Arquivo da categoria: Diário do Comércio
Operação Verão começa com 20% mais de policiais e bombeiros
Com reforço de 20% no número de policiais militares e bombeiros em relação à temporada anterior, além de mais médicos e aumento de 40% no total de trabalhadores de limpeza pública, começou oficialmente ontem a Operação Verão Paraná 2012-2013. A operação foi aberta pelo governador Beto Richa, em cerimônia na praia de Caiobá, em Matinhos.
São esperadas para a temporada 2 milhões de pessoas, entre moradores e veranistas, nos sete municípios do Litoral e nas 38 cidades da Costa Oeste paranaense. “Ampliamos os serviços do governo nos municípios para bem receber os veranistas, mas não esquecemos o respeito às pessoas que aqui vivem”, afirmou Richa. O governador destacou que o trabalho integrado entre os diversos órgãos públicos estaduais e as prefeituras vai permitir uma ação efetiva para atender os frequentadores dos balneários.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros têm efetivo 20% maior que na operação passada. São 2 mil policiais e 900 bombeiros. A Polícia Civil também ampliou o efetivo nas delegacias para 234 agentes, para auxiliar na guarda de presos e nas investigações, principalmente do tráfico de drogas, e coibir o porte de armas.
De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Cid Vasques, a Operação Verão irá combater crimes como tráfico de drogas, homicídios e roubos e abusos no volume de som e no consumo de bebidas alcoólicas. “O importante é a população sentir a presença da segurança pública no Litoral. O trabalho policial garantirá paz e tranquilidade aos moradores e veranistas”, disse o secretário.
Para o trabalho de salvamento e resgate, haverá guarda-vidas em 100 pontos ao longo da orla paranaense e em 50 pontos no interior do Estado, além de 64 embarcações em praia e 166 viaturas motorizadas. O trabalho vai contar ainda com apoio de nove viaturas para áreas sem postos de guarda-vidas, 24 horas por dia. A corporação distribuirá materiais de prevenção contra afogamentos e pulseiras para identificação infantil.
SAÚDE
Foi ampliado também o número de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem nas unidades de saúde do Litoral. Serão cerca de 2 mil plantões médicos, 900 de enfermagem e 2 mil de técnicos de enfermagem nos diferentes postos de atendimento, o que totaliza mais de 4 mil plantões e 70 mil horas de trabalho em hospitais, postos de saúde e no Centro de Recuperação de Afogados, instalado no Hospital Nossa Senhora de Navegantes, em Matinhos. O governo também destinou sete ambulâncias do Samu, que após o término da Operação Verão permanecerão nos municípios para atendimento no Litoral.
A Secretaria da Saúde vai oferecer testes rápidos para identificar a presença de vírus como os da AIDS e hepatites, além de doenças como a sífilis. As equipes de saúde também distribuirão material educativo. Desde outubro, a Vigilância Sanitária está treinando donos de bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, pousadas, mercados de peixe e vendedores ambulantes para se adequar à legislação sanitária.
LIMPEZA
O governo também reforçou as equipes de limpeza ambiental de praias e de terrenos baldios e dragagem de canais. Serão 977 trabalhadores – 309 (ou 40%) a mais que na temporada passada. As equipes são compostas de coletores, varredores, roçadores, motoristas e operadores de máquinas.
Também dobrou o número de lixeiras instaladas na orla, de 600 para 1.200, e aumentou a quantidade de veículos usados no serviço, de 368 para 444. São mais caminhões compactadores, escavadeiras hidráulicas, caminhões-baú, tratores de esteiras, caminhões-caçambas, pás-carregadeiras, caminhões poliguindastes, ônibus para transporte de funcionários, veículos leves de apoio, caçambas estacionárias e motoroçadeiras.
TRANQUILIDADE
O monitoramento da balneabilidade das águas será feito semanalmente. O primeiro relatório será divulgado nesta sexta-feira (21). Junto com as tradicionais barracas e bandeiras que sinalizam a qualidade de água, serão instalados 10 totens que indicaram se a área está própria para banho. Os equipamentos também divulgarão serviços disponíveis no litoral. Nesta temporada também será realizada, pela primeira vez. a medição e divulgação da qualidade da areia. O resultado será divulgado mensalmente.
Veranistas e moradores terão à disposição as Bibliopraias, que consistem em módulos montados na areia para empréstimos e leitura de livros até 17 de fevereiro. As unidades de Caiobá (Praia Brava), Guaratuba e Pontal do Paraná/Ipanema já estão em funcionamento. As de Caiobá (Praia Mansa) e Paranaguá estarão disponíveis a partir de 15 de janeiro.
Cada Bibliopraia conta com um acervo de 1,2 mil títulos de todos os gêneros literários, selecionados pela equipe da Biblioteca Pública do Paraná (BPP). O empréstimo do livro é feito de forma simples, basta o leitor fornecer nome e telefone. A devolução pode ser feita em qualquer dos Bibliopraias ou na BPP após o verão. O horário de atendimento é das 10h às 21h.
Com investimentos realizados durante o ano, a Sanepar vai assegurar a qualidade dos serviços de saneamento básico e abastecimento de água. Como na temporada passada, a Copel vai instalar pontos de acesso gratuito à internet com conexão sem fio. A companhia também vai promover campanhas do uso eficiente da energia elétrica, além de ampliar as equipes e o horário do atendimento.
CERIMÔNIA
O prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, disse em nome dos outros prefeitos do litoral que a união de esforços entre Estado e municípios contribui para a melhoria da qualidade de vida em todo o Estado.
Participaram da cerimônia o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk; o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana; o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto; o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Tarcísio Mossato; o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer; o comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Roberson Bondaruk; o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Vinícius Michelotto; os deputados estaduais Leonaldo Paranhos e Mauro Moraes; a prefeita de Guaratuba, Ivani Justus; o vice-prefeito de Paranaguá, Fabiano Elias. Também esteve na cerimônia o presidente do Creci-PR, Admar Pucci Junior.
Mulheres dominam a cena na diplomação em Guaratuba
Mulheres dominaram, a diplomação dos eleitos em Guaratuba. A solenidade foi presidida pela juíza eleitoral Giovanna de Sá Rechia e conduzida pela chefe da 161ª Zona Eleitoral, Mariucha Lourenço Santos de Souza. Além delas, apenas a prefeita Evani Justus (PSDB), reeleita, fez uso da palavra.
Pela primeira vez na história do município foram diplomadas três vereadoras: Maria “do Neno” da Silva Batista (DEM), Ana Maria Correa da Silva (PTdoB) e Catia “do Doro” Regina Silvano (PMDB).
Giovanna de Sá comentou que a diplomação encerra o processo eleitoral que “transcorreu com tranquilidade, normalidade e transparência”.
Em seu breve discurso, Evani Justus elogiou a atuação da Justiça Eleitoral de Guaratuba, lembrou o fato de ter sido a primeira mulher a governar o município e ainda conquistar a primeira reeleição da história de Guaratuba.
A prefeita agradeceu à sua equipe por sua administração ter sido aprovada nas urnas.
Foram diplomados os seguintes vereadores, em ordem decrescente de votação: Mordecai Magalhães de Oliveira (DEM), Laudi Carlos de Santi (PT), Artur Carlos dos Santos (PSD), Maria “do Neno” da Silva Batista (DEM), João Almir Troyner (PSDB), Fabio Luiz Chaves “Espiga” (PTB), Ana Maria Correa da Silva (PTdoB) Sérgio “Patrício” Braga (PSB) Juarez “Galego” Serafim Temóteo (DEM), Itamar Cidral da Silveira Junior (PSC),
Catia “do Doro” Regina Silvano (PMDB), Mauricio Lense (PPS) e Raul Chaves (PMDB). (Site: Correio do Litoral)
Prefeito de Morretes é diplomado sob calor de 40 graus
A semana começou quente. E foi sob um calor de 40 graus que o prefeito de Morretes, Hélder Teófilo dos Santos, foi diplomado. Ele foi candidato pelo PSDB e obteve 43% dos votos com 4.962 votos.
Junto com ele, o vice-prefeiuto eleito, Arildo Albino Greboggy que fazia parte da chapa pelo PTB.
A diplomação ocorreu no Fórum da cidade, no último dia 17.
Hélder é prefeito pela terceira vez.
Também foram diplomados os vereadores:
Vardinho (PSL) eleito com 459 votos;
Maurício Porrua (PT) eleito com 456 votos;
Professora Flavia (PT, com 406 votos;
Samuca (PSB) com 403 votos;
Airto Tomazi (PSC) com 399 votos;
Cesar Cassilha (PPS) com 393 votos;
Netto (PDT) com 364 votos;
Luciane Costa Coelho (PSC) com 312 votos e
Eloi do Taxi (PSDB) com 304.
Morretes teve 12.167 votos apurados, sendo 11.539 dos votos válidos. Foram 240 votos em branco e 388 votos nulos para prefeito e 138 votos nulos para vereador e ainda 2.553 abstenções. O número de votos válidos, para vereador, foi de 11.777.
A coligação do prefeito eleito foi formada pelos partidos PP / PDT / PTB / PSL / PMN / PSDB / PSD.
Cadeia de Paranaguá superlotada mais uma vez
Cadeia pequena e muitos casos de delitos não combinam e por isso, a delegacia de Paranaguá está mais uma vez registrando superlotação.
Remoção de presos está prevista para a próxima semana
A 1.ª Subdivisão Policial de Paranaguá terá dias mais silenciosos no início de 2013. A delegacia abriga a cadeia mais antiga do Paraná. Já passou por muitos períodos de superlotação, o que se repete nestes dias.
De acordo com o delegado Miguel Stadler, titular da 1ª SDP, há 165 presos para uma delegacia onde deveria ter o máximo de 30 detentos. E já chegou a abrigar mais de 270, chamando, inclusive, a atenção das autoridades dos Direitos Humanos.
“Mesmo com número menor do que já foi registrado em alguns períodos, é importante destacar que neste ano o número de prisões foi superior ao ano passado”, destacou Stadler durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) que reúne representantes de todos os setores de segurança pública.
Transferência
A primeira grande transferência ocorreu no início de 2012 quando quase todos os presos foram removidos. O mesmo aconteceu nas demais delegacias do Litoral.
De acordo com o delegado Stadler, nova remoção de presos irá acontecer nesta e na próxima semana.
Nesta semana estavam previstas as remoções das unidades de Guaratuba, Morretes, Matinhos e Pontal do Paraná.
Na semana que vem acontece 90% de remoção dos presos em Paranaguá.
Em janeiro de 2011, havia 702 presos nas cadeias e delegacias de polícia dos municípios de Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Pontal do Paraná e Paranaguá, mais que o dobro da capacidade prevista. Ao longo do ano, parte dos detidos foi transferida para o sistema penitenciário em Piraquara e restavam 329 detentos que iniciaram o ano de 2012 em penitenciárias.
Abaline amplia horários de transporte para ilhas
A Associação dos Barqueiros das Baías do Litoral Norte do Estado do Paraná (Abaline) está divulgando os horários de saídas de barcos no período de 24 de dezembro a 17 de fevereiro.
A travessia de Paranaguá para a Ilha do Mel ocorrerá todos os dias com saída de Paranaguá nos seguintes horários: 8h30, 9h30, 11h, 13h, 15h, 16h30 e 18h.
Da Ilha do Mel para Paranaguá há horários de saída das Encantadas que são: 7h, 8h, 10h, 13h, 15h, 16h30 e 18h. E saídas de Brasília serão 7h30, 8h30, 10h30, 13h30, 15h30, 17h e 18h30.
A travessia de Pontal do Sul para a Ilha do Mel e vice-versa ocorrerá todos os dias das 8h às 20h, a cada meia hora.
Paranaguá tem a maior escola de hapkido no estilo Kuk Sool Kwan
A cidade de Paranaguá tem a maior escola de hapkido no estilo Kuk Sool Kwan. Quem confirma isso é o Mestre em Hapkido, Marcelo Ruhland. Ele explica que existem várias escolas ou estilos dentro do hapkido que é uma arte marcial especializada em defesa pessoal.
No Brasil, esta escola ou estilo tem unidades no São Paulo, no Rio Grande do Norte e no Ceará, além do Paraná. Ainda há unidades na Argentina, México e Portugal. E com o maior número de participantes, Paranaguá representa o Estado do Paraná com 150 praticantes da modalidade. O segundo colocado neste ranking é Portugal, mas é necessário somar o número de praticantes de três cidades para permanecer neste lugar.
O estilo Kuk Sool Kwan é novo. Nasceu há 50 anos na Coréia e vem ganhando adeptos.
O trabalho em Paranaguá, por exemplo, começou com seis alunos em junho do ano passado. Agora são 120 alunos, apenas nas aulas realizadas com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte Amador mantido pela Fundação Municipal de Esporte do município. Os alunos não pagam nada e a Fundação ainda repassa camisa, garante o uso de uma sala e do tatame, além de colaborar na vinda do Mestre nos seminários que a unidade realizou.
O professor Rogério Leite ainda tem a Academia Bio Aventura onde tem mais 30 alunos. Para praticar o hapkido o interessado deve ter a partir de seis anos de idade e não há limite para o aluno mais velho. Hoje há crianças e alunos até 65 anos.
O Mestre Marcelo visita anualmente as unidades para fazer avaliação dos professores e alunos. A unidade de Paranaguá conseguiu a visita duas vezes neste ano, sem contar o exame de graduação que foi realizado recentemente. Cinco alunos conquistaram a faixa preta, sendo que dois alunos são do projeto apoiado pela Fundação de Esportes do município. “Eu comecei como voluntário na Fundação. Trabalhei seis meses de graça. Hoje eu vejo que o esforço valeu a pena. O número de pessoas interessadas em aprender e praticar esta arte marcial cresceu muito”, reforça o professor Rogério Leite.
Serviço
As aulas de hapkido, na Fundação Municipal de Esportes, acontecem às terças e quintas feiras das 14h às 15h e das 20h às 21h.
A Fundação fica no Ginásio de Esportes “Albertina Salmon”.
Portos paranaenses já superam movimentação recorde
De janeiro a novembro, os portos de Paranaguá e Antonina movimentaram 41,6 milhões de toneladas de carga, superando em 600 mil toneladas o recorde histórico registrado no ano passado. O volume movimentado até o mês passdo é 8% maior que o registrado no mesmo período de 2011, com 38,5 milhões. A meta da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) é passar de 43 milhões de toneladas até o fim do ano.
A alta na movimentação foi registrada em todos os segmentos: carga geral, granéis líquidos e granéis sólidos. “Quebramos o nosso recorde bem mais cedo do que esperávamos. Mesmo com os obstáculos que aparecem ao longo do curso, esperamos movimentar pelo menos mais de dois milhões de toneladas este mês, passando de 43 milhões este ano”, afirma o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese.
O maior aumento registrado foi de 17%, na movimentação dos granéis líquidos. De janeiro a novembro, foram mais de 4,5 milhões de toneladas. No mesmo período, em 2011, foram 3,9 milhões.
O total de granéis sólidos movimentados pelos portos paranaenses, nos onze meses deste ano, foi de mais de 29,6 milhões de toneladas. O volume é 9% maior que o registrado no ano passado, com 27,2 milhões de toneladas movimentadas de janeiro a novembro.
O volume de carga geral movimentado foi apenas 1% maior. Este ano, foram mais de 6,9 milhões de toneladas movimentadas nesses 11 meses. Em 2011, no mesmo período, foram 6,8 milhões.
Cerimônia na Capitania dos Portos encerra Semana da Marinha
A Capitania dos Portos do Paraná promoveu na última quinta-feira, 13, cerimônia em homenagem ao Dia do Marinheiro. No evento foram realizadas a promoção de militares, a entrega de certificados e de medalhas de destaques a militares e servidores civis e, ainda, a premiação dos estudantes vencedores do concurso de redação “Cisne Branco”.
Em sua mensagem, o Comandante da Marinha Almirante-de-Esquadra Júlio Soares Moura Neto, falou da figura do Marinheiro como aquele “que, simbolizando os homens e as mulheres que labutam incansavelmente em nossa Instituição, honra o seu uniforme, preserva os valores basilares da hierarquia e da disciplina e bem representa o País durante as viagens aos mais diversos continentes”, afirmou.
Homenageados no Concurso Cisne Branco
Colégio Diocesano Leão XIII – Ensino Fundamental: 1º lugar: Caroline Tyemi Mori;
2º lugar: Isadora Corrêa Fóes; 3º lugar: Gabriela Torres Cunningham
Colégio Diocesano Leão XIII – Ensino Médio: 1º lugar: Amali Mohamod Rocha; 2º lugar:
Gabrielly Cristhine Frizzo Cuimachowicz; 3º lugar: Alice Corrêa Fóes.
Colégio Estadual Joaquim Mafra (Guaratuba) – Ensino Fundamental: 1º Lugar: Vitória
Bárbara de Souza; 2º Lugar: Ana Clara Ferreira Martins; 3º Lugar: Adriele de Lima Lopes.
Colégio Estadual Moysés Lupion (Antonina) – Ensino Fundamental: 1º Lugar: Lavínia
da Costa Freiria. Ensino Médio: 1º Lugar: Éderson Santos Pereira
Medalha de Amigos da Marinha
Gabriela Hardt, Juíza Federal Substituta
Ciro Pereira, pescador;
Durval Tavares Júnior, Capitão da Polícia Militar do Paraná
Luiz Carlos Picanço Caetano, presidente do Clube Olímpico de Paranaguá
Rafael Buffara Farah Coelho, empresário;
Arguiris Ikonomou, presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Paraná;
Tenente Coronel Chehade Elias Geha, Comandante do Batalhão da Polícia Ambiental do Paraná;
MEDALHA MILITAR DE 20 ANOS:
1ºSG-EF Alexandre Teodório Macedo
e 1ºSG-FU-MU Roberson Ferreira Farias
MILITAR PROMOVIDO À GRADUAÇÃO DE CABO: MN-HN Fellipe Augusto Pereira Borges
Militares e Servidor Civil Padrão, referente ao 2º semestre de 2012: 1ºSG-FR Raimundo Nonato dos Santos; MN-RM2 Welder Martins do Nascimento e à servidora civil, Amarilda do Rocio Silva
Mel produzido em Antonina e Guaraqueçaba recebe certificação inédita no PR
Associação de produtores locais iniciou seus trabalhos em 2007. Atividade gera renda extra sem agredir a natureza e o mel está pronto para ser comercializado
Foi concedido, na sede da ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), o certificado de registro do Mel de Abelha Sem Ferrão – Jataí (Tetragonisca angustula), tornando a Acriapa (Associação de Criadores de Abelhas Nativas da APA de Guaraqueçaba) apta a comercializar o produto.
A medida vai beneficiar, diretamente, 22 produtores familiares que integram a Associação e que agora poderão obter uma renda extra a partir de uma atividade que alia a conservação da biodiversidade com o desenvolvimento social e econômico.
O projeto é uma iniciativa da SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental).
Marcelo Bosco, coordenador do projeto de Meliponicultura (criação de abelhas nativas) na SPVS, explica a importância desta certificação para a Associação. “Desde 2005, quando iniciamos o projeto, a cerificação era uma meta. Para isso, trabalhamos em conjunto com os órgãos competentes na criação de parâmetros de qualidade”, afirma.
Segundo ele, a autorização é inédita no Estado. “Durante o trabalho, percebemos uma lacuna quanto às informações sobre este tipo de produto. Os próprios órgãos do Governo foram aprendendo com os produtores e vice-versa”, diz.
Agora, a Acriapa prepara-se para submeter o mel de outras cinco espécies à aprovação do SIP (Serviço de Inspeção do Paraná)/POA (Produtos de Origem Animal). A APA de Guaraqueçaba tem 282.444,02 mil hectares e, na área usada pela Acriapa, são criadas seis espécies de abelhas. O própolis também está em fase de aprovação para sua comercialização.
Após a cerimônia de certificação, representantes da SPVS foram apresentar o projeto no Congresso Nós Podemos Paraná, que acontece em Curitiba nos dias 05 e 06 dezembro. O projeto da Cooperguará Ecotur (Cooperativa de Ecoturismo da APA de Guaraqueçaba) também será apresentado.
Etapas
O processo para certificar o mel produzido na APA de Guaraqueçaba passou por várias etapas. Desde o início do Projeto de Meliponicultura, em 2005, os produtores familiares pensavam na comercialização do mel como meio sustentável de geração de renda.
Como parte das exigências para obter a liberação, foi preciso construir uma Unidade de Beneficiamento do Mel (UBM), chamada de Casa do Mel. A Acriapa foi a primeira instituição a ter uma UBM de abelhas nativas do Sul do Brasil. A Casa do Mel abriga a estrutura básica, tais como geladeiras, para a produção e controle de qualidade do produto.
Depois, a Acriapa iniciou o processo de criação de uma identidade visual para o produto, ao mesmo tempo em que obtinha as aprovações iniciais dos órgãos de controle.
Por fim, após várias visitas das equipes do SIP, veio a certificação que autoriza a comercialização.
O método
Apesar de já praticada por povos indígenas, a produção de mel e extrato de própolis de abelhas nativas era uma atividade pouco explorada na região. O especialista Marcelo Bosco explica a importância dessas abelhas para o ecossistema local.
“Por serem menores, as abelhas nativas polinizam flores que as abelhas africanizadas, que são espécies exóticas, não conseguem.
Além disso, esta iniciativa evita que ocorra a derrubada de árvores para a retirada dos enxames, pois as abelhas são criadas em caixas racionais, contribuindo, assim, para a manutenção das florestas”, explica.
Outra prática sustentável é a captura dos enxames em garrafas do tipo pet – que não agride as abelhas – e são transferidos para caixas racionais produzidas por marceneiros da região, com madeira legalizada.
Ou seja, como essas abelhas nativas vivem em colônias em ocos de diversas espécies de árvores, o uso dessas iscas pet mantém a floresta em pé.




