Crianças carentes têm aulas gratuitas de Karatê oferecidas pelo Provopar

Iniciativa já atende cinco bairros na região do Emboguaçu e será ampliada em breve para outras localidades da cidade. Outras modalidades esportivas também serão oferecidas, como Capoeira e Muay Thai.

9274O Provopar de Paranaguá iniciou recentemente mais uma iniciativa para beneficiar a população carente. Está oferecendo, gratuitamente, aulas de Karatê, inicialmente para 87 crianças de cinco bairros: Emboguaçu, Vila do Povo, Nova Primavera, Vila Guarani e Jardim Iguaçu. Entretanto, outras localidades também serão beneficiadas em breve.

As aulas acontecem todas às terças e quintas-feiras, entre 19h30 e 21h, no salão da Igreja Bom Jesus do Emboguaçu. O espaço é bastante amplo e foi cedido pelo padre Lucas, que também apostou neste projeto social que visa, antes de tudo, trazer mais atividades para que as crianças não permaneçam nas ruas. O responsável pelas aulas é o sensei (professor) Paulo Akio Saito, que se formou no Japão e retornou ao Brasil há três anos.

A Provopar, a Fundação Municipal de Esportes (Fundesportes) e a Secretaria Municipal de Educação cedem o kimono (palavra de origem japonesa que significa coisa de vestir) a cada uma das crianças que participa das aulas. Empresários da cidade também dão o auxílio para a compra do uniforme, lembra a presidente do Provopar, Morgana Santos Gonçalves.

“Estamos muito contentes em poder oferecer essas aulas gratuitamente às crianças. O karatê é conhecido por seus conceitos de comportamento, respeito e disciplina, o que é importante para a formação das crianças”, destacou Morgana. Como pré-requisito para fazer as aulas os interessados devem tirar boas notas na escola, não brigar na rua e também obedecer aos pais, segundo a presidente do Provopar.

OUTROS BAIRROS

Segundo a presidente do Provopar, a idéia é ampliar a iniciativa para outros bairros. Também serão oferecidas aulas de Capoeira e Muay Thai para crianças que residam na região do Jardim Iguaçu e Vila Marinho e também do Beira Rio. “Estamos tendo todo o apoio necessário para seguir esse trabalho social, inclusive da equipe do Provopar e do vice-presidente, Mário Cézar Roque”, relatou Morgana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *