Ventania e chuva fortes causam estragos no Porto de Paranaguá

Os locais mais atingidos foram o pátio de triagem e o silo público. A Appa está fazendo o levantamento dos prejuízos causados.

normal_IMG_3336Nesta quinta-feira (27), a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) trabalha em um plano emergencial para recuperar as estruturas danificadas pela tempestade que passou pelo Litoral do Estado. Os ventos fortes e a chuva que atingiram a cidade de Paranaguá na última quarta-feira (26) causaram diversos estragos no Porto de Paranaguá. Parte da cobertura do silo público de granéis (Silão) foi arrancada; no cais, o armazém 12 teve parte do telhado danificado; e, no pátio de triagem, a nova portaria ficou parcialmente destruída.

De acordo com o meteorologista do Simepar, Reinaldo Olmar Kneib, em Paranaguá os ventos chegaram a atingir 114 quilômetros por hora. A explicação é a passagem rápida de uma tempestade que se iniciou na região de Curitiba e desceu a serra do mar. Ao encontrar no litoral do Estado o bolsão de ar quente – provocado pelo calor intenso que chegou a 40 ºC no município – fez com que os ventos se intensificassem e atingissem grandes proporções, provocando inúmeros estragos em Paranaguá, Antonina, Morretes e outras cidades litorâneas.

 

“Por sorte não tivemos pessoas feridas. Agora o trabalho será intenso para que os produtos ainda armazenados no silo e nos armazéns atingidos, por exemplo, não sejam danificados. Recuperar com rapidez a estrutura do pátio de triagem também é essencial, para atender a demanda de caminhões que promete ser alta já no início do ano”, afirma o superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.

Segundo Dividino, a diretoria técnica da Appa está concluindo os trabalhos de avaliação e quantificação dos danos. “Além disso, já estamos fazendo os orçamentos para contratar, em caráter emergencial, a empresa para executar a reconstrução das estruturas e evitar, assim, maiores prejuízos”, conclui o superintendente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *