113 casos de violência contra idosos foram registrados em Paranaguá neste ano

12885No Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, uma triste constatação: neste ano foram 113 casos de violência registrados em Paranaguá.

A informação foi confirmada no evento realizado no Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas quando participaram representantes do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e outras instiuições.

Este número só existe porque muitas pessoas sabem onde podem fazer as denúncias. O Disk 100 é uma das opções, mas muitas denúncias são feitas no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), cujo número para contato telefônico é o 3420-2928.

Leonardo Mamed, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), salientou a importância do evento “para que o idoso se conscientize de seus direitos e, principalmente, que procure por eles”, disse.

Durante o evento, foi apresentado ao público que a violência contra o idoso pode ser física (agressão e até administração abusiva de medicamentos), psicológica (manipulação, intimidação, ameaças), Negligência (negação de alimentos, negação de cuidados de higiene), Abandono (negação de afeto, falta de comunicação), Abuso financeiro (abuso não consentido dos recursos financeiros e patrimoniais do idoso), Violência Sexual ou, ainda, a Autonegligência (quando a própria pessoa idosa tem comportamento que ameaça sua segurança e/ou segurança).

Violência em Paranaguá

A maior causa de violência em Paranaguá está relacionada com o uso de drogas por parentes próximos ao idoso. A maioria dos casos está relacionada a filhos ou netos que agridem ou violentam o idoso no convívio familiar.

O bairro de Alexandra aparece com maior incidência. São 11% das denúncias recebidas. O único bairro que se iguala ao distrito é o Jardim América (11%), seguido pelo Parque Agari (9%), Parque São João (9%), São Vicente e Santos Dummont (9%) e Colônia Maria Luíza e Costeira com 5% dos casos.

DENUNCIE 

Veja os canais para efetuar denúncias de Violência Contra a Pessoa Idosa 

CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social. Telefone: 3420-2928.

CMDPI – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Telefone: 3420-6131.

Central 156 da Prefeitura de Paranaguá

Disk 100, do Governo Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *