Autoridades discutem recuperação da Estação Ferroviária

8752Um dos monumentos históricos que mais identifica Paranaguá, a Estação Ferroviária está deteriorada. O telhado do prédio histórico, inaugurado em 1885, pela Princesa Isabel, está bastante danificado, tanto que a infiltração toma conta do espaço, assim como os pombos. Como não há proteção, o local é usado por moradores de rua e também é alvo de pichação. Foi com objetivo de mudar essa realidade que o prefeito Mário Roque visitou o local na manhã desta segunda-feira (dia 4), acompanhado do diretor da Serra Verde Express, Adonai Arruda, empresa que é responsável pelo transporte de passageiros pela linha férrea entre Paranaguá e Curitiba. Também acompanharam o encontro o presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Alcidino Bittencourt Pereira, e o vereador Ivan Aparecido Hrescak (Ivan da Fafipar).

O primeiro passo para iniciar a discussão sobre a Estação Ferroviária será marcar reunião com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Paraná.

A sugestão do prefeito é fazer no local uma área de lazer, com espaço para exposições e tablado para apresentação de fandango. “Seria um novo espaço cultural, para bem receber os turistas que chegarão a nossa cidade de trem, que tem que vir periodicamente”, salientou Roque. A segurança do prédio e do grande terreno em volta será feita pela Guarda Municipal, para evitar depredações e pichações.

O diretor presidente da Serra Verde falou que ajudará no que for necessário para que a Estação Ferroviária volte a funcionar adequadamente. Para alavancar o turismo, segundo ele, falta também a criação de um produto turístico de Paranaguá para ser vendido pelos operadores de turismo, e agilizar a chegada dos trens no trajeto de Morretes e Paranaguá colocando guardas municipais nas passagens de nível.

8756

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *