Começa neste sábado (3) a 199ª Festa de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá. A festa da Padroeira do Paraná é o maior evento religioso do estado e já considerado o segundo maior evento religioso do Brasil e deve atrair 500 mil fiéis até o encerramento, no dia 18.
O tema central deste ano é “Nossa Senhora do Rosário do Rocio, Mãe da Fé”. Enfatizamos as marcantes procissões da Festa, disse padre Ademar Maia, do Santuário de N. S. do Rocio. “A 6ª “Procissão Motorizada” pedindo Paz no Trânsito. A 9ª “Procissão Marítima” pela Baía de Paranaguá que retoma o encontro da Imagem de Nossa Senhora do Rocio em 1648. Teremos também a segunda procissão ciclística, focando ecologia e paz. No ano passado, 120 mil pessoas participaram da procissão solene. Esperamos que o mesmo número de devotos compareça na gloriosa “Procissão da Festa de Nossa Senhora do Rocio, dia 15 de novembro, às 16h”, disse padre Ademar.
Segundo o reitor do Santuário, padre Sergio Campos, esta procissão também é conhecida como procissão dos milagres, e está inserida na devoção popular a Nossa Senhora do Rocio, que em 2013 completará 200 anos de Festa e Procissão e 365 anos de devoção. Cumprindo fielmente a tradição, no dia 16 de novembro, às 17h, o Santuário realizará a procissão de retorno onde são aguardas mais de 35 mil pessoas.
Além da dimensão religiosa haverá shows com artistas regionais e nacionais. A organização da festa prevê para todos dos dias uma manifestação artístico-cultural no palco externo, montado na Praça da Fé, além do Parque de diversões, expositores, gastronomia etc.