Programa oferece capacitação para mulheres do Porto Seguro

10214Cerca de 110 mulheres do bairro Porto Seguro participam, todas às terças e quintas, das 13h30 às 17h, do Curso de Artesanato promovido pelo Programa Mulheres Mil, uma iniciativa do Governo Federal executada pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) em parceria com a Prefeitura Municipal de Paranaguá, a Secretaria de Ação Social e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Vila Garcia.

O objetivo do programa, segundo explica a gestora do projeto, professora Adriana Ferreira Gama, é elevar a escolaridade das participantes e gerar oportunidade de incremento de renda e educação. As metas vêm sendo atingidas. “Cinco mulheres do curso já foram se inscrever no teste seletivo do IFPR e uma boa parcela delas já se matriculou em supletivos ou escolas regulares para elevarem seus níveis de educação, o que mostra que os objetivos estão sendo alcançados”, comemora.
10215

Segundo a gestora, não foi só a rotina das mulheres que mudou com o Programa. “Percebemos que os filhos também foram impactados e os que já estão na idade têm procurado o IFPR para participar do processo seletivo”, afirma.

Em julho deste ano, o IFPR realizou uma parceria com a Prefeitura de Paranaguá, o que deu aumento de escala para as ações. “O trabalho em conjunto com a Prefeitura, por meio do CRAS da Vila Garcia, é excelente para o Programa. O IFPR, assim como a administração pública municipal, está no Porto Seguro porque quer fazer a diferença para aquela comunidade. Queremos que eles cresçam junto com a gente”, disse.

O prefeito Edison Kersten elogiou a parceria. “Encontramos, no IFPR e nos profissionais envolvidos no Programa Mulheres Mil um apoio fundamental com recursos humanos e materiais para aprofundar ainda mais o trabalho que já estava sendo feito pelo CRAS da Vila Garcia. Vamos trabalhar para que ações como essa aconteçam em outros bairros”, disse.

O curso de artesanato começou em agosto e deve ir até dezembro e as participantes recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 120 mensais.

Expansão 
Para o ano que vem, o Programa deve passar a fazer parte do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), com novas opções de curso e, possivelmente, uma elevação no valor da bolsa auxílio.

“Praticamente fechamos, para o ano que vem, a realização dos cursos de Panificação e Corte e Costura. Também estamos analisando a possibilidade de oferecer a capacitação para Soldador. Estamos confiantes quanto à expansão do programa”, antecipa Adriana.

O Programa 
O Programa Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação.

No campus Paranaguá do IPFR, o Programa começou neste ano, após ser realizado desde 2008 em outros câmpus do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *