Peixe foi cortado em 270 pedaços e levado até Paranaguá para ser vendido
Segundo especialista, cações são mais comuns durante o verão.
O internauta Marcello Luiz Albini Gonzaga, de 33 anos, enviou uma foto de um cação pescado na sexta-feira (25), na Ilha do Mel, no litoral do Paraná, por um pescador da região. De acordo com Gonzaga, o peixe pesava 420 kg.
O pescador, segundo o internauta, precisou amarrar a rede na borda do barco para transportar o tubarão até a Ilha de Piaçaguera, onde mora. Lá, pegou um barco maior para levá-lo até Paranaguá, também no litoral. “Ele estava pescando outros peixes quando o cação se embolou na rede dele”, contou.
O cação foi cortado em 270 pedaços e vendido no Mercado Municipal da cidade por R$ 15 o quilo.
O internauta contou que o tubarão chamou a atenção de várias pessoas que passavam pelo local. “Todo mundo queria tirar foto”, disse.
O biólogo e mestre em zoologia, Hugo Bornatowski, especialista em tubarões na costa litorânea do Paraná, disse que o cação não é um peixe “tão comum” no litoral no estado. “Já vi casos dessa espécie na Ilha do Mel, Superagui, Matinhos e Ipanema [praias do Paraná]”.
Segundo o especialista, os cações são mais comuns durante a primavera e o verão, junto com o tubarão martelo. O biólogo garantiu que eles não são agressivos. “Não tem registro de ataque no Paraná nos últimos 30 anos”, afirmou.
“Eu, particularmente, nunca tinha ouvido falar de um cação com esse peso”, relatou. De acordo com Bornatowski, os tubarões dessa espécie medem até três metros e meio podendo pesar 250 kg.
Postado por Jornalismo da Ilha.