJ, dançarinas e diversas atrações que prometem agitar a galera durante os três dias de folias carnavalescas e que devem lotar a orla marítima de Caiobá e Matinhos.
Os trios elétricos vão começar a agitar a galera, à partir das 22 horas,  desde a Rua Alvorada – em Caiobá – desfilando pela Avenida Atlântica até a Rua Antonina.
Outra grande novidade será o Ressacão, que será realizado no dia 16 de fevereiro, no Calçadão Central de Matinhos com Trio Elétrico e Banda para encerrar as folias carnavalescas de 2013.
Os ingressos para os camarotes podem ser adquiridos em todas as lojas de sorvetes D’VICZ, em Curitiba e no Litoral.