Arquivo da categoria: Diário do Comércio
Coluna Informe do dia 14.12.12
Tubarões são capturados em Matinhos
A boa pescaria realizada em Matinhos na última quarta-feira, rendeu quatro tubarões. De acordo com Jorge Porvilho, um dos tubarões tinha, aproximadamente, dois metros e pesava em torno de 300 quilos.
Os tipos de tubarões não foram especificados e os peixes foram levados para uma peixaria da cidade.
De acordo com o morador, os tubarões estavam em alto mar e não próximos da praia. O último registro de tubarões na área foi feito em 2010 quando um tubarão de três metros e ficou a 10 metros da areia na Praia do Pico de Matinhos, o que causou um grande alvoroço entre os moradores.
Paranaguá recebe navio Aida Cara pela segunda vez
Amanhã, às 9h, o navio alemão Aida Cara retorna ao Porto de Paranaguá com 1.180 passageiros e 350 tripulantes, para a segunda parada técnica do ano no Paraná. O navio vai atracar no berço 208, em frente ao portão principal, local que já está sendo preparado pela equipe de limpeza e segurança da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
Além da Appa, a Secretaria de Estado do Turismo, a EcoParaná e demais órgãos farão a recepção aos turistas. A embarcação já passou pelo Porto de Paranaguá outras cinco vezes, a última em 15 de novembro.
Para este retorno, segundo a agência autorizada Special Paraná, já estão vendidos 160 pacotes. As opções oferecidas aos passageiros do navio são Sol e praia e ecoturismo na Ilha do Mel; passeio cultural e gastronômico em Paranaguá, Morretes e Antonina; passeio cultural em Paranaguá e passeio em Curitiba, com paradas no Jardim Botânico, Ópera de Arame, Centro Histórico, Museu Oscar Niemeyer e Santa Felicidade.
Grupo de trabalho propõe contribuições ao novo marco regulatório
Nesta semana, representantes de toda a comunidade portuárias se reuniram com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) para tratar da Medida Provisória (MP) 595, publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (7).
Esse foi o primeiro contato, com o objetivo de discutir as dúvidas sobre a nova norma anunciada na semana passada pelo Governo Federal. Uma nova reunião foi marcada para acontecer no dia 12. Desta vez para colocar no papel as contribuições conjuntas a serem apresentadas ao documento. Como explica o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, o debate é fundamental nesse momento. “As dúvidas são muitas e se não forem solucionadas tendem a dificultar o plano de desenvolvimento já iniciado nos portos do Paraná. Estamos propondo que façamos, em conjunto, o debate destas medidas para que sejam atendidos os interesses públicos. Queremos dar vazão às ações já iniciadas por todos os envolvidos no sistema portuário”, esclarece.
Ainda segundo Dividino, as reuniões realizadas em Paranaguá – a desta terça-feira e a de quarta – seguem o que ocorre em todo o país. “A comunidade portuárias dos demais terminais do Brasil estão reunidas, como nós, para pensar na medida. Temos que pensar em dois momentos. De imediato, nos contratos que estão vencendo, nas empresas que estão apreensivas, nas ordens de serviços, na super safra que se avizinha e na possibilidade de surgir uma grande insegurança jurídica sobre todas as questões. Além disso, devemos pensar nos efeitos que possam comprometer o futuro dos portos”, afirma.
Como lembrou o diretor administrativo financeiro da Appa, Carlos Roberto Frísoli, a medida ainda não foi sancionada. Havia prazos para apresentação de emendas, até a quinta-feira (13). Vencido esse prazo, a norma segue para apreciação da Câmara Federal e do Senado.
Além de toda a diretoria da Appa e de representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (Seil), participaram do encontro operadores portuários, arrendatários, representantes dos trabalhadores portuários, Polícia Federal, Ministério da Agricultura e Receita Federal. Representantes da Secretaria de Infraestrutura e Logística também estavam presentes.
Estado paga 13º salário do funcionalismo hoje (14)
O governador Beto Richa libera hoje (14) o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores públicos estaduais ativos, aposentados e pensionistas – que, por lei, poderia ser pago até o dia 20. A medida vai colocar R$ 1,07 bilhão em circulação na economia do Estado.
Segundo Richa, o pagamento do funcionalismo é o maior compromisso financeiro do Estado. “Estamos adiantando mais uma vez o pagamento do décimo terceiro salário para facilitar as compras de fim de ano dos servidores. É uma forma de demonstrar o respeito que temos pela categoria e valorizar o serviço que presta à população”, disse.
A despesa do Estado com a folha salarial dos servidores, de janeiro a dezembro de 2012, somará R$ 13 bilhões. No ano passado, o valor foi de R$ 12,371 bilhões. O aumento deve-se à concessão de reajustes salariais para categorias como as de professores, servidores da saúde e policiais.
“Estamos honrando todos os nossos compromissos e demonstrando a preocupação do governo com os servidores, aposentados e pensionistas do Estado”, disse o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly.
O Estado tem 184 mil servidores ativos, do Executivo e órgãos da administração direta e autárquica, e 80 mil aposentados e pensionistas.







