Programa Mais Médicos não garante plantonistas, principal problema de Paranaguá

medico_2234Dos 399 municípios paranaenses, 286 aderiram ao programa Mais Médicos do governo federal solicitando a contratação de médicos para atuar nas unidades básicas de saúdes dos municípios.  Muito em se falado isso, mas há detalhes, que só quem trabalha na saúde entende melhor os procedimentos.

Por exemplo, o programa pretende garantir médicos para o Estratégia da Família, programa que vai sendo executado sem problemas em Paranaguá. O Mais Médicos não garante médicos plantonistas, principal problema enfrentado por Paranaguá e por milhares de municípios brasileiros.

Em função de muitos comentários e perguntas, resolvi buscar informações de como Paranaguá ficou quanto ao programa.

O prefeito de Paranaguá, Dr. Edison Kersten, disse durante a entrevista coletiva realizada na semana passada, que Paranaguá não havia feito inscrição no programa porque os médicos deste programa serão chamados para o Programa Saúde da Família. “Paranaguá tem médicos suficientes nesta área e já há perspectivas de liberação de novas equipes. Mas o que Paranaguá precisa é de plantonistas e não é este tipo de médico que este programa irá fornecer”, explicou Kersten.

Tabela: Adesão por Região no Paraná

Região

Municípios inscritos

Médicos solicitados

Municípios prioritários

Campos Gerais

12

87

Centro e Centro-Sul

24

89

2

Litoral

6

26

Eventos culturais e artísticos na Casa Brasílio Itiberê e na Praça de Eventos: anote na agenda

arquivo_1562Hoje, dia 23, a partir das 19h, haverá apresentação de dança cigana e dança do ventre e às 20h, terá apresentação da peça teatral Selendruck na Praça de Eventos 29 de Julho.
Na quarta-feira (24) e quinta-feira (25), das 18h às 00h terá o Rock in Rio Itiberê na Praça de Eventos 29 de Julho.

A Fundação Municipal da Cultura também tem agenda com repertório musical na Casa da Música Brasilio Itiberê (foto). Nesta terça-feira, às 18h30 tem apresentação dos alunos de musicalização, da professora Jane Mary Toledo , seguido de apresentação de violinos, do professor Bruno Nascimento e dos alunos de bateria, do professor Dirceu Modesto.
No dia 24 de julho, a partir das 19h30, também na Casa Brasílio Itiberê, os professores Jullian e Rose estarão à frente da apresentação da Orquestra de Estudantes.

Na sexta-feira, voltando à programação organizada pela Fundação Municipal de Turismo, acontece a apresentação da banda Surf Roots, a partir das 20h e Djambi a partir das 22h.
Sábado, logo depois da banda Terceira Dimensão, o show de fogos de artifício e o Só Pra Contrariar faz a festa dos 365 anos.
Encerrando a programação de shows artísticos, acontece o show gospel de nível nacional, com David Quinlan, a partir das 20h.

Linha universitária será implantada em caráter experimental

1004484_485008734924986_1270319302_nzSerá implantada a linha universitária, em caráter experimental, na rodovia Alexandra-Matinhos (PR 508) atendendo a estudantes de Alexandra e das Colônias de Paranaguá. A linha deve ser implantada a partir do dia 17 de fevereiro de 2014.

O termo de compromisso foi assinado pelo representante/ estudante da Universidade Federal do Paraná, Wesley Ventura; pelo gerente de Operações da Viação Graciosa, João Carlos Schneider de Oliveira e pelo vereador de Paranaguá, Ivan Aparecido Hrescak, Ivan da Fafipar.

A reunião para tratar do assunto foi realizada no último dia 18 de julho. Boa notícia para os estudantes.

Pontal deve ganhar delegado em breve

IMG_1930Na reunião do Grupo de Apoio ao Litoral- GALP- participaram os deputados estaduais Ney Leprevost e Alceu Maron Filho, além de autoridades da região e da cidade de Pontal do Paraná onde o evento foi realizado.
O prefeito de Pontal do Paraná, Edgar Rossi, falou sobre a necessidade de segurança no município, uma vez que a segurança pública é uma obrigação do Estado, mas os prefeitos é quem levam a culpa. Esta tem sido uma reclamação frequente.
Entre outros assuntos discutidos, também foi falado sobre o Plano Diretor de Pontal do Paraná que, segundo o Vereador André Camargo vai dar as diretrizes para construções acabando com as irregularidades. Falou, ainda, sobre a regulamentação das marinas em Pontal do Sul.

Tanto o prefeito, como o vereador, anunciaram que, em breve Pontal terá um delegado, assim como uma nova viatura.

Os representantes municipais solicitaram aos deputados Leprevost e Maron que possam intervir na transferência de policias militares que estão prestando serviço em outra cidade e tem família em Pontal do Paraná.

Primeiro Semestre de 2013 marcado por diversas ações da Secretaria de Turismo e Cultura

Secretário José Leonardo Mendes e diretora de Turismo, Eliane de Quadros, no 19º Salão Paranaense de Turismo - Foto Cleverson Ferreira

Secretário José Leonardo Mendes e diretora de Turismo, Eliane de Quadros, no 19º Salão Paranaense de Turismo – Foto Cleverson Ferreira

Entre outros eventos realizados com participação da secretaria, a Festa Feira Agrícola e Artesanal de Morretes, que registrou movimentação recorde de visitantes e teve encontro nacional de motociclistas.

No mês de fevereiro a secretaria apoiou um grande evento esportivo, que teve a participação de cerca de 650 atletas, vindos de diversas regiões do Paraná, foi a 2ª Etapa do Campeonato Metropolitano de Mountain Bike, que agitou a cidade e levou atletas a conhecerem mais das belezas naturais que Morretes possui, através de alguns de seus caminhos e trilhas ecológicas.
No início do mês de março, com apoio da ADETUR Litoral e Secretaria de Turismo do Estado, a cidade foi representada no 19º Salão Paranaense de Turismo, realizado pela ABAV-PR Associação Brasileira de Agentes de Viagens do Paraná, que aconteceu em Curitiba. Durante os dias do evento, houve degustação de produtos produzidos na cidade e a secretaria distribuiu materiais com informações do turismo local, além de esclarecer dúvidas referente ao município para os agentes de viagem que passaram pelo salão.
A secretaria também participou da organização da mais movimentada Festa Feira da história de Morretes. Em sua 30ª edição, o evento foi marcado pela presença de milhares de motociclistas de todo o país, que vieram ao município participando do maior Moto Passeio do Brasil, realizado pela Moto Savages de Curitiba, que aceitou o convite da Secretaria de Turismo e escolheu a cidade como destino final do passeio. No dia 1º de maio, durante a festa, aconteceu uma apresentação de “Freestyle”, com Elton Beker e sorteio de prêmios para o público. Neste dia, o número estimado de visitantes no município foi de aproximadamente 30 mil pessoas, sendo mais de 8 mil motociclistas.  Durante a Festa Feira, também aconteceram diversas apresentações teatrais e shows musicais, além de recreação infantil durante todos os dias de festa.
A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura apoiou também a Exposição Nego Miranda, no Acervo de Alfredo Andersen, que aconteceu de 25 de abril a 14 de junho, na Casa Rocha Pombo e o 1º Musifest, da Rádio Liga Curitibana, promovido no mês de junho, pela empresa Serra Verde Express. Entre tantos eventos, a cidade ainda foi representada no Festival do Turismo das Cataratas do Iguaçu, também no mês de junho.
O Secretário da pasta, José Leonardo Mendes, disse que continuará incansável na busca da melhoria para o turismo e a cultura do município. “Estamos trabalhando muito. Vou continuar incansavelmente essa busca de melhorias para nosso turismo e cultura. O que a secretaria está fazendo e o sucesso dos eventos já realizados, provam que mesmo com pouco tempo e sem disponibilidade de recursos é possível muito, com bom relacionamento e força de vontade”, disse o Secretário.

Novo sistema vai receber potássio de Belarus em porto do Paraná

ponta-do-felixA Terminais Portuários da Ponta do Félix (TPPF), de Antonina (PR), fechou contrato pioneiro com uma das maiores empresas produtoras de cloreto de potássio do mundo, de Belarus, que permitirá à companhia driblar gargalos logísticos no Brasil e agilizar a venda do insumo com crescente demanda no país, disse um executivo da TPPF à Reuters.

O contrato prevê que o terminal, no complexo portuário de Paranaguá, no litoral paranaense, poderá operar como um entreposto para receber o cloreto de potássio (KCl) vindo da ex-república soviética.

“É um ‘upgrade’ de um contrato que nós já possuímos… É uma extensão que é resultado, obviamente, de um posicionamento estratégico da empresa no mercado brasileiro”, disse o diretor comercial operacional da TPPF, Cícero Simião, em entrevista.

O executivo, porém, não quis mencionar o nome da companhia de Belarus, citando impedimentos contratuais.

O produto poderá ficar armazenado em Antonina à espera de compradores, ainda sendo considerado propriedade da companhia estrangeira, por um ano.

Esse prazo pode ser prorrogado por mais um ano e neste período as cargas devem ser vendidas no Brasil, sendo desembaraçadas gradualmente.

Richa autoriza reconstrução de pontes em Morretes

1707betorichaO governador Beto Richa autorizou ontem a reconstrução de sete pontes sobre os rios em Morretes. As obras, que somam mais de R$ 3 milhões em investimentos, tem prazo 270 dias para a conclusão e envolvem o DER-PR, a Secretaria de Infraestrutura e Logística e a prefeitura da cidade litorânea.

Serão reconstruídas as pontes sobre o Rio Sagrado (25 metros), Rio Bom Jardim (15 metros), Rio Canhembora (20 metros), Rio Morro Alto I (10 metros), Rio Morro Alto II (15 metros), Rio Morro Alto III (15 metros), e Rio Pindaúva (15 metros).

Secretário de Turismo anuncia novidades em Morretes

16.06.2013-reunião regionalizacao turismo (4)

Clique no link acima e confira entrevista feita com o Secretário Municipal de Turismo da Prefeitura de Morretes, José Leonardo Mendes.

Na segunda parte da entrevista ele fala dos desafios e adianta algumas novidades do setor para o município de Morretes. Abaixo foto da entrevista. Registro do assessor da Prefeitura de Morretes, Cleverson Ferreira.

07

Jogos Comerciários do Paraná- Fase Litoral

64113_317664911703114_394379419_nJogos em diversas modalidades esportivas (FUTSAL MASC/FEM, VOLEI DE PRAIA MASC/FEM, BASQUETEBOL MASC., XADREZ MASC./FEM, TRUCO MISTO, TÊNIS DE MESA MASC./FEM.), voltado exclusivamente para a classe comerciária (trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes, empresários e funcionários de Sindicatos ligados ao comércio) que se confraternizam pelo esporte, reforçando e criando novos laços de amizade entre funcionários e empresas de diversos segmentos. Esse é o objetivo da edição 2013 dos Jogos Comerciários do Paraná. Ao todo, 26 unidades do Sesc PR recebem o evento.

A competição é disputada em três fases. A 1ª fase é disputada localmente em todas as cidades onde o Sesc possui Unidade. Os campeões e o vice (vice apenas das modalidades individuais e em duplas) de cada cidade e de cada modalidade, seguem para disputa da 2ª fase, que é realizada em 4 cidades onde o Sesc possui Unidade. Os campeões partem para 3ª e decisiva fase, no Centro de Turismo e Lazer Sesc Caiobá.

Benefícios

Para o funcionário
O funcionário que participa dos Jogos Comerciários ganha mais qualidade de vida, pois a prática de esportes contribui para a manutenção da saúde, o desenvolvimento do espírito de equipe, integração e desenvolve a liderança, aspectos necessários para o bom desempenho dentro da empresa e na vida pessoal. Além disso, quem compete nesse evento tem a possibilidade de fazer novas amizades, viajar e conhecer outras cidades.

Para a empresa
A empresa participante dos Jogos Comerciários investe na qualidade de vida de seus colaboradores. O retorno vem em forma de maior motivação dentro do ambiente de trabalho, melhor relacionamento interpessoal, aumento na produtividade e redução de faltas ou ausências por problemas ligados à saúde. O colaborador aprende a trabalhar em equipe e fortalece os laços com a empresa.

PROGRAMAÇÃO PARANAGUÁ:
1016942_317664598369812_377824247_nOs interessados para inscrições e maiores informações deverão acessar o site www.sescpr.com.br, ou entrar em contato com o Professor Marcelo Lima no (41) 3423 3200.
Participe desse campeonato, monte sua equipe, reúna seus amigos e venha se divertir no Sesc.

Fonte: Sesc Paranaguá