Saúde do Homem acontecerá na Ilha dos Valadares

10255A Prefeitura de Paranaguá irá realizar um evento denominado “Saúde do Homem”, na Praça Ciro Abalém, na Ilha dos Valadares. O evento faz parte da programação do programa Estratégia Saúde da Família da unidade “Rodrigo Gomes”.

A supervisora do ESF, Jovane de Souza, explica que o evento vai acontecer no próximo dia 27 de setembro, das 9h às 17h, na Praça Ciro Abalém. Uma tenda será instalada na praça onde os homens poderão ter informações sobre câncer de próstata e hipertensão arterial, além de diabetes e outras doenças.

Os médicos Cassiana Chapeval e Johnny Arredes, do programa Saúde da Família, estarão fazendo palestras durante o dia. Eles também poderão tirar dúvidas enquanto haverá aferição da pressão arterial e teste de diabetes.

“Escolhemos fazer na praça porque há um alto fluxo de pessoas. É a porta de entrada e saída da Ilha dos Valadares e um local estratégico para chegar até o alvo em potencial”, lembrou Jovane. A unidade de saúde estará aberta atendendo a todos os moradores da Ilha.

Câncer de próstata
Neste ano aconteceu o Agosto Azul, mês escolhido para intensificar ações voltadas aos homens com o objetivo de fazer com que eles busquem fazer os exames para prevenir a doença. O câncer de próstata, em geral, não apresenta sintomas até que atinja um certo tamanho.
O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico e laboratorial. Caso sejam constatados aumento da glândula , deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástase.

Entre as recomendações estão:
* Homens sem risco maior de desenvolver câncer de próstata devem começar a fazer os exames preventivos aos 50 anos;
* Descendentes de negros ou homens com parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata antes dos 65 anos apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença; portanto, devem começar a fazer os exames aos 45 anos;
* Pessoas com familiares portadores de câncer de próstata diagnosticado antes dos 65 anos apresentam risco muito alto de desenvolver a doença; por isso, devem começar o acompanhamento médico e laboratorial aos 40 anos;
* Homens com níveis de PSA abaixo de 2,5 ng/mL devem repetir o exame a cada 2 anos; já aqueles com PSA acima desse valor devem fazer o exame anualmente;
* Resultados de PSA e toque retal alterados são relativamente comuns, mas podem gerar muita angústia, apesar de não serem suficientes para estabelecer o diagnóstico de câncer de próstata; para confirmá-lo é indispensável dar prosseguimento a uma avaliação médica detalhada e criteriosa;
* Optar por uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são recomendações importantes para prevenir a doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *