Ilhas turísticas do País ganham força com associação

12323A Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (Abitur) foi criado oficialmente na abertura da World Travel Marketing Latin America (WTM) 2014, evento internacional da indústria do turismo que foi aberto ontem, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A solenidade de fundação da associação aconteceu, no estande do Ministério do Turismo, e contou com a presença do ministro Vinicius Lages e do presidente da comissão criadora da entidade, Rafael Gutierres Júnior, do prefeito de Paranaguá, Edison Kersten e do presidente da Comissão de Assuntos Turísticos da Câmara de Paranaguá, vereador Arnaldo Maranhão.

O Brasil já tem ilhas preparadas para receber bem o turista. Passar as férias em uma das centenas de ilhas do Brasil, fluviais ou oceânicas, sempre foi um privilégio para poucos – e um desejo de muitos.  No imaginário coletivo, a tranquilidade absoluta é representada por um cenário de ilha deserta, com águas transparentes, areias brancas e vegetação tropical. A boa notícia é que o Brasil tem centenas delas, muitas preparadas para receber bem os turistas. E a criação de uma associação dará ainda mais visibilidade ao segmento.

“A proposta da Abitur é atender as necessidades dos destinos de ilhas turísticas brasileiras, dentro de cada realidade, sendo uma ferramenta de ligação com os órgãos públicos, para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e consequentemente de seus visitantes”, disse Rafael Gutierres Júnior, que também preside a Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá, no Paraná. Segundo ele, as ilhas turísticas precisam de um modelo de gestão pública específica para o turismo, que leve em conta a sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural.

As primeiras ilhas a integrarem a nova associação são a Ilha do Mel, em Paranaguá, no Paraná; a Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco; Ilhabela, em São Paulo; Ilha Grande, no Rio de Janeiro e a Ilha de Marajó, no Pará. A entidade busca também um assento no Conselho Nacional de Turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *