Seminário discute corredores de exportação para o Brasil

Representantes dos portos de Paranaguá, Santos (SP), Rio Grande (RS), do Ceará e do Maranhão participaram, recentemente, em Fortaleza (CE), de debate sobre a importância dos corredores de exportação no escoamento dos grãos. O encontro integra a programação do VIII Seminário SEP de Logística.

Com o tema “O presente e o futuro dos corredores de exportação”, o painel apresentou os principais portos exportadores de grãos do Brasil. O diretor técnico da Appa, Paulinho Dalmaz, apresentou o Corredor de Exportação de Paranaguá, que é único no Brasil em sua característica de interligar por um complexo sistema de esteiras, sete terminais privados e dois públicos que, juntos, movimentam mais de 16 milhões de toneladas de grãos (fechamento anual de 2012).

“Temos um dos corredores de exportação mais competitivos do país, em função de sua configuração que permite que cada navio consiga embarcar cargas de diferentes terminais, tornando Paranaguá alternativa bastante atrativa para os compradores”, explicou Dalmaz.

O diretor falou, ainda, sobre o sistema Carga Online e como sua boa utilização permitiu que fossem eliminadas as filas de caminhões no acesso ao Porto. “Nosso sistema mostrou-se bastante eficiente e hoje já é visto como uma alternativa para outros portos que já foram nos visitar. Com diálogo, adequações logísticas e disciplina, conseguimos corrigir um problema histórico que afligia o nosso Porto”, disse.

O VIII Seminário SEP de Logística, promovido pela Secretaria de Portos, continua em Fortaleza até amanhã. Paralelamente às discussões e palestras, ocorre a 5.º Feira de Tendências de Logística do Norte e Nordeste, com a presença dos principais portos do Brasil, entre eles os portos de Paranaguá e Antonina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *