Técnico não percebeu nenhuma avaria fundamental na ponte

10218Técnicos da Prefeitura de Paranaguá e do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, estiveram reunidos e depois se deslocaram até a passarela da Ilha dos Valadares para fazer uma análise da estrutura.

Wilson Ahrens, engenheiro especialista em pontes do DER, adiantou que recomendará uma vistoria subaquática feita por uma empresa especializada para verificar avarias nas fundações da ponte, o que não se enxerga numa avaliação de superfície. “Dependendo do que essa vistoria vai dizer, o caminho, se for necessário, é fazer um projeto de reforço da fundação”, adiantou o engenheiro.

“Fora a parte subaquática, não percebi nenhuma avaria fundamental na ponte. Recomendo seguir o relatório já realizado pela Prefeitura, com algumas correções em patologias da ponta como ferragens à mostra, o que é natural para uma estrutura de 30 anos. Recomenda-se, também segundo o relatório, o ‘encamisamento’ das estacas – o que já foi feito anteriormente”, reforçou Wilson Ahrens.

10216Na próxima semana a Prefeitura vai receber o relatório oficial desta visita. A secretária de Urbanismo da Prefeitura, Débora Temporão, adiantou que agora o próximo passo é aguardar este relatório oficial para contratação da empresa especializada para vistoria subaquática da estrutura, mas também disse que ficou satisfeita com a análise inicial que não constatou avaria na estrutura.

Histórico
A ponte, atual, tem 250 metros com 4,74 metros de largura. Foi construída na década de 80 e passou por processo de alargamento há 15 anos, aproximadamente. Desde que foi construída, passou por três reformas.

2 pensou em “Técnico não percebeu nenhuma avaria fundamental na ponte

  1. Esta ponte tem mais ou menos 30 anos, na época em que foi construida o Valadares não tinha a metade da população que tem hoje (mais de 30.000 hab.), não era urbanizada, até quando teremos que conviver com remendos? Sem contar a balsa, que tem condições precárias de acesso e de segurança, vão esperar acontecer algo grave para tomarem providências? Queremos uma ponte que seja compatível com a realidade da ilha “hoje” nossa cidade merece e o governo do estado nos deve isso e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *