Conselho da Mulher é reativado em Paranaguá

Nova diretoria com o prefeito da cidade e secretários municipais

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), recentemente, reativado está vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social com o objetivo de orientar e avaliar as políticas públicas que estão ou serão desenvolvidas pelo Poder Executivo.
É função do Conselho fiscalizar e exigir o cumprimento da legislação que cuida dos direitos e das necessidades da mulher.
O Conselho deve propor a criação de canais de participação popular junto aos órgãos públicos do Município, devendo a Administração Municipal, ouvir e consultar o conselho no que diz respeito a mulher e seus direitos.
A atual presidente é a turismóloga, Rosângela de Freitas Barbosa Domit, que tomou posse em solenidade realizada no dia 26 de novembro.
Na opinião de Rosângela, o conselho é uma ferramenta de trabalho no qual deve haver união, antes de tudo. “Espero todo mundo junto e conseguir chegar ao que nós queremos, ao que foi decidido na conferência que tivemos. Quero agradecer ao prefeito pelo apoio e esperamos que a próxima administração ajude nossas expectativas, para fazer uma Paranaguá cada vez melhor”, relatou a presidente.
O Conselho está atendendo no telefone 3420-2906.

História
O primeiro Conselho formado em prol dos direitos da mulher foi em 1996. Nos anos seguintes foram realizados eventos no Dia Internacional da Mulher com homenagens, além de atividades em bairros da cidade com o objetivo de mobilizar a sociedade civil organizada para participação do Conselho.
Além disso, durante as quatro gestões registradas no Conselho, foram registradas participações em Conferências de nível nacional, além de encaminhamentos de solicitações para construção de uma Casa da Mulher e outras ações visando a proteção da mulher vítima de agressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *