Há anos não nascem “morretenses”

Hospital e Maternidade Municipal Dr Alcídio Bortolin

Hospital e Maternidade Municipal Dr Alcídio Bortolin

O atual prefeito de Morretes, Helder Teófilo dos Santos assumiu, pela terceira vez o município e, nesta nova gestão tem um desafio que é o de fazer funcionar o Hospital Bortolin. Segundo ele, há anos não nascem morretenses na cidade.

As mulheres grávidas vão a Antonina ou a Paranaguá para fazer o parto. “Hoje não nasce mais ninguém. Ou nasce em Antonina ou em Paranaguá. Só acontecem partos de urgência e e com riscos para gestante e para o bebê”, destacou o prefeito.

Mesmo antes de assumir, e depois de eleito, o prefeito esteve com o diretor do Hospital Regional, Dr. Eduardo Farah, para tomar conhecimento do atendimento de saúde e confirmou que o atendimento para a população de Morretes estava sendo feito em Paranaguá.

Para resolver o problema, ele deve retomar o convênio estabelecido em seu governo que estabelecia o repasse de recursos da prefeitura para o hospital.

Mesmo sem um período de transição adequado, Hélder diz que, ao que tudo indica, a administração que se encerrou em 2012, havia criado um sistema de municipalização do Hospital. “Mas há dúvidas para saber se isso é, juridicamente, possível”, destacou.

Presidente da Fundação de Cultura deixa o cargo

Professor Wistuba com o prefeito, no dia da posse

Professor Wistuba com o prefeito, no dia da posse

Mal começou o atual governo, e ainda com algumas secretarias sem titular, e houve uma desistência.

Por motivos técnicos e pessoais, o professor e então presidente da Fundação Municipal de Cultura, Florindo Wistuba Júnior, anunciou pela rede social Facebook que estava deixando o cargo.

Leia na íntegra o que o professor anunciou pela rede mundial de computadores.

“Quero tornar público o meu agradecimento ao Prefeito Roque pela minha indicação ao cargo de Presidente da FUMCUL, no entanto, por questões técnicas, protocolei no final da tarde de ontem (07/01/2013) a minha exoneração.

Como todos sabem sou Professor da Rede Pública Estadual e que leciono há pelo menos 25 anos, faltando pouco para a minha aposentadoria e, a minha saída da sala de aula, provocaria uma mudança muito grande no tempo restante e as soluções para resolver tal probl…ema seriam altamente desfavoráveis para mim. Sendo assim, espero que todos possam compreender a minha decisão. Digo ainda que sempre estarei ao lado da FUMCUL, da Cultura de Paranaguá e das boas ações realizadas pelo Prefeito Roque!

Este postado parte do princípio de que sempre tornei público e transparente as minhas ações e não deixaria de fazer isto neste momento, mesmo sofrendo algumas acusações e “falatórios” negativos.

Quem me conhece sabe do meu jeito de agir, sempre na tentativa de informar corretamente os acontecimentos e de que também estou chateado pelo ocorrido!!”

Briga pela cadeira do deputado estadual já começou

Alceuzinho vai buscar permanecer com a vaga

Alceuzinho vai buscar permanecer com a vaga

Poucas horas depois da posse do advogado Alceu Maron Filho assumir a cadeira na Assembleia Legislativa, o Partido Popular Socialista (PPS) entrou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com pedido de cassação do mandato do deputado estadual Alceuzinho Maron, que se elegeu pelo partido e mudou para o PSDB em 2010.
Alceuzinho era primeiro suplente de deputado pelo PPS e acabou de assumir o mandato.  O relator do pedido de cassação é o juiz Josafá Leme.
Sobre o assunto, mesmo no dia da posse, Alceuzinho Maron adiantou dizendo que vai discutir a questão juridicamente. “Tive justa causa pra sair do PPS”, disse ele e apontou sua posse como a legitimidade da eleição.
A Assembleia está em recesso. As sessões serão retomadas em 21 de fevereiro.

Rio Branco faz jogo treino no dia 12 em Paranaguá

SONY DSCFaltando 16 dias para o início do Campeonato Paranaense 2013, o elenco do Rio Branco Sport Club se reapresentou e treinou forte na tarde desta quarta-feira (02). Após uma longa conversa com o presidente do clube, Fabiano Elias, juntamente com a comissão técnica, os atletas fizeram um trabalho de reforço muscular debaixo de chuva, no Estádio Fernando Charbub Farah, Gigante do Itiberê. A diretoria informou ainda que nos próximos dias novos reforços serão apresentados.

O primeiro treino de 2013 foi comandado pelo preparador físico, Fabiano Rinaldi, que fez um pequeno circuito com os jogadores. Na manhã desta quinta-feira (3), as atividades aconteceram na sala de musculação da Estiva. À tarde o treinador comandará mais um treino técnico-tático. “Fizemos toda a parte da preparação física dos atletas e agora começa o treino tático. O trabalho da pré-temporada foi importantíssima e vamos ajeitar em campo para começarmos com pé direito o Estadual”, ressaltou o técnico Gassem. De acordo com a programação, os atletas treinarão até sábado (5), nos dois períodos, no Gigante do Itiberê.

Jogo treinoVisando ao aprimoramento físico e entrosamento dos atletas, a diretoria do Rio Branco acertou um jogo-treino contra o Joinville-SC. O duelo acontecerá no próximo dia 12, às 16h, no Gigante do Itiberê. “É importante sentirmos o time antes do Paranaense. Nesse jogo-treino, o técnico Gassem poderá ver pela primeira vez os seus jogadores em ação. Estamos na expectativa de um grande jogo”, declarou o presidente. A diretoria estuda ainda o preço do ingresso.

Novos reforçosO Rio Branco está com o grupo quase definido, faltando apenas cinco jogadores. De acordo com o gerente de futebol, Sebastian Kozlovski, “Pardal”, novos atletas serão apresentados nos próximos dias. “Desde o início dissemos que iriamos trabalhar com 25 a 28 atletas. Aguardamos a chegada de dois meias, um zagueiro, um lateral-direito e um atacante para fecharmos o elenco. Acredito que esses jogadores serão apresentados na próxima semana”, salientou.

Governo esvazia cadeias do Litoral

Delegacia de Paranaguá

Delegacia de Paranaguá

Com a transferência de 20 presos de Paranaguá para Piraquara ontem), a Secretaria estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos concluiu o trabalho de esvaziamento das delegacias de polícia do litoral paranaense. Iniciado em meados de dezembro, o trabalho resultou na transferência de 370 presos (358 homens e 12 mulheres) que estavam nas carceragens das delegacias de Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. O maior número de presos transferidos é de Paranaguá. A delegacia mais antiga do estado tinha 180 detentos, para uma capacidade de 50 vagas.
“Esse trabalho faz parte da Operação Verão, realizada pelo Governo do Paraná, e atende aos anseios dos moradores da região e aos veranistas. Nessa época de férias são milhares de famílias que vão às cidades litorâneas em busca de tranquilidade e segurança. É o que estamos fazendo com o esvaziamento dessas cadeias”, disse a secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes.
“Com esta transferência, nossos agentes que cuidavam dos presos ficam livres para fazer investigação e dessa forma podem prestar um atendimento mais eficiente ao público”, afirma o delegado-chefe da 1ª Subdivisão Policial de Paranaguá, Miguel Stadler. Tanto o delegado quanto a secretária de Estado lembram que não se trata de uma simples transferência de custódia, mas o de garantir aos presos uma melhor acomodação e condições de ressocialização. “No sistema penitenciário eles terão acesso à educação, à profissionalização e ao trabalho, que são condições fundamentais para a sua reinserção social”, destaca Maria Tereza.
A partir de agora permanecerão nas delegacias de polícia do Litoral apenas os presos em flagrante, que aguardarão a fase de investigação policial. Tão logo a denúncia criminal apresentada pelo Ministério Público seja recebida pelo juiz de Direito, esses presos também serão transferidos para o sistema penitenciário.

Governo faz estudo para BR -101 cruzar Litoral do Paraná

3.2-img_1_3_321O Governo do Paraná lança em fevereiro o edital de licitação para a contratação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a construção da BR 101, que cruzará o litoral paranaense. A nova estrada vai desafogar o movimento no ferryboat, que neste ano está 20% superior ao do ano passado, além de melhorar o escoamento da safra e o acesso aos portos paranaenses.
“O Governo do Estado está trabalhando para que a União construa a BR 101. Por isto, vai pagar o estudo de viabilidade e doar ao governo federal, para tornar realidade esta rodovia, que cruza todo o litoral brasileiro, menos o Paraná, onde ela é interrompida”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
O estudo vai definir o melhor traçado da rodovia, saindo da BR 116 em São Paulo até chegar a 101 em Santa Catarina. A intenção do Governo do Paraná é aproveitar rodovias estaduais, como as PR 340 e PR 508, e trechos da BR 277, formando um grande corredor viário, que passaria por trás da baía de Guaratuba, cruzando também Matinhos, Paranaguá e Antonina.
A previsão é que até outubro deste ano o Estado tenha concluído o estudo e possa dar ao governo federal o melhor traçado da rodovia, permitindo assim a elaboração do projeto executivo e também a licitação da obra. O valor total da rodovia será estabelecido neste estudo.
A construção da BR 101 no Paraná facilitaria o transporte de mercadorias em direção aos portos paranaenses, inclusive vindo dos estados vizinhos, como São Paulo e Santa Catarina. Outra vantagem é trazer mais segurança para mais de um milhão de pessoas que passam as férias no litoral paranaense.
Com a obra, vai se reduzir as filas no ferryboat, que na época do verão fica congestionado. Somente na virada deste ano, as embarcações transportaram mais de 60 mil veículos. Em cinco dias passaram um terço de todo o movimento previsto para o mês de janeiro que é de 180 mil veículos.

Idosos de asilo de Paranaguá recebem quatro mil fraldas

Grupo de música ‘Trepidantes’ fez a entrega do material doado por participantes de show beneficente

Dr. Ivo com um dos idosos

Dr. Ivo com um dos idosos

Um dos itens mais usados pelos idosos do Asilo São Vicente de Paulo é fralda. E toda ajuda é bem vinda.
Uma dessas ajudas veio do grupo de música ‘Trepidantes’ que fez a entrega de quatro mil fraldas ao final de 2012.
A doação é fruto de um baile que o grupo realiza, anualmente, com a adesão da sociedade civil organizada. Os recursos oriundos do pagamento de mesas e ingressos foram usados para compra das fraldas geriátricas.
O evento realizado ao final de 2012 foi o 5º Revival anual do grupo e teve colo local o Clube Olímpico de Paranaguá. O show reuniu em torno de 400 pessoas e a última versão foi denominada Festa de Arromba.

Asilo
Fundado em 1964, o Asilo São Vicente de Paulo é uma associação civil beneficente, que atende 43 idosos.
O diretor do asilo é o empresário Orlando Carvalho Vieira.

Informe 28.12.2012

100 dias de silêncio
Durante a última reunião com a imprensa local, o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, fez algumas declarações sobre seu futuro político.Foto Luciane op2
Primeiro pretende não se manifestar pelos próximos 100 dias sobre qualquer assunto da cidade. Mas não acredito que vá conseguir caso escute ou receba alguma informação que acredite ser inverídica.
Também disse que no dia 02 estará a disposição para retorno ao quadro de funcionários da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, no qual é engenheiro civil do quadro.

Novo empreendimento
E parece que um grupo de Shopping de Curitiba comprou a Dipasal e deve instalar um novo e amplo shopping na cidade. Nenhum documento foi entregue na prefeitura de Paranaguá solicitando alvará ou qualquer tipo de autorização, mas pessoal das imobiliárias já foram contatados o que deu início a possibilidade de mais um negócio na cidade.

Quarta opção
Escrevi que havia três candidatos a presidente da Câmara: Jozias de Oliveira Ramos, que é o atual presidente da Câmara; Eduardo de Oliveira, vereador reeleito e Márcio Costa que retorna a ter um mandato no Legislativo.
Mas, ao que tudo indica, uma quarta opção estaria sendo cogitada nesta semana.

Transição
E o período de transição entre governos acabou. O prefeito Baka orientou aos secretários que, em boa parte, são funcionários de carreira, a orientar e ajudar o próximo governo nas ações que serão tomadas.

Secretários
Depois de comentados os nomes da Dra Terezinha Kersten para a Secretaria de Saúde; de Sílvio Loyola para Obras e Raul Luck para Procuradoria Geral, também soube que Jorge Abe volta a ocupar a pasta de Urbanismo. Ouvi dizer que João Mendes assumiria a Educação, mas também ouvi que isso não procede!
Alcindino Bittencourt deve ocupar a Secretaria de Planejamento e ainda circulam outros nomes para compor o secretariado. Agora, nem tempo pra especulação a gente tem mais!

Suplente assume vaga
Suplentes de deputado estadual comemoram a eleição de titulares. Quatro futuros deputados estão nesta condição, inclusive o advogado Alceuzinho Maron que deve assumir no lugar de Marcelo Rangel, eleito em Ponta Grossa pelo PPS.
Esta será a terceira vez que Paranaguá tem um representante na Assembleia, embora o mandato  de Mário Roque tenha sido curtíssimo.