colégioO Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) convida gestores, professores e educadores para participar de um evento sobre inclusão que será realizado neste dia 26 de maio, em Paranaguá.

Na programação estão previstas três palestras e o lançamento do Manual de Orientações sobre Educação Especial. Todos os participantes vão receber um exemplar do manual que foi desenvolvido pela equipe de assessores do Sindicato com o intuito de auxiliar as instituições de ensino no desafio de fazer a inclusão conforme determina a lei. Ler mais →


Empresas tinham até 2 de maio para mostrar atendimento a normativa do Ministério da Agricultura ou encerrar atividades

5.1-reuniãoOntem foi firmado acordo entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o Terminal de Conteneires de Paranaguá (TCP) com empresas de armazenamento que atuam na retroárea do Porto de Paranaguá e que corriam o risco de encerrar suas atividades pela falta de atendimento a uma instrução normativa emitida pelo Ministerio da Agricultura, Pesca e Abastecimento (MAPA).

A Instrução Normativa que dispõe sobre a fiscalização aduaneira em Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (REDEX) determinava que, a partir do dia 2 de maio, os terminais que não se adaptaram às mudanças, finalizassem as atividades até que a situação fosse resolvida.

Para buscar uma solução para o problema que pode gerar desemprego, baixa de arrecadação e até fuga de clientes do Porto de Paranaguá, houve uma reunião na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP) com a presença de lideranças de vários segmentos no início deste mês. Ler mais →


Reformas e melhorias serão entregues em até 90 dias

3.1- colégio regina de melloO Programa Escola 1000 do Governo do Paraná amplia a cada dia sua presença em todas as regiões do Estado, com a assinatura de novos contratos para início imediato das obras de recuperação e benfeitorias nas escolas da rede estadual de ensino.

As escolas contempladas foram selecionadas por meio de critérios técnicos e já receberam R$ 100 mil cada uma, diretamente em suas contas bancárias, para custeio da execução das obras.

3.1- colégio roque vernalhaA sociedade participou ativamente da decisão sobre quais obras serão realizadas, pois as APMF e os Conselhos Escolares definiram em audiência pública a priorização das obras, por exemplo, na reforma de salas de aula, quadras de esporte, banheiros, cozinha, refeitório, telhado, forros, rede elétrica, sistema pluvial, calçamento, pintura externa e outros.

Vamos recuperar estas escolas e oferecer aos professores, funcionários e, principalmente, aos alunos, uma melhor qualidade na infraestrutura e com isso melhorar a produtividade de todos”, afirma a coordenadora do Escola 1000, Claudia Akel.

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá promoveu hoje, dia 24, uma solenidade para a assinatura de 03 novos contratos do Escola 1000.

3.1- colégio ziláParanaguá:

Colégio Estadual Regina M. Barroso de Mello – às 10:30 horas

Colégio Estadual Zilah dos Santos Batista         – às 13:30 horas

 Escola Estadual Roque Vernalha                        – às 15:30 horas

Escola 1000

O objetivo do programa é viabilizar e acelerar a realização de obras na modalidade de reformas e melhorias nas escolas da rede estadual de ensino. O investimento total do Governo do Paraná no Escola 1000 é de R$ 100 milhões, divididos entre mil colégios estaduais de todas as regiões do Paraná. Foram abertas contas específicas para o depósito da verba diretamente às escolas. A utilização dos recursos é definida pela comunidade escolar em audiências públicas.


Mensagem foi encaminhada em regime de urgência para que pudesse ser incluída na folha de pagamento que será paga nos próximos dias

10-dicas-para-economizar-dinheiroA Mensagem 023/2017 foi encaminhada em regime de urgência para a Câmara de Vereadores e aprovada na sessão realizada nesta terça-feira, dia 23, garantindo o reajuste para o funcionalismo da Prefeitura de Paranaguá de 4,08% que estará inserido no pagamento deste mês de maio.

A reposição salarial é sobre o salário base dos servidores municipais de carreira e o percentual de 4.08% segue o Índice Nacional de de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O pagamento está previsto para ser depositado na próxima sexta-feira, dia 26.


A Fundação Getúlio Vargas inscreve até a próxima sexta-feira no processo seletivo aberto com vagas para Recenseadores, inclusive em Paranaguá. Os selecionados atuarão no próximo Censo Agropecuário do IBGE.

concurso-ibgeO IBGE informa aos interessados que foram prorrogadas até a próxima sexta-feira, 26 de maio, as inscrições para quem deseja trabalhar como Recenseador ou Agente Censitário no próximo Censo Agropecuário que ocorrerá no país este ano (concurso IBGE 2017). O processo seletivo está a cargo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e há reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência e 20% das vagas para quem se declarar negro ou pardo.

O edital nº 02/2017, que rege a seleção, saiu no Diário Oficial da União de 24 de abril e tem 24.984 vagas temporárias para candidatos de nível fundamental e médio. Juntamente com o edital 01/2017, que abriu 1.039 vagas e recebeu inscrições até o dia 9 de maio, as duas seleções abertas no IBGE somam 26.023 vagas para atuação em todos os estados do país. Ler mais →


Furtos e roubos assustam moradores em todo o Litoral. Assunto foi discutido na Câmara de Vereadores e nova diretoria do Conseg é empossada em Paranaguá

3.1-armaO vereador Adilson Soares Zela, Tucano, apresentou requerimento para que o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Paranaguá (Conseg) participe de uma das sessões da Câmara para falar de segurança pública.
Seu pedido foi justificado com depoimento do que ele mesmo viu acontecer recentemente na cidade. “Vi que dois homens pegaram uma mulher, derrubaram, pegaram bolsa e chutaram a mulher e só não bateram mais porque os taxistas interferiram”, disse.
Escolas sendo arrombadas por falta de segurança. A APAE- escola que atende crianças excepcionais, foi arrombada e furtada. Até computador com laudos médicos dos alunos foi levado. Furtos e roubos também têm acontecido em empresas marítimas, bancos, lojas e até mesmo na rua, seja à noite ou em plena luz do dia.
O requerimento do vereador Tucano foi aprovado e espera-se que Sami Zahra, reeleito para a presidência do Conselho e empossado nesta semana, possa comparecer na sessão até o dia 30.
O assunto foi discutido por vários vereadores. O vereador Benedito Nagel lembrou que a Câmara já fez uma audiência sobre o assunto e nada ficou resolvido. Sargento Orlei sugeriu chamar todos os segmentos da segurança pública que têm em Paranaguá.
Foi proposto chamar Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Portuária, Conselho de Segurança, Secretaria de Estado de Segurança, unidade local da Polícia Federal, Capitania dos Portos, Secretaria Municipal de Segurança, entre outros segmentos.
“Hoje dá medo de sair na cidade. Precisamos debater a segurança nessa casa”, insistiu Tucano.
3.1- consegO debate aconteceu na última terça-feira, dia 16. Na quarta-feira, dia 17, aconteceu a posse do novo Conselho Comunitário de Segurança que manteve Sami Zahra como presidente.
A diretoria ficou composta com Agostinho Sloboda como vice-presidente, Nasser Hamud como secretário, Jerry Angelo de Souza como tesoureiro, Luciano Costa como diretor de comunicação, Marcelo Cardoso como diretor administrativo, Álvaro Weiler como diretor contábil e Emanuele Martins como presidente do conselho de ética. Ler mais →


Reformas e melhorias serão entregues em até 90 dias

47893b7a47017ffdce092ff1b64aec4c_XLO Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá promove amanhã, dia 24, uma solenidade para a assinatura de 03 novos contratos do Escola 1000.
Paranaguá:
Colégio Estadual Regina M. Barroso de Mello – às 10:30 horas.
Colégio Estadual Zilah dos Santos Batista – às 13:30 horas.
Escola Estadual Roque Vernalha – às 15:30 horas.


Amanhã começa o 9º Fórum Diocesano Leão XIII com o tema: “Mata Atlântica, Nossa Riqueza e Compromisso”

thumbSaúde e meio ambiente, ocupações e o impacto ambiental, economia e ecologia são os assuntos abordados durante o 9º Fórum Diocesano Leão XIII que tem o tema abrangente de “Mata Atântica, Nossa Riqueza e Compromisso”.

De acordo com Alessandro Staniscia os temas são atuais e importantes para que a sociedade possa discutir em busca de soluções. Ocupações irregulares em áreas de mangue, qualidade do ar, preservação de áreas ambientais, conciliação do desenvolvimento econômico com a questão ambiental são assuntos que serão debatidos no Fórum. Ler mais →


Quando a Criança14aQue adulto não guarda uma certa nostalgia de como eram passados os tempos livres na infância? Muitos tem saudades das brincadeiras de rua, do banho de chuva, do tempo em que uma bola de meia bastava pra reunir uma turma pra brincadeira. Um tempo onde não havia internet ou celular nas mãos das crianças.

Para algumas pessoas, a Internet parece que chegou para atrapalhar esse tempo de ser criança, foi ela que acabou com as brincadeiras e a diversão coletiva. Será mesmo?

O espetáculo “Quando a criança era criança” que o Circuito da Maré apresenta dia 24/maio, no Teatro Rachel Costa, em Paranaguá traz aos palcos esse tema de extrema importância na criação das crianças de hoje, com um toque especial de poesia.O enredo dessa história, mescla o universo fabuloso e sonhador de um garoto que cresceu viajando com uma trupe mambembe de teatro ao dos modernos recursos eletrônicos que hoje invadem a vida das crianças.  Ler mais →


essaessa 11A Secretaria Estadual da Infraestrutura e Logística promoveu nesta quarta-feira (17) a segunda audiência pública com moradores do Litoral para discutir a construção da nova faixa de infraestrutura em Pontal do Paraná. No encontro, que durou cerca de seis horas, foram apresentadas uma síntese das obras e respondidas na íntegra todos os questionamentos coletados na primeira audiência, feita no início do ano.

O projeto prevê, em um primeiro momento, a construção de uma rodovia pista simples e de um canal de macrodrenagem para combater as enchentes na cidade. O investimento seria de R$ 260 milhões.

essa 2AVANÇO – Para Moufid Abdelaziz, morador há mais de 40 anos em Pontal do Paraná, o projeto representa um avanço para o município. “Precisamos urgentemente dessas obras para desenvolver a infraestrutura, melhorar a economia, trazer novos empregos e divisas para o município” afirmou.

Já o comerciante Ercio Weschenfelder destacou que entre as obras previstas, a rodovia é o primeiro passo para melhorar a economia local. “Enfrentamos muitas dificuldades fora do período da temporada, o movimento no comércio reduz consideravelmente. A nova rodovia com certeza mudaria essa condição, atraindo mais turistas e aumentando o fluxo durante todo ano”, disse ele.

essa 3PROJETO – O pacote completo da faixa prevê um conjunto de obras lineares, entre elas a construção de uma ferrovia, dutos de saneamento, gasoduto e uma rede de transmissão de energia elétrica.

Todos previstos em uma única faixa de infraestrutura de aproximadamente 23 quilômetros de extensão e 60 metros de largura, entre a rodovia PR-407 (próximo do posto da Polícia Rodoviária Estadual) até a região de Ponta do Poço, zona portuária do município.

Ao longo da sua extensão estão projetadas também vias de acesso distribuídas entre as regiões dos balneários de Primavera, Ipanema, Shangri-lá e Vila Nova. Está previsto, ainda, a construção de oito viadutos nas interseções entre a nova rodovia e as quatro vias de acesso.

EMPREGOS – De acordo as estimativas do projeto, a construção da primeira etapa de obras deve gerar cerca de 500 empregos diretos durante o período de execução, de dois anos. Os estudos de tráfego do projeto apontam que a quantidade de veículos que utilizam a PR-412 deve aumentar em 57% até o ano de 2027. Hoje, a PR-412 tem na temporada de verão uma média superior a 25 mil veículos por dia e acima de 12 mil nas outras épocas do ano.

PRÓXIMA ETAPA – As audiências públicas representaram a primeira etapa da fase de licenciamento ambiental prévio da faixa de infraestrutura proposta para ser construída no município.

A viabilidade da obra será analisada considerando todas as sugestões e críticas que foram coletadas e serão documentadas no processo de licenciamento ambiental do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nos próximos meses.



vermelho {limão}