Paranaguá precisa ficar alerta quanto à dengue

14730803171_791a2f21d9_zFoi lançada a campanha ‘Paranaguá Unida Contra a Dengue’, com o objetivo de mobilizar a estrutura pública de saúde e a população no combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypt.

Segundo explica a secretária municipal de Saúde, Dr.ª Terezinha Kersten, Paranaguá atingiu, pela primeira vez em sua história, a condição de ‘município infestado’, segundo classificação do Ministério da Saúde. Para alcançar tal condição, a cidade precisa satisfazer a dois critérios: ter focos do mosquito em seu território e ter ao menos um caso confirmado de paciente que contraiu a doença na cidade (caso autóctone). A segunda condição foi confirmada num paciente no dia 22 de maio.

“O papel da população é de suma importância neste momento. Precisamos que cada um verifique com cuidado sua residência em todos os pontos que podem acumular água e eliminem esse possíveis criadouros do mosquito. Precisamos tomar cuidado para não haver mais casos durante o verão”, salientou Dr.ª Terezinha.

Armadilhas para verificar a existência do mosquito. Atualmente, Paranaguá tem 67 armadilhas e 73 pontos estratégicos – locais que já contêm criadouros naturais do mosquito, como borracharias, bicicletarias, dentre outros.

Os agentes de endemias visitam as armadilhas semanalmente para verificar a existência de ovos ou larvas e o pontos estratégicos são visitados quinzenalmente, recomenda o Ministério da Saúde.

A secretária de Saúde pede que a população receba os agentes, devidamente identificados, em suas residências. “Peço um esforço coletivo para receber esses profissionais em suas casas. O objetivo é a orientação para vencermos e controlarmos a Dengue”, disse.

Veja as principais medidas para evitar a proliferação da fêmea do mosquito Aedes Aegypt

– Encha de areia os pratinhos dos vasos de plantas.
– Mantenha sempre bem trancada a caixa d´água.
– Cuide para não juntar água nas calhas da casa.
– Jogue no lixo reciclável garrafas vazias, pneus velhos, latas e embalagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *